17 julho, 2009

O dicionário dos Losers

A revista mensal “So Foot” do mês de Julho-Agosto (nr. 69), apresenta um suplemento de 32 páginas que é alegre, risonho e, simultaneamente, muito instrutivo. É “O Dicionário dos Losers”!

Este último, aliando o humor com a ironia e a sátira, unindo a língua culta com o calão e, sobretudo, casando o futebol com a sociedade, destaca-se pela sua criatividade e originalidade. O “Dicionário dos Losers remete-nos para a nossa vivência clubistica e para a modalidade futebol. É uma leitura hilarante para as férias!

As trinta e duas páginas, englobam a história do futebol desde o século dezanove até aos nossos dias. Clubes, jogadores e regras do futebol são passados em revista. Aqueles que são considerados perdedores, também fizeram ou continuam a fazer parte da história do mundo do futebol. Eis alguns exemplos citados de autênticos “losers“, segundo a referida revista: Bergkamp, Eriksonn S-G, Inter Milan, Garrincha, Portugal, (a definição está fora de série), Queiróz Carlos, Wenger, etc.

No que diz respeito ao FC Porto, três nomes são postos em relevo. Passo a traduzir:

    "Cubillas (Teófilo, Perú, 8 de Março de 1949): Quem prosperou graças ao Deus Dollar, morrerá pela mão do Deus Dollar: Alianza Lima (1966/72); FC Bâle (73); FC Porto (74/ 76); Alianza Lima (77/79); Fort Lauderdale (79/83); Alianza Lima (84); South Florida Fun (85); Alianza Lima (87 /88) ; Miami Sharks (88);? Cómo se dice saudade en péruano?

    Jardel (Mário, Brasil, 18 de Setembro de 1973): Um homem Alemão perdido num corpo de Brasileiro. Mário Jardel é como o salto de Clyde Drexler e os cestos de 30 a 42 golos no Porto e no Sporting. Problema: “Madame” prefere o jogo de equipa. Divorcia em directo na televisão Portuguesa. Jardel faz uma depressão e liquida o PIB do seu país em pastéis de nata. Faz, finalmente, naufrágio no Nancy onde é reprovado após uma volta ao campo.

    Quaresma (Ricardo, Portugal, 26 de Setembro de 1983): “Tudo começou no dia em que nasci / O dia em que não me cruzei com a fada boa / Quem teria feito de mim o que eu não sou / Os que por vezes invejo / Os que a vida lhes deu sorte / Mas eu infelizmente, pronto / Não estou aí / E privado disso porquê deveria combater? / De qualquer modo, não vale a pena / Conheço o refrão / O meu amor pela vida saldou-se com um divórcio.“ (1)"

Não comentarei estas definições.

Deixo o debate em aberto !

Já mais interessante, quanto a mim, é verificar que, na imprensa Francesa , é imposível omitir o FC Porto quando se escreve sobre futebol. Nem sempre e nem nunca foi assim pelo passado. Basta lembrar os anos sessenta e início dos anos setenta.

E Viva o Porto !

(1) A definição relativa à definição de Ricardo Quaresma é, meramente, a transcrição duma canção dos NTM (nique ta mère = fode a tua mãe ) cujo título é “J’appuie sur la gâchete” / aperto o gatilho. Os NTM , grupo de rap, tiveram grande sucesso nos subúrbios Parisienses na década noventa para, em seguida, desaparecerem dos palcos. Um dos dois fundadores dos NTM é de origem Portuguesa. Assim, talvez se entenda melhor, para o leitor pouco a par da realidade Francesa, a noção de sucesso passageiro e a relação entre a definição de Quaresma e a letra duma canção dos NTM.

5 comentários:

  1. Armando Pinto17 julho, 2009

    Fixe. A malta assim anda bem informada do que ao longe se escreve sobre o nosso Porto.

    ResponderEliminar
  2. Gostei especial das consideração ao ciganito... e não é que anda muito perto da verdade?! A única "fada boa" que lhe reconheço, é mesmo os atributos futebolisticos, porque no resto, quando toca a olhar pró lado, assim que a modos d'um espirito mais "colectivo", vai no batalha... os outros, que corram... os outros, que se esforcem... os outos que se esgadanhem... etc etc etc

    No resto, cego mais cego, não há; só não vê, quem não qer ver! Quando toca a falar de futebóis lá fora, apenas um nome salta para a ribalta das luzes da fama: o FC Porto! Dos outros, não reza a história... sim, reza, mas aquela a p/b e já do tempo dos meus mais longínquos antepassados :D

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, apesar de tudo, não podemos comparar o Cubillas e o Quaresma, que têm muita pasta, com o Jardel, que, e oxalá que me engane, vai acabar mal.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. antes de mais olá a todos...

    eu estava a ler uma noticia no record, "rascord" como vocês lhe chamam =) e fiquei com uma dúvida ao ler o comentário de um aziado sobre a venda do cissokho e como decerto quase todos vocês são sócios do nosso grande clube (eu infelizmente ainda ñ sou) eu gostava de saber, para na próxima vez calar esses aziados, onde posso encontrar a folha de receitas e despesas do f.c porto porque "dizem" que com o que nós vendemos devíamos abater o passivo muito mais e ter um saldo muito positivo e vejam lá esses individuos que acusam o nosso grande presidente de ficar com o dinheiro do clube como se de um Vale e Azevedo se tratasse.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  5. Porto Maravilha:

    Sempre q encontrares algo sobre o Porto por aí em França publica q a malta agradece. O FC Porto é (relativam/ ao desporto) a marca com mais notoriedade Internacional, esta é a verdade, e só um demente não o aceitará.

    ResponderEliminar