08 janeiro, 2009

O dia de Natal, os bitaites do senador...

e um Pai Natal com sentido de humor...

O dia de Natal [perdoem-me os mais tradicionalistas] é uma seca. Das grandes. Desde o despertar madrugador, com os petizes ansiosos por destruírem desenfreadamente o embrulho que esconde a surpresa sonhada, passando pela ausência de um café, digno desse nome, aberto em nome da utilidade pública. Até culminar nos enfadonhos diálogos com familiares que vemos de tempos a tempos. Vale-nos [a todos aqueles incapazes de funcionarem normalmente sem a cafeína no corpo e um jornal diário nas mãos] o JN. E isto não é publicidade gratuita. Podem pensar em relançar os e-books, mas não há nada que substitua o prazer de virar, folha a folha, um jornal, os dedos pintalgados de tinta, as notícias atropelando-se umas às outras.

No JN [e não "A' BOLA"] de 25 de Dezembro, foi a excepção à regra. E lá, no meio das suas quase intermináveis páginas, o espaço dedicado à opinião dos “senadores” lá do sítio. Na defesa do Porto, o inefável Rui Moreira.

Franzi o sobrolho. Nem no dia de Natal me via livre de tal personagem. E, no meio da banalidade costumeira, a frase escrita peremptoriamente. “Como portista sinto vergonha pelo que se passa no túnel do Dragão”. Lapidar. Abanei a cabeça em sinal de concordância. Também sinto vergonha. E muita. Por ver, sistematicamente, o Porto tão mal defendido na imprensa escrita. Por assistir a oportunidades flagrantes de defender a honra do clube, desperdiçadas quase sempre de forma inglória.

Rui Moreira podia ter falado da vergonha que sentia pela coacção invariável e habitual encetada por Rui Costa, pressionando despudoradamente os árbitros de encontros com resultados adversos aos encarnados. Prática comum, reiterada e calada por todos com responsabilidades no futebol luso. Mas não. Inflectindo ao sabor da opinião pública, o “nobre” defensor azul e branco voltou a calçar as luvas de pelica, colocando a epiderme de cavalheiro. Aplicou as luzes da ribalta numa altercação – infeliz sim, mas resultante de um acto isolado – entre um funcionário do Porto e um assalariado da Liga, sem que da mesma tenha resultado qualquer forma de coerção sobre os elementos da equipa de arbitragem.

E assim, vivendo obcecado pelo politicamente correcto, naquele afã patético de se mostrar independente face a opiniões veiculadas oficialmente pelo Porto, Rui Moreira foi ele próprio. Qual duende travestido de Pai Natal, o “senador” preferiu afagar as costas dos detractores da causa do Dragão. Compreende-se. Nunca se sabe de onde pode vir o próximo “tacho”

6000. 6000 em números redondo. Arrostando com a chuva. O frio quase glacial. Mas com um fervor enorme. O 1º dia do ano foi também dedicado à profissão de fé. À religião. No anfiteatro da Invicta, o treino com moldura. Humana e condizente. Com palmas a marcar o ritmo, com risos extravasando a alegria. De estar ali. De ver, após umas horas de saudade, as camisolas míticas. E o mesmo formigueiro de sempre, ao ver as listas azuis e brancas entrando no relvado, esvoaçando ao vento. A causa portista faz-se disto. De devoção. De crença. Mais do que um clube. Uma paixão. Para sempre.

A prenda de Natal para os adeptos portistas veio atrasada. Mas veio. Não foi necessário embrulhá-la num daqueles pacotes vistosos. O Pai Natal já sabe os nossos gostos. Primeiro, como bonacheirão que é, bon vivant, apimentou a questão. Deu-lhes trela. E eles, ingénuos, morderam o isco. O ano começou, pomposamente, com uma entrevista encomendada. No órgão oficioso dos encarnados, o untuoso Delgado fez as honras da casa ao presidente com os maiores apêndices auditivos do País. Uma espécie de discurso à Nação. Bem, neste caso, apenas a uma parte dela. Aqueles com problemas cognitivos.

