http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/
pi·ur·sa
(talvez de pi[or] + ursa)
Ora bem. Tenho esta particularidade comigo. Ando toda uma época futebolística espevitada e ladina, vibrando ali, comentando aqui e criticando acolá um pouco por toda a parte do hemisfério norte e termino-a de rastos, sempre que os resultados não correspondem às expectativas. Para enfrentar o calor da silly season e a escassez de notícias sumarentas relacionadas com o nosso clube, desapareço do mapa, retiro-me do campo, e passo invariavelmente uns tempos sem dar sinal de vida. Entro em hibernação, tipo ursa. O período desse descanso varia. Segundo uma pesquisa da Universidade do Alasca recentemente divulgada, o meu metabolismo fica reduzido a 25% da sua capacidade, a temperatura do corpo baixa em média 6 oC e a frequência cardíaca cai de 55 para apenas 9 batimentos por minuto... a entrada de oxigénio é mínima. Paralelamente, o organismo compensa esses desequilíbrios.
- O raio dos &%$#$%$&#%** dos mouros, mais o raio que os parta e os carregue, cambada enorme de imbecis.
- O raio da corrupta APAF, do seu presidente e o raio dos pulhas dos seus lacaios.
- O raio da aprostitutizada ***, vergonhosa, fanática Comunicação Social minus o Porto Canal (corações, corações).
- O raio da porra dos sistemáticos, cirurgicamente planeados roubos de catedral (com os seus nártexes, naves, transeptos, ábsides, pináculos e… capelas radiantes).
- O raio do facto de o rui gomes da silva-sem-maiúsculas-e-com-3-almofadas continuar vivo e destilar gosma.
- O raio da porcaria do azar, mais o raio da porcaria da falta de sorte.
- O raio do inferno da ilha da Madeira, mais o raio de quem a pôs no mapa! ****
- O raio do Bayern de Munique e a Noite da Abada Maldita.
- O raio do autocarro de 8 pisos estacionado pelo Boavista, os “remendados” vermelhos cá do burgo.
- O raio da nossa falta de dedicação, sabedoria, manha, maturidade, empenho e da simples vontade de ser feliz.
- O raio dos jogadores encabeçados pela super-hiper-mega-desilusão chamada Yacine Brahimi (que não posso ver nem pintado ou revestido a Pintarolas!).
- O raio do meu adorado treinador que não teve a arte ou o engenho de abanar com o raio dos jogadores e pô-los a jogar como homens e à Porto.
- O raio da SAD e do seu elenco pago a peso de ouro que deixou - impávida e serena, rainha de virtudes, monumento de gelo - que tudo isto acontecesse, tudo isto se passasse, todo o regabofe continuasse... que tudo fosse dito e feito e celebrado, que fôssemos gozados como se não houvesse amanhã! *****
- O raio do Platini, esse sacana, que deve ter tido alguma culpa no cartório.
- O raio do sol brilhar, da chuva cair, das nuvens se acumularem nas nossas cabeças, da lua continuar feito cínica lá no seu alto.
- O raio das águas continuarem a passar debaixo das pontes.
- O raio da vida, essa pulha dessa ingrata.
Venham daí os éshetegues!
#ESTAMOSJUNTOS #SOMOSPORTO #VAMOSCONTINUARASERPORTO
* - caracteres tipográficos de 18, 21 ou mais pontos.
** - v. título
*** - palavra acabadinha de inventar.
**** - Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco, eu sei, e, como se já não bastasse, agora são três (TRÊS!) os clubes que teremos de defrontar naquele território do demo.
***** - Mas houve!!!!!!
Como eu a compreendo minha cara. Eu que sou do tempo em que não ganhávamos nada.
ResponderEliminarQue delicia de blogue que tem comentadores(as) com esta graça.
Então "as palavras inventadas" partiram-me todo. Especialmente a "éshetegues"'!
Até Sábado
como tu ilustras tudo o que se passa na minha alma que me conforta com estas lindas,lindas,e um discurso que não é discurso, mas sim poema......belo,belissimo obrigado pelo .........somos Porto
ResponderEliminarMuito bom post, o meu obrigada!
ResponderEliminarJoao, Carcavelos
Obrigada a todos. Com tanta generosidade de alma tinham MESMO de ser Portistas. :)
ResponderEliminarRaios, sinto precisamente o mesmo!!!! E já agora permitam-me: hahahahahaha, a crónica está espectacularmente humorada. Raios, já há algum tempo que não lia algo tão humoradamente sério. Raisparta a época e mais quem permitiu que ela fosse feita, não dava para ir logo para 2016? Parabéns, ri-me bastante, para compensar a amargura que foi a época!
ResponderEliminarRaios, sinto precisamente o mesmo!!!! E já agora permitam-me: hahahahahaha, a crónica está espectacularmente humorada. Raios, já há algum tempo que não lia algo tão humoradamente sério. Raisparta a época e mais quem permitiu que ela fosse feita, não dava para ir logo para 2016? Parabéns, ri-me bastante, para compensar a amargura que foi a época!
ResponderEliminarHumoradamente, raios? Onde está o humor de uma época horripilante, raios? Horripilante porque nada ganhámos, horripilante porque os outros ganharam, horripilante pela forma como o conseguiram? Onde está o humor, hein? :P P.S. Olha que na parte dos hashtags #RESGATE e #SOMOSPORTO lembrei-me muito de ti e da forma como os usaste ainda mais exaustivamente do que eu. Induziste-me em erro, Rui, e estou a pensar processar-te.
ResponderEliminarTal como disse e mantenho, é incrível como consegues escrever de uma forma tão humorada sobre uma época tão trágica. Por estas e por outras é que eu gosto de ler o que escreves e não é de agora como bem sabes! Podes processar-me mas não podes impedir-me de te dar os parabéns! PARABÉNS!
ResponderEliminarSimplesmente "fantabulástico" como diz o nosso Comandante do Blogue! E acrescentaria aos comentários que justamente foram feitos: se não fosse a dor que uma época em branco causa, eu diria "bendita época que despoletou este belíssimo texto!"
ResponderEliminarObrigado. Abraço AZUL MUITO FORTE!