10 novembro, 2011

Circuito fechado

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

10/11/2011

A Confederação do Desporto de Portugal realizou a sua gala anual esta semana no Casino Estoril. Para além de uma série de desportistas premiados pelos seus desempenhos no último ano desportivo, entenderam os responsáveis atribuírem o prémio Alto Prestígio ao Benfica e ao Sporting.

Estas distinções valem sempre o que valem, mas não deixa de ser surpreendente e estranho que os responsáveis pela Confederação tenham distinguido dois grandes clubes de Lisboa e tenham esquecido, por exemplo, os finalistas da última Liga Europa, FC Porto e Braga, os dois clubes que nos últimos anos mais têm feito pela imagem internacional de Portugal.

Pela primeira vez dois clubes portugueses disputaram uma final europeia, pela quarta vez nos últimos oito anos uma equipa portuguesa venceu um troféu internacional – e só para recordar o quão difícil é vencer competições internacionais basta recordar que os agora distinguidos venceram troféus internacionais há 47 anos (Sporting) e 49 anos (Benfica) – mas os senhores da Confederação do Desporto de Portugal decidiram homenagear esses emblemas com o prémio Alto Prestígio.

Desconhecem-se os critérios de tais escolhas, necessariamente muito criativos, mas para os mais desatentos convirá também recordar que caso queiram retirar o futebol e concentrar a argumentação nas chamadas modalidades, o FC Porto venceu todas e até tem uma equipa (hóquei em patins) que há dez anos consecutivos conquista o campeonato nacional, mas isso ainda deve estar no “quase prestígio”, longe de atingir o épico “alto prestígio”...

É este funcionamento em circuito fechado, alheado da realidade, que o FC Porto continuará sempre a denunciar e a combater. Para ao menos no Desporto o país ser realmente do Minho ao Algarve, sem esquecer as regiões autónomas.

fonte: fcporto.pt

3 comentários:

  1. bláblábláblá...

    para quem tem os critérios que tem para a eleição de determinadas figurinhas para receber Dragões d'Oiro, premiando as filha-da-putices, estão com paleio a mais para o meu gosto.

    tanto com que se preocuparem no momento actual do clube, de cima a baixo, da esquerda à direita... e toca lá mais um comunicado pa encher chouriços e fazer lavagens cerebrais.

    adianta, que foi chão que já deu uvas!

    ResponderEliminar
  2. Não achei mal que o FC Porto emitisse este comunicado. Até achei muito bem. Mas devia fazê-lo noutras ocasiões por outras razões…

    De resto, a chachada da “Confederação do Desporto” (de Portugal?) é mais do mesmo vindo da coutada moura: merda! Quero que se lixe a dita Confederação e as suas “brilhantes promoções”. Para mim têm mais importância as promoções do LIDL. E digo mais: no meu entender (e com base no que aprendi nos bancos da escola dita “Primária”) há muito tempo que o Porto, o Norte, não fazem parte daquilo a que se chama… Portugal. A minha terra, o meu País é o NORTE… mai nada. Sou radical?! Pois sou, em tudo. Não tenho meias medidas; em tudo sou assim. Quem gosta, gosta, quem não gosta arreie…

    Abraços. BIBÓ PORTO, VIVA O NORTE, VIVA O NORTE GALAICO-DURIENSE!

    ResponderEliminar
  3. As desculpas dessa tal confederação são patéticas, a pensarem que enganam alguém. Há um ano, nos desportistas do século, não teve lugar um Pinga, por exemplo, que foi o maior ídolo das gerações de trinta e quarenta, mas tiveram lá lugar uns artolas que nunca farão parte da escolhas daqui a outros cem... enquanto o Pinga será eternamente recordado, como se comprova em ainda hoje ser referido por gerações muito distantes dos tempos dele. Sendo mesmo um símbolo-mor do FCP, como se via quando, nas décadas de cinquenta, sessenta e setenta, o maior galardão clubista era o "Troféu Pinga", com que eram reconhecidos os maiores valores portistas e só substituído em 1985 pelo Dragão de Ouro.
    E como isso muito mais... Agora esta de terem sido os da capital a terem desempenhado melhor papel com os países do antigo ultramar, é de bradar... ou não se lembram já da contribuição que representaram na ligação desportiva com a metrópole uns Acúrcio, Carlos Duarte, Miguel Arcanjo, Perdigão, Manhiça, Abel, Lemos, etc, etc. que foram do F. C. Porto e não dos da segunda circular lisboeta! E inclusive a primeira digressão de uma equipa portuguesa ao antigo ultramar português foi do F. C. Porto, em 1949, metendo até viagem de barco, como ficou descrito no célebre livro "Caravana da Saudade". Além de que foi graças à contribuição do FCP, através de intercâmbio com o F. C. Luanda, que foi erigida a cidadela de Luanda; além de que o F. C. Porto sempre teve clubes como delegações e outras instituições também como filiais, nas antigas colónias e actuais países de língua portuguesa.

    ResponderEliminar