06 julho, 2009

Preocupação?!?!?! Nem pouco mais ou menos…

Os últimos anos têm sido pródigos em saídas de jogadores importantes no esquema táctico do FC Porto. Esta, é uma verdade indesmentível. A grande outra verdade é que mesmo com a saída desses jogadores importantes, o FC Porto não tem deixado de ganhar.

É esta capacidade de regeneração que tenho de elogiar na estrutura portista. Alguém se lembra dos jogadores que saíram nos últimos anos? Não!! Ano após ano, o FC Porto vence, e exibe uma maior qualidade no palco europeu, o grande desafio para o actual FC Porto. É que o mercado interno não tem oferecido grande resistência (excepção ao título de 2007), sendo que as abismais diferenças entre alguns dos nossos adversários não deixam de ser paradoxais… um deles, pouco compra e nada ganha; o outro, muito compra e nada ganha. Ou seja, com atitudes opostas, o resultado é o mesmo. A diferença é apenas uma: é que um, até poderá ter alguma sustentabilidade a longo prazo; quanto ao outro, não dou 5 anos para a política do supermercado (todos os anos, milhões gastos sem efeito desportivo) acabar num buraco do qual seja impossível sair. Confesso-vos que seria um dia feliz para mim… o da falência de um modo de gestão à “papo-seco”, olhando apenas o curto prazo e às alegrias momentâneas do “zé povinho”…

Mas voltando à capacidade do FC Porto em se regenerar ano após ano, não deixa de ser evidente que a época que se aproxima, se reveste de exigentes desafios ao nosso clube. A recente saída de Lucho, não deve a meu ver ser encarada com excessiva preocupação. Lucho foi e é um grande jogador, venceu 4 campeonatos em 4 anos, foi preponderante na manobra da equipa, um jogador de classe, de categoria, um jogador à FC Porto. Por tudo isto, agradeço-lhe o que fez pelo nosso clube. Agradeço e desejo as maiores felicidades para a sua nova aventura, Quanto a nós, seguimos a nossa vida, com outros jogadores que, com certeza, farão esquecer Lucho, tal como tem acontecido nos últimos anos…

Outro dos temas que tem estado constantemente na “boca” da comunicação social, refere-se às saídas de Lisandro e Bruno Alves. Tal como eu, vocês devem ter visto nos últimos tempos, muitos dos nossos adversários radiantes com as possíveis saídas destes 2 jogadores. É uma alegria contagiante e similar à já verificada aquando da saída de Pepe, Anderson, Quaresma e muitos outros que poderia referir, mas não o faço por razões de espaço. E a grande verdade é que mesmo com todas essas saídas, o FC Porto continuou a vencer, vencer, vencer…

A juntar a tudo isto, a notícia de que "o FC Porto é o melhor vendedor do Mundo", não constituiu novidade para ninguém. Não só somos o melhor vendedor, como acima de tudo, somos o melhor negociador do Mundo. Temos como que um íman que atrai os grandes clubes europeus, porque somos um clube onde há qualidade, há bons jogadores e há uma mística sem igual noutro clube. É por tudo isto, que temos de encarar com muita confiança a possibilidade de termos de substituir os jogadores que eventualmente possam sair, sejam eles, Lisandro, Bruno Alves ou qualquer outro.

Há muitos anos que deixei de me preocupar com as saídas de grandes jogadores. Saiem uns, entram outros... o FC Porto fica para sempre!!

11 comentários:

  1. Ora, ai esta! Subscrevo na íntegra o pensamento expresso, pois já em alguns comentários aludi a essa característica do nosso Porto.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o texto.
    A saída do Lucho foi algo diferente porque ninguém estava à espera que ele saísse e era um dos capitães.
    Mas há que confiar em quem gere os destinos do clube,saiu Pepe,Andersson,Quaresma,Assunção,Bosingwa,o próprio Baía,Deco,Postiga(OK,este era a brincar =) ) e o Porto nunca descarrilou.
    Vamos esperar tranquilamente para ver quem sai,quem entra,deixar o Professor trabalhar e..."BÁMOS A ELES QUE NEM TARZÕES!" que eu quero o Penta!

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  3. É esse o meu sentimento e também estou tranquilo, até porque as notícias são animadoras...

    Um abraço

    PS-Blue liga-me

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Belo texto !

    É aproveitar esta descontração para ver aquele que é o maior evento desportivo do Mundo : A volta à França em bicicleta.

    As imagens são fantásticas !

    Não deixa de ter piada que há cerca de 30 minutos o pelotão passou diante do moínho de Alphonse Daudet. ( 3ª etapa Marseille-La Grande Motte ). O que mereceu vários comentários dos jornalistas. A cobertura jornalística da volta é fora de série.

    Um dos contos de Alphonse Daudet, foi alvo dum pastiche, pela Cahiers du foot que imortalizou o Porto no jogo contra o Manchester ( e aqui reproduzido ).

    Até na volta à França o Porto está

    Lol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. concordo com tudo aqui que foi dito... é bom sabermos que somos os melhores vendedores, é bom saber que conseguimos levar os pequenos jogadores que aqui chegam a sair como grandes jogadores para os maiores palcos do mundo...

    não ganhamos só títulos... ganhamos no que toca a contratações... aliás ganhamos quase em tudo...

    a próxima época que chegue rápido pois já estou com saudades de ver o FCP a jogar... já tenho saudades de pegar no meu cachecol e ir ate ao estádio mandar uns bitaites...

    abraço nortenho para o pessoal...

    ResponderEliminar
  6. RCBC,

    Olha, somos 2, somos 2... era o que mais me havia de faltar estar preocupado com a saída de A, B ou C... óh pá, vão-se uns, vêem outros, ora que carago.

    Mas alguma vez foi diferente?
    Alguma vez não foi assim?
    Será sempre assim... como em tudo na vida, estas coisas são feitas de ciclos!

    Desejo apenas que o próximo ciclo, com (as) novas caras, seja tão bom quanto estes últimos têm sido... já me darei (daremos!) concerteza por muito, muito contente, porque a única certeza que tenho (temos), é que... "o FC Porto fica para sempre"!!

    ResponderEliminar
  7. Este Bellushi parece mesmo ser um óptimo jogador, esperemos q os adeptos saibam ter alguma paciência e dar o tempo q os novos sempre necessitam.

    ResponderEliminar
  8. Belluschi confirmado por 5 milhões 50% do passe.(FONTE CMVM)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Concordo Lucho.. É preciso dar tempo ao tempo.. Prevejo um início de época complicado e é preciso ter calma para a maquina afinar..

    ResponderEliminar
  10. Bellushi já está.
    Tudo em
    http://carregaporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Agora que já passou o dia, posso dizer que neste dia 6, de aniversário, fiquei bem contente com a prenda da vinda de um reforço, Bellushi... E Vivó Porto.
    A. P.

    ResponderEliminar