05 julho, 2009

A época 2008/09 no hóquei, pelo mágico Vítor Hugo

O hóquei em patins (sénior) do FC Porto, conseguiu na temporada que agora terminou, mais um pleno Nacional, ganhando todas as competições internas em disputa, campeonato, taça de Portugal e supertaça, repetindo o feito da temporada transacta. Devo referir ainda que no campeonato, já vamos no 8º título consecutivo. Apenas a Liga Europeia (actual denominação da taça dos campeões Europeus) deixou um travo amargo após a nossa eliminação nos 4ºs de final, aos pés dos anfitriões da fase final, Bassano de Itália.

Sobre a época desportiva 2008/09 do hóquei do FC Porto, pedimos ao “mágico dos patins”, Vítor Hugo, que fizesse a sua própria análise após uma temporada em que o vimos algumas vezes na “tribuna vip” do pavilhão de Fânzeres.

E é com todo o prazer que publicamos mais este exclusivo do blog BiBó PoRtO, carago!!, agradecendo a disponibilidade demonstrada pelo nosso antigo hoquista, o nº 4, Vítor Hugo, que fazia as delícias de quem assistia ao hóquei em patins nos pavilhões ou simplesmente pela TV.

Na minha modesta opinião, e com mais de 20 anos a seguir, com a atenção que se exige, o hóquei em patins, não vi nenhum outro jogador com a classe, a magia e o virtuosismo com que Vítor Hugo sempre me encantou. Sorte a do FC Porto que contou com o mágico na sua equipa por muitos e muitos anos. A propósito, refira-se que hoje inicia-se o Mundial de Selecções em Vigo e a última vez que Portugal ergueu este troféu, foi com Vítor Hugo como seleccionador Nacional do nosso hóquei em patins (2003).

    VÍTOR HUGO
    ex-jogador e ex-treinador do FC Porto em hóquei em patins

    «Gostaria de dizer que a conquista destes troféus, premiou a melhor equipa Portuguesa de há uns anos a esta parte, onde apenas tem escapado o apetecível título europeu que, estou em crer, com a contratação de Pedro Gil e a esperança de um Jorge Silva a assumir definitivamente a importância que tem neste plantel, os consagrados Reinaldo, Filipe e Edo ao seu verdadeiro nível, um André fantástico, merecedor de uma chamada à Selecção, poderemos finalmente lá ir…

    Uma pequena nota relativamente ao Pedro Moreira e ao Emanuel, pois julgo que os dois fizeram um final de campeonato de grande nível e é isso que o FC Porto precisa para ganharmos a liga europeia, até porque não vamos ter Figueira nem Caio, abrindo assim um espaço para os dois em termos de tempo de jogo. Com tudo isto, o que eu quero dizer é que a redução do plantel vai permitir mais tempo para cada um, e por sua vez, maior equilíbrio emocional de toda a equipa.

    O grande derrotado é sem dúvida nenhuma, Carlos Dantas. O seu substituto, Sénica, irá usufruir, para além da excelente pré-época proporcionada pelo grande número de jogadores do SLB no Campeonato do Mundo (o FC Porto só tem 1 jogador!!!), da insatisfação gerada pelo técnico anterior com a máxima de que pior é impossível...

    Uma última nota para a Juventude de Viana com um grande Paulo Almeida e a grande revelação do ano, digo confirmação, o atleta Gonçalo Suíssas, que se tivesse assinado por um determinado clube, arriscaria a ir ao Mundial…»
    Um abraço do Lucho.

    17 comentários:

    1. Armando Pinto05 julho, 2009

      Sábado, 4 de Julho de 2009
      Hoquei Patins: JUVENIS CAMPEÕES NACIONAIS
      Mais um pró Porto!

      ResponderEliminar
    2. Antes de mais... os meus parabéns aos nossos JUVENIS DO HÓQUEI EM PATINS, que se sagraram CAMPEÕES NACIONAIS!

      Quanto ao post, Vítor Hugo, estrondoso jogador, e mais tarde também treinador, que passou pelo nosso hóquei em patins!
      Uma boa análise da época. A segunda em que conquistamos tudo a nível nacional!! Somos sem dúvida nenhuma a melhor equipa portuguesa da modalidade, e uma das melhores do mundo! O FC Porto não tem sido feliz na Liga Europeia, mas esperemos que mais tarde ou mais cedo, possamos quebrar finalmente esse enguiço!

      Acábamos esta época com um plantel muito unido e forte. Mas agora sairam Caio (lampiões?!?) e Figueira (Oliveirense)! Já regressou o grande Pedro Gil! Um jogador fantástico que sente o Porto. Ouvi dizer que a outra vaga iria ser ocupada por um júnior. Confirmas, Lucho? :)

      Temos de assegurar uma equipa novamente competitiva para a próxima temporada, rumo ao nono campeonato consecutivo, continuando a fazer história! É obra!