Depois, o Pai Natal permitiu-lhes sonhar. E muito. O Porto perdia na Madeira. E eles devaneavam, imaginando-se com 5 pontos de avanço. Quanto tudo parecia ruir, o velhinho de barbas brancas animou-os, com o golo do empate do Nacional, à beira do fim. Os sorrisos voltaram em força. As palmadinhas nas costas, de uns a outros, numa espécie de ritual corporativo, ressoaram estrondosas. Mas o Pai Natal é um confesso adepto do suspense, à boa maneira do mestre Hitchcok. Desferiu-lhes o golpe na altura precisa. Em tempo de descontos. Esmoreceram os risos, calaram-se os gritos de júbilo nas gargantas. Mas o início de 2009, estava escrito nas estrelas, seria de pesadelo para os pupilos do Special One com forte pronúncia espanhola. Jogavam fora, mas perante o inofensivo Trofense.

Com titularidade garantida aos Reis Magos lá do sítio. O “mágico” Aimar, o “galáctico” Suazo. E mais uns pares de cromos. O Pai Natal, sabido, resolveu punir a arrogância. A jactância. E sodomizou-os. Duas vezes. Depois, juro, ouvi bem alto a sua voz poderosa, gritando a plenos pulmões: “FELIZ NATAL, PORTISTAS!”

Ainda há quem não acredite na existência daquela figura rubicunda, rechonchuda, de barbas brancas e rosto bondoso? Eu, por via das dúvidas, agradeci em nome do blogue. E, bem vistas as coisas, mesmo atrasada foi a minha melhor prenda de Natal. Excepto as meias que a minha tia Hermínia me deu…

    Nunca, nos últimos 15 anos, me tinha apercebido da relevância desportiva do título de campeão de Inverno. Outras possibilidades, como o campeão de Carnaval, da Páscoa ou dos Santos Populares, permitirão certamente alargar a riqueza etnográfica do campeonato português de futebol e consolidar o registo desportivo de alguns clubes cá do burgo. Pelo menos, enquanto não existe uma Taça UEFA de Verão.

    # in
    paísrelativo

34 comentários:

  1. E na semana seguinte, no primeiro artigo do ano novo, nem uma palavra de estímulo e de boa sorte à equipa. Não, para manter a "independência" - M.S.Tavares tinha-o afirmado na terça-feira - preferiu falar daquilo que toda a gente sabe e que é há muito tempo motivo de preocupação, nossa, mas também de quem dirige. Enfim, dali não se espera nada.
    Ah, no Trio de Ataque de terça-feira última, o sportinguista R.O.C., lá veio com a insinuação do penalti da Madeira, mas com um risinho, dizendo que era a brincar.Ora nós, aqui no Porto, costumamos dizer: - a brincar a brincar, foi que o macaco...- vocês sabem o resto e é pena que o Rui Moreira a brincar, não o tivesse confrontado com o Manaca - como muito bem lembrou no meu blog, o Lima.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Podes crer, Paulo...
    Já não basta a falta de isenção dos media, ainda temos os comentadores afectos ao FCP a representarem-no de luvas brancas.

    Que saudades do Dr.Pôncio Monteiro :(

    ***

    ps: com que então o Guimarães não ia ser tão azelha ?!!
    que desilusão :(

    ResponderEliminar
  3. No jogo de ontem ficou tudo em família, como bons amigos que são. O Cajuda, mesmo perdendo e com fartos motivos de queixa arbitral, ria-se alarvemente no banco, numa postura cordata.

    Pudera. Aposto que os reforços pretendidos pelo Guimarães vão aparecer num ápice. Ah, a amizade assim é tão linda...

    ResponderEliminar
  4. Caro Paulo Pereira:

    Apreciei bastante mais esta tua fantástica crónica. Como sempre, em grande nível.

    Então a rábula do Pai Natal e a forma como sodomizou os que se debatem com graves problemas cognitivos:) está fenomenal.


    ps- Sobre o Rui Moreira, no geral tens razão mas volto a frisar, não gosto de abordar estes temas pq nos fragilizam, abrem brechas na nossa legião. Olha, q as tuas sábias palavras sirvam ao menos para ele reflectir um pouco. Porque com esse discurso nem em sonhos...lá chegará...

    ps2- Dizem que os vermelhos estão vivos e afinal felizes, é verdade têm q se agarrar à prova mais importante cá do burgo, a taça da liga... E pelos vistos, OLEGÁRIOS ou VIGÁRIOS não lhe faltarão para lhes oferecer o trofeu de cortiça na bandeja.

