30 novembro, 2011

Fado da Segunda Circular

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Depois de alguns meses em que tudo parecia bem no futebol Português, com o FC Porto a quase comprometer as suas aspirações na Europa, ficar pelo caminho na Taça de Portugal e a não conseguir mostrar em campo o que é ser Porto (muitas vezes à que bater no fundo para se perceber o que está mal), eis que vem um fim-de-semana cheio de alegrias com o povo ordeiro e bem comportado da capital a montar a tenda, que mais parece um enredo de uma novela da TVI.

Antes de falar do circo do fim-de-semana, vou começar por falar nas notícias que foram lançadas pelos abutres do costume da comunicação social, de forma a lançarem a confusão dentro da nossa casa.

A notícia do Expresso que diz que o Moutinho é o líder da rebelião, se não é encomendada, pelo menos o timming é perfeito. Sai antes do tudo ou nada na Ucrânia, e correu logo o País inteiro como se fosse um dado adquirido. Eu compreendo. É fácil de pegar com o rapaz, é fácil esquecer o importante e comentar o acessório, e atirar lenha para a fogueira, visto que o momento não era o melhor, mas a mim, o único comentário que esta notícia me merece, vai para a autora que poderia perfeitamente dedicar-se a brincar com os bicos do gás lá em casa e deixar o jornalismo para quem realmente é isento e tem fontes credíveis, e que não procura protagonismo jornaleiro com uma notícia sem pés nem cabeça!

Como Pedroto diria: “Na equipa do FC Porto não há contestários maricas, nem os problemas se levantam, porque nunca chegaram a existir.”

Outra alegria do fim de semana. Além das claras vitórias no Hóquei, Basquetebol, bom como o resultado do Andebol e a vitória no Futebol, houve festa da grossa com uma personagem que faz tempo que me andava a meter um nojo completo. Falo de Valdemar Duarte.

Eu já tinha avisado que o Dragão tinha alguns defeitos de construção, principalmente na ausência de uma entrada para quadrúpedes, e claro, um anti-derrapante para animais que usem cascos de forma a poder subir/descer as bancadas sem tropeçar.

Claro que depois, vêm os fait-divers do costume com o jornalista a dizer uma coisa num jornal, o Rascord a inventar a sua versão, o maisbenficol a mandar outra versão e claro, aBiblia com os “comentadeiros” do costume a corroborar as versões todas que entretanto saíram cá para fora, onde só faltou a empregada da limpeza também dar a sua opinião e a versão dos factos.

Quem presta um badalhoco serviço ao futebol como Valdemar Duarte presta, acaba por ter sorte de nunca se ter cruzado comigo. Não quero com isto chamar palhaço ao Valdemar Duarte, aliás, como diria Pedroto: “Quando disse que Mário Wilson, como treinador, era um palhaço, não tive a intenção de ofender os palhaços”.

Posição fabulosa também foi a do Sindicato dos Jornalistas que rapidamente veio repudiar o que se passou no Dragão, vindo em defesa do jornalista. Embora compreenda a hipocrisia da coisa, não deixa de ser engraçado o facto de esta não repudiar o fraco jornalismo que temos e também as notícias falsas que todos os dias saem cheias de interesses escondidos com um único objectivo, que é denegrir o FC Porto.

Eu sou do tempo em que se recebia a SIC ao pontapé depois dos programas como “porcos da Bola”, jornalistas da RTP à cabeçada depois de festejarem golos do Famalicão atrás da baliza, como se de adeptos adversários se tratassem, e ainda receber adeptos do Record à chapada, depois dos livros como “Golpe de Estádio” que não foi escrito pela prostituta de serviço, mas por um panão desempregado!

Esses tempos mudaram. Hoje, o povo é sereno e calmo, e aguenta bem as críticas que são feitas e noticias que inventam. Hoje, os jornalistas têm as melhores condições de trabalho e continuam com as mesmas práticas badalhocas, mas como diz o outro: “cada um tem o que merece”.

