24 abril, 2009

O primeiro dia do Pavilhão Dragão Caixa

O novíssimo pavilhão do FC Porto, o Dragão Caixa, foi ontem oficialmente inaugurado, num espectáculo fabuloso e inesquecível para quem teve a oportunidade, e porque não até dizê-lo, a felicidade suprema de assistir in-loco a toda a cerimónia de apresentação que decorreu durante cerca de 75 minutos, num palco interactivo e com um ecrã de água, com a apresentação a cargo de Júlio Magalhães e Olga Dieguez.

O blog BiBó PoRtO, carago!!, esteve presente, logo em duplicado, pois para além de mim próprio, também me acompanhou nesta “viagem de sonho”, o “Rei e Senhor das amadoras” deste espaço, o (nosso) Lucho, que aposto, saiu de lá tão maravilhado (ou ainda mais?) quanto todos os cerca de 2000 convidados, onde nos incluíamos. Já o tinha feito anteriormente, ainda que ontem, logo após o final da festa, o tenha voltado a fazer, mas nunca será demais repeti-lo por uma pessoa que, nunca tendo tido o prazer até há bem pouco tempo de o conhecer pessoalmente, senão da imprensa propriamente dita, aprendi a ter-lhe uma enorme admiração e respeito pela simpatia e amabilidade que até hoje sempre demonstrou nos contactos havidos: um MUITO OBRIGADO, e elevada estima e consideração, àquele que nos proporcionou a presença nesta festa. Não será preciso dizer o nome da pessoa, mas se ele nos lê (e sei que sim!), saberá que é para ele esta palavra de enorme agradecimento.

Na bancada “norte”, onde se encontra lá bem no alto os dizeres “a vencer desde 1893”, fomos ainda acompanhados pelo Dragão Vila Pouca, pela Eva e pelo Anti-Lamp, tendo ainda avistado por lá o Tripeiro [nosso habitué comentador] e o Roque Santeiro que foi descoberto assim que a modos de uma missão (pouco) impossivel, mesmo que tentando passar a imagem de um qualquer anónimo. Se outros lá estiveram, não os descortinamos.

Voltando ao tema central, dizer que mais uma vez, porque nunca é demais repeti-lo, Pinto da Costa prometeu… e cumpriu!!! [o que se segue agora Presidente? tou curioso!]

Finalmente, as principais modalidades amadoras, o andebol, o basquetebol e o hóquei em patins, regressam a “casa”, paredes-meias com a casa-mãe, o Estádio do Dragão.

Para memória futura, recordo aqui a cerimónia de lançamento da primeira pedra e apresentação do projecto do novo Pavilhão Dragão Caixa do clube azul e branco, ainda que o recinto só tenha começado a ser construído há apenas 19 meses, em Setembro de 2007, num vazio urbano de 8300 metros quadrados, tendo uma forma rectangular com as extremidades ovais, e distinguindo-se pela modernidade, versatilidade, qualidade e aproveitamento do espaço.

  • VIDEO DO LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA - para visualização, clica aqui.
Para além de servir como palco aos jogos das três modalidades colectivas dos dragões, pode, igualmente, acolher outros eventos de cariz desportivo e cultural, tendo sido construído através de uma parceria estratégica entre o FC Porto e a Caixa Geral de Depósitos. Orçamentado em 11,7 milhões de euros, o Dragão Caixa tem capacidade para 2007 lugares sentados (1868 em bancada, 121 camarotes e 18 para a comunicação social) e é considerado mais um arrojo arquitectónico de Manuel Salgado, sobretudo por estar assente em pilares e por se organizar em três pisos diferentes: a arena onde fica situado o campo de jogo, as bancadas destinadas aos adeptos e a estrutura que albergará os serviços administrativos.