    ResponderEliminar
  5. Realmente o Rui Moreira já começa a exagerar com esta mania de se fazer de virgem ofendida. Só se esquece de falar no Rui Costa, no Nulo Gomes e outros, no Paulo Bento e outros que fazem muito pior e sobre os quais a imprensa falada e escrita e demais comentadores se calam. Ainda ontem no jogo dos vermelhos com os irmãos de Guimarães se esqueceram de falar do penalti que o Olegário fez questão de não ver. O que vale é que os próprios irmãos de Guimarães nem falaram disso apesar de, na altura, os vermelhos estarem a ganhar só por 1-0 e estarem só a defender. Dualidades de critérios que com os quais nós, os portistas, estamos perfeitamente identificados. É também por isso que as campanhas da imprensa contra árbitros, apitos e outras coisas que tais quando os Gayvotas não ganham me fazem vibrar ainda mais com as nossas vitórias e também com as derrotas dos GAYvotas.

    Esperemos que possamos nós festejar o título de tetra campeão de Verão esse sim um título importante.

    Já agora, gostava que o Porto encarasse mais a sério a Taça da Liga porque é sempre importante ganhar. Eu acredito que logo mesmo com a 2ª equipa poderemos ganhar ao Setúbal que vem jogar na máxima força. Até porque acho que será uma das últimas oportunidades para vários jogadores do plantel mostrarem se têm ou não qualidade para o POrto e quem sabe mostrar que temos nas camadas jovens elementos promissores.

    P.S. Alguém me sabe dizer se é preciso comprar bilhete mesmo tendo lugar anual para os jogos do campeonato e Champions?

    ResponderEliminar
  6. É claro que tens razão Paulo. Rui Moreira, qual flor de estufa, dá uma no cravo e outra na ferradura. Alinha com os corruptos de Lisboa nas criticas ao "seu" clube, pois lembra-se de Rui Rio e sabe que pode tirar dividendos dessa sua postura. Mas, também já vimos que da parte da SAD ou do Presidento do FCP, simplesmente ignoram-no e é isso que devem continuar a fazer. Entretanto é deixá-lo dizer que gosta muito de Rui Costa e de Nuno Gomes, por quem tem grande consideração, continuando a desancar o Bruno Alves. Fez o mesmo com o Pepe e este foi dos nossos melhores atletas. Por tudo isso é que considero o trabalho da SAD heróico.

    ResponderEliminar
  7. "um assalariado da Liga"

    Nem isso, Paulo, nem isso.

    O homem é motorista da empresa concessionária que tem protocolo com a Liga para transportar os árbitros.

    Até por isso a polémica é estúpida.

    E há tantas por onde pegar fogo noutros lados.

    Mais uma vez excelente na crónica, só quis chamar-te a atenção para esse pormenor (ir)relevante.

    ResponderEliminar
  8. Dragão 66 logo é de borla - clube generoso que oferece tudo aos seus adeptos, mas só aos mais fieis.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Um inefavel mentiroso.

    No dia 25 de Dezembro não há edição do jornal "A Bola".

    Por isso, o Blue Boy enganou-se.

    No dia 26, escrevi o seguinte:
    O insustentável peso dos nomes
    O FC Porto acabou o ano com um empate caseiro que interrompeu a melhor série de resultados com Jesualdo Ferreira como treinador. Desta forma, e apesar de não ter perdido pontos para os adversários directos, também não conseguiu, antes das festas, a liderança que os adeptos tanto esperavam.
    O treinador do Marítimo entende que a sua equipa mereceu ganhar. Só se foi pelas duas bolas que atingiram a trave da baliza do FC Porto, ou pelo mérito do seu guarda-redes, que não devia ter jogado se os regulamentos fossem justos, pois fora expulso na jornada anterior mas limpou o castigo na Taça da Liga…De resto, a sua equipa foi tímida e só não perdeu o jogo porque os jogadores azuis e brancos foram muito perdulários. Rodriguez, à sua conta, poderia ter marcado quatro golos fáceis, e o jogo teria terminado numa natural goleada. Mas, também é verdade que o FC Porto só jogou bem durante a primeira meia hora, enquanto Meireles teve forças para colmatar a ausência de Lucho, que se arrastou em campo, mais uma vez, durante noventa minutos. No final, voltou a haver pressão, mas esta foi sempre na forma de um “chuveirinho” atabalhoado.
    Neste jogo, Jesualdo foi, afinal, igual a si próprio. Sóbrio, competente, mas tímido nas substituições e vergado ao peso dos nomes das camisolas. Só assim se entende que tenha apostado em Fucile e Pedro Emanuel como laterais, num jogo em que era preciso alguém que jogasse rápido pelas alas, e que tenha deixado Lucho, que agora até falha no passe, em campo, quando tinha Guárin, que tanto elogiou, no banco.
    Veremos o que acontece em Janeiro. Fala-se da saída de Stepanov, Farias e Bolatti e do regresso de João Paulo e de Pitbull. Este último será uma opção para alguns jogos, mas continua a faltar um lateral de qualidade e um pouco mais de ousadia e atrevimento.


