23 abril, 2009

Perder Hulk, o jogo... mas siga para Oeiras!

assistência: --- espectadores.

árbitros: Carlos Xistra (AF Castelo Branco), Jorge Cruz e Luís Tavares; Ângelo Correia.

ESTRELA DA AMADORA: Filipe Mendes; Ney, Nuno André Coelho, Tengarrinha e Nélson Pedroso; Fernando Alexandre, Vítor Vinha, Jardel e Pedro Pereira; Varela e Anselmo «cap.».
Substituições: Vítor Vinha por Rui Varela (28 min), Jardel por Celestino (73 min) e Pedro Pereira por Moreno (82 min).
Não utilizados: André Marques, Mustafá, Marco Paulo e Marcelo Goianira.
Treinador: Lázaro Oliveira.

FC PORTO: Nuno «cap.»; Sapunaru, Stepanov, Rolando e Fucile; Madrid, Guarín e Tomás Costa; Lisandro, Farias e Hulk.
Substituições: Hulk por Tarik (12 min), Madrid por Fernando (54 min) e Sapunaru por Cissokho (76 min).
Não utilizados: Ventura, Pedro Emanuel, Mariano e Rabiola.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

disciplina: Nélson Pedroso (65 min), Tengarrinha (90 min).

golos: Farias (4 min), Rui Varela (33 min) e Anselmo (41 min).


Como ponto prévio, diria que o único aspecto positivo a retirar deste jogo na Amadora, a contar para a 2ª mão da meia-final da Taça de Portugal, será mesmo a confirmação da presença na final do Estádio Municipal de Oeiras, no dia 31 de Maio próximo, o que irá acontecer pela 26ª vez no nosso historial.

Nessa mesma, iremos defrontar os castores de Paços de Ferreira que a garantiram também depois de derrotarem fora de portas os insulares do Nacional da Madeira por 2-3, depois do empate a 2 bolas ocorrido na 1ª mão, na capital do móvel.

Em face da convocatória para este jogo, e da ausência de Lucho até final da época por lesão, o meio-campo deste FC Porto tinha que ser necessariamente diferente, depois de Raul Meireles e Fernando também terem sido poupados a trabalhos forçados, três peças que eram simplesmente o núcleo duro do meio campo. Andrés Madrid e Guarin foram quanto a mim, o expoente máximo do que não deve um jogador habitualmente considerado de 2ª linha, fazer quando entram em campo: displicência total e percas de bola consecutivas de uma forma em que até mesmo nas camadas jovens, já pouco se aceita ou tolera. Tarik, entrado para o lugar de Hulk logo no inicio do jogo, este último, outro dos infortunados deste jogo, que falarei mais à frente, foi também uma nulidade.

Como dizia no ponto prévio, o objectivo principal foi atingido, mas é bom que todo o plantel, analise exaustivamente o que ontem aconteceu para que não venhamos a sofrer dissabores que podem trazer largos amargos de boca para quem tem ainda muito para ganhar, já quase na linha de chegada da meta… mas que efectivamente ainda nada ganhou, razão pela qual não deveriam deixar cair no esquecimento esta natural realidade.

Entramos bem no jogo, fortes, pressionantes, com as linhas bem avançadas, e praticamente sentenciamos a eliminatória logo aos 4 minutos de jogo, quando Lisandro lançado pela direita do ataque, endossa a bola para Farias que apenas se limitou a encostar a bola para o interior da baliza, inaugurando o marcador e colocando o resultado parcial dos 2 jogos, em 3-0 favorável ao FC Porto.

Nesta fase inicial, os da casa pareciam completamente perdidos em campo, totalmente manietados pelo posicionamento em campo dos Portistas, mas tudo se alterou a partir da lesão de Hulk, cerca dos 10 minutos de jogo, quando abalroado por Ney, foi obrigado a abandonar o campo de maca, também este, ao que se consta, a ter também este que repousar na enfermaria do Dragão até final da época. Foi o golo madrugador, mais a lesão de Hulk, e lá entrou a equipa em total descompressão e relaxe. Já Xistra, fez o que sempre tem feito, qual “burro que nem porta”: não viu nada, não assinalou nada, não amarelou ninguém, zero de zero… e enquanto isso, lá vai mais um dos nossos pró estaleiro.