Já alguém repudiou o que é feito aos jornalistas que estão presentes na Luz, onde são os Sandros que preenchem as fichas de jogo, bem como controlam as perguntas?

Eu sei a resposta... mas fica a pergunta!

Agora vamos falar das outras alegrias que a malta da segunda circular nos proporciona com o seu triste Fado.

Tudo começa com um reatar de relações entre a mouraria e a lagartada que foi iniciada com beijinhos e abraços, uns a pagar almoços aos outros e vice-versa, onde deu jeito qb aos dois. Basta estarmos atentos às arbitragens que tem tido o Sporting, que nem vale a pena comentar, jogando quase sempre contra 10, e onde as super goleadas, são sempre uma festa como se de campeonatos conquistados se tratassem. Já do outro lado, tudo o que se puder fazer para atacar a malta cá em cima dá jeito, e ainda por cima, os dois juntos têm interesse que o morcão que for para a Federação fique com o pelouro da arbitragem e da disciplina. Já foi assim que ganharam campeonatos, por isso, é formula comprovada.

Até que há velhos hábitos na luz, que no jogo do tudo ou nada para não perder de vista o Campeão, vale tudo. Voltam os fantasmas dos túneis, as gaiolas e claro, o tratamento aos adeptos que é vergonhoso.

Ir à luz, andar de autocarro 3 horas seguidas, não parar nem sequer nas áreas de descanso, chegar 3 horas antes e ficar ali a levar com chuva, enquanto 3 ou 4 “Sandros” revistam 2000 pessoas devagar e com calma, com a polícia a molhar a sopa sempre que pode e entrarmos já com o jogo a decorrer (tipo 20 minutos de jogo), para uma bancada sem casa de banho e sem algo para se comer ou até mesmo, chegar à bancada e ter 1100 lugares para 3000 adeptos; tudo isto é perfeitamente normal e acontece todos os anos aos ultras do FC Porto. Não sabia era que isto ia ser estendido ao vizinho do lado.

Caso para se dizer que quem fomenta violência, acaba exactamente por ter violência e vandalismo. Mal ligo a televisão e vejo o estádio a arder, comecei a acreditar em Deus, visto que das duas, uma. Ou o S. Martinho veio atrasado, ou a rega falhou, e como para aqueles lados é normal não haver Luz, alguém com bom senso se lembrou de fazer uma fogueira.

Ora uma fogueira, a “bilhética” a funcionar como de costume, a gaiola, o tratamento dado aos adeptos visitantes, os problemas no túnel e claro, a derrota do Sporting, deu em mais um divorcio e um destino mais que traçado nesta hipocrisia que foi o reatar de relações entre estes dois clubes.

Claro que hoje as coisas azedaram, ainda mais com toda gente atirar “lenha para a fogueira”, mas há que lembrar que são todos uns hipócritas de merda que também a lagartada sabe bem o serviço ranhoso que prestou aos adversários nas alturas em que andou em alta. Lembro, por exemplo, o episódio da “porta dos Cães”, “Vamos saltar de cabeça do Varandim” e claro, este vídeo que fica para posteridade:


Como vos digo, TUDO ISTO É FADO:
    Almas vencidas
    Noites perdidas
    Sombras bizarras
    Na mouraria
    Canta um rufia
    Choram guitarras
    Amor ciúme
    Cinzas e lume
    Dor e pecado
    Tudo isto existe
    Tudo isto é triste
    Tudo isto é fado
Um abraço Tripeiro e muito... muito Portista.

13 comentários:

  1. Sim, tudo isto é fado… da mouraria. E estou em sintonia com o teu fado, Antas. Só não estou de acordo com uma coisa: é que não chamaste o verdadeiro nome ao nojento locutor; coitadinho, pode ficar chateado. O seu verdadeiro nome é BaldeMERDA Duarte.

    Abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Como eu te compreendo e gosto de ti...

    E parabéns aos Super-Dragões que hoje festejam as bodas de prata.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. LOL!

    Se deus existisse, o fogo começava ao intervalo...