    ..............
    Não falei do tunel.

    .............

    Falei no Trio d'Ataque. Não gosto do que, aparentemente,se passou no tunel. Você gosta? Ainda bem. parabéns.

    Quanto a tachos, meu caro, as insinuações servem-se quentes, como as francesinhas.

    Fica a verdade: no dia 25 não há edição de A BOLA. Nunca houve, por aquilo que pude apurar. Mas, como ocê escreve que houve, a gente aproveita par me bater. Parabens, parabens.

    E, já agora, devolvo-lhe a insinução:
    Para quando um tachito lápela sad? No departamento de comunicação que agita o tunel?

    Vá lá, ria-se, não se zangue, que não é tempo disso.

    ResponderEliminar
  10. Já agora:

    falei da questão do tunel no dia 23de dezembro, no trio de ataque.
    lamentei o que, eventualmente, se passou.
    ms, nesse mesmo programa, lembrei a questao do Rui Costa e da intimidação dos arbitros e recordei o que se passara com o Boavista e que levara a sua despromoção e disse que se algum arbitro se queixasse e se sentisse coagido, queria ver o que iria acontecer.

    ResponderEliminar
  11. O artigo não é do Blue Boy, Senhor Rui Moreira.
    E é muito feio chamar nomes a pessoas que não conhece.

    Não se zangue também :)

    ResponderEliminar
  12. Julgo que essas declarações do Rui Moreira sobre o túnel vieram no JN de 24/12 ou 25/12. A crónica dessa semana na Bola (aqui transcrita) saiu no dia 26. Dia 25 só se publicou OJOGO e o JN.

    Quanto a discussão entre Portistas, por mim já sabem como é, volto cá amanhã. Daqui a pouco vou ao Dragão e não gosto destes «diálogos».

    ResponderEliminar
  13. Não me revejo nestas críticas a Rui Moreira. Regra geral, gosto das suas intervenções e ele tem todo o direito de expressar as suas opiniões, ainda que contrárias, algumas vezes, ao que acontece no clube. Não gosto desta tendência para se criticar as pessoas, portistas, pelo simples facto de discordarem do que se passa no clube.

    Tirando isso, foi mais um belo texto do Paulo Pereira.

    De resto, dizer que, já tive lugar anual, mas neste momento, dadas algumas circunstâncias, não tenho e vou ver menos jogos que antes. Não me considero menos fiel que os portistas que marcam presença nos jogos todos.

    ResponderEliminar
  14. Uau.

    Demorou, mas saiu da toca. Mas, aparentemente, sofrendo de um mal comum a grande maioria da população portuguesa. A incapacidade de perceber um texto.

    No afã de resposta, chama mentiroso ao Blue Boy. Erro crasso. Aliás, dois. O artigo não é do Blue. É meu. E em nenhum ponto do mesmo faço referência a artigo da Bola. Friso que o texto em questão existe sim, mas no JN.

    Uma bela e oportuna ocasião de estar calado.

    Depois a inefável questão do túnel, desvirtuando a argumentação usada. Eu, autor do artigo, não gosto do que se passa no túnel. Mas, utilizar a altercação que existiu, empolada pela comunicação social, deixando passar em claro o que de grave se tem passado, desde o início da temporada, em outros túneis.

    A parte do artigo dirigida ao excelso senador fala apenas e só dos escritos (por acaso de fraca qualidade) no JN. Quero lá saber o que pomposamente diz ter debitado no Trio de Ataque. Não vejo o programa. Por si. E pela sua fraca capacidade de se arvorar em defensor portista.

