12 julho, 2009

oficina do PENTA [11.07.2009]

FC Porto 3-1 Tourizense

Hulk esteve em relevo na sessão deste sábado do FC Porto, ao apontar dois dos três golos que deram a vitória sobre o Tourizense, em jogo-treino realizado no Olival. Mariano também marcou para os Dragões, que viram o plantel completar-se esta manhã, com a chegada dos nove internacionais que tiveram as suas férias prolongadas devido aos compromissos dos respectivos Países.

Jesualdo Ferreira aproveitou o ensaio frente à equipa da II Divisão para concretizar algumas ideias trabalhadas ao longo da semana, naquele que se afirmou como um primeiro esboço do que o treinador pretende para a época 2009/10.

Foram utilizados todos os jogadores de que o técnico dispõe nesta altura (Benítez, Belluschi, Cissokho, Fernando, Helton, Hulk, Maicon, Mariano, Nuno, Nuno André Coelho, Silvestre Varela, Stepanov e Tomás Costa), sendo a novidade a inclusão de Álvaro Pereira.

O internacional uruguaio apresentou-se esta manhã ao trabalho e já treinou com os novos companheiros. Os restantes atletas de Selecção (Beto, Bruno Alves, Cristian Rodríguez, Fucile, Guarín, Raul Meireles, Rolando e Sapunaru) limitaram-se a fazer exames médicos.

Quanto a Farías, Miguel Lopes e Orlando Sá, voltaram a cumprir os devidos programas de recuperação (trabalho de ginásio e tratamento para o primeiro; treino condicionado para o segundo; e trabalho de ginásio para o terceiro).

Os Tetracampeões tornam a reunir-se amanhã, desta feita para uma dupla sessão de treinos. O da manhã está marcado para as 10h00 (à porta fechada) e o da tarde para as 17h (integralmente aberto à comunicação social). Ambos decorrem no Olival.

Antes disso, às 16h45, tem lugar mais uma superflash de lançamento da nova época.

José Gomes: «Os jogadores estão a trabalhar muito bem»

Agradado com os primeiros dias de trabalho dos jogadores, José Gomes diz-se de algum modo surpreendido com a forma célere como os novos atletas têm aprendido alguns princípios gerais do modelo de jogo do FC Porto e conta entrar na competição oficial com o máximo de eficiência possível.

O adjunto do treinador Jesualdo Ferreira aproveitou a superflash deste sábado de manhã, realizada no Olival, para fazer um balanço do arranque da época 2009/10, mostrando-se plenamente confiante no plantel e no ataque à conquista do Penta.

«Os jogadores estão a trabalhar muito bem. É natural, por causa das férias, que sintam alguma fadiga, que pode inclusive acumular-se, mas também é para isso que aqui estamos.»

«Atendendo aos conteúdos que vêm sendo abordados, devo dizer que tem sido até de algum modo surpreendente a forma como eles [os novos jogadores] já aprenderam alguns princípios gerais do nosso modelo de jogo.»

«A grande vantagem de trabalharmos num clube organizado é podermos concentrar-nos naquilo que são as nossas funções. Sabemos que há pessoas em todas as áreas, incluindo na de aquisição de jogadores, que cumprirão também as suas tarefas e serão igualmente responsáveis e competentes. A nossa preocupação é trabalhar e melhorar.»

«Estamos tranquilos quanto à questão de eventuais aquisições. Sabemos que as pessoas responsáveis, com quem a equipa técnica, concretamente o professor Jesualdo Ferreira reúne diariamente, farão o que for melhor para o FC Porto.»

«Será uma época diferente, naturalmente, face às ausências de Lucho e Lisandro, mas essa é uma situação que já se verificou igualmente em anos anteriores. O FC Porto é um clube que potencia de forma eficaz os activos que tem, vende-os bem, mas a verdade é que tem conseguido sempre reequilibrar o plantel com muita qualidade e obter sucesso desportivo. Isso deixa-nos completamente descansados a esse nível.»