A festa, pois, a festa, tivemos momentos de (muita) ópera [não gostava, mas até achei imensa piada], declamações de poemas, o hino do clube, desfile de lendas do clube de várias modalidades, tanto ao vivo, como em ecrã gigante, mas o momento alto da noite, esse, meus caro, foi o mesmo de sempre, numa versão Pinto da Costa que admito, me surpreendeu completamente a todos os níveis, pois o nosso (meu!) Presidente, está para lavar e durar, mostrando uma garra e espírito de missão que julgava já amolecida pelo passar dos anos… são 71 anos de vida, entre os quais, 27 na Presidência do FC Porto, mas só me ocorre dizer que depois do ontem visto, ainda agora está a começar, não tenham quaisquer dúvidas. Com este (nosso) General “sem medo”, vou [mas já o ia!] até ao fim do Mundo…

Deixo aqui algumas das suas palavras emocionadas e sentidas do seu discurso de completo improviso [discursa muito melhor durante 20 minutos de completo e total improviso, do que um tal “burro” em 5 minutos e de papel na frente!], onde esteve sempre ladeado por uma imensidão de troféus conquistados ao longo do seu reinado na Presidência do FC Porto:

"Hoje, concretizo mais um sonho azul e branco, este belo pavilhão"
"Quando, há 27 anos, tomei posse, o momento era de grandes dificuldades, mas eu tinha a certeza de que, contra ventos e marés, havíamos de cumprir o mandato de dois anos até ao fim"
"Continuarei a lutar para o que o FC Porto seja cada vez mais respeitado, mais admirado, podem contar comigo"
"Posso lutar até à morte pelos meus ideais"
"A todos, deixo-vos um sinal de que não me deixo abater nem tenho medo, de que podeis estar tranquilos, que mesmo nos tempos actuais, eu não tenho medo. Mesmo no país em que estamos, em que figuras como o Procurador-geral da República afirma publicamente que não sabe se tem o telefone sob escuta, mesmo nestes momentos podem contar comigo porque eu não tenho medo"


A cerimónia, esta festa, nunca poderia terminar sem a “Pronúncia do Norte” a cargo do músico Rui Reininho… e a já tão famosa sonoridade do “Alegria” do Cirque du Soleil que serviu de hino à inauguração da casa-mãe em Novembro de 2003.

  • VIDEO DA INAUGURAÇÃO DO PAVILHÃO - para download, clica aqui.
Bem, finalizaria tudo isto para dizer apenas e só: “Foi muita, mas muita bonita a festa, pá!”

18 comentários:

  1. Eu estive com o Blue boy, o Vila Pouca e o antilamp num dos topos.
    O Pavilhão é lindo, fantástico, dia 6 estou lá sem falta para o 1º jogo oficial, porto-madeira em andebol.
    Falamos com mts jogadores das modalidades, um dia único, inesquecível para mim. A recepção dos jogadores aos sócios na entrada foi uma ideia formidável. Falei com o Prof. Magalhães (director andebol) e disse-lhe para fazer tudo o q possa para q o eduardo filipe (andebol) continue, dei os parabéns ao arezes (capitão andebol) pela vitória nos açores e falei demoradamente com o filipe santos (hóquei) sobre o jogo de domingo com o benfica. No final estive com o sdvaladares, o azul77 e o gaspar santos do fórum do portal dos dragões, sobre o portal devo ainda dizer q fui abordado à entrada pelo administrador do fórum (Zé Carlos Carvalho) q me reconheceu e q tive o prazer de conhecer e que até me colocou até ao tlm com o pedro lima (q me disse q o slb tinha acabado de perder no andebol).

    Foi uma noite memorável. Espero ser feliz naquele local muitas e muitas vezes. Prometo q farei tudo o q puder para aparecer (não em todos evidentemente) mas na maioria dos jogos.

    Ouvir Pinto da Costa sem aquela lágrima teimosa q nos escorre pelo rosto é tb uma imagem de marca de um Portista ferrenho.

    Um orgulho ser deste clube meus senhores, um orgulho ser do vosso clube. Do nosso clube.

    Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.

    E azul e branca aquela bandeira avança, azul, branca, indomável, imortal, como não pôr no PORTO uma esperança se daqui houve nome Portugal.

    E tudo terminou com Rui Reininho e a Pronúncia do Norte e depois a música da inauguração do estádio, alegria.

    ResponderEliminar
  2. Deve ter sido um dia memorável para todos quantos lá estiveram. Tive oportunidade de ver parte da cerimónia através do site do nosso clube. E já aí deu para notar o bom gosto do espectáculo. Até nisso somos ímpares quando comparados aos nossos concorrentes: não consigo imaginar outro clube com esta sensibilidade e requinte.

