11 abril, 2009

Vitória.... estrela guia do tetra!!

Personalidade, qualidade colectiva, tacticamente irrepreensíveis, pena que o empate como resultado final seja apenas espelho de um triunfo virtual, que tem tanto de indiscutível como de meritório.

Assim tal e qual, estes e outros adjectivos, firmes e escorreitos insertos nas mais comuns frases ou clichés futebolísticos, todos eles ditosos de boca em boca.

Quando em Old Traford Mariano disparou para a conquista parcial, no íntimo de cada Dragão aceleraram-se os espíritos de conquista alicerçados nas mais-valias patenteadas Sine Die.

Acredito que a Champions faça ainda correr muita tinta e os nossos motivos de regozijo e orgulho, carreguem atrozmente os semblantes dos infames detentores da verdade desportiva. Mas se a Europa é objectivo que poucos conseguem ainda mensurar, ninguém olvide a importância capital que a 24ª jornada encerra no caminho para o Tetra.

O Estrela regressa ao Dragão poucas semanas depois de para a Taça de Portugal ter provado parte das virtudes que a semana uefeira pós a nú.

Depois de Manchester, a contenda deste Sábado de Pascoa parecem "amendoas" contadas, desprovidos de pressão na tabela classificativa os Amadoristas a viverem dias conturbados face aos meses de salários em atraso, têm o objectivo manutenção encaminhado, salvo alguma hecatombe de final de estação.

Cientes de que têm pela frente a espinhosa missão de fazer feliz este mundo e a 2ª circular, ou de entremeio a certeza dos alforges desafogados de euros, onde só o brio e profissionalismo com que nos têm brindado, os fará prolongar o ânimo de um qualquer investidor que os faça ver a cor do dinheiro.

A sequência de jogos próximos entre os dois clubes em compita atira-me para poucas observâncias de teor diferente as lançadas num passado recente, os da Reboleira não os antevejo a apontar a mais que a possibilidade de manter o nulo inicial, é certo que não deixarão por certo de ser agressivos, compactos e velozes nas saídas para a contra ofensiva.

Lázaro Oliveira o técnico estrelista apontará a sua estratégia para uma organização assente num bloco baixo, superpovoamento e marcação cerrada, capaz de confrontar as adversidades impostas pelos azuis e brancos, com o habitual altruísmo colectivo de quem vende cara a derrota ou deixa a pele em campo em prol da veste e símbolo que enverga.

Atributos naturais aliados a um ou outro nome de valor individual acima da mediania onde se destacam Varela e Jardel na capacidade para por a prova o ultimo reduto anfitrião, mas onde a surpresa é um nome afecto as adeptos da casa, Nuno André Coelho, esteio da defensiva tricolor e que não enjeitará o ensejo de marcar pontos no regresso à casa mãe.

Tão certo como a onda de euforia que inflama o Dragão são as mexidas no Onze portista, logo à cabeça o castigo de Lisandro obriga a que o tridente sofra alterações, com Farias a encabeçar o lote dos principais candidatos ao lugar em aberto.

Gerir promete ser diferente de poupar, Jesualdo parece agora mais distante das outrora desequilibrantes adaptações da matriz de jogo azul e branca. O jogo é bem menos mediático, mas a génese desta partida terá que viver simbioticamente entre a identidade que assumiu grandeza europeia e ambição de processos expressos internamente.

Factor incontornável e de cariz relevante, a importância de um golo cedo, baixar-se-ia a relação risco/pressão ajudando por certo ao desmembrar do acerto táctico e organização rival.

Com a vantagem pontual a carecer de confirmação matemática para o alcançar do título, o 4*3*3 deve articular a habitual explosividade de Hulk e seus pares, com os corredores laterais a aparecerem como expressão máxima da largura e profundidade do nosso futebol.

