08 novembro, 2011

Duas equipas, o mesmo clube, e tudo tão diferente...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Orgulho na camisola. Sede de vitória. Raça. Mística. Treinador competente. Jogadores humildes e concentrados no essencial. Espírito de equipa. Alegria nos rostos dos jogadores. Alegria nos rostos dos adeptos. Treinador exigente. Uma equipa técnica cheia de coragem e um discurso objectivo e motivador.

Há tudo isto na nossa equipa de hóquei em patins, como se viu no último jogo em Braga, onde o nosso rival até escorregara... tudo isto falta na nossa equipa de futebol que continua amorfa, passiva, lenta, sem liderança e completamente à deriva. O Estádio do dragão cai a pique na adesão dos adeptos, há um ambiente de depressão clara em quem ainda lá continua a ir. Até quando se permite que este estado de auto-destruição continue?



ANDEBOL

No andebol, o campeonato está de regresso com um FC Porto/Fafe, sábado pelas 15 horas (porto canal) no Dragão Caixa, na mesma jornada em que se disputa um Sporting/Benfica. Espero que os jogadores do Porto que estiveram na Selecção, tenham chegado sem qualquer problema físico.



HÓQUEI EM PATINS
  • HC Braga 2-7 FC Porto
Grande exibição dos pupilos de Tó Neves em Braga, ganhando com clareza, num recinto onde o Benfica perdera os seus primeiros pontos.

Logo nos minutos iniciais, Pedro Moreira, após assistência de Caio, fez o 1º golo, e no 1º livre directo que dispôs, Reinaldo Ventura marcou o 2-0, que poucos segundos distou do 3º golo (bisou Ventura) após assistência de Pedro Gil. Gonçalo Suissas aproveitou defesa incompleta de Guilherme Silva e fez o 4-0, com Rafa (emprestado pelo Porto) a reduzir perto do intervalo que acabou com 5-1 para o Porto, após um golo nos segundos finais de Pedro Gil.

Na 2ª metade, a dupla de arbitragem de Lisboa começou a inclinar o pavilhão, mas Edo Bosch (e depois Filipe Magalhães) tudo defendeu. O Braga falhou 4 livres directos e 2 penaltys, com o FC Porto a cometer 19 faltas, muitas delas perfeitamente inventadas por uma arbitragem deplorável. O jogo terminou com 7-2 para o FC Porto com Gil e Caio a marcarem os nossos últimos 2 golos.

Esperemos pelo resultado do Barcelos-Benfica de hoje para se encerrarem as contas da 3ª jornada... e esperemos também que o hóquei praticado pelo FC Porto, continue com esta dinâmica e toda esta confiança. Promete! Sábado jogamos em Riba D'ave pelas 15h05 (RTP2).



BASQUETEBOL

No basquetebol, o FC Porto viu os seus jogos nos Açores adiados devido ao mau tempo. Agora, as duas equipas Açorianas ficam obrigadas a fazer esses jogos no Dragão Caixa, em data a combinar. No próximo sábado, não faltarei e marcarei presença no jogo no Dragão Caixa diante da Ovarense (18h-Porto Canal), na mesma jornada em que o Benfica visita o Guimarães.



Saudações Portistas,
Lucho.

10 comentários:

  1. Lucho, sim senhor:

    Há de tudo na briosa equipa de Hóquei em patins, nada disso há na de futebol. Os hoquistas motivam os adeptos e vice-versa. Em relação ao que está a acontecer na equipa de futebol, custa-nos a acreditar não é verdade? A nossa situação no Campeonato até leva a pensar que é um contra-censo estarmos tão descontentes com o desempenho da equipa. Mas…

    Aí é que está o busílis da questão… e até há dois. Se me permites, eu explico.

    - Noutros momentos da nossa história, os problemas que se vislumbraram não foram combatidos com a celeridade necessária. Por exemplo, o caso (tão referido e, às vezes, mal descrito) do Octávio Machado: o palmelense esteve para ser despedido por duas vezes antes de Dezembro de 2001. Na perspectiva de que as coisas se iam ou podiam compor (se… se… se…), o despedimento aconteceu apenas em Janeiro do ano seguinte, embora fosse evidente o desnorte do treinador e a cada vez mais grave situação da equipa. Quando Mourinho chegou o FC Porto estava em 6.º lugar no Campeonato. No final fomos 3.º a 12 pontos do 6.º, embora o novo treinador não tivesse conseguido superar 7 pontos para o primeiro (Sporting) e 2 para o segundo (Boavista). Quando se diz que a “chicotada psicológica” não resultou nessa época, não é mesmo nada assim, estamos a ser intelectualmente desonestos. Não é preciso explicar que o mal foi feito atrás, teimando em que novos ventos viriam… E é de elementar justeza referir que, com o novo treinador, se deu passo importante na preparação da época seguinte.