«O futebol vive das movimentações de mercado e nós, equipa técnica do FC Porto, percebemos isso. Confiamos em todas as pessoas do clube que tomam decisões relacionadas com essa matéria e aguardamos com toda a serenidade o momento de juntarmos aqueles que integrarão definitivamente o plantel.»

«Será feito um ajuste relativamente simples ao trabalho dos internacionais (não tão grande como sucedeu no ano passado, em que o período de dias que separou o início dos trabalhos de uns e de outros foi maior).»

«Estamos concentrados em melhorar os jogadores que temos e potenciar os que já cá estão, para que todos em harmonia consigamos entrar com o máximo de eficiência possível naquela que é a nossa forma de jogar. No final, esperamos, naturalmente, celebrar a conquista do Penta.»

fonte: fcporto.pt

8 comentários:

  1. Então a grande equipa dos lagartos perdeu logo à primeira... Ora, assim os fanfarrões lá da mouraria, mas ainda também os falsos portistas, os que só sabem dizer mal, mesmo os tais que querem enganar a dizer que são, mas não são, lá vão todos eles também ter de começar a meter a viola ao saco... já.
    A. P.

    ResponderEliminar
  2. Hulk, calma rapaz, que isto ainda agora está a começar. Partir tudo é mais lá prara a frente...

    José Gomes:«O FC Porto é um clube que potencia de forma eficaz os activos que tem, vende-os bem, mas a verdade é que tem conseguido sempre reequilibrar o plantel com muita qualidade e obter sucesso desportivo. Isso deixa-nos completamente descansados a esse nível.»

    Deixa-te a ti e deixa-nos a nós, digo eu, meu caro José Gomes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Alguem sabe porque é que os jogadores do porto dão o suor e sangue neste clube, são reconhecidos e depois saem dos clubes para os quais foram transferidos na mó de baixo?
    Casos mais recentes como o de Maniche e Seitaridis fazem-me pensar que o espírito de luta, combatividade e de sacrifício deve ser enorme nos balneários de gaia e porto.

    ResponderEliminar
  4. O Hulk vai ser, novamente, um jogador crucial no plantel.
    O Sporting ontem... Bem, se aquilo vai ser o nosso principal rival este ano..

    ResponderEliminar
  5. !Pois eu afirmo, se uns preferem ser seguidistas com orgulho outros preferem ser portistas com muito orgulho..."


    estão todos convidados para ver uma nova mística com bastantes novidades e com os seus reforços nos próximos tempos a ser apresentados...:
    O meu 1º texto na minha nova casa,e aonde são esperados todos os portistas que queiram discutir de forma livre e democrática a vida do clube.

    misticaazulebranca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Armando Pinto12 julho, 2009

    Nacionais de Atletismo em Juniores:
    FC Porto (masculinos) campeão nacional!

    ResponderEliminar
  7. "O médio argentino Mariano González, jogador do FC Porto, defendeu hoje que os tetracampeões nacionais de futebol estão "obrigados a ser favoritos". "Creio que o FC Porto tem de ser favorito sempre, estamos obrigados a sê-lo, a fazer as coisas melhores que os outros e a vencer. Trabalhamos para isso", afirmou o jogador. O argentino está à procura de um lugar no onze portista e garantiu estar preparado para o ocupar, classificando de "importante" as saídas dos compatriotas Lucho González e Lisandro López. "Penso que a saída do Lucho é importante, mas também é uma ausência grande. O grupo está preparado para superar as saídas do Lucho e do Lisandro. Estou aqui há dois anos, sei o modo do FC Porto jogar e tenho que ajudar os mais novos para que não se notem as ausências", explicou. Saíram dois compatriotas, mas entrou outro: Belluschi é o cabeça-de-cartaz no defeso "azul e branco" e Mariano não poupou elogios ao exjogador do Olympiakos. "É um jogador com muita técnica e tem possibilidade de ocupar várias posições no campo. Agora tem de adaptar-se e aprender o sistema do FC Porto, mas encontrou um grupo disponível para o ajudar", concluiu."

    ResponderEliminar
  8. A brincar, a brincar... enche o Dragão o papo... do bom e salutar vício das Bitórias, carago!

    ResponderEliminar