09 abril, 2009

A cuspidela do Dragão

É notável a capacidade que o Dragão tem de cuspir em tudo aquilo que não presta. Naqueles que já não conseguem arranjar mais argumentos, por mais patéticos que sejam, para denegrir a sua imagem, para relativizar e minimizar os seus êxitos. Para tudo isto o FC Porto tem tido resposta pronta. Como? Ganhando. Convencendo... e em campo. Que é sempre a melhor forma de calar os "anónimos" prontos a meter a cabecinha de fora sempre que têm uma pequenina oportunidade...

Como é que isso se consegue? Com uma enorme capacidade trabalho. Com uma excelente organização a nível técnico, mas também a nível organizativo. Com profissionalismo, com competência.

Com a permanente consciência de que só competindo no limite das forças, suando, sofrendo, sem perder tempo com lambidelas pacóvias e cada vez mais ridiculamente cansativas, se conseguem atingir os títulos e as devidas compensações por eles conquistados.

Sem adormecer acordado, à espera que surja um "Pai Natal" (ou outros seus colaboradores) capaz de produzir o "milagre".

Só assim se torna possível, ano após ano, resistir a várias contrariedades, entre elas a obstinada e permanente campanha anti-FC Porto, uma exaustiva e cansativa luta contra os seus alegados poderes macabros e ocultos (como se tudo o que resta para além do FC Porto no futebol português seja um oásis de rectidão, bons costumes, gente impoluta, incapaz de cometer qualquer batotice, ou de recusar que a façam para seu proveito próprio).

Pelos vistos continua a ser difícil de entender que é nestas batalhas que o FC Porto se sente melhor. É nelas que o clube e a sua cada vez maior massa adepta se inspira e se alimenta para lutar com cada vez mais afinco, em prol de uma causa que para todos eles é cada vez mais nobre: "A Vitória!". Como símbolo de afirmação de personalidade, de prestígio internacional, de cada vez maior capacidade de aglutinação popular, quer em Portugal, quer em países de expressão portuguesa. Não por imposição ou por qualquer obrigação familiar, mas como forma de marcar terreno... porque são indiscutivelmente mais fortes, mais poderosos e, por isso, ganham mais do que os outros.

É disso que o povo gosta: de vencedores!

A jornada europeia de Manchester foi gloriosa, (igual a muitas outras que nos últimos 20 anos o FC Porto tem repetidamente conseguido), deixando orgulhosos os verdadeiros amantes do que de melhor o futebol português é neste momento capaz de produzir. O resto... é "chover no molhado"... é mais do mesmo!

Esta jornada não merecia, por isso, ser despachada para segundas caixas de informação desportiva, dando lugar, em primeira instância, às crises existenciais de alguns habituais protagonistas, num exercício de minimização e de branqueamento que até pode agradar a meia dúzia de "cromos" mas que envergonha todos aqueles que não deixaram de se sentir orgulhosos pelo que viram, não olhando a mais nada que não tenha sido a enorme qualidade da exibição portista e, em especial, a sua permanente "atitude", a tal expressão tão difícil de mastigar!

Também eu me associo a uma cuspidela generalizada contra tanta cegueira! Quer passe ou fique nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, parabéns FC Porto! E obrigado pela noite fantástica de Old Trafford... entre outras, claro!


fonte: Paulo Garcia, Jornalista, SIC online, opiniao@sic.pt, 08.04.2009

23 comentários:

  1. Que orgulho... e 2009?
    http://www.youtube.com/watch?v=XWoD-FOWzhI

    ResponderEliminar
  2. A vergonha em certos elementos da comunicação social já não tem limites. Esta "coisa" a que muitos chamam de jornal já nos deu muitas vezes este tratamento. Convido todas as pessoas de bem que não gostam das nossas cores a procurarem nas capas do Record dos últimos anos as vezes que o FCP tem um destaque feito pela positiva.

    Alguém um dia escreveu que "os cães ladram e a caravana passa", pois meus amigos a caravana que vai passando é a nossa. Uma caravana feita de sangue, suor, lágrimas e felizmente de muitos sorrisos e alegrias como a que vivemos ontem.

