07 abril, 2009

E porque não, 3 dobradinhas à moda do Porto?

Sei que as atenções de hoje estão todas viradas para a 1ª mão dos quartos-de-final da Champions League (19.45h - RTP1) onde a nossa equipa de futebol procurará um bom resultado num estádio (o do Manchester United) onde, até hoje, uma só equipa Portuguesa conseguiu pontuar. Exactamente. Uma só! O FC Porto de Mourinho no ano de 2004! Conseguimos empatar a uma bola com um golo de Costinha já nos instantes finais, numa caminhada que terminou com a conquista da nossa segunda taça dos Campeões Europeus. Esperemos então que este FC Porto, versão 2008/09 que, a cada dia que passa, parece jogar melhor (brilhante vitória em Guimarães por 3-1), consiga mais uma noite de sonho como essa inesquecível de há 5 anos atrás...

Mas como hoje é terça-feira, é também dia de modalidades «amadoras». E desde já aproveito para tornar público que os «Caixa Seat», lugares anuais no novo pavilhão Portista, já se encontram à venda (ver aqui).

Este fim de semana, só a nossa equipa de hóquei esteve em actividade, uma vez que a de andebol só inicia os quartos-de-final do play-off no dia 18 na Póvoa (17h) diante do Sp. Horta, enquanto a de basquetebol, nesse mesmo dia (16h) em Matosinhos, tem obrigatoriamente que derrotar o V. Guimarães (penúltima ronda) para lograr o apuramento para o play-off.

A nossa equipa de hóquei venceu nos Açores e apurou-se para a final four da taça de Portugal, havendo actualmente a possibilidade de conseguirmos a dobradinha nesta temporada em 3 modalidades: futebol, andebol e hóquei em patins. 3 dobradinhas à moda do Porto, 3 campeonatos Nacionais e 3 taças de Portugal, que vinham mesmo a calhar...

FC Porto vence, à tangente, nos Açores e está na «final four»
(FC PORTO apurado para a final four da taça de Portugal que se jogará a 13 e 14 de Junho em local a designar)

  • Candelária, 0 - FC Porto, 1

Este jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal, que se disputou na Ilha do Pico, nos Açores, era encarado com muita responsabilidade pelo FC Porto, uma vez que os Dragões nunca haviam ganho no pavilhão daquele opositor. E como este era um jogo a eliminar, a preocupação era evidente. Um golo de Reinaldo Ventura a 6 minutos do intervalo, na transformação de uma grande penalidade (falta evidente sobre Filipe Santos), deu a vitória aos Dragões que depois souberam sofrer, aguentando a reacção dos homens da casa que para o campeonato, até nos haviam ganho. Mas diga-se que na 2ª metade, as melhores ocasiões até foram dos azuis e brancos com o redes dos Açorianos, Paulo Matos, a ser considerado o melhor em campo, o que não impediu a habitual azia do técnico Paulo Baptista, quando derrotado pelo FC Porto... vitória justa dos Portistas que continuam em todas as frentes e que agora só voltam a jogar oficialmente no dia 25 de Abril, recebendo em Fânzeres o Benfica para a 1ª mão das meias-finais do play-off (6 dias depois, jogamos para a «final eight» da Liga Europeia em Itália, frente ao clube da casa, Bassano, em jogo dos quartos-de-final).

Quanto a esta taça de Portugal, ainda não há local designado para a final four, mas esperemos que desta vez não nos mandem, novamente, para o Alentejo, quando 3 das 4 equipas são do Norte. A final four realiza-se a 13 e 14 de Junho, e nas meias finais, o FC Porto defronta o Valongo, enquanto o Benfica ainda espera pelo vencedor do encontro Barcelos-Braga (3 de Maio).

Reinaldo Ventura

O hoquista do FC Porto, foi o melhor marcador do campeonato da época transacta e esta temporada já ganhou o «prémio» de melhor marcador da fase regular do actual campeonato, com 32 tentos. Reinaldo Ventura (na foto com a camisola 66) é, com toda a justiça, o dragão de ouro desta semana, pois foi ele quem apontou o golo que colocou os Dragões na final four da taça de Portugal, um golo de penalty, num pavilhão onde os Dragões têm sempre muitas dificuldades.

No ano passado, ganhamos este troféu, derrotando o HC Braga na final. Esta época, voltamos a conseguir o apuramento para a final four depois de derrotarmos os sempre difíceis, Juventude de Viana (em casa e com golo de ouro) e Candelária (fora e à tangente), enquanto o Benfica, por exemplo, apenas teve que eliminar equipas de escalões secundários e sempre à tangente...

No futebol, destaco que os nossos sub-19 ganharam 2-1 em São Mamede de Infesta (golos de Josué e Jakubov) e estão há muito apurados para a fase final de juniores A juntamente com o Sporting esperando ainda pela companhia de outros 2 finalistas (Guimarães ou Braga no Norte e Benfica ou Belenenses no Sul). Faltam 2 rondas para o final da fase regular (25 de Abril).

A grande maioria destes sub-19, foi também responsável pelo facto de o FC Porto se ter sagrado campeão da Liga Intercalar Norte (ver foto acima) na última quarta-feira, derrotando, na Maia, no desempate por penaltys, o Paços de Ferreira que apresentou uma equipa com muitos seniores... o empate a 1 golo (marcou Vítor aos 90 minutos), teve depois direito a festa nos penaltys, com o FC Porto a triunfar por 4-3 (golos de Josué, Massari, Chula e Ivo Pinto), destacando-se o guarda-redes Ventura, com 3 defesas fantásticas. Por isso, os meus parabéns aos juniores A do FC Porto treinados por Patrick Graveraars, que irão agora disputar a final Nacional desta Liga Intercalar com o Belenenses ou Mafra.

Agora, a taça respeitante à Liga Intercalar Norte, essa, foi de imediato entregue pelo Dr. Lourenço Pinto, mal terminou o encontro, uma postura bem diferente da Liga Profissional de futebol senior que ainda não entregou o trofeu de (tri) campeão ao FC Porto, tudo indicando que o deverá fazer no próximo sábado (21h sportv1), 1 ano e 5 dias depois da conquista do tri, e curiosamente, também com um FC Porto-Estrela, o tal jogo que nos consagrou tricampeões em 6 de Abril de 2008 (tal como em 2008, também desta vez lá estarei).

Nos sub-17, o FC Porto (100% vitorioso na 1ª fase), iniciou a 2ª fase, goleando o Varzim por 5-0 (3 golos de Filipe Barros, 1 de Gradísssimo e outro de João Beirão), enquanto nos sub-15, ganhamos em Guimarães por 2-1, estando bem encaminhados rumo à fase final (golos de Lima Pereira e Ricardinho).

No basquetebol juvenil, jogou-se este fim-de-semana em Portimão, um torneio entre todas as associações nos escalões sub-14 (iniciados) e sub-16 (cadetes) em masculinos e femininos. A Associação de Basquetebol do Porto, conseguiu um feito inédito de estar presente nas 4 finais, ganhando as duas no sector masculino (65-53 a Lisboa em iniciados e 65-57 a Setúbal em Cadetes), enquanto no feminino, se perderam as finais para Aveiro (37-30 em cadetes e 72-45 em iniciadas). Alberto Babo, ex-técnico do FC Porto, esteve presente como director de uma das equipas da A.B. Porto (sub-16 masculinos).

Um abraço do Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

7 comentários:

  1. Hoje em Old Trafford há quartos-de-final da Champions League, Manchester United e F.C. Porto jogam a 1ª parte de uma luta que só terminará no Dragão na próxima semana. Naquele que foi baptizado de “Teatro dos Sonhos”, ambas as equipas já foram felizes, e hoje certamente que procurarão sê-lo novamente. O favoritismo é atribuído declaradamente ao Manchester United, actual campeão europeu, o que sendo natural, pode jogar a nosso favor se misturado com algum excesso de confiança. A realidade dos dois clubes é bem distinta no plano económico, mas curiosamente, ou nem por isso, em conquistas internacionais estão ao mesmo nível, o que premeia o trabalho sério desenvolvido pelo F.C. Porto ao longo dos tempos. Também no confronto directo existe um grande equilíbrio que estes dois jogos poderão desfazer.
    Hoje em Old Trafford estarão muitos sonhos dos dois lados, sonhos legítimos de quem se habituou a vencer, dentro de uma semana alguns terão que acordar mas com o direito de voltar a sonhar. Quanto aos outros, os invejosos, é esquecê-los, porque continuarão a viver os seus pesadelos, cada vez maiores, realidade dos seus clubes menores…

    ResponderEliminar
  2. Hoje só se pensa, respira e vive futebol. É a Champions no seu esplendor máximo. Como se diz na trilogia da Guerra das Estrelas, "que a Força esteja connosco"!

    Nas amadoras, a boa notícia é que não perdemos, esta semana, no basquetebol:) Fora de brincadeiras, a final da bola ao cesto será contra o Guimarães. Ou vencemos e vamos aos play-offs, ou a péssima temporada tem mais um momento de pesadelo.

    E, já estou como o Lucho, porque não 3 dobradinhas? Seria o final de temporada merecido e apoteótico!

    ps: A fidelização no novo pavilhão parece-me ter um preço exorbitante, assim ao 1º impacto...

    ResponderEliminar
  3. Ainda faltam tantas horas para o jogo e já sinto um nervoso miudinho - o mesmo que senti em 2004. Será premonitório? Oxalá!

    No Hóquei, com mais ou menos dificuldades, lá vamos, sempre, levando a água ao Moínho.

    Na Formação do futebol estamos a caminho de ter as 3 equipas - júniores A, B e C, na fase-final, o que é um sinal claro, que estamos no bom caminho.

    Esperemos que o Andebol faça valer o 1º lugar na primeira-fase e nos leve ao título.

    No Basquetebol, é tudo tão mau, que nem me apetece dizer nada.

    Um abraço e boa-sorte para logo.

    ResponderEliminar
  4. Estilhaço, de facto parece-me um preço demasiado alto (EMBORA possas estar na inauguração, no resto desta época e em toda a px época...). Mas eu já decidi. Vou comprar este ano o Caixa Seat. Já o Dragon Seat possivelmente não o manterei na px época. Opções.

    ResponderEliminar
  5. Lucho, ora nem mais... hoje, é Champions de manhã, à tarde e à noite... é a nossa (alegre) sina, que fazer?

    Quanto às amadoras, espera-se que num assomo de vergonha, os nossos basquetebolistas saibam honrar as mágicas camisolas do FC Porto no próximo jogo com os infiéis do Minho... caso contrário, será o fim da linha para nós, numa época, a todos os níveis, para nunca mais recordar!!!

    3 em 3, não era óptimo... era fantástico... será que? como sempre, i believe!!!

    Já quanto aos preços do CAIXA SEAT, bem, não gostaria de me pronunciar muito mais que isto... nos tempos que correm, à crise que por aí anda de porta em porta, estes preços, e para quem é detentor como eu de lugar anual prá Liga e UEFA, serão, parece-me um convite... a mandar-me ficar em casa!!!

    Com toda a certeza, algumas vezes lá estarei, no entanto, quero crer, se calhar, não tantas quantas aquelas que gostaria, porque infelizmente, os meus (parcos) euros, são macho de sexo... não se multiplicam :(

    ResponderEliminar
  6. 07/04/2009 HÓQUEI EM PATINS
    I Divisão
    FC Porto-Benfica na televisão


    Já estão definidas as datas dos encontros entre FC Porto e Benfica, do play-off do Nacional da I Divisão.

    Os jogos terão transmissão televisiva (RTP2), sendo que o primeiro será realizado a 26 de Abril, pelas 16 horas, em Fânzeres, o segundo, na Luz, está agendado para as 17 horas de 10 de Maio e o terceiro, caso seja necessário, voltará a ser disputado no Municipal de Fânzeres, a 16 de Maio (16h00).

    Os portistas ganharam a fase regular, tendo o Benfica terminado em quarto.

    Fonte: O Jogo


    Afinal há duas taças por entregar

    07 de Abril de 2009, 12:44

    O FC Porto tem a receber da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) não um mas dois troféus de campeão, relativos às duas últimas épocas desportivas, em que se sagrou campeão nacional.

    Fonte da Liga disse à Lusa que o executivo presidido por Hermínio Loureiro está empenhado em entregar «não um, mas os dois troféus que o FC Porto não recebeu».

    A mesma fonte afirma que a taça relativa à conquista do campeonato nacional de 2006/07 «já teve entrega marcada e que a mesma foi cancelada por motivos de agenda do FC Porto e do seu Presidente», Pinto da Costa.

    A polémica relativa à entrega dos troféus de campeão arrasta-se há meses e tem como pano de fundo as más relações entre o FC Porto e a Direcção da Liga.

    Os "dragões" chegaram mesmo a enviar cartas para o Governo. Primeiro, no final do ano passado, para Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, e depois, em Março, para Pedro Silva Pereira, ministro da Presidência.

    A Liga informou no domingo que procederá à entrega do troféu de campeão da época passada no próximo sábado, no Estádio do Dragão, antes do jogo do FC Porto com o Estrela da Amadora.

    Sabe-se agora, que afinal há um segundo troféu para entregar e que a Liga quer fazê-lo na mesma ocasião.

    ResponderEliminar
  7. Excelente vitória no hóquei, num campo complicado.

    Excelente foi também a notícia do play-off ser ao domingo, pois apesar de largar sempre tudo para ir ver o nosso Mágico, dá-me mais jeito do que ao Sábado!

    Quanto ao Caixa Seat...
    Eu também sou sócio com Dragon Seat Campeonato + UEFA e ainda estou para ver como vai ser. Se não adquirir Caixa Seat, com certeza continuarei na mesma a ir de vez em quando, como faço agora..

    Gostaria de fazer uma pergunta, se alguém me souber responder.
    Para se estar presente na inauguração, é preciso adquirir o Caixa Seat, ou pode-se comprar bilhete?
    E data para esse dia? Ouvi dizer há tempos que seria dia 23 de abril, dia em que Pinto da Costa fará 27 anos à frente do nosso Clube.

    Abraço

    ResponderEliminar