    Isto não é nada de novo, nem raro..sabe bem ver o campeão voltar e assistir a isto tudo de cadeirão.

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  4. Fenomenal!

    Revejo-me a 100% no que escreveste. Cheguei a entrar nessa "porta dos cães".

    Também deixo aqui os meus parabéns a todos os Super Dragões!!

    Um abraço amigo e nunca mais é Sábado!

    ResponderEliminar
  5. "Eu já tinha avisado que o Dragão tinha alguns defeitos de construção, principalmente na ausência de uma entrada para quadrúpedes, e claro, um anti-derrapante para animais que usem cascos de forma a poder subir/descer as bancadas sem tropeçar." AHAHAahaHAHAAHAH! AHAHAHAAHAH!

    ResponderEliminar
  6. A mim só me apraz dizer, que falta fazem Homens como o "broas" "João Pinto"!!!

    Aquilo sim é ser Porto..quer para dentro do clube, que para fora, ostentando o símbolo do clube, como escudo contra tudo e contra todos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Antas, subscrevo em absoluto, já chega de ouvir e calar! Só se perdem as que caiem no chão!

    Psd - Ah, mais um vez: bela prosa!

    ResponderEliminar
  8. manuel moutinho30 novembro, 2011

    Esses porcos sempre tiveram raiva ao porto,por isso só se perdem as que caiem no chão esse balde de merda é um nojo,chamar jornalista a essa coisa é um insulto para os verdadeiros jornalistas,sempre que podem dizem mal do porto.Se alguém bateu nesse gajo, abençoado seja!
    VIVA O PORTO
    cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  9. Miguel Monteiro01 dezembro, 2011

    Caros colegas,

    Muito mais do que mil campanhas de marketing e um milhão de palavras escritas por nós em blogues como este, o vídeo apresentado neste post traduz na perfeição o que é ser Porto. Pouco mais do que meia dúzia de minutos para ver, rever e sobretudo mostrar aos mais novos que nunca sentiram na pele o que o nosso clube teve de passar para estar onde está hoje.
    Reparem bem na força da imagem do nosso capitão a erguer aquela taça de merda em pleno estádio de Oeiras debaixo de uma chuva calhaus…

    Um abraço forte a todos os SuperDragões que dizem SEMPRE presente. Nos maus momentos, em dias de chuva, a serem constantemente maltratados por uma CS, que não são mais do que um bando de filhos da puta ao serviço do regime, e por uma Autoridade do género da que eu senti nas costas na famosa “Porta dos Cães”, somente por estar com uma camisola azul e branca… Para TODOS eles o meu sincero agradecimento por tudo o que têm feito por puro amor ao nosso clube.
    Uma grande parte do nosso êxito recente a eles o devemos. É só andar 25 anos para trás e ver em que ano estávamos quando eles se formaram…

    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  10. Excelente o seu texto. Parabéns e saudações portistas!

    ResponderEliminar
  11. Quando ouço os adeptos do 7porting a falar das condições do sito onde foram ver um jogo de futebol acho engraçado, porque de cada vez que lá vamos é muito pior e niguem faz nada. Descreves te mesmo o que se passa por aqueles lados.
    E já ouvi estoiras bem piores...
    Quanto ao resto da crónica FANTÁSTICA mesmo ao teu nível
    Um Grande Abraço e até Sábado

    ResponderEliminar
  12. óh ANtas, bOU-te contar, tu andas mesmo impossivel de aturar, dasse ;)

    rasgas a torto e a direito, sem medos ou receios... e quem quiser, que se arrume ou se desvie, caso contrário, vai bater em betão ;)

    ganda, ganda post memo!!!

    pARABÉNS!!!

    ps - é verdade que o Baldemerda Duarte caiu das escadas?! ohohohoh

    ResponderEliminar
  13. É curioso... Qu'é qu'o LFV estava a fazer na tribuna? Eu sei, mas já quase todos se esqueceram...
    (ver vídeo 5:32 a 5:36)

    PA

    ResponderEliminar