21 maio, 2008

Um Domingo de Taça

Ainda antes da partida, passamos no multibanco. E não se estacionou em segunda fila apenas para evitar insultos e agressões.
A organização estava boa e as informações de como e aonde chegar correctas. O Jamor parecia um parque de campismo com instalações razoáveis, wc´s 'ambulantes' e roulottes de cachorros.
A camaradagem e o convívio foram excelentes. Não faltou entrecosto, sardinhas e abacaxi. Tudo bem grelhadinho na brasa acompanhado pelo respectivo tintol, alvíssaras aos nossos amigos da ocasião. E depois do café, que mais parecia um refresco, chegou então a hora do jogo.

Com as claques bem animadas penso que se terá tocado 'A Portuguesa' mas só deu para ouvir o final. O speaker, tão entusiasmado nas ondas, deveria ter sido mais versátil na informação do hino.
Ok, bamos agora à bola.
Com cerca de 30 minutos a dormir não se deu logo a vantagem ao adversário em duas ocasiões devido a uma boa actuação do Nuno. Faltava alma e pulmão (teve-o o Meireles lá mais para o fim) no meio campo. O Lucho demorava a aparecer tanto por demérito próprio como por mérito do Veloso e o João Paulo não subia.
Após a meia hora o Porto conseguiu repelir um pouco a sonolência e equilibrar o jogo com um slalom do grande Mariano que pecou pela boa defesa do Patrício ao tiro do Licha.
Mas ainda antes um golo anulado e acho que, por imagens da tv, mal anulado ao Romagnoli.

Uma segunda parte já taco a taco até à expulsão do João Paulo com uma entrada arriscada e aparatosa. Penso que bem expulso embora não consiga, até agora, confirmar se o Moutinho, que entra tb. de pé á frente e tem tanto de bom jogador como actor de filmes de guerra, foi ou não tocado. Bem ou mal o Sr. Benquerença, que estava bem colocado, decidiu.
Pena ter deixado passar, momentos antes e também bem colocado, o que me pareceu um albarroamento claro dentro da grande área ao Licha.

Com 10 o Porto ganhou alma e fez das tripas coração levando o jogo ao prolongamento onde o Sporting foi mais feliz, já na 2ª. parte com uma carambola do Tiuí na mão do Pedro Emanuel. Isto mais uma vez após um varrer do Polga ao Lisandro e que me pareceu, mesmo á minha frente, fora da área. O sr. Benquerença, mais uma vez bem colocado e mais outra vez mal ou bem decidiu nada assinalar. E já com o Bruno Alves na frente não foi com muita surpresa que aconteceu o segundo golo, de belo efeito.

Embora tendo em conta que, se fosse ao contrário, caia o Carmo e a Trindade não contem comigo para gritar fora o árbitro e fazer grandes juízos sobre a arbitragem.
Não, não gosto de perder mas sou da opinião que a Taça ficou bem entregue e dou os parabéns ao adversário. Culpar os outros por falhas nossas não está com nada.
O pessoal, em vez de jogar à bola, estava já de férias e deu uma boa meia hora de avanço ao adversário.
E já sabemos que, no campo, não nos basta ser apenas melhores. Temos que ser insuperáveis! Grandes penalidades e faltas a favor perto da área do adversário são raras e necessitam de uma coragem imensa por parte da equipa que devia fazer respeitar as regras do jogo e a verdade desportiva. Foi assim durante todo o campeonato e será assim no futuro, que teima em não ser o que deveria.
Culpar agora a SAD por causa do Zé é cuspir para o ar. O Zé esteve (?) no jogo com o Nacional e foi o que foi.
Culpar agora o Prof. por ter utilizado o João Paulo ou o Lino é fácil mas as opiniões anteriores ao jogo, estavam repartidas entre um tentar de umadefesa mais sólida devido ao facto de termos um homem a menos a meio-campo ou ter um homem mais audaz no corredor esquerdo.
O João Paulo não subia mas a maioria dos ataques vinham pelo nosso lado direito.
O Prof. tem culpa sim senhor e repartida com o Capitão, ao não se terem dirigido ao topo sul para saudarem os adeptos no final do jogo. Que porra, ficamos quase até ao fim, fizeram-se 600 e tal kms e V. Exas. não poderiam ter feito uns metros???
A viagem a Norte foi chuvosa e silenciosa até que alguém se saiu com um 'até parece que perdemos o jogo' (risos).