    - Para já não está em causa a saída do Vítor Pereira. Não está? Se não está, então alguém vai fazer alguma coisa para além disso? O barulho é aterradoramente silencioso… Ninguém está contente, mas tudo está contente! Mas fazer o quê: esperar, esperar, esperar pelos “finalmentes”, esperar pelo descalabro? E se há outros males (acredito que sim e bem graves…) não haverá um maior que todos os outros? Não será aquele que TODOS vêem e que QUASE TODOS querem ver resolvido? Não é mais que evidente e definitivo que estamos na presença de um rotundo fracasso?

    Procurando com a minha modesta eloquência contestar um chavão vezes sem conta repetido: claro que “Mourinhos não se encontram todos os dias”, é mesmo impossível, sem milagre, achar um ali ao virar da esquina. Mas deixem que lhes diga (e não quero ofender ninguém, nem tão pouco o atingido) pior do que temos será possível encontrar? O homem não tem culpa de ter sido mal escolhido. Mas não tem estofo, nem vai desenvencilhar-se do sarilho em que se meteu. Podem crer, não vamos a lado nenhum. E esse é um busílis da questão… O descalabro completo é só uma questão de tempo, o destino está traçado e quanto mais tarde houver uma decisão, PIOR. Depois, quando já nada houver a fazer, não arranjem outro enredo “à Octávio”.

    Até lá, Vítor Pereira será o meu treinador. Embora não acredite (não acredito MESMO), desejo-lhe os maiores sucessos. Eu seria o primeiro a bater-lhe palmas, víssemos nós a equipa a “carburar” de um modo aceitável, a jogar verdadeiramente “à Porto”. Não acredito mas, mantendo a minha postura de mais de 50 anos de portismo, NUNCA assobiarei nem insultarei o treinador do FC Porto. E aceito opiniões diferentes sobre o treinador, mas não aceito que me insultem por eu ter esta.

    PS: apreciei muito os diversos comentários ao post anterior, do RCBC – uns de carácter objectivo, outros mais subjectivos. Contudo gostaria de realçar o seguinte: apesar dos inúmeros erros da SAD (evocados pelos ilustres comentadores), não podemos esquecer que a mesma SAD: TUDO FEZ PARA MANTER O PLANTEL. NÃO O DESBARATOU, A EQUIPA FICOU PRATICAMENTE COMPLETA E REFORÇADA. Há que valorizar o empenhamento e não arranjar ali desculpas para logros de outra ordem.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. É verdade! No fim de semana via a equipa de hóquei jogar e pensava que o que a nossa equipa de futebol preceisava era de um homem como o Tó Neves, o rosto da mistica que nós tanto apreciamos!

    João

    ResponderEliminar
  3. Meu caro estamos em perfeita sintonia.

    É a tal história do barco que se afunda por ter peso a mais e o comandante prefere ver o barco a afundar do que atirar ao mar a carga desnecessária... A carga q se podia tirar é o discurso de VP que nos afunda semana a semana, seja ele amorfo ou assustadoramente sonoro. Venha de lá um com um discurso leve mas objectivo e motivador. Venha de lá um Tó Neves sem patins.

    ResponderEliminar
  4. Do que se vai passado no Estádio do Dragão já nem falo poruqe não vale a pena. Muito mais interessante falar da nossa equipa de hóquei em patins.
    Começo por referir que não estava particularmente otimista para esta época. Novo ciclo, novo treinador, equipa veterana e que, convenhamos, na última época vinha a dar alguns sinais preocupantes.
    Felizmente estava enganado. Sem qualquer desprimor para o gigantesco trabalho do Franklim este novo treinador parece que está a conseguir dar uma alma renovada a esta equipa.
    Ainda por cima associa uma capacidade evidente de motivação com uma capacidade técnica bem acima da média. E, de repente, a equipa já não parece tão "velha" nem tão cansada. Joga um hóquei alegre, entusiasmante para quem vê e, como me parece evidente, para quem joga também.
    Não quero elevar demasiado as expectativas mas passei as duas últimas épocas a pensar que esta equipa estava a sair de prazo e que não teria mais possibilidades de discutir o título europeu que á tantos anos nos foge. Já não penso assim e só foram precisos 2 jogos para mudar de opinião.
    Esta equipa de hóquei em patins voltou a fazer-me sonhar.

    ResponderEliminar
  5. Não foi só a ti Mac;) O sonho tb renasceu em mim.

    Dragão Azul Forte:

    Há muita gente contente. Olhe os meus conhecidos que são do benfica ou do sporting acham VP o máximo, gostam muito dele. Parabéns pelo seu post bem fundamentado e cheio de conteúdo. Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Realmente esta equipa de hóquei mostra vontade de ganhar mesmo sendo decacampeão e ganhar taças e supertaças (falta a Champions mas eu acredito q vou voltar a ver o Porto ganhá-la e quem sabe já este ano). Nos anos anteriores o mérito de Franklim Pais foi enorme e junto a ele um SENHOR: Ilídio Pinto, o Pinto da Costa do hóquei. Os jogadores percebiam o que o treinador queria e davam tudo em campo mesmo em alturas em que não estavam tão bem. Chegou Tó Neves e a verdade é que a dinâmica se mantém e a motivação tendo trazido 2 jogadores com ele (mais o Caio) que vão ajudar ao rejuvenescimento da equipa juntando ao Gonçalo Suíssas e a outros jovens da formação ajudados pelos menos jovens Filipe Santos, do, Reinaldo e Pedro Gil. Acho a equipa este ano está mais equilibrada e vamos ver se Tó Neves (também ele um portista como VP mas q viveu por dentro muitos anos com jogador) sabe manter a motivação e com um cunho pessoal levar esta equipa ao "undeca" e se possível juntar a Champions do hóquei.

    Quanto a VP, é fraquinho e um dos grandes problemas dele é fazer perceber aos jogadores aquilo que quer deles. Nota-se que os jogadores estão sempre a falar entre eles ou com o treinador para tentar saber o que devem fazer. E quando assim é, o resultado é muito mau.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia
    Aposto que este ano vamos ser campeões europeus em hóquei.

    ResponderEliminar
  8. Boas Lucho!

    Excelente comparação entre o hóquei e o futebol...Penso que todas as nossas modalidades têm um espírito de sacríficio que infelizmente não temos visto este ano na redondinha futebolística...

    Excelente resultado em Braga, onde os gayvotas tinham escorregado e nós demos uma imagem de superioridade inequivoca...Que grande alma tem esta equipa do mister Tó Neves...Não me espanta muito, pois todos nós conheçemos o seu carácter guerreiro enquanto jogador...

    Permite-me referir aqui o incrível desfecho da supertaça europeia...Das nossas 3 modalidades o hóquei é a que menos aprecio, ainda assim tenho bastante carinho por esta modalidade que tantos êxitos nos tem dado...Mas acho que esta supertaça europeia foi mais um machadada para o enterro do hóquei :-( Lamentável...

    No basquetebol tivemos galo, pois agora temos de encaixar no calendário os dois jogos açorianos em breve, uma vez que os jogos têm de ser disputados para definir os apurados para a Taça Hugo Santos...A única coisa positiva é que serão mais dois jogos no Caixa :-)

    Em princípio marcarei presença no andebol e gostaria de estar presente no basqutebol pois estou bastante curioso para ver o desempenho do novo poste...

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Se falarmos em acreditar títulos Europeus, aqui o tolinho todos os anos acredita que seja possível, basta que no ano passado Arrumamos o Barcelona e ficamos pelo caminho nas GP quando tínhamos tudo para ganhar, no ano anterior em itália o FC Porto não perdeu nenhum jogo e ficou arrumado da competição na maior vergonha do moeda ao ar e se juntarmos a isto bolas que entram e não contam, arbitragens como as do Igualada vs FC Porto que vi ao vivo mostram que nem sempre ter a melhor equipa e jogar melhor contam para estas andanças.

    A idade desta equipa a mim não me faz confusão, no hóquei isso diz muito pouco e basta ver o Rigo a patinar e o Tó Neves ainda no ano passado a comandar a sua equipa para ver que neste desporto a idade a mais não conta, conta sim a capacidade atlética de cada um.

    Em Braga e a juventude do HC Braga foi inimiga, jogam um hóquei positivo, muito ataque com o meu amigo Nunes a fazer valer a sua meia distância mas cá atrás andaram sempre aos papeis, jogar contra o FC Porto e não saber defender arriscam-se a uma primeira parte do outro mundo cheia de momentos bonitos e espetaculares de levantarem pavilhões.

    Isto ainda vai no inicio, abordamos o jogo de maneira diferente, mesmo assim tudo vai no inicio e ainda me lembro no ano passado quando perdemos em Viana colocou-se tudo em causa e esqueceu-se dos 9 anos anteriores e do Trabalho efectuado contra tudo e contra todos.

    Voltando a Braga a nossa equipa respira confiança, todos acreditam e basta olhar para eles para se perceber isto, o core esse está lá todo, Sr. Ilídio Pinto e a sua Família que dedica o seu tempo ao Hóquei há muitos anos, Tó Neves e o adjunto, preparador físico, medico, enfermeiro e mecânico são os mesmos e a equipa essa levou uns retoques onde precisava para poder atacar todas as competições.

    Ninguém fala nele mas eu vou voltar a insistir, com o nosso capitão atravessar uma lesão chata, ele que para mim é um grande defesa, tem substituo à altura que tem arrumado a casa e jogado sempre em prol do colectivo de seu nome Pedro Moreira, tem estado muito bem e é para mim a evolução deste inicio, o resto da malta continua muito forte e com vontade de ganhar tudo.

    Não vou falar da arbitragem da segunda parte em Braga, acho uma esquisofrenia para não falar em demência completa ter uma dupla tão filho da puta arbitrar um jogo que a dada altura o pavilhão de Braga até ficou envergonhado pelo trabalho destes dois CABRÕES.

    ResponderEliminar
  10. Boas

    Alguem vai a Riba'Ave?

    ResponderEliminar