      Por último vamos lá ver se Portugal consegue destroçar a poderosa Espanha! Ah' e já agora, Sénica nos mouros, só espero não ver o Dantas na selecção, isso é que não!! :)

      OCTAbraço,
      Tripeiro

      ResponderEliminar
    3. Confesso: babo-me a ver hóquei =)
      principalmente quando jogado por estes mágicos...parabéns campeões!

      abraço :)

      ResponderEliminar
    4. Também eu me babo todo de ver hóquei, principalmente jogado assim.
      No hóquei vivo cada momento de uma forma indescritível.
      É um jogo lindíssimo.

      BIBÓ PORTO, CARAGO!

      ResponderEliminar
    5. Sobre o post, mais um excelente furo do Lucho, o verdadeiro, a entrevistar quem sabe da poda. V.Hugo é uma referência do Hóquei portista e alguém atento à modalidade.

      Se não poder vir o tal, que nos causou muitos problemas esta época, é provável que entre um júnior.

      Que tal os jogadores falados; Belluschi e Valeri?

      Deixa-me ver o que me enviaram...

      Um abraço

      ResponderEliminar
    6. Espero êxito de Portugal no Mundial, seria muito bom, então o rapaz Suíças não vem??? Era se calhar ouro sobre azul pois realmente há que conquistar a Champions que já tarda e é um anseio antigo e que esta equipa merece.
      Mais uma vez, Lucho sempre no seu melhor.

      ResponderEliminar
    7. Esta foi das crónicas q mais gozo me deu publicar, pois VÍTOR HUGO sempre foi para mim o melhor de sempre na modalidade.

      ResponderEliminar
    8. Parabéns aos juvenis do FCPorto em hóquei q ontem se sagraram campeões nacionais ao baterem o barcelos por 3-2 e no dia anterior já tinham ganho ao benfica por 4-3!

      Qt ao 10º jogador do plantel de hóquei para 2009/10 se não puder vir o tal... descansem pois na px época ele vem mesmo:)

      qt ao futebol parece-me q o bellushi é mesmo craque.

      ResponderEliminar
    9. Armando Pinto05 julho, 2009

      Já repararam que o F. C. do Porto, que é o octacampeão nacional de hóquei, só teve diteito a um representante, o Ventura, na selecção dita de Portugal? Sim porque o Caio bem se vê que desta feita foi seleccionado porque já estava apalavrado para o Benfica... futuro de Senica...!!!

      ResponderEliminar
    10. Dragão Vila Pouca:

      Desculpa, ontem de manhã li o teu comentário cheio de sono e não vislumbrei de imediato a ironia. Peço desculpa.
      Abraço.

      ResponderEliminar
    11. Dragão Vila Pouca:

      Desculpa, ontem de manhã li o teu comentário cheio de sono e não vislumbrei de imediato a ironia. Peço desculpa.
      Abraço.

      ResponderEliminar
    12. Parece que não sou o único a babar-me a ver Hoqueí xD.
      É um desporto mágnifico e quando vejo o Porto e os seus valiosissimos jogadores é um grande entusiasmo.

      Eu concordo com o Vitor Hugo. A próxima época vai ser a época do Jorge Silva. Acho que o Caio foi mais do que bem susbtituido, pelo melhor do mundo.
      E o Sergio Silva? É este ano que vem? Todos os anos é sempre o mesmo rumor, mas depois nunca se confima.

      http://carregaporto.blogspot.com/

      ResponderEliminar
    13. Depois de tantos elogios ao hóquei, não poderia deixar de dar o meu também!

      Apesar de o FC Porto merecer todos a dedicação que dou a tudo o que envolva aquele símbolo, tenho de dizer que, tirando o futebol, o hóquei em patins é a modalidade que mais aprecio!

      Um Abraço

      ResponderEliminar
    14. Na última ronda da fase final de juvenis o FC Porto goleou o sporting por 5-2 e acabou a prova como campeão 100% vitorioso.

      ResponderEliminar
    15. Continuando ainda no hóquei Portugal entrou bem no Mundial ganhando 15-1 aos EUA.

      ResponderEliminar
    16. Amanhã jogamos com o Chile e na quarta com a Argentina.

      ResponderEliminar
    17. Ouço com muito respeito, desde sempre, cada palavra debitada pelo nosso mágico capitão, Vitor Hugo, o mago do hóquei nacional e Portista... mas tb porque é um meu conterraneo, o que duplamente me satisfaz.

      Foi (mais) uma época brilhante dos nossos hoquistas, onde faltou apenas a juntar à dobradinha, com a conquista do OCTOcampeonato... a conquista do título europeu.

      Esperemos que para o ano, já com Pedro Gil... esse sonhe, se torne definitivamente, uma realidade!!!

      ps - quanto ao tema selecção, desta, bem, não ligo puto... razão?... uma equipa que se sagra OCTOcampeão e só vê 1 jogador na selecção, das duas, uma... ou somos uma mentira (o que não somos)... ou o seleccionador não passa de um patarata e grunho (que já está obviamente a passar o lustro ao seu novo patrão). Caio nunca foi 1ª opção no FC Porto... mas vai à selecção e é 1ª opção!?!? Bem, o que terá isto a ver com o seu novo clube? e já agora tb, pegando até nas palavras do Vitor Hugo, e Gonçalo Suíssas porque não foi? Depois querem que eu seja Português?!?! Bordamerda... eu sou sim, PORTOguês, e mai'nada!!!

      ResponderEliminar