Em balanço sou de opinião que o FC Porto teve um época a um bom nível.
Mas foi suficiente? Não!
Seria devido um ir mais longe na Champions e um maior esforço e desempenho nas taças.

E como epílogo apenas uma ideia que me rói a alma.
Nunca mais chega a super-taça!

14 comentários:

  1. Pois é Estilhaço salvaram-se os petiscos.Concordo com a tua análise e também digo que não vale a pena, agora, estarmos a arranjar desculpas e culpados, já passou, olhemos para a frente, pois o que nos espera não vai ser tarefa fácil.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Penso que fizeste aqui um resumo excelente do último domingo.

    Não concordo contigo quando dizes q pela tv o golo parece mal anulado, qt ao q vi e parei a imagem algumas vezes é off-side milimétrico, mas é. Lembram-se do golo anulado no Bessa ao Stepanov? Disseram q foi uma boa decisão e alguém disse q foi «tirado à pele». Por isso todas as decisões erradas e decisivas do árbitro foram num único sentido, a bem da Nação e contra nós, os maus da fita, sempre.

    ResponderEliminar
  3. Independente da questão do jogo já muito discutida reafirmo que aquele estádio não tem condições exigíveis para este evento, se tem chovido todo o jogo levavamos uma molha das antigas, quem está nas filas de baixo, para o xixi tem de percorrer um interminável caminho para umas sentinas miseráveis, a saída é apertada e por isso não basta o estádio ser bonito - é - e helénico, apesar de lhe colocarem uma barraca de casamentos e baptizados a proteger a ( des )comunicação social!!!´Representa o resquício do nacionalismo salazarento aproveitada pelos nacionais-centralistas que se recusam a divulgar a chamada " festa do futebol " pelo País inteiro.
    De resto, também concordo que se salvou o convívio, o que já não foi mau pois é das coisas mais importantes da vida.

    ResponderEliminar
  4. Concordo a 100% com o post. Mas há um coisa que nao gostei d ver, que foram as claques do FCP caladas depois o primeiro golo do sporting.
    Mas tudo isso já passou e agora que venha a nova época.

    Hoje dia 21, faz 5 anos que foi a final em Sevilha :)

    ResponderEliminar
  5. Estilhaço: é assim mesmo, devíamos era ter jogado mais ! Roubados sempre fomos e sempre seremos. Só temos é que ser muito melhores que os outros pois foi assim que construímos a nossa história. O resto é conversa. Este discurso dos roubos mete-me nojo porque esse é o discurso "deles". Não deve ser o nosso. Temos é que "falar" dentro de campo, como sempre.

    ResponderEliminar
  6. Não te esqueças do penalty sobre o Leandro Lima...

    ResponderEliminar
  7. Festa e mais festa...

    Boa vida nesse dia caro estilhaço!!!
    Comida e bebida, o problema foi a digestão... Dificil de fazer...

    Digo isto com algum sarcasmo, mas com muita mágoa...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  8. Um Amigo, sabendo-me Portista, trouxe-me à leitura o "Record" de hoje, dia 21 de Maio, que com chamada de capa e descrição na página 47 do referido "jornal" transcreve um desabafo de um tal Cunha (des)Leal no seu "direito à indignação" porque dias antes (16 de Maio) o "brilhantinas" Rui Santos o tinha "acusado" justamente de protaganismo e brincadeira como o nome, qual "Cunha DESleal" ao ter "levantado a lebre", independente e inocentemente, da possível desqualificação do FC PORTO da Liga dos Campeões, após ter expirado o prazo de recurso, e não ter recorrido, "assumindo" assim a culpa, para ele já transitada em julgado e válida para hoje e todo o futuro, mesmo que fosse referente ao século passado e, digo eu, se tratasse de "lixar" o FC PORTO.