    A insinuação de que fala, mais uma vez, é minha. Não do Blue (até cansa, essa sua enjoativa implicância e obsessão com ele). E é apenas e só aquilo que salta á vista de qualquer observador mais atendo ao fenómeno futebolístico. A sua capacidade de ser um camaleão. Não leve isto como insulto. É apenas o exemplo mais comparativo que lhe posso dar. Alguém que, antes de falar, pesa friamente os prós e contras. A tentativa de ser sempre politicamente correcto, colocando essa camada de verniz (que estala, quando o confrontam com a realidade), que acha que o transforma num diletante com pinta de independente.

    O tachito que endereça aos outros é o que, ironicament, lhe norteia a vida e os ideais. Quem lhe dera a si uma palavra, um mero aceno, que lhe permitisse pisar os palcos do poder. Afinal, falando francamente, é mesmo isso que quer, não é "senador"?

    ResponderEliminar
  15. Rui Moreira,

    Se me permite, até porque já em tempos lhe pedi algum tento na língua para quando se referir a mim porque nunca em momento algum ousei ser mal-educado ou malcriado com o Senhor próprio, até porque não tenho o prazer de o conhecer pessoalmente, faça-me pf um favor, ou será pedir muito?

    Antes de começar logo a disparar em tudo o que mexe e iniciar os disparates das acusações do estilo "inefavel mentiroso", tenha o especial, repito, especial cuidado de se preocupar em verificar quem é o autor do post... é que esse, está lá bem explicito no final do referido post... ou será que estou enganado?

    Portanto, hoje, eu ainda nem sequer me pronunciei sobre o que quer que seja aqui no blog e são logo 4 posts distintos com a mesma data de hoje... mas apenas DOIS, repito, apenas DOIS deles estão identificados como colocados por "bLuE bOy", já quanto aos outros, faça o favor de reconfirmar e se dirigir a quem deve, deixando o tal "bLuE bOy" em paz e sossego.

    Seria pedir-lhe muito?

    Passe bem... e desejos de um excelente 2009.

    ResponderEliminar
  16. Bruno,

    A tendência de criticar as pessoas, que criticas, é a mesma que aplaudes no Rui Moreira.

    Ou seja, aparentemente ele é intocável, podendo dissertar sobre o que quer, que ainda lhe gabam a frontalidade. Mas, quando num artigo eu discordo das opiniões do "senador", aparentemente cometo um erro de lesa-majestade. Em que ficamos?

    Ele pode ter uma opinião, mesmo que contrária à veiculada pelo clube (claro que pode, e nem é isso de que trata o artigo), mas quem o critica já não pode ter uma opinião contrária à dele?

    Era o que mais faltava.

    ps: Discussões entre portistas sempre houve, há e haverá. Não temos que ser um rebanho, comungando o mesmo credo. E, como tal, da mesma forma despudorada com que alguns escrevem nas páginas de jornais nacionais o que querem, eu exijo o mesmo direito. Desancando quem me apetece. Goste-se ou não. O que, no caso da figura em questão, me é completamente indiferente. Que ele goste ou não. Fosse ele assim, tão interventivo, e provavelmente as "exibições" dele no programa televisivo seriam bem melhores (e limito-me a referir o que habitualmente é comentado por quem vê o programa).

    ResponderEliminar
  17. Ahhhh e por fim, porque já percebi onde está o erro... e esse sim, é meu... alterei sem sequer reconfirmar a história do inicio do parágrafo que começa pro "A' BOLA", quando o que estava originalmente era "No JN".

    Na altura (final da noite), e porque apenas conheço o Rui Moreira d'ABOLA, deduzi ser um erro... pelos visto, enganei-me, razão pela qual deixo aqui as minhas desculpas ao autor do post, Paulo Pereira.

    ResponderEliminar
  18. Paulo Pereira,
    pensei que você era o Blue Boy, e que era o autor do escrito.
    Peço-lhe desculpa a ele, naturalmente.

    Aqui fica essa minha correção, sem qualquer mania da persguição ou instinto persecutório.

    Quanto a si, o que você escreveu, e está escrito:


    A' BOLA, de 25 de Dezembro, foi a excepção à regra. E lá, no meio das suas quase intermináveis páginas, o espaço dedicado à opinião dos “senadores” lá do sítio. Na defesa do Porto, o inefável Rui Moreira.


    Foi isso que você escreveu. Por isso, não minta. Se se enganou, faça como eu: corrija. Diga que se enganou.

    Quanto ao resto, tenha juizinho, porque não me conhece.Se conhecesse, não dizia tanta alarvidade.
    Repito-lhe, não minta, porque lhe fica muito mal e, além do mais, estraga um blogue de grande qualidade.

    ResponderEliminar
  19. Bom, Blue Boy e Paulo Pereira

    Afinal está esclarecido. Mas, como todos abem, eunão escrevo no JN. Não sei o que lá possa ter saído no tal dia 25 de dezembro.
    Escrevo n'A Bola à sexta feira.
    Postei acima a minha cronica do dia 26.

    Quanto ao Paulo Pereira, fique a saber que me pode atacar sempre, mas que tmabem me posso defender sempre.

    Não gosto de insultos e insinuações porque são coisas diferentes.

    Pelos vistos, a unica culpa que o Blue Boy tem é que ALTEROU o texto. Eu enganei-me ao perceber que o texto era do Blue Boy. ~Mas tinhas razão ao dizer que não tinah escrito n'A Bola do dia 25.Fica essa parte esclarecida. E, se for corrigido o texto, peço que retirem, naturalmente, os meus comentarios.

    ResponderEliminar
  20. Heliantia.
    já percebeu? :-)

    Bê + A = Bá

    ria-se....

    ResponderEliminar
  21. Paulo,

    "Não temos de ser um rebanho comungando o mesmo credo"

    Exactamente por isso é que não gosto de certas opiniões. A mim, parece-me que há uma tendência clara para criticar todos s portistas que se insurgem contra o que se passa no clube. E isso é que me parece ser-se a favor de rebanhos.

    Mas não quero alongar-me muito nesta discussão, que julgo não levar a lugar nenhum. Mas é evidente que se Rui Moreira pode exprimir livremente a sua opinião, também tu podes criticar a opinião dele. Assim como eu posso criticar a tua.

    ResponderEliminar
  22. Para esclarecimento geral:

    O JN transcreve às quintas (ou será às quartas?) meia dúzia de afirmações dos 3 participantes no Trio D'ataque no programa dessa semana. Isto vem no jn todas as semanas.

    ResponderEliminar
  23. O único aqui com graves dificuldades em juntar letras é o senhor.

    ResponderEliminar
  24. Bem, moral da história para matar o assunto de vez que não leva a nada nenhum, caso contrário, terei que seguir a linha de pensamento do Amigo, Lucho quando diz "volto cá amanhã":

    1. o erro é meu, apenas meu... e de mais ninguém.

    2. O que estava era "No JN" e não como apareceu à posterior, como "A' BOLA".

    3. por fim, assumo o «mea culpa» de toda confusão.

    Agora, não querem todos fazer o favor de "entrar em estágio" pró jogo de mais logo? Isso é que era bom, muito bom mesmo.

    Por fim, as minhas desculpas a todos os que se viram envolvidos num "erro" como já disse, de minha única e total responsabilidade.

    ResponderEliminar
  25. Ó Blue não te martirizes, pois o que conta é o conteúdo e não se vem na A Bola ou no JN. E o conteúdo é mais uma desilusão. Eu pelo facto de ser sério, não preciso de andar sempre a dizer que sou sério, mas há alguns, para se afirmarem críticos e independentes, têm de repeti-lo até à exaustão e todas as semanas.
    Há portistas e portistas, eu sou um portista, que acha que as suas melhores energias devem ser guardadas para o combate contra os inimigos do F.C.Porto, que como sabemos, são muitos, a maioria dos quais, estão no jornal A Bola, onde escrevem o Rui Moreira e o M.S.Tavares.
    Mas, enfim, cada um sabe de si.
    A discussão quando é feita com educação é salutar e aqui, quem está a perder o verniz é o Rui Moreira e não o Paulo Pereira ou o Blue.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  26. Paulo Pereira,

    Como sempre, um excelente post que a mim me dá, como sempre deu, um prazer imenso ler o teu estilo d'escrita.

    Já quanto aos pontos que aqui nos trazes em discussão para esta semana, diria que:

    1. sobre a «confusão» que se instalou por minha culpa, penso já ter dito tudo... não sem antes deixar de pensar e desejar que muito me satisfaria ver um Rui Moreira mais acutilante na defesa férrea do nosso FC Porto... mas eu sou eu, ele é ele e ponto final parágrafo.

    2. quanto aos tais 6.000, dizer apenas que saudades, que saudades dos bons velhos tempos dos treinos de porta aberta... tantas e tantas horas que ali passei ao lado do antigo Estádio das Antas, nas manhãs de sábado que fazia de comboio da estação d'Espinho até Campanhã, assistindo depois aos treinos e me deliciando com as conversas dos habitués mais idosos que por ali também moravam, em qual "residência própria e permanente".

    3. por fim, prontos, lá se foi o "tesão" instalado nos pasquins de há uns dias para cá... mas não é que eles voltaram hoje à carga só porque ganharam um jogo da "taça da Liga", aquela onde nós até juvenis vamos levar para fazer um treino mais sério?

    ResponderEliminar
  27. Tal como o Lucho, também eu gosto pouco destas discussões muito acaloradas entre portistas sabendo nós (TODOS) que os nossos maiores inimigos (desportivos) têm a côr avermelhada onde escrevem quer o Rui Moreira quer o Miguel Sousa Tavares.

    Tal como disse antes, não gostei desse tipo de comentário do Rui Moreira pois até agora ainda não consegui perceber bem aquilo que se passou no parque de estacionamento (ou será que o motorista não estava no parque?) e não acredito que o funcionário do Porto tenha agredido alguém só porque não gostou da cara dele. Alguém será capaz de dizer o que se passou realmente? Quanto ao túnel, houve algumas palavras dirigidas a Duarte Gomes depois de uma arbitragem muito habilidosa e enervante ter deixado os jogadores do Marítimo fazer todo o anti-jogo que quisessem e até agressões sem nada ter feito. Esse foi o problema no túnel porque o resto penso que foi no parque de estacionamento que é onde os motoristas ficam (ou será que esse senhor foi lá para mais alguma coisa?.

    Paulo Pereira:
    Tal como o Bruno Pinto, sou dos que normalmente leio com prazer as opiniões quer de Rui Moreira quer de Miguel Sousa Tavares mas não só. Gosto de ler também os escritos do Manuel Serrão, do Álvaro Magalhães ou do Júlio Magalhães mas também leio os escritos de outras pessoas que não são portistas até para poder falar sobre eles. O que eu realmente não vejo são os programas televisivos sejam eles do canal 1, da TVI, da Sic ou de outro qualquer.

    Nem sempre concordo com eles e não concordei com essa parte do RM mas não é por isso que o vou deixar de continuar a ler. Tal como tu bem sabes (e no jantar eu mostrei isso) não gosto de muitas das coisas que se têm passado na nossa SAD e muito menos do Jesualdo e também não é por isso que deixo de ser portista e hoje lá estarei mesmo com o imenso frio que estará, a rondar os 0º. As críticas quando educadas e bem feitas são normais e muitas vezes até fundamentais. É claro que também tu estás no teu direito de criticar os outros e, por isso, mesmo não concordando com o tom (para mim demasiado duro) não deixarei de continuar a ler os teus escritos como continuei a ler com enorme gozo o resto deste post.

    P.S. Estilhaço e Vila Pouca: Obrigado pela informação e sendo assim irei um pouco mais tarde para ver se apanho um pouquinho menos de frio.

    Entretanto, hoje volto a ter disponível um lugar uma vez que o meu tio não vai e, por isso se alguém quiser, terei muito gosto que venha comigo.

    ResponderEliminar
  28. Não querendo eu lançar mais achas numa fogueira que já queimou a "lenha" que tinha a queimar, mas porque bem se recordarão que não faz muito tempo, concluia um post por aqui da seguinte maneira:

    "Do Senhor Rui Moreira, gostaria eu e se calhar outros mais, de continuar a poder a tê-lo em boa consideração, continuar a poder por estes meios a trocar opinião, de forma saudável, pois qualquer um se excede, mas se for o caso, e uma personalidade com tal notoriedade, certamente não terá problemas em assumir esses excessos como tal, aliás, já assim bem o fez anteriormente pelo que assim espero, que nos brinde, não apenas em alturas de (des)norte. E não se trata de dar demasiada atenção a um assunto que talvez não a merecesse, penso que se trata de uma questão de atitude."
    (à 27.11.2008)

    Feitas e desfeitas as curvas e contra-curvas do texto e comentários de hoje, até acho que desta vez, e por comparação ao passado, a reacção de Rui Moreira, justificava um topo(zito). E estou-me a rir :-))))
    Mais uma ou duas assim, e eu que fiz a montagem que aparece com a "imagem de fundo" ao homem, ainda me sinto tentado a fazer uma montagem de Topo. Passou no teste.
    Chutando o assunto para canto, penso que esteja resolvido,
    Ó bLUE, cheira-me que este "treino mais sério" (sério, andas a aprender os adjectivos do Professor que hoje volta a ser "pardal")é um jogar no fio da navalha. Hoje estou mais "agoirento" com o jogo que o nosso Professô Bruno Rocha costuma estar com os demais. A coisa ainda vai correr mal... seja treino, seja o que for, é sempre pra ganhar, mas assim... Cheira-me a déjà vu de Fátima, e olhem que contra os Fátima ou Atléticos, o homem não abusou tanto da sorte...

    Mas tudo bem,hoje é diferente, não é a eliminar, pode ser que uma mão lave a outra, e se a coisa correr hoje pró torto, na próxima o Prof. põe a carne toda no assador... vamos ver. Os Pasquins da capital é que por esta altura já devem estar a afiar as facas e tesouras, a sonhar com grandes primeiras páginas para amanhã... vaí uma aposta?
    (Deus queira que me engane)

    ResponderEliminar
  29. Tal como o Dr Rui Moreira nao gostei nada do que se passou no tunel do Dragao. E qual é o problema? deixo de ser mais ou menos portista por causa disso? Aprendam a liçao no caso da "escritora", nao se deve dizer Amen a tudo o que o Papa diz. E depois insulto pessoal? sejemos diferentes meus caros. Mas lembro novamente uma historia antiga...ameaça em AG por critica à direcção da altura: eu nao faço parte dessas jogadas. Isto do tunel foi muito mau, pois mesmo respondendo a provoções nunca nos podemos esquecer que somos "gigantes, somos FCP. Para outros que acham que portistas que escrevem na ABOLA sao diferentes dos que escreve nos outros jornais, por amor de Deus, nao me façam rir...vos garanto que os meus amigos vermelhos, às 3as feira ficam sempre maldispostos com a "Nortada".Mas pronto ha quem só vejo Pinto, Antero, Caldeira, Madureira à frente e nao alargue horizontes

    A todos um grande abraço, e em especial ao Dr Rui Moreira, que continue a defender com clareza e classe o nosso clube

    Todos os Dragão...mesmo com temperatura negativa

    ResponderEliminar
  30. Eh Moços....

    Estamos a bater nos nossos..


    Assim não vale....

    Juízinho

    ResponderEliminar
  31. Caro Paulo Pereira,

    Não deixo de achar curioso que não assista ao "Trio de Ataque" por causa do Dr. Rui Moreira e se dê ao trabalho de ler o que ele escreve. Noto aqui alguma contradição e uma tentativa - por sinal, muito bem sucedida, vide a reacção pronta do "inefável" Doutor - na busca de protagonismo.

    Caro Dr. Rui Moreira,

    Quando lhe lançarem o isco, seja inteligente. A não ser que goste de uma discussãozinha. Se gosta, venha mais vezes. Não lhe faltará assunto.

    ResponderEliminar
  32. Sou o Albuquerque Maria de Mattos Castro Laboreiro e digo; dá-lhes com força Paulo Pereira- Essa gente conseguiu que Diego, Ibson, Fabiano, Thiago fossem vendidos ao preço da uva mijona, pela campanha consecutiva que fizeram contra eles e contra a Administração do FCP, é gente que só quer ser aceite pelos azeitonas de Lisboa e está a marimbar-se para o grande Futebol Clube do Porto. Força Paulo, não te deixes assutar por senadores ou principes como se deixam os árbitros do clube do regime.

    ResponderEliminar
  33. Então vem um senhor motorista para
    a equipa de arbitragem contratado a
    uma empresa de carros de aluguer e
    eis que chega á nossa casa ao Dragão e primeiro queria entrar no
    camarote Presidencial e depois do
    jogo estava no tunel(não sei como!) com ar de gozo para os
    funcionários da sad do FCPORTO e
    queriam o quê???Que o levassem á
    Galiza para comer uma francesinha!!
    E depois ir-lhe mostrar a Torre dos
    Clérigos??...Isto são encomendas da
    Liga para nos prejudicar,meus amigos Portistas!!

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS - desde 1893

    ResponderEliminar
  34. Amialzone, o que tu queres, sei eu...

    Mas ficas a falar sozinho. Algo que, cheira-me, é habitual...

    ResponderEliminar