Na prática e mesmo que os da Reboleira potenciem dificuldades a dimensão atingida pela interligação de sectores emancipa este Dragão, onde a cada jogada e jogo se correlacionam as cada vez mais inteligentes movimentações harmónicas entre Lucho e Rodriguez, sem descurar a astúcia do sentido posicional de Fernando com a nova dimensão do futebol de Meireles.

De intenções tácticas estão as antevisões cheias, os campeonatos vivem de vitórias e de golos, como tal espero que impulsionados pelo fervor clubistico habitual que inunda o nosso palco de sonhos, se confiram mais três pontos e que uma vez mais este Estrela nos guie rumo ao título.

Até porque quanto mais cedo se encerrarem as contas, mais cedo a Liga desmultiplica as complicativas ordens de entrega das encomendas da Taça de Campeão.

5 comentários:

  1. Até ao final da Liga, é um dos jogos teoricamente mais fáceis para o FCP ( o outro é o próximo no dragão, com o VFC ), e por isso o meu receio aumenta, uma vez que poderá haver a tentaão de descomprimir, entre dois jogos com o MU. Quero crer que o Jesualdo consegue motivar o time, sabendo que um precalço aqui servirá para ressuscitar nossos adversários e botar maior receio nos torcedores antes da próxima 4ª feira. Ainda assim, acho que o FCP deve lançar os titulares, e depois de conseguir fazer o resultado, gerir, substituir os mais cansados e fazer uma espécie de treino mais puxado. Boa sorte, FCP.

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá encher o Dragão, vaiar o sapo da Liga e ovacionar os nossos heróis de manchester ajudando-os, motivando-os também para se ganhar mais esta batalha rumo ao tetra.

    ResponderEliminar
  3. Tal como disse no post anterior, hoje vou falhar o meu primeiro jogo esta época no Estádio do Dragão! Terei de o ver na TV, pois encontro-me numas mini-férias fora da Invicta, e é-me completamente impossível estar lá!

    Espero mais uma vitória rumo ao ambicionado tetra, que devemos garantir o mais depressa possivel, como disse o nosso Fernando.

    Força Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Carlos Pinto11 abril, 2009

    Hoje lá estarei para mandar umas assobiadelas, ao «pequeno buda» da liga...

    Finalmente vamos receber o que nosso por direito... Já agora se quiser faça o favor de nos mandar também 6 pontos que nos roubaram no final da época passada... Podem mandar o pavão do ricardo costa para entregar que seria tão bem recebido como o pequeno buda vai ser recebido hoje!!!

    Relativamente ao jogo, vai ser dos mais importantes na caminhada pelo titulo, pois uma vitória hoje, representa uma mostra de força do dragão e um mostrar aos outros «candidatos» que estamos em tudo em para ganhar e nem em situações de aperto com os jogos da champions pelo meio facilitámos, por isso quanto mais nos outros!!!

    Estou como o Lucho, gostava de ver o dragão cheio hoje para a equipa perceber que os adeptos sabem ser reconhecidos e moralizadores ao trabalho desenvolvido por eles e pela equipa técnica.

    Temos uma «massa assobiativa» de vez em quando, mas temos uma massa e essa sim bem maior e mais importante que é a «massa festiva»...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  5. Para mim este jogo é mais importante do que o da próxima 4ª feira.

    O badocha da liga vai estar presente, e o trio do apito não deve querer deixar os seus créditos por mãos alheias.

    É espetar 4 secas, em quem acha que a verdade desportiva se consegue faltando aos treinos nos jogos anteriores ao SLBOsta.
    Só por isso mereciam ser corridos a pontapé.

    Marquem o Anselmo e o Varela, que no jogo contra o SLBosta nem sabiam onde se escondia o Quim mãos de manteiga, que o Estrela deixa de jogar.
    Cuidado com os amarelos, pois esta Liga ainda não acabou.

    Era vê-los a espumar de raiva no final do jogo de Manchester...

    Força Porto que ainda existe muito Kompesam para vender, e oferecer.

    ResponderEliminar