    Espero que os pseudo-jornalistas continuem a dar este tratamento ao nosso clube, que o Jorge Coroado não veja os penaltys a favor do Porto, que o Slb tenha grandes penalidades fora da área, que os jogadores do SCP sejam recordistas de Penaltys inventados contra nós, que as carolinas escrevam livros, que o Conselho Disciplinar não dispa as camisolas...que tudo continue como tem sido nos últimos anos, milhões a roubar e a gritarem que são roubados e uns meninos vestidos de azul e branco a calarem 75000 no teatro dos sonhos e uma Europa a abrir a boca de espanto!

    Força Porto, aconteça o que acontecer já estamos orgulhosos!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro blueboy! Tive o mesmo pensamento. Fiz um post a propósito....é "enternecedora" a forma como nos tratam, o que vale é que CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!
    VIVA O FCPORTO! Somos GRANDES!

    ResponderEliminar
  4. Desculpem a falta de acentos, mas tenho um problema que ainda nao resolvi.

    Blue, eu tive de ir ver porque nao estava a acreditar. O Paulo Garcia, sportinguista doente, que participava na rectaguarda, nos Donos da Bola, que fez a peça jornalistica contra o Baia, por causa da camisola que ele usou uma vez ao serviço da selecçao e outras coisas mais, fez esse elogio ao F.C.Porto? Quando a esmola e muita, o pobre desconfia.

    Sobre o Rascord, e como ja comentei noutro blog:estar a beira do abismo e dar um passo em frente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Concordo vivamente com o Dragão Vila Pouca...não devemos esquecer as belas reportagens desse artista na SICK.
    Dispensamos elogios fatelas.

    ResponderEliminar
  6. Vindo de um anti-portista como esse Garcia a nojeira desse jornal é demasiado evidente até para gente q não gosta de nós.

    ResponderEliminar
  7. Bom sobre este artigo pode haver outras perspectivas: é que depois de ver o jogo, depois de sentir um formigueiro daqueles, depois de ter uma equipa a jogar como a nossa cresce um orgulho tão grande que provavelmente ele ficou daltónico e viu as cores vermelha e verde. Já não era o Porto a jogar mas Portugal! Especialmente, depois de terem sido humilhados pelo Bayern devem ter uma sede de vingança que apenas o Porto consegue minimizar a vergonha deles perante o Mundo! O que eles se esquecem é que NÃO ERA a Selecção a jogar. Era o grande Glorioso FC Porto! E se bem que nestas competições o nome de Portugal esteja também representado, é nas horas felizes que todos se juntam para participar das vitórias! Amigos destes não precisamos!
    Mas,eh,eh, sabe bem ler estas linhas...nem que mais não seja para as escancarar de volta quando se sentir que voltam aos comentários pôdres e caluniosos! Eles andam aí mas não tenham medo! O PORTO É UMA NAÇÃO! CHEGA PARA TODOS!

    ResponderEliminar
  8. Nada que me surpreenda o que aqui já foi dito por muitos de vocês... aliás, pensei exactamente o mesmo, ao dar de caras, enquanto navegava pela net, sem rumo, nem destino, o que me fez até reconfirmar a "careta" do Paulo Garcia que eu imaginava, e se seria o mesmo que escreveu... esta pérola, como se fosse um infectível Portista!!!

    Todos nós bem sabemos que não o é, tendo até estado envolvido em alguns dos tais ataques "cobardes e rasteiros" contra o FC Porto... razão pela qual ainda mais surpreende este reportório de bom falante, para não dizer, excelente!!

    Uma coisa é o cronista, e a este, bem sabemos quem é o caramelo... já no que toca ao espaço de opinião, direi que está apenas e só, 7 estrelas!!!

    ps - esta aqui, fez-me lembrar de imediato uma tal de crónica escrita por um mouro indefectivel, chamado de Miguel Esteves Cardoso, que andou por vários espaços e fóruns nestes últimos dias... como que querendo fazer-nos esquecer o ódio que noutras alturas tanto nos lançou e dedicou... dizia ele que temos que ser mais Portistas e menos Portugueses... que as nossas Bitórias, são mais nossas do que dos Portugueses... etc, etc, etc... deu-me pa rir, tal como esta tb deu, mas como estava ainda fresquinha e ninguém, que me tenha apercebido, a tenha utilizado, resolvi postá-la... sabendo já o que daí vinha de muitos daqueles que, tal como eu, não têm falhas de memória.

    ResponderEliminar
  9. Nem mais! Bela e caustica crónica, contra o status quo vigente nesta comunicação social de merda.

    O que importa é ir vencendo. Sempre. Pois essa é mesmo a nossa derradeira arma contra a imbecilidade que campeia.

    ResponderEliminar
  10. Sou sportinguista mas apreciador de bom futebol. Fiquei contente com o resultado e exibição do Porto, sem espinhas! Quanto ao record concordo por inteiro com as vossas críticas (infelizmente isso tb acontecia com o Jogo...lembro-me quando o Sporting se classificou para a meia final da UEFA em 91 e a capa do jogo era Jorge couto lesionado....e num cantinho sem fotografia sporting nas meias.....) por isso sei bem o que um adepto pode sentir ao ler/ver estas vergonhas. Já deixei há muito de dar dinheiro a esses jornaleiros....... Boa sorte para a 2ºmão e que passem às meias!

    ResponderEliminar
  11. Blue,

    Esta escória não faz mais do que aquilo se espera que façam. Inclusive pelo nosso presidente. Este ostracismo e desprezo pelo FC Porto sempre serviu a estratégia do Pinto da Costa. Sempre serviu para unir os adeptos, jogadores e treinadores contra essa gente. Sempre contribuiu para motivar e a garantir que todos fossem sempre mais além. Todos dessem mais um pouco. Sempre serviu para tocar a reunir.

    Tudo e todos contra nós. Queres slogan melhor do que este para motivar toda esta mole humana azul e branca?

    O nosso presidente foi o maior estratega português do século XX. Uma inteligência extraordinária. Só assim foi possível transformar este clube num enorme baluarte europeu. Fez o que foi preciso para o conseguir.

    Quando os vejo as vomitar alarvidades em relação ao FC Porto, tenho a perfeita noção que continuam a fazer muito bem os seus papéis. É a razão das suas existências enquanto comunicação social, senão o nosso presidente já se tinha encarregue de os fazer desaparecer há muito tempo.

    É preciso ver a floresta toda em vez da árvore para se ter a noção de toda a pintura.

    ResponderEliminar
  12. Blue World,

    Mas eu nunca disse o contrário do que dizes... até bem pelo contrário. Pela minha parte, óh meu caro, faço votos para que assim continue esta azia na CS por muitas e muitas mais décadas.

    Apenas e só por um motivo... é sinal que nos continuam a invejar, é sinal que os continuamos a incomodar, é sinal que lhe continuamos a provocar azia, é sinal disto e daquilo... mas acima de tudo isso, é sinal que continuamos a ganhar, a conquistar e a ganhar troféus.

    Assim, encontras aqui algum motivo para eu me chatear? nem de perto, nem de longe... oxalá continuem a ser cepos e burros como até hoje o têm sido, porque ainda não perceberam e duvido que alguma vez o percebam, que com estas e outras, só nos alimentam cada vez mais a sede de Bitórias e de os fazer vergar perante a nossa superioridade.

    Agora, não contem é comigo para assobias para o lado perante estas coisas... já diz o ditado que "quem não se sente...", lembras?

    ResponderEliminar
  13. Check,

    Ainda que não crente e seguidor da nossa religião, não será por aí que não sejas tu ou qualquer outro bem vindo, porque aqueles que o fazem com "elevação moral", terão sempre a porta aberta para qualquer tipo de discussão, fútil ou nem tanto.

    Já aqueles que aqui vêm na vã e ridicula tentativa de tentar beber da nossa sabedoria e superioridade, só têm um caminho a seguir... pela beirinha e bem depressa, caso contrário, os "mitras de serviço à tasca", tratam logo de o reduzir à completa e real inexistência neste espaço.

    Assim, bem vindo... é o que me apraz por ora dizer.

    ps - ahhh, e se gostas de bom futebol, tás no local certo... encontrarás muito desse por aqui :D

    ResponderEliminar
  14. Blue,

    Pois eu, já nem me chateio e nem ligo ao que eles dizem. Se tenho a perfeita noção que eles fazem exactamente o que o presidente do meu clube espera que façam, sou eu que me vou chatear?

    Se o presidente do meu clube não se chateia com isto, sou eu que me vou chatear?

    Se tudo isto faz parte da estratégia que nos ajuda a ganhar, quem sou eu para me chatear com essa gente?

    Que continuem a fazer o que fazem muito bem, que vou continuar a festejar títulos.

    De uma coisa não tenho dúvidas. Pinto da Costa querendo, não existiria esta escória. Derrubou forças bem maiores. Estes seriam bem mais fáceis de derrubar. Mas como servem à estratégia, permite-lhes as suas miseráveis existências.

    Mas como "quem não se sente, não é filho de boa gente" e o Pinto da Costa sabe-a toda, siga para bingo.

    No fundo, nós, adeptos, cumprimos com a nossa parte da estratégia.

    E se o FC Porto ganha, então está tudo "in su situ".

    ResponderEliminar
  15. Obrigado! Gosto de saber a opinião dos adeptos dos outros clubes com excepção dos do desportivo de carnide (aí não contem comigo para ser racional ou imparcial, não consigo é mais forte do que eu.....). Já visitei blogs do Porto e do Carnide FC, apesar de naturalmente haver fanaticos em todo o lado e muitas opiniões com as quais discordo, quando leio, oiço os adeptos desse clube pergunto-me sempre "Estes gajos viram o mesmo jogo do que eu?", "vivemos no mesmo mundo?". Quanto ao Porto não vou ser hipócrita, não comentei para ser agradável nem politicamente correcto. Há muitas atitudes do POrto que não gosto nem me revejo (o mesmo é válido para o SCP).Apenas limitei-me a dizer o óbvio, grande jogo, grande atitude, grande equipa. Não devemos ter receio de elogiar quem deve nem aprender com quem faz bem....só assim conseguimos crescer

    Saudaçoes Leoninas

    ResponderEliminar
  16. Já anda na net:

    http://img22.imageshack.us/img22/7435/fcportomanutd.jpg

    ResponderEliminar
  17. Meus amigos

    Penso que já é tempo de deixar de falar e de publicitar em todos os espaços que representam o FCporto, ou que lutam por ele, todas as empresas da holding COFINA.

    Lamento que o nosso presidente tenha acções destes "artistas".:-))

    Correio da Manhã, Jornal de Negócios, Record, Automotor, Máxima, Pcguia, Rotas e destinos e Semana informatica devem ser excluídos por todos aqueles portistas que os consomem.

    Eu já o faço há muitos anos

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Venho informar que a partir de hoje, inclusive, deixarei de postar neste fórum, mas também não o farei em qualquer outro, por respeito e consideração aos 3 amigos administradores Marta, Marco e Ulisses

    A partir de hoje serei mais um dos portugueses que vai evitar consumir produtos do grupo COFINA.

    Já ando a ponderar esta decisão desde que o caldeirão fez parceria com o negócios, hoje é o dia.

    É provável que esta mensagem possa ser eliminada do fórum, compreenderei a situação dos administradores.

    Muitos poderão dizer que é uma atitude sem nexo, mas é a única que tenho neste momento.

    Hoje sou uma gotícula, mas cada dia que passa ela será maior

    Todos os que utilizam a minha Base de Dados para o Metastock ela ficará disponível todos os dias no meu blog



    Boa Páscoa



    Venho informar que a partir de hoje, inclusive, deixarei de postar neste fórum, mas também não o farei em qualquer outro, por respeito e consideração aos 3 amigos administradores Marta, Marco e Ulisses

    A partir de hoje serei mais um dos portugueses que vai evitar consumir produtos do grupo COFINA.

    Já ando a ponderar esta decisão desde que o caldeirão fez parceria com o negócios, hoje é o dia.

    É provável que esta mensagem possa ser eliminada do fórum, compreenderei a situação dos administradores.

    Muitos poderão dizer que é uma atitude sem nexo, mas é a única que tenho neste momento.

    Hoje sou uma gotícula, mas cada dia que passa ela será maior

    Todos os que utilizam a minha Base de Dados para o Metastock ela ficará disponível todos os dias no meu blog



    Boa Páscoa



    Venho informar que a partir de hoje, inclusive, deixarei de postar neste fórum, mas também não o farei em qualquer outro, por respeito e consideração aos 3 amigos administradores Marta, Marco e Ulisses

    A partir de hoje serei mais um dos portugueses que vai evitar consumir produtos do grupo COFINA.

    Já ando a ponderar esta decisão desde que o caldeirão fez parceria com o negócios, hoje é o dia.

    É provável que esta mensagem possa ser eliminada do fórum, compreenderei a situação dos administradores.

    Muitos poderão dizer que é uma atitude sem nexo, mas é a única que tenho neste momento.

    Hoje sou uma gotícula, mas cada dia que passa ela será maior

    Todos os que utilizam a minha Base de Dados para o Metastock ela ficará disponível todos os dias no meu blog



    Boa Páscoa



    http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=68253

    ResponderEliminar
  19. Saudações Portistas aos de fora que aqui vêm!
    É bonito!
    Recorda-nos que na vitória devemos ser magnânimos!
    Mas tal como o sportinguista, é mais forte do que eu reconhecer esse sentimento quando ainda há bem pouco tempo tudo era ardilosamente pensado para o FC Porto não estar presente nesta competição! Recorda com certeza os argumentos e recorda sobretudo a pressão e a ocupação dos media tentando tirar o que era nosso por mérito e por direito! Alguém veio pedir desculpa? Alguém veio dizer o contrário? Alguém bateu com a mão no peito?Só recordo a sede de vingança paga de forma como se serve melhor: a frio!
    Aconteça o que acontecer este dia 7houve HISTÓRIA! Porque se assistiu a um espectáculo de bola onde as cores foram azuis e brancas e isto á ninguém nos tira! O orgulho é imenso e a grandeza também!
    LARGOS DIAS TÊM 100 ANOS! VIVA O PINTO DA COSTA E VIVA O FC PORTO!

    ResponderEliminar
  20. TRSM86,

    Ficamos muito agradecidos que tenhas partilhado connosco, em triplicado, que já não postas mais no caldeirão.

    ResponderEliminar
  21. Se a memória não me atraiçoa, o Sporting não se intrometeu nessa discussão de secretaria de que o SLB queria ardilosamente tirar proveito (eles e o VSC). Não gostando nem um pouco do presidente do meu clube ao menos nessa ocasião como em algumas outras soube portar-se, o que, para um mentecapto como ele, é de realçar e louvar! Como compreenderão para mim o vosso presidente não é flor que se cheire (sei que estou num espaço portista mas não sou hipócrita) mas têm uma enorme qualidade, ou melhor várias, ama o clube, pensa no FCP 24horas por dia, dá o que têm e o que não têm ao clube, está de olho aberto e não se deixa "comer" como o otário que dirige o meu clube.........daí os resultados do Pinto da Costa e da equipa que dirige

    ResponderEliminar
  22. E o que dizer dos jogadores do Estrela da Amadora?

    Depois do forrobodó ao estilo estudantil: «Não treinamos! Não treinamos! Não treinamos! Não treinamos! Enquanto não nos pagarem, não treinamos» antes do jogo com o benfica, agora, mesmo sem receber cheta nenhuma, já voltaram aos treinos.

    Não estou contra treinarem, mas porque não treinaram antes do jogo com o benfica?

    A transparência e a verdade desportiva em todo o seu esplendor.

    Estaremos perante mais um 'Amadoragate'?

    ResponderEliminar
  23. Nos dias que correm um jornalista desportivo vai falar de quê? Do Sporting que está em "guerra cívil"? Do Benfica, que não resta mais nada senão evidenciar a balburdia que por lá anda?

    Ou então... vejamos, falar da próxima-época-é-que-é?

    Começa a ser difícil arranjar temas para uma crónica e nem toda a gente tem a criatividade do Record.

    Por isso, nada melhor que falar da equipa que "mostra o que é Portugal" eficiente.

    Isto na opinião deles, claro. Na minha o FCP representa o que Portugal, secretamente, gostaria de ser.

    Como não sobra muito que não seja falar mal (porque não há do que falar bem) dos clubes queridos, há que falar sobre um clube que por acaso é português e por acaso está a ser muito falado por essa Europa fora. Já começa a ser impossível ignorar, e também já começa a ser difícil para todos ignorar o facto do Record insistir em ignorá-lo.

    Quando as cuspidelas de um dos lados se transformam num autêntico bombardeiro de saliva, é melhor chegares-te para o lado de cá. Não vás morrer afogado.

    ResponderEliminar