Enquanto uns perdiam gás de forma clarividente, os da casa ganhavam-na e de que maneira, ainda para mais, depois da entrada em cena de Rui Varela, tendo-se juntado a fome com a pouca vontade de trabalhar, ou seja, o Estrela com uma atitude digna de registo, já os jogadores de azul-e-branco, limitavam-se a mostrar uma falta de qualidade futebolistica gritante.

Neste indos e vindos, o Estrela aproveita para empatar o jogo ao 31’, para 10 minutos mais tarde, ganhar vantagem no marcador, consumando a reviravolta. Por esta altura, os do FC Porto, pareciam baratas tontas sem saber o que, como e quando o fazer. Limitavam-se a despachar bolas para o ataque, que se mostravam completamente inconsequentes e mais próprias de uma qualquer equipe de cariz regional, o que não era de todo o caso, até bem pelo contrário.

Por esta altura, diria que o melhor que nos poderia ter acontecido, era mesmo o apito final dos primeiros 45 minutos, altura importante para colocar um travão ao assomo de coragem dos da casa, mas ao mesmo tempo, para reagrupar as tropas azul-e-brancas para a etapa complementar que ainda restava jogar.

A 2ª parte, bem, essa não teve praticamente história, senão uma pobreza tamanha ao nível exibicional de ambos os contendores, sempre jogada num ritmo de quem não quer nada com aquilo, que até estava ali numa de passagem, devagar e devagarinho, oportunidades nem vê-las, perigo junto das balizas era uma coisa assim para o imaginário, etc etc…

Como nota final, dizer que a vitória do Estrela neste jogo foi justa e merecida, tal como também foi a passagem do FC Porto à final da Taça de Portugal.

Aos “operários” do Prof. Jesualdo Ferreira, apenas uma nota em jeito de recado: a exibição neste jogo, quer no colectivo, quer individualmente, foi deprimente… tal como já tinha sido deprimente na 1ª parte do jogo de Coimbra no passado domingo… razão pela qual é bom que se mantenham “em total alerta” para as 5 finais que ainda restam, onde nada foi ainda ganho, mas tudo pode ser perdido. É bom que tenham completa consciência desta situação!!!

23 comentários:

  1. Xistra: que grande gatuno! O Porto está a jogar mal e a falhar muito. Quanto ao resto, este árbitro é uma vergonha!

    ResponderEliminar
  2. João Salvador Rocha22 abril, 2009

    é uma vergonha, continuar ao que estamos a assistir. Conseguiram o que queriam, desde o inicio da epoca, lesionar um dos nossos. agora é habito no nosso campeonato isto acontecer, ja foi com anderson, agora com hulk´. é uma vergonha, nao se falar nisto. a nos temos castigos estupidos, aos aoutros, nem amarelos nem vermelhos, nem assinalam penalties. isto tem de ter fim. Exigo que o FCP levante processos aonde e a quem de direito, é vergonhoso o que se ve nos jogos do FCP, enfim.

    vai ser tremido ate ao fim, como tanto desejavam, mas vai saber que nem gingas.

    ResponderEliminar
  3. Ganhamos ( a eliminatória ).
    FCPorto - FC Paços de Ferreira.
    Uma final Nortenha...De vizinhos...
    Porque não em Braga, Aveiro ou Coimbra???
    Seria o mínimo...

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Mais uma Vitória ( qualificação) mais uma Alegria.

    Vi grande parte do jogo. É que foi tão chato que acabei por desligar do jogo.

    Se calhar estou mal habituado. Lol !

    Limitei-me a seguir os anúncios publicitários que circulam em volta do estádio.

    Assim, após as propagandas para bebidas alcóolicas seguem as propagandas para os seguros.

    Melhor dizendo : Dê forma à sua cirosse. Com o seu seguro morrerá velho.

    Houve uma frase fantástica dum dos comentadores, aquando a entrada dum dos jogadores do Estrela : É um jogador que sabe jogar de costas para a baliza ( Qual ? )

    Vou começar a fazer um levantamento !

    Estou mega contente por o Porto ir à final duma competição que para mim tem um grande passado ( cada vez menos respeitada e tão mal tratada ). Já aqui escrevi sobre o assunto.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Caros Amigos:
    Mais uma final desta vez entre o nosso FCPORTO e os nossos vizinhos de Paços de Ferreira. Belissimo jogo e resultado o do Paços de Ferreira. Quanto ao nosso limitamonos a fazer a gestão rumo á final. Foi pena termos perdido mas o importante é que estamos lá para ganhar e trazer a taça para o PORTO. Mai nada. Do resto arbitro e companhia nem é preciso falar ou seja mais do mesmo. PORTO constantemente prejudicado.

    FORÇA PORTO UNIDOS VENCEREMOS.

    276mqj

    ResponderEliminar
  6. n percebo como o fucile depois de ma lesão prolongada foi logo jogar hj, n percebo pk se foi arriscar ao mudar a defesa, qnd poderia alterar e fazer descansar as "peças" do ataque...
    resultado , sofreu até ao fim e queimou um jogador importante pos proximos jogos da epoca (hulk)
    este não precisava jogar hoje sequer....
    é por estas mudanças e infantilidades que n consigo gostar do pseudo treinador do porto.
    uma final bonita entre duas equipas do norte...porque não a final ser no norte??
    seria mais interessante que ir para aquele barraco em oeiras!!!

    abraço a todos

    ResponderEliminar
  7. Os comentários na Sport tv foram inacreditáveis. Pensei que estava a assistir a um jogo do Estrela contra uma equipa estrangeira qualquer. Que berrem quando eles marcam golo, até já acho normal mas todo o comentário era à volta do que a equipa do Estrela estava a fazer ou tinha que fazer. O comentador estava tão encantado com o Rui Varela que mais valia casar-se com ele.
    A análise à equipa do Porto era mínima, até que se esqueceram de dizer que estavamos a jogar praticamente sem meio campo...mas enfim.
    Passamos à final e agora temos que nos aguentar com os jogadores que sobrarem.

    ResponderEliminar
  8. A Lesão do Hulk deixou-me completamente agoniado, fustrado, triste.
    Mau jogo por nossa parte, começamos bem mas o Estrela deu a volta ao resultado. Não chegou para nos rubar a eliminatória, mas como disse ficou bastante fustrado com a lesão do Hulk. Como eu gostava de amanhã ler que ele fica 1/2 semanas fora dos relvados mas não me parece.

    ResponderEliminar
  9. Só vi 12 minutos de jogo e chegou. A entrada de Ney, que arrumou Hulk, foi o meu limite e por isso não sei se o F.C.Porto, jogou bem, mal ou muito mal. A derrota é sempre algo que nos deixa tristes, até porque a nível interno, já não perdiamos há muito tempo, mas, do mal o menos, e o objectivo de estarmos na final da Taça foi atingido.

    É normal, atendendo à vantagem da 1ª mão, a que se juntou um golo madrugador e a lesão de Hulk - ver um companheiro sair de maca, deixa sempre marcas -, que a equipa portista, depois de tantos jogos sob pressão, tenha relaxado e com isso sofrido as consequências.
    Não é muito grave!

    Dia 31 de Maio, lá estaremos no Jamor, frente ao Paços de Ferreira, para tentarmos ganhar a Taça e acabar a época em beleza.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Andebol

    SC Horta, 25 x FC Porto, 26


    Abraço

    ResponderEliminar
  11. O jogo que o F.C. Porto fez ontem, com o E. Amadora para a 2ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, é um excelente exemplo daquilo que a equipa não pode fazer no que falta da temporada. A derrota por 2-1 serviu para passar a eliminatória, mas no F.C. Porto exige-se muito mais e defrontar uma equipa que apesar dos salários em atraso, joga com um grau de profissionalismo como o demonstrado pelo E. Amadora, deveria chegar para os jogadores portistas se sentirem motivados. É inaceitável que alguns dos nossos atletas, que têm os salários em dia e condições de treino fantásticas, se apresentem de forma tão displicente num jogo que vale uma ida à final da Taça de Portugal. Este é um sério aviso para o que resta da temporada e se a derrota não tem efeitos práticos, não deixa de ser verdade que faz sempre mossa e se a isso juntarmos a lesão do Lucho e do Hulk a preocupação aumenta, porque hoje ficou mais uma vez provado que, à excepção de três ou quatro jogadores, não existem alternativas aos habituais titulares.
    Acredito na equipa, acredito no treinador, acredito no Tetra, acredito na Taça, mas para que isso se torne realidade não se pode ganhar a perder…

    ResponderEliminar
  12. Sobre Hulk: Enquanto se continuar a defender a verdade desportiva onde a preocupaçao passa apenas pelos olhos de falcao e mais umas kuantas tecnologias e nao se olhar para a defesa dakeles que ainda nos fazem ir ao futebol nao ha quem resista...O Fc Porto viu nas ultimas temporadas jogadores de enorme craveira tecnica serem abalroados para o estaleiro por força de assasinas entradas...é certo que por vezes sozinho ha lesoes traumaticas, mas ser-mos amputados de jogadores por faltas que nao sao sequer merecedoras de sançao disciplinar nao lembra a ninguem..Disto ninguem fala a nao ser o alerta dado por Hulk e Jesualdo um dia isto tinha de acontecer...

    Sobre o jogo Jesualdo havia dito que se nao ouvesse atitude e mentalidade bem como motivaço nas 2ªs linhas algo ia mal...pois bem descubra senhor prof. porque eu nao vi mto disso a nao ser naqueles que menos tem de provar!!!

    Jogo fraco que um golo fora de casa ajudou a resolver..mto ma exibiçao tarik, madrid...Mas enfim!!!eu nao aceito um jogo tao fraco ainda por cima com 3 golos a maior....

    Arbitragem, para alem do facto de mairo realce a lesao , mtos erros e para os 2 lados...

    Nao gosto de perder mas hoje estou mesmo aborrecido é pelo facto de o Tetra estar proximo mas a ficar preso pro arames no que respeita ao melhor onze para o atacar...
    Atençao ao Setubal e a visita a MAdeira...mais o habitual Nacional no Dragão...4 pontos é escasso!!!A equipa tem de subir novamente para niveis mais elevados de concentraçao, 1ªs partes como em Coimbra vao trazer dissabores..e nem sempre as bolas paradas resolvem!!!

    ResponderEliminar
  13. Aposto que agora as atenções agora vão se virar para o Fernando, Lisandro e Cebola...
    A começar já com o Setubal, apitado pelo Paulo Vigarista.

    ResponderEliminar
  14. Eu não tinha colocado o Hulk no jogo de ontem. Se poupou tanta gente para quê jogar o maior desiquilibrador da equipa?

    E agora? União. Coragem e apoio dos adeptos. 5 finais para ganhar. Mesmo q sem Hulk, quase de certeza.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns à nossa equipa de Andebol que já está nas meias finais do play-off (ganhou nos açores 25-26) e estreia o dragão caixa dia 6 diante do Madeira SAD.

    ResponderEliminar
  16. Quanto ao Xistra é um grande fdp.
    É o q é.

    ResponderEliminar
  17. Esta eliminatoria a duas mãos teve 3 penalties por marcar a nosso favor e ainda conseguiram arrumar com Hulk. Nada de novo, siga para bingo. Estamos na final com todo o merito, uma final nortenha. O Norte é o mais forte.

    Agora á que recarregar energias para o campeonato que ainda não esta ganho e com os viscondes jornada apos jornada a choramingar ainda vão ganhar algunma coisa com isso.

    Ouvi dizer que o Setubal pagou um ou 2 meses de ordenados em atraso, é bom sinal estranho é que se com o Estr. Amadora quando jogou com os vermelhos estiveram sem treinar uma semana e voltaram aos treinos para jogar contra nós o Setubal esteve á espera de jogar contra os vermelhos para o patrão LFV Jagunço lhe pagasse um ou 2 meses de ordenados antes de jogar contra nós... se fosse ao contrario o que diziam...

    Saudações Azuis.

    ResponderEliminar
  18. Concordo com o Lucho.
    Nestes jogos são as "estrelas" que se tem de poupar... mas em termos de lesionados nem nos podemos queixar muito. Durante a época não tivemos grande impacto.

    Agora, por amor de Deus, não nos vamos acagaçar com medo das 5 jornadas que faltam.

    Temos 4 pontos de avanço e que na realidade são 5!

    Com o Dragão sempre cheio os 3 jogos em casa são vitórias! Na TRofa vai ser a invasão...

    Prevejo ser campeão na Trofa, porque o Sporting tb nao vai perder pontos.

    Sem Lucho, sem Hulk, mas com a união da equipa e um público ferveroso, nao tenho dúvidas que vamos ganhar!!

    Já agora, porque nao a final da Taça no Estadio Axa em Braga??

    ResponderEliminar
  19. Estive ontem na Reboleira a assistir ao jogo. Valeu pela passagem à final.

    O Porto até entrou bem no jogo, com um golo e algumas oportunidades. Mas depois deixou-se ir abaixo. Não percebi a utilização de Fucile a titular, um jogador que está parado à cerca de dois meses...
    E já que estavamos numa de poupanças, Hulk também poderia ter descansado. É óbvio que ninguém adivinharia o que iria acontecer, e agora, em principio não temos mais Hulk até final do ano.

    Mas isto é umas das situações que nós, portistas, tinhamos vindo a alertar ao longo dos tempos...
    O Hulk estava a ser maltratado em todos os jogos, e os árbitros não o protegiam. Não há vermelhos, amarelos nem sequer faltas!!! Aquele Xistra só apita se for em Alvalade (ouviu das boas durante o aquecimento ao passar atrás da baliza onde nós estávamos). E depois esses "senhores" ainda se queixam como se tivessem alguma razão. Podem gesticular, insultar, dar "peitaças", empurrar, acusar o árbitro publicamente, e nada, simplesmente nada lhes acontece!!! Os árbitros até omitem muitas das coisas do seu relatório de jogo. Vergonha!

    Isto estava previsto, agora temos menos um para estas últimas batalhas...

    Força Porto, rumo à dobradinha!

    ResponderEliminar
  20. Quanto às "amadoras", ontem ganhámos nos açores em Andebol, e agora o primeiro jogo oficial no Dragão Caixa, em que hoje estarei presente para a inauguração, será dia 6 de Maio (quarta-feira) frente à Madeira SAD, e também espero lá estar!

    ResponderEliminar
  21. Calma meus amigos. É certo que, como ficou provado ontem, não temos uma segunda linha de jogadores, que inspirem tanta confiança e que a perda do Lucho e do Hulk, são contratempos pesados, mas nós todos também sabemos que nas adversidades o nosso clube prima pela garra e pela vontade de as ultrapassar. Viva o Porto e nada de “medinhos meio amaricados”.

    ResponderEliminar
  22. Sinceramente, percebendo, não percebo, ou seja, apenas entendo isso como parte d'uma frustração que tb comungo quanto à lesão de Hulk, que ao que julgo saber, ainda não existem dados oficiais da gravidade.

    Vir agora dizer que o treinador deveria ter poupado este e não aquele, e se o fizesse já nada disto teria acontecido, bem, que me desculpem a expressão, mas isso soa-me a "se a minha avó tivesse guizos, era meu avô"!

    Aconteceu o que tinha que acontecer, vamos esperar que pelo menos essa não seja tão aparentemente grave como possa parecer à 1ª vista, mas se não joga Hulk, joga outro, ora que carago!!!

    Mas afinal, quem é o Hulk? O FC Porto já teve muito "Hulk's" que por cá moraram, foram pregar para outras freguesias, mas o FC Porto, esse, continuou a vencer... e mesmo sem "este", também o há-de continuar a acontecer ou alguém duvida disso?

    O que é preciso é que a forma de encarar os jogos até ao final, não sejam idênticas à primeira parte de Coimbra e aos últimos 70 minutos da Amadora... se assim for, não há que ter medo de nada, nem de ninguém!

    ResponderEliminar
  23. Enquanto o FCP não apresentar queixa em tribunal contra estes FDP dos árbitros por má fé e dolo económico para além do prejuízo desportivo, estes vão continuar a fechar os olhos e a assobiar para o lado, para proteger os paineleiros da 2ª circular.

    É vergonhoso que um índividuo que num jogo em Alvalade transforma 2 quedas em 2 penaltis e mostra os correspondentes amarelos aos jogadores do FCP, não mostre vermelhos a uma entrada assassina do jogador do estrela, bem como ao que derrubou Fernando.
    Isto é má-fé para não dizer outra coisa. Melhor exemplo para dualidade de critérios e premeditação são estes 2 jogos.

    Quanto ao resto acredito que vai ser a oportunidade do Rabiola e outros.
    É apoiar ao máximo, pois os berdes ainda acreditam que vão ser campeões.
    Depois de ver o Derlei a dar lenha o PB a ser multado em 500€ depois das cenas lamentáveis que protagonizou, já acredito em tudo.

    Força FCP, sempre com orgulho e glória.

    Estas finais não são para se jogar são para se ganhar. O resto é letra.

    ResponderEliminar