    Ainda bem que este blog esteve lá representado, de outra forma seria difícil encontrar um testemunho tão sentido que nos deixasse arrepiados como este texto me deixou.

    O pavilhão é sem dúvida líndissimo. Isso dá para ver apesar das imagens difundidas na net e na Comunicação Social serem ou muito poucas ou relativas à inauguração, o que não permite que se tenha uma ideia exacta do espaço.

    Não imaginei que fosse tão difícil encontrar fotografias. Só a página do Público permitiu que eu me deliciasse com algumas (poucas) fotografias do local fora do contexto de festa.

    Aproveito para perguntar aos ilustres presentes na festa se resulta a ausência de uma bancada. Claro que essa parede esteve tapada ontem, e isso deve impedir que se tenha uma real imagem desse impacto, mas será que resulta? Espero e estou convicto que os responsáveis pela obra contornaram bem essa limitação.

    Estou curioso por entrar nesse novo palco de vitória e constatar com os meus próprios olhos aquilo que tanto o Blue Boy como o Lucho aqui relatam. Nem por um momento duvidei da vossa palavra, mas nada como sentir o nosso novo espaço ao vivo e a cores.

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar
  3. Armando Pinto24 abril, 2009

    Foi realmente um daqueles momentos que se vivem, para mais tarde recordar. Sabem que os vi lá, a vocês que já são familiares aos olhos de quem segue atentemente este blog? Estavam nos degraus quase da frente, da bancada onde também estive.
    Já agora, noutro aspecto, fiquem atentos à publicação da próxima revista Mundo Azul, onde, ao que julgo, deve haver algo relacionado com antigas vivências clubistas...
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  4. Então Armando Pinto, porque não vieste ter connosco para nos conhecermos pessoalmente?

    E qt ao João:

    Quando fores ao pavilhão diz aqui no blog qq coisa para nos encontrarmos por lá.

    ResponderEliminar
  5. Lucho:

    Só estiveste com aqueles na bancada? ai sim? prontos, se calhar fui eu que os contei mal... vai-te preparando vai, que mais logo, já almoças :D

    Dia 6 já lá estás? eu até ia dizer que não sei porquê, mas pareceu-me, não sei, que até já lá querias ficar a dormir só pa marcar lugar, não? é que ontem, no final, não havia mesmo maneira de te pôres cá fora, ou fui eu que vi mal? :D

    Até constou-me que andaste lá numa de "emplastro", aproveitando-se de momentos autográficos de outros, só para apareceres nas fotos, ou tb é mentira?

    Já imaginaste que ontem, os teus "meninos das amadoras", estavam ali todos, mesmo à mão de semear, tão pertinho de ti, no meio de todos nós, que tu, qual barata tonta, nem sabias para onde olhar, esticar a mão, sorrir ou acenar?

    Bem, sabes o que te digo?

    Tu, de facto, és especial, um adepto do FC Porto muito especial... é que por muito que procure, busque e pesquise, não conheço adepto algum como tu, que AME e SOFRA tanto pelas modalidades amadoras do FC Porto.

    Que melhor elogio te poderia dar do que esta evidência?

    Gand'Abraço óh Lucho...

    ps - f****** lá mais pó mijão... arrre que ninguém te pode dizer nada, que ficas logo num pranto, qual maria madalena ;)

    ResponderEliminar
  6. Carlos Pinto24 abril, 2009

    A qualidade é a nossa imagem de marca... Isso faz roer de inveja muita gente!!!

    Na terça feira de manhã estava parado no trânsito na vci, junto ao dragão, demorei cerca de 30 min a passar pela zona, podem crer que não dei por desperdiçado um único minuto, pois tive tempo para estar a adminirar e idolatrar o templo sagrado do FCP.

    O pavilhão que não conheço por dentro parece ser muito interessante pelo que ví no vídeo e nas fotos. Sem dúvida que é uma réplica fiel em termos visuais do Estádio. Por fora e falo do que percebo é algo de excepcional a nível construtivo...

    Parabens a todos quanto tornaram possível mais esta nova realidade azul e branca...