    Pois bem, o dito "criada de servir", é o Rui Santos que assim apelida (!!!) aquela figurinha nojenta de benfiquista independente disfarçado de ex-Sec. da Liga a mando do "Orelhudo", resolveu atacar o escrito anterior do Rui Santos, com blá, blá, bla´...

    Claro que o Rui Santos respondeu, no mesmo espaço, o MST não faria melhor, e arrasou-o mais às malfeitorias do caso com interesses evidentes de benfas interessados «apenas na "clubitização da justiça"», cito.

    Transcrevo apenas o post scriptum do RS para essa "pérola" do CL e sugiro a eventual reprodução aqui no blog da resposta do RS, pois além de pedagógica, mostra bem o que é o verdadeiro SISTEMA da babada "transparência".

    Cá vai: «O EXTRAORDINÁRIO DESEMPENHO COMO FIGURANTE NO FILME 'CORRUPÇÃO' DIZ TUDO SOBRE A PROBRE FIGURA».

    ResponderEliminar
  9. Quando for feita verdadeira justiça(Justiça Divina) no caso Apito dourado o campeonato de 2004 vai ser retirado por VERDADEIRA CORRUPÇÃO ao ex-glorioso e actual "invejoso"-SLB e atribuído ao FCP!
    PS.O campeonato de 2004 (SLB/ESTORIL-MOLE/algarve)é a maior prova de que existe CORRUPÇÃO no futebol português!

    PS2.Outra prova de que a VERDADEIRA corrupção(não a encenada pela quadrupla Botelho/Pinhão/Morgado/CocaínaSalgado) existe foi o famoso Campomaiorense / FCP apitado pelo BPaixão

    ResponderEliminar
  10. Pois é,amigos. É mesmo para aí que temos que apontar as baterias: denunciar os sabujos, não lhes dar tréguas. Esses repelentes lampiões têm que ser expostos pelas suas maquinações. É por isso que eu acho que não nos devemos focar muito nas arbitragens mas como tirar essa corja do poder. O resto virá por acréscimo mas agora é preciso abater o inimigo. Porque é que os indícios de corrupção do Orelhudo não têm consequências ? Porque não há interesse, de quem tem poder para tal, que avancem. Então é preciso conquistar espaço na imprensa ( e não só )para desferir os contragolpes. E trazer à evidência o verdadeiro tráfico de influências dos lampiões de que a irritante presença desse pavãozito da Liga é uma evidência.
    Esse é um trabalho que cabe à SAD. A nós cabe pressionar a SAD. Proponho se faça um Manifesto e se apresente à SAD.

    ResponderEliminar
  11. Já agora: apoio a sugestão do jdm.dragão.lisboeta. Seria interessante ver aqui a resposta do Rui Santos a essa vil criatura.

    ResponderEliminar
  12. Viva ,

    Excelente artigo como hábito e, como sempre : os links fantásticos !

    Visto de fora, acho que o Porto fez uma época muito positiva. Penso que na Liga dos Campeões não teve sorte : Encontrou um guarda redes que fez o jogo da sua vida.

    Por estas terras ganhou ainda mais fama, impondo-se,claramente, ao Marselha.

    Já que citei este último, o Nasri vai para o Arsenal. Isto é mesmo uma desforra da construção do túnel sobre a Mancha. A este ritmo o Continente vai ficar sem jogadores.

    Já nem sei se hoje é a final da Liga dos Campeões ou um encontro da liga Inglesa. Estou baralhado !

    Desculpem lá este desabafo !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. Encontrei a tal resposta do RS ao Cunha desLeal no blog "Dragões Azuis".

    ResponderEliminar
  14. Estilhaço, o melhor mesmo ainda foi o belo do entrecosto:)

    De resto, apoio incondicional dos adeptos azuis, numa fé inquebrantável na equipa...

    Pena k esta não respondeu aos anseios dos seus apaniguados mas teremos a desforra....

    E essa Supertaça k nunca mais chega!

    ResponderEliminar