15 novembro, 2011

Ganhar em Braga, e só depois pensar no clássico...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A nossa equipa de andebol, tem 2 jogos importantíssimos esta semana. Amanhã (quarta-feira), os Dragões deslocam-se a Braga para defrontar o ABC, e depois no sábado, recebem o Benfica, em dois jogos que nos poderão dar a liderança da tabela classificativa.

Depois da goleada ao Fafe (43-18), os Dragões colocaram-se no 2º posto da tabela no final da 1ª volta da fase regular, a apenas um ponto do líder Águas Santas. O Sporting que bateu por 26-17 o Benfica, igualou o FC Porto no 2º lugar, enquanto o Benfica desceu ao 4º posto.

Na III Supertaça Arena Portimão (de 26 a 29 de Janeiro de 2012), além destes 4 clubes, estarão também o ABC e o Madeira SAD.

É importante que os nossos andebolistas interiorizem a mensagem que antes do clássico, importa bater o ABC num pavilhão sempre complicado para os visitantes e para a dupla nomeada (Bruno Rodrigues e Carlos Capela). Só depois se deverá pensar no Benfica e num clássico na Invicta que para o campeonato, regista um jejum do Benfica que já vai em 21 anos e meio... para ficarem com uma ideia mais precisa, a última vez que o Benfica venceu o FC Porto nas Antas para o campeonato de andebol, foi a 16 de Junho de 1990. De lá para cá, jogaram-se 24 clássicos na casa do FC Porto, com 20 vitórias dos Dragões, 4 empates e nenhuma vitória do Benfica!

No sábado, lá estarei no Dragão Caixa dando uma “ajuda” à nossa equipa...



ANDEBOL
  • FC Porto 43-18 Fafe
No jogo com o Fafe (601 espectadores), o FC Porto conseguiu a maior goleada do campeonato, sendo que ao intervalo, já vencia por 21-8. Um “treino” muito tranquilo para os Dragões, onde todos os jogadores de campo facturaram.

Dos 43 golos dos Dragões, devem-se realçar os 7 de Ricardo Moreira, 6 de Pedro Spínola, 5 de Nenad Malencic, 5 de Gilberto Duarte e 4 de Hugo Santos. O lateral-esquerdo, Wilson Davyes, já jogou algum tempo no ataque e pode ser mais uma arma para estes 2 jogos complicados que se avizinham, amanhã em Braga diante do ABC (21 horas / Porto Canal), e sábado no Dragão Caixa frente ao Benfica (15 horas / RTP2 e Porto Canal).

Na quarta-feira, além do jogo de Braga, há um Benfica/Águas Santas, com a famosa dupla da Madeira a reaparecer para mais um “frete ao clube do Regime”.



HÓQUEI EM PATINS
  • Riba D'Ave 1-9 FC Porto
No jogo de Riba D’Ave, o FC Porto demorou 10 minutos até Pedro Gil bater o redes Minhoto e abrir caminho a mais uma goleada, com os Dragões a serem agora a única equipa 100% vitoriosa (líder isolado).

Pedro Gil e Gonçalo Suíssas bisaram, com os outros golos a serem apontados por Filipe Santos, Caio, Pedro Moreira, Nelson Pereira e Tiago Santos. Só Reinaldo Ventura não marcou, até porque se lesionou na 1ª parte do encontro.

Na próxima jornada, o FC Porto visita Barcelos (dia 23Nov), mas antes desse jogo, há encontro para a 1ª ronda da fase de grupos da Liga Europeia com os Dragões a receberem sábado o campeão da Europa Liceo da Corunha (18 horas / Porto Canal), em jogo onde também deverei marcar presença.

No jogo de Riba D’Ave, destaque-se um grande golo de Pedro Gil (o seu 2º) e mais uma bela exibição do colectivo Portista, com um hóquei muito aguerrido, dinâmico e objectivo.

Esta quarta (amanhã), disputa-se um interessante Valongo/Benfica, algo condicionado pelo facto da dupla nomeada ser Rego Lamela/Paulo Romão...



BASQUETEBOL
  • FC Porto 77-70 Ovarense
No jogo diante da Ovarense (em que estive presente / 1001 espectadores), o FC Porto entrou a todo o gás vencendo por 16-2, mas no 2º e 3º período, permitiu aos Vareiros uma recuperação gradual que os deixou “dentro” do jogo no início do 4º período (50-46). O FC Porto nunca permitiu ao seu adversário a liderança do marcador, mas teve que sofrer até ao último minuto.

O novo norte-americano, Rob Johnson, estreou-se e deixou boas indicações (MVP do jogo) com 16 pontos, com mais 3 jogadores a registarem boas pontuações, Stempin-18, Miguel Miranda-11 e João Santos-10. Nesta partida, o base Reggie Jackson voltou a estar algo discreto, estando longe de convencer os mais exigentes adeptos azuis e brancos. A vitória por 77-70 é justa, e deixa os Dragões com 100% de vitórias antes de jornada dupla. Na sexta, recebem o Sampaense, e no sábado o Terceira Basket (ambos os jogos às 21h e com transmissão no Porto Canal).



Saudações Portistas,
Lucho.

10 comentários:

  1. Nas três modalidades continuamos muito bem e com fundadas esperanças em óptimos resultados no final da época.
    - No andebol a equipa está a voltar à alta "perfomance"; o benfas deu um pe...;
    - A equipa de hóquei continua a deslumbrar-me com o seu jogo velocíssimo;
    - No basquete Rob Johnson foi uma boa surpresa. No jogo, que susto, depois de uma entrada demolidora!!! Lá vi o meu amigo Lucho com outros amigos a apoiar a nossa equipa.

    Abração.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Um bom fim-de-semana, com três excelentes vitórias.
    Fáceis as do Andebol e Hóquei, mas graças a duas atitudes correctas, de respeito pelo adversário e o público. Menos bem o Basquetebol, muito irregular e com um base americano muito longe de convencer. Acredito que tudo se vai decidir entre Benfica e Porto e aí, para esses jogos, porque eles estão mais fortes, temos de melhorar muito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Lucho!

    Que grande fim-de-semana para as nossas modalidades...mais um...e sabe tão bem escrever isto vezes sem conta :-)

    No hóquei, parece que continuamos a deslumbrar e tal é revelador da qualidade do nosso plantel...Vem aí o início das competições europeias e este fulgor caseiro permite-nos sonhar com a conquista do troféu europeu...Que este ano, o sonho se transforme finalmente em realidade!

    Quanto ao meu fim-de-semana azul e branco, passou pelos jogos de andebol e basquetebol...No andebol apenas pude comparecer apartir dos 17minutos da 1ª parte mas não perdi muito, tamanha era a diferença de potencial entre as equipas...Penso que nem um treino foi...Ou melhor, foi um treino muito ligeiro...Gostei de ver os jovens (Hugo, Sérgio e Vasco) a jogar e a facturar...Importante o regresso do Wilson e fantástica a maneira como o Nenad comemora os golos...Grande equipa de guerreiros :-)

    No basquetebol, levei o sobrinho, e aquele 1º período foi enganador pois ninguém esperava aquele disnível...A partir daí já foi um jogo mais equilibrado, com alguns sustos pelo meio, mas onde claramente a estreia do Rob deixou água na boca...No pólo oposto, parece-me, tal como referes e bem, que o Jackson, tem que começar a mostrar mais...Este jogo do Reggie fez-me lembrar alguns jogos do Ogirri o ano passado, em que o homem parecia que estava noutro planeta...Gostei também das exibições do Stempin e do Miranda!

    Que sábado perfeito...e terminou da melhor maneira ao som dos GNR num esgotado coliseu :-)

    Para a semana, conto estar no andebol (se não houverem esquemas esquisitos na venda de bilhetes), embora jogos ao sábado às 15h signifiquem para mim almoçar já depois das 16h30!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Excelente crónica Lucho.
    No sábado lá estarei contigo para o andebol, onde espero uma vitória para somar á de amanhã, e para o hóquei, onde quero ver as boas exibições do campeonato transportadas para a champions.
    No basquete não irei estar, ao contrário do último sábado, e com muita pena minha pois tenho duas curiosidades. Voltar a avaliar o nosso reforço pois me parece ter tudo para ser isso mesmo, reforço. A outra curiosidade entronca numa critica. Não gosto dos 2 bases e espero que não seja para manter.

    ResponderEliminar
  5. A supertaça Compal (basquetebol) será em Angola de 7 a 12 de fevereiro com POrto e Cab Madeira mais 3 equipas angolanas e 1 Moçambicana. Pode ainda ser alterada para 14 a 19 de Fevereiro e falta ainda o sorteio dos 2 grupos de 3 equipas.

    ___

    NA Taça de Portugal em andebol o FC Porto joga nos oitavos com o Horta no dragão (10 dezembro) enqt o abc recebe o benfica...

    ResponderEliminar
  6. é verdade dragão azul Forte, parece que apareci na tv;) algumas vezes no jogo de basket (o único q fui ver) e onde tive o prazer de cumprimentar os amigos portuense verdadeiro e mac...

    abraço...

    ps- vila pouca sábado tens q aparecer;)

    ResponderEliminar
  7. Um excelente fim de semana sem duvida. No hoquei o FC Porto com esta excelente equipa susurra-me que é desta que vamos levantar o caneco europeu que esta equipa mais do que merece. No andebol o regresso de Davies vem na melhor altura e a equipa melhora de jogo para jogo. No Basket pois num jogo com altos e baixos merecemos a vitória perante uma boa equipa. Braga para o andebol será um jogo dificil mas vejo a equipa compacta e capaz de trazer um bom resultado. Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  8. Por falar nos bases do basquetebol já aqui disse , depois da derