23 abril, 2009

27 anos de Presidência... e glórias!

Faz hoje, 27 anos que Pinto da Costa iniciou funções na qualidade de presidente do FC Porto, construindo as bases de sustentação do grande ciclo vitorioso do clube. A 23 de Abril de 1982, o líder abraçava o novo projecto e sucedia a Américo de Sá, numa das eleições mais concorridas da história portista e naquela que seria a primeira etapa de um trajecto recheado de 45 troféus no futebol (outros 2 se avizinham para breve… TETRA e DOBRADINHA).

É o presidente do clube, de longe, com mais tempo de permanência no cargo. Tem mesmo mais de o dobro do tempo no cargo do que qualquer outro dos 29 presidentes que o clube teve nos seus 113 anos de vida documentada. O segundo com mais tempo no cargo foi o seu antecessor, o falecido advogado Américo Gomes de Sá, que ocupou o cadeirão durante dez anos, entre 1972 e 1982. E, nos clubes da I Divisão, nenhum presidente teve um reinado tão longo – Pimenta Machado foi presidente do Vitória só durante 24 anos e dois meses.

Quando foi eleito pela primeira vez, ainda não tinha completado 45 anos e nem ele próprio imaginava que ainda lá estaria hoje. Em 1987, depois da primeira vitória na Taça dos Campeões Europeus, considerou seriamente a possibilidade de sair. Contudo, não saiu e, em Agosto de 1997, tornava-se mesmo o primeiro presidente da Sociedade Anónima Desportiva e também o primeiro dirigente eleito a ser remunerado no clube, algo que pouco antes ele próprio declarava ser impossível. Mas adaptou-se aos tempos e hoje a unanimidade que criou à sua volta no FC Porto permite que uma decisão sua seja uma ordem.

Ao longo destes 27 anos à frente dos destinos do nosso FC Porto, somou êxitos atrás de êxitos, num percurso inédito a nível mundial. Um currículo invejável e praticamente impossível de repetir por um outro alguém, senão, vejamos: 15 campeonatos nacionais, 9 Taças de Portugal, 15 Supertaças, 2 Taças dos Clubes Campeões Europeus, 1 Taça UEFA, 2 Taças Intercontinentais e 1 Supertaça Europeia. Impressionante!!

Para além das grandes conquistas desportivas, o Estádio do Dragão fica como a grande obra das suas direcções e, sobretudo, enquanto o seu grande orgulho pessoal. Como disse Pôncio Monteiro um dia: “Só um tipo como ele é que se metia nestas coisas todas sem medo”.

Hoje, no dia de aniversário à frente dos destinos do clube, terá mais um motivo para festejar, quando mais logo, pelas 21h30, inaugurar o seu mais recente «sonho», o Pavilhão Dragão Caixa… pela minha parte, fico a aguardar pelo seu próximo projecto, que fico a torcer para que esse seja o tão ansiado por muitos e muitos Portistas, o novíssimo museu do clube. Será? Aguardemos!

E é assim a história do nosso Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa… ontem, hoje e amanhã, o MEU Presidente… e julgo também que de todos os Portistas.

Parabéns, Presidente!

6 comentários:

  1. parabens presidente,pelos 27anos de lider do melhor clube portugues... e,por todas as alegrias que tbm a mim me deste nestes anos todos a mim e a todos os portistas
    que contes muitos assim

    ResponderEliminar
  2. O homem que trouxe a mística, a força, a coragem, a imponência ao Futebol Clube do Porto.

    Devemos-lhe uma admiração eterna.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Pinto da Costa, o nosso Presidente!!

    Elevou o nosso Clube ao mais alto nível! Eternamente gratos!

    E logo mais às 21h30, estarei na inauguração do Dragão Caixa :)

    ResponderEliminar
  4. Caros PORTISTAS:
    Quero aqui deixar os votos de parabens ao nosso GRANDE JORGE NUNO PINTO da COSTA. Sem ele nada do que o nosso PORTO é teria sido asssim. A ele devemos-lhe tudo o que é o nosso ORGULHO.
    FORÇA PORTO PARABENS PINTO DA COSTA

    276mqj - socio 110958

    ResponderEliminar
  5. Não há muito para dizer mais para além de que este "nosso" Presidente, o "meu" Presidente, mas que julgo também, de todos os Portistas, é uma figura ímpar na história do nosso clube... um Presidente de excelência!

    O meu agradecimento por este, será sempre ETERNO... nos bons, mas principalmente, nos maus momentos!!!

    Presidente, um bem haja e continuação de muitas e muitas mais conquistas, mas também de sonhos concretizados!!!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns PRSIDENTE,espero que fiques pelo menos mais dez anos à frente deste GRANDE PORTO.

    ResponderEliminar