    Tenho fé que agora as três modalidades praticadas, aumentem e possámos ter um dia inteiro de azul e branco por entre diversas modalidades no Dragãozinho.

    Lucho a cereja no topo do bolo, certo???

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  7. João:

    Não haja dúvidas, ainda ontem comentava isso com o Vila Pouca num daqueles momentos "opereiros" da inauguração... este clube, é só classe, muita nível. Esta coisa de ser Portista, já não é para qualquer um, é mesmo só para quem pode e merece :D

    Quanto ao pavilhão, se por fora, é lindo, por dentro, não imaginas o que lá cabe... olha, 7 estrelas e não digo mais nada!!!

    Já sobre a tal falta de 1 bancada, é apenas o único senão que encontro, porque para mim, recinto desportivo sem 4 bancadas, fica um bom pedaço diferente por vários motivos... mas este, só com 3 bancadas, está tão magnifico, tão pequeno e ao mesmo tempo tão imponente, dando uma sensação de espaço que de facto não é tão real quanto parece a olho, tão "Dragão" no seu interior, que volto a repeti-lo... 7 estrelas!!!

    Tens de lá ir para confirmar tudo isso com os teus olhos... tu e todos os Portistas, pq este palco, é mais um local de excelência do nosso FC Porto.

    ps - o Lucho já se antecipou... qd lá fores, avisa pá malta se encontrar :D

    ResponderEliminar
  8. Armando Pinto:

    Não duvides... ainda há dias atrás, fazia um post catalogando-me de "privilegiado" por uma série de situações que tive e continuo a ter a felicidade de viver, enquanto adepto de FC Porto... este, esta inauguração, foi só mais um daqueles momentos para mais tarde recordar... e contar aos netinhos defronte da lareira, num daqueles dias de Inverno bem frio e chuvoso!

    ps - ai tb estavas ali ao lado e népias de nada? olha, obrigadinho... podias ao menos ter mandado assim um bitaite pró ar que te topávamos logo, agora, caladinho, era mais dificil. Bem, se algum dia quiseres "dar a cara", teremos todo o gosto em te cumprimentar e conhecer pessoalmente.

    ResponderEliminar
  9. Não estive presente mas tive pena.
    Agora que já temos Pavilhão, venha de lá o Museu...

    ResponderEliminar
  10. Mas para a próxima vez atenção à roupinha...

    Pavilhão lindo, festa magnífica e Presidente em grande forma - vai ser Presidente até aos 100 anos, habituem-se - que fala melhor, durante 30 minutos de improviso, que alguns que nós conhecemos bem, com um papel à frente e ´so 5 minutinhos.

    O que terão pensado ao ouvir o discúrso, alguns que quando foi dos 6 pontos perdidos, andaram a dizer que o Presidente foi empurrado, já não mandava, já não era o mesmo, etc.?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Também tive a felicidade de estar presente em mais um momento mágico do nosso FCPorto, ao nível da Inauguração do Estádio... nem faltou a mítica "Alegria" ;)

    Quanto à zona da "bancada ausente", e julgando pelas imagens que estão disponíveis em http://static.publico.clix.pt/docs/desporto/pavilhaodragaocaixa, acho que mais uma vez o Porto surpreende (com a ajuda do amigo Manuel Salgado)! Não se limitaram a colocar uma parede de betão e o resultado final é simplesmente fantástico :)

    Agora só nos resta esperar por muitas vitórias e títulos das nossas modalidades amadoras: andebol, basquetebol e hóquei... e quem sabe o futsal e voleibol!

    Abraços azuis e brancos!

    ResponderEliminar
  12. Lucho, Blue Boy,

    Claro que aviso. Será um prazer :)

    A questão do museu, que insistentemente, e bem, o Jorge Aragão lembra, vai ser a cereja no topo do bolo que o nosso grande Presidente tem preparado para esta maravilhosa infra-estrutura que é o Estádio do Dragão. Estou a contar com uma casa de sonho, que, não sendo para viver em directo as nossas vitórias, irá servir para as reviver. Quem sabe, um desejo meu, num espaço que combine a tecnologia multimédia com a grandiosidade do nosso longo passado.

    O FCP hoje mora no Estádio do Dragão, Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, Vitalis Park e Dragão Caixa. O museu não irá certamente destoar.

    ResponderEliminar
  13. Ricaforrica:

    Ontem não foi possivel perspectivar o que estava por trás daquele "panal" que cobria toda essa área... sinceramente, tinha uma memória qq visual que era a tal parede em betão... afinal, depois deste link que aqui nios trazes, dizer apenas que: qual 5 estrelas, qual quê... está 7 estrelas!!!

    Fantástico!!!

    ResponderEliminar
  14. Armando Pinto24 abril, 2009

    Amigos:
    Eu, desde que lá entrei,no Dragão Caixa, fiquei tão encantado com tudo, tão absorto, que nem me apetecia levantar do lugar... Mas, também não sou muito de me meter a falar. Claro que não me custa nada dar a cara, com pessoas que sentem o mesmo que eu, o F. C. Porto. Noutra oportunidade, apareço, O. K.
    De tudo, algo que me tocou muito foi quando vi aparecerem antigos ídolos, os meus ídolos de infância, como o Américo, o Mário Silva, e outros mais recentes, como o Fernando Gomes e demais. Pena foi que, nessa ocasião, o ambiente das luzes estivesse um pouco escuro, não dando para ver a actual fisionomia desses nossos valores de outros tempos. Mas tudo esteve fenomenal.
    Um abraço Portista
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  15. Olá pessoal...

    Ontem foi realmente um dia sensacional. Mais um dia histórico para o Clube, com a inauguração deste magnífico pavilhão para as suas modalidades ditas amadoras.
    Um dia que já esperávamos à algum tempo, e valeu bem a pena.
    Encontrei por lá o Blue boy, o Lucho e ainda tive o prazer de conhecer pessoalmente o Vila Pouca.
    Gostei particularmente da recepção feita pelos nossos jogadores de cada uma das modalidades. Deu para falar com alguns. Relativamente ao hóquei falei com Franklim Pais, Edo Boch, Filipe Santos e Reinaldo, que me disse que estariam a pensar se possível em jogar ainda este ano no pavilhão, mas na final do play.off. Isto dependerá apenas da adaptação que tem de ser feita pelos jogadores ao novo piso. Do andebol também falei com alguns, e do Basket recebi as boas vindas do Nuno Marçal.

    De entre variadíssimos vip's, ainda deu para dar uma palavrinha ao Dr.Pôncio Monteiro e Reinaldo Teles, que recentemente estiveram "de baixa".

    E como não podia deixar de ser, no fim do seu grande discurso (que emociona qq um) uma enorme saudação pessoal a Pinto da Costa!

    Somos realmente um Clube único. Grande organização, gostei muito e já espero anciosamente pelo primeiro jogo oficial.
    Grande voz a de Maria Amélia Canossa, que faz qq portistas tremer de emoção ao ouvir o nosso hino. Assim também como a Pronúncia do Norte.

    Blue:

    No fim também andava lá na tentativa de falar com "só mais um". Primeiro que fosse embora :) Foi muito bom.

    Lucho:

    Grande inauguração, Carago!
    Dia 6 lá estarei sem falta para o primeiro jogo das meias-finais do play.off.

    Um Grande Abraço, Portistas

    ResponderEliminar
  16. Blue Boy:

    Um homem tb chora, carago:)

    E qt aos elogios, obrigado:)

    Um abraço tb ao tripeiro, grande Portista.

    ResponderEliminar
  17. pelo que pude ver tambem me parece uma obra mt bem conseguida. Sublinharia a ligacao estetica ao estádio (a elegancia e sobriedade das linhas). Apenas um senão: o número de lugares. Pouco mais de 2000 lugares para um clube da nossa dimensão parece-me pouco. Percebo as limitações de espaço (q parecem justificar a inexistência de uma bancada) mas 2000 lugares parece-me mm pouco. Sei que alguns argumentarão com a fraca visibilidade das modalidades e que um espaço maior poderia vir a estar sempre "ás moscas" mesmo com muita gente. Eu n tenho os numeros das assistencias as modalidades e n fiz essas contas é certo. Mas ainda assim...
    Mais uma vez parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar