01 abril, 2011

A lei à moda de Lisboa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

31/03/2011
Comunicado do FC Porto


O FC Porto foi hoje informado numa reunião com a Polícia de Segurança Pública que o Benfica pretende impedir a entrada no Estádio da Luz de todos os adereços alusivos ao nosso clube, como sejam bandeiras, estandartes ou faixas no jogo de domingo.

Trata-se de uma decisão ilegal que o FC Porto já denunciou através de uma exposição que enviou ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, ao Conselho de Segurança e Ética no Desporto, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e à Federação Portuguesa de Futebol.

O Benfica pretende com uma medida sectária e própria das ditaduras mais reaccionárias impedir o apoio à nossa equipa, isto perante a complacência das autoridades, como se Portugal fosse uma república das bananas.

O FC Porto exige o cumprimento da lei e recorda às próprias autoridades que se há alguém que se acha no direito de estar acima da lei é o próprio Benfica, que continua a permitir a entrada no seu estádio de todos os adereços alusivos às claques No Name Boys e Diabos Vermelhos, dois agrupamentos ilegais, porque nunca efectuaram o registo dos seus elementos, como acontece com todas as outras claques desportivas em Portugal.

Mas nem isso impede, por exemplo, que esses grupos de adeptos entrem no Estádio da Luz com material alusivo a claques ilegais, façam explodir tochas e outro material pirotécnico.

Pior, depois de confirmar que pretende impedir os adeptos do FC Porto, organizados (legalizados) ou não, de entrar com adereços de apoio à equipa, a própria polícia confirmou que os grupos organizados mas ilegais do Benfica poderão entrar no estádio com todo o seu material.

No Estádio do Dragão todos os adeptos das equipas adversárias entram com material alusivo aos seus clubes e, no caso das claques legalizadas, com material do próprio grupo, sejam tambores, megafones, etc. No caso de claques ilegais, o FC Porto impede a entrada de qualquer tipo de adereço, excepto os de apoio ao próprio clube do adepto, que são sempre permitidos. De resto, como foi bem visível nas últimas ocasiões em que o Benfica jogou no Estádio do Dragão.

A obrigatoriedade de registo e legalização das claques é de 2004. Desde então que há duas claques, os No Name Boys e os Diabos Vermelhos, ambas do Benfica, que são ilegais. Haverá no país maior exemplo de impunidade do que este? Passaram mais de seis anos, em todos os jogos do Benfica as claques estão lá, todo o país as vê, mas as autoridades portuguesas ainda não tiveram oportunidade de fazer uma “investigação implacável”. Definitivamente, é tempo de em Portugal todos os cidadãos e todas as instituições serem tratados da mesma forma.

Para que serve um Governo que faz uma lei e depois não a consegue aplicar? Obviamente para nada.

Finalmente, apelamos a todos os adeptos do FC Porto que, apesar do clima provocatório e intimidatório que o Benfica está a criar para o jogo de domingo, mantenham sempre um comportamento cívico e pacífico.

fonte: fcporto.pt

12 comentários:

  1. Depois disto é ir tudo vestido de AZUL!

    ResponderEliminar
  2. COMUNICADO

    As Associações “Colectivo Ultras 95” e “Super Dragões” tiveram conhecimento que o Sport Lisboa e Benfica, enquanto promotor do espectáculo que vai ocorrer no próximo dia 3 de Abril do corrente ano, pretende proibir o acesso de faixas e bandeiras com as inscrições das nossas Associações

    O comportamento do Sport Lisboa e Benfica não tem suporte legal, uma vez que a legislação em vigor apenas faculta ao promotor do espectáculo desportivo a decisão de permitir a entrada no recinto desportivo de tambores ou megafones.

    A legislação em vigor, não atribui ao promotor do espectáculo desportivo, o poder de restringir o direito à liberdade de expressão dos grupos de adeptos legalmente constituídos como Associações.

    Ambos os Grupos manifestam o seu repúdio por num estado de direito, uma entidade coarctar, sem suporte legal, o direito da liberdade expressão, consubstanciada na simples posição de exibir uma faixa com a inscrição “Colectivo Ultras 95” ou “Super Dragões”.

    Aliás,

    Em todas as competições nacionais e internacionais, foi sempre permitido a estes Grupos a exibição de faixas e bandeiras com a inscrição, “Colectivo Ultras 95” e “Super Dragões”, nomeadamente, nos jogos ocorridos no Estádio da Luz nas temporadas transactas.

    Acreditamos que a P.S.P. e o Sr. Ministro da Administração Interna em gestão, não irão compactuar com comportamentos restritivos da liberdade de expressão, legalmente garantida num estado de direito.

    Os nossos Grupos esperam que as condições de acesso ao estádio do “Sport Lisboa e Benfica”, nomeadamente, a permissão para entrar com bandeiras ou faixas não seja definida em função da cor do clube e não acreditamos que, caso tal suceda, mereça a conivência do Comando Nacional da Polícia de Segurança Pública, do Conselho Nacional do Desporto e do Ex.mo Sr. Ministro da Administração Interna em gestão.

    As Associações Colectivo Ultras 95 e Super Dragões, grupos de adeptos legalmente constituídos ao abrigo da Lei n.º 39/2009, de 30 de Julho.

    31 de Março de 2011

    ResponderEliminar
  3. Uma vergonha esta atitude! Mas desde quando a palavra do clube do regime é lei?

    ResponderEliminar
  4. Isto é indigno de um país que se diz democrático! Isto é revoltante.

    Eu bem tenho avisado (e sou velhinho nestas coisas…) que o que está a acontecer agora é igual e, nalguns casos, até suplanta o que se passava nos tempos da “outra senhora”. Já não há vergonha e veja-se o desplante da própria PSP ao dar carta branca às claques ilegais e vilipendiando os direitos das claques legalizadas. Claro, a coberto do Ministério da Administração Interna e do ministro vermelho É um escândalo!

    São estes senhores que armados em “meninos do coro” ou em “Marias madalenas” proclamam “justiça” e “verdade desportiva”. São estes senhores que em nome da “ordem pública” incendeiam emoções e criam um clima de grande tensão. São estes senhores que para a fotografia apelam à calma e, depois, tiram a máscara e provocam tudo e todos intimidando e ameaçando.

    Que mais nos irão fazer? Que mais artimanhas arranjarão para nos abater? Não, não nos abaterão; podem arranjar túneis, “reclamar” junto da UEFA, incendiar autocarros, apedrejar a viatura do Presidente, “legislar” por decreto ou decidir por livre arbítrio, jamais nos impedirão de prosseguirmos no nosso caminho. Pulhas, jamais poderão parar-nos. O despotismo nunca nos derrubou, jamais nos derrubará.

    Força POOOORTO! Força claques azuis-e-brancas que estarão no antro da vergonha! Força adeptos do grande FC Porto!

    Um abraço a todos os portistas.

    ResponderEliminar
  5. Estou com o anónimo, vamos todos vestidos de azul, quem tiver que leve a camisola do FCP...


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  6. Caros Portistas,

    Não há bandeiras, mas há sobreiros



    http://www.youtube.com/watch?v=mpaUeJ4cz70


    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  7. DOMINGO UMA SÓ CAMISOLA!
    DOMINGO UMA SÓ VOZ!
    PORTO CAMPEÃO!

    FICA O APELO :

    WWW.MENTALITAULTRA.BLOGSPOT.COM

    TODOS OS QUE SE DESLOCAM AO ESTÁDIO DA LUZ COM A CAMISOLA AZUL E BRANCA.

    ResponderEliminar
  8. a todos os adeptos que vão ao galinheiro, pintem o local de azul! Pintem as caras, pintem os cabelos, dêem cor aquela aberração de estádio! Vamos mostrar ao país o que é uma claque a sério, não se calem um só segundo, não larguem a equipa, e se as coisas não correrem como queremos, mostrem em que é que somos superiores: em mentalidade e aplaudam a equipa que eles merecem, sempre!


    eternomagnifico.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. pessoal vamos pintar aquela merda de azul na mesma! eles não sabem, mas vamos ser muitos mais do que eles estão a contar, existem muitos mais bilhetes a andar por fora para outras zonas do estádio. quanto ao impedimento de levar material de apoio é muito simples pintem cabelos, cara, corpo tudo de azul, mas não se preocupem que o nosso clube não dorme em serviço e seguramente vão voar camisolas e cachecóis no dia do jogo para muitos. isto fica desde já registado,para próxima que cá venham tem que descontaminar todos antes de entrar o estádio.

    ResponderEliminar
  10. Este link comprova que no dragao este ano, como sempre, entraram bandeiras do benfica, e em relação a caxecois entraram todos fossem nn ou diabos... era a sad fazer um comunicado com a foto para nao deixar duvidas!

    http://www.dropbox.com/gallery/3793076/2//FOTOSDACURVA%202010-2011/20101107%20-%20FC%20PORTO%20-%20SLB?h=6b21b8&p=1#gallery:28

    Entretanto já tenho o meu "estandarte", que certamente poderá entrar no estádio. nao está pintado a azul nem faz referencia ao porto...
    Alguem adivinha o que diz?...lol

    Abraço, Rodrigo

    ResponderEliminar
  11. Não vou ao antro dos mouros por várias razões e uma delas é esta lei que existe para uns que não é igual em todo o país (uma entre muitas razões pq o Socas vai pregar para outro lado). Por isso quero expressar a minha maior solidariedade para com os adeptos do Porto que estarão presente (e sei que vão ser muitos mais do que se pensa) e apelar a que não respondam a provocações e dar um exemplo de civismo àquela corja de bandidos.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  12. amigos só há uma coisa quem pode ver o jogo nessa bacia... que va só de azul e branco pois com certeza que irá dar mais cor e assim saberemos onde estao os adeptos do porto que espero ver espalhado por toda essa que me perdoem a linguagem merda de estadio uma socia com 46 anos ....

    ResponderEliminar