18 abril, 2009

O cachecol

A manhã acordara cinzenta. A chuva, teimava em cair. As camisolas e os casacos mais quentes, já haviam sido arrumados para o próximo Outono na prateleira mais alta do armário. Com a ajuda de uma cadeira, subi para tirar um casaco para a mais pequena.

E junto a ele, veio um cachecol do Porto. Este cachecol estava arrumado ali havia já muito tempo. Desde a noite em que no Dragão o sonho de seguir em frente fora retirado ao Porto na marcação das grandes penalidades.

Volto a atirar com ele lá para trás, que hoje não é dia de ver o Porto a ser eliminado.

O dia arrastava-se, trocavam-se no BiboPorto, mensagens de confiança, de Portismo, coisas normais para quem está habituado a estes palcos… a preocupação do Jesualdo não poder ficar no banco, trazia à memoria o ano de Mourinho que também ficara impedido de dirigir os nossos rapazes em Roma frente à Lazio, e onde seguiramos em frente.

“Já da para imaginar Jesualdo a correr rumo ao Dragão para festejar com os nossos rapazes a passagem às meias finais e a SORRIR na conferência de imprensa :D ADORO-TE PORTO!”, escrevera eu.

Quarta-feira é um dia que aprecio especialmente, e este, prometia ser um dia para guardar pelos melhores motivos.

Às 19:45, o meu Porto preparava-se para entrar em campo. Conseguia, sem grande esforço, imaginar o Dragão cheio de adeptos de ar confiante e do sítio de onde costumo ficar, ver à minha esquerda, no canto oposto, os adeptos do Manchester.

A música era outra (clássica), mas consigo imaginar o hino da Champions, e no meio de battements tendus, dégagés e outros que tais, o meu coração apertava-se de ansiedade de saber como ia o Reino do Dragão.

A aula acabara mais tarde, e assim que me apanhei cá fora, envio uma sms a uma amiga: “Como estamos?”. A resposta devolve-me a traquilidade: “0-0”. Nem tempo deu para terminar de trocar os sapatos, quando uma luzinha piscava de volta no telemóvel: “0-1”. Não dá para explicar este sentimento… é como quando o chão nos falha sem aviso.

Quando finalmente chego a casa, já a primeira parte estava quase no fim. Tempo para jantar e sentar frente ao televisor.

Assisto à segunda parte caladinha e dou pela falta do Lucho. "Que lhe aconteceu? Não entrou? Foi substituido?". Lesionou-se… inconscientemente ou não, dou comigo a pensar que estão lá onze! Não são um onze qualquer, é o meu.

Os minutos passam e a bola teima em não entrar :(

A escassos minutos do fim, dois lances conseguem-me animar e lembrar o golo do Mariano em Manchester. Mas… desta vez, não aconteceu. O meu Porto foi eliminado e a vontade de os ver na final, é adiada.

Hoje é um novo dia. Podia lamentar os comentários de Portistas que preferem apontar o dedo a este ou aquele, criticar o Helton por não ter antevisto o remate do primeiro-segundo-e-terceiro melhor jogador do mundo; criticar as declarações do José Gomes, de culpabilzar a UEFA por o Jesualdo não estar no banco.

Mas tudo isso, para mim, é muito pouco à beira do orgulho que eu tenho neste símbolo, que é o meu.

Mui orgulhosamente Portista,
Heliantia.

nota: O dito cachecol, continua arrumado na prateleira mais alta. E aquele só sairá de lá para os jogos dos quartos-de-final da próxima Liga dos Campeões.

10 comentários:

  1. Belo texto!
    Eu estava a meio de um treino-que acabou mais cedo para que todos fossemos para casa ver o jogo-e demos conta pelo rádio que já estavamos a perder.Foi uma facada de todo o tamanho...parecia que tinha caído o céu em cima das nossas cabeças.
    Ainda acreditei..até ao fim...mas...

    ResponderEliminar
  2. Exacto Heliantia, a vida continua e ainda há muito para jogar, vitórias para conseguir e dois títulos para conquistar.

    Um beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. Belo texto Heliantia e os teus sentimentos foram exactamente iguais aos meus embora eu estivesse no Dragão. Triste mas tremendamente orgulhoso de ser portista!

    Continuo a achar que com uma pontinha de sorte podíamos ter seguido em frente. No entanto, o Porto foi eliminado, não por um Bayern com 12-1 ou um Olympiacos ou Metalist, mas sim pelo actual Campeão da Europa com um golo do actual Melhor jogador do Mundo (goste-se ou não). E na verdade, só um grande Manchester era capaz de eliminar este enorme PORTO.

    Por muito que nos custe, o Manchester foi melhor no Dragão e marcou um grande golo (mesmo que o Helton tenha sido mal batido ou não foi um grande golo). O Porto lutou até ao fim, teve o seu capitão lesionado com gravidade e, mesmo assim, podia ter empatado. Só uma grande equipa podia ter equilibrado a eliminatória e o Porto foi uma equipa ENORME. Não ganhamos este ano mas, para o ano lá estaremos para tentar outra vez.

    No entanto, já passou e o que importa agora é o Campeonato e a Taça e, por isso, o jogo em Coimbra é fundamental. Para apoiar esta equipa de que tanto gosto vou a Coimbra para gritar bem alto PORTO, PORTO, PORTO!

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  4. Depois do resultado de Manchester cheguei a pensar nos posts da Heliantia com Roma como pano de fundo e até o comentei com um amigo...
    Mas o futebol é isto, um jogo e, como dizia o meu Avô ela é redonda.
    Quis o destino que por um detalhe não nos qualificassemos...
    Agora é pensar que há um campeonato para ganhar e o próximo jogo já amanhã...
    Força Porto.
    Saudações à Heliantia.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Heliantia. O teu texto espelha bem a nossa tristeza, mas no entanto também sopra a chama da certeza de novas vitórias. No meu escritório caseiro onde “escrevinho” estas letras, fito de soslaio os cachecóis bem dobrados, que repousam a meu lado, mas todos eles (8) só me lembram vitórias, inclusive o do topo que me acompanhou nesta ultima jornada do Dragão. Apesar da derrota, o meu orgulho em usa-lo manteve-se a saída do nosso palco dos sonhos, afinal de contas apenas tropeçamos perante o campeão da Europa e do mundo, e isso por ombrearmos normalmente entre os melhores
    E viva o Porto “carago”.

    ResponderEliminar
  6. Serviço público portista:
    Andebol - F.C.Porto 34 - S.da Horta 26.

    Basquetebol - F.C.Porto 91 -V.Guimarães 66

    Não têm nada que agradecer.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Fabuloso texto do Julio Magalhães, hoje no JN.

    A eliminação foi por detalhes, e por um pouco de azar para nós e sorte para o mais melhor do mundo. Aquilo foi um golo de raiva...viu-se pelos gestos que fez após a obtenção do golo.
    Coisas destas já eu estou habituado a ver no campeonato nacional, pois quando o nosso grande FCP joga contra uma qualquer equipa esta transforma-se da noite para o dia.

    Por isso vamos ter que ter muito cuidado em Coimbra pois esles estão à espreita.

    Mal o jogo de 4ª feira acabou com o resultado negativo para o FCP, já diziam alguns a esfregar as mãos...penso que esta derrota irá afectar animicamente o FCP.

    Malta à que acordar, levantar a cabeça e lutar.
    Lutar até mais não podermos, pois o campeonato ainda não está ganho. Só assim conseguiremos vingar em 2010, este pequeno azar.

    Todos a Coimbra e em força.

    FCP sempre o maior, nem que seja em berlindes.

    Obrigado pelo serviço Dragão Vila pouca.

    ResponderEliminar
  8. E já agora foi entregue ao Eduardo Filipe pelo nosso blog a petição no jogo desta tarde de andebol q ganhamos com excelente exibição na 2-parte.

    ResponderEliminar
  9. Estive a ver o Guimarães-Sporting, tassssss...quase que não ganhavam!...Que jogo vergonhoso por parte dos Vimaranenses...O Guimarães ofereceu-se completamente, marcou mesmo assim, pelo que devo concluir que o jogador Roberto devia estar distraído...Ou já estava encenado...Que péssimos profissionais e que péssima equipa!...
    Amanhã vão ver, como temos de suar as estopinhas, portanto amigos, não podemos adormecer...

    ResponderEliminar
  10. Heliantia,Deixa-te lá mas é de lamechiches e toca mas é a tirar esse cachecol do FC Porto cá para fora e exposto num local bem visivel.

    Derrotados... mas nunca vencidos!!

    Este, é o nosso lema, a nossa história, a nossa função, enquanto adeptos...

    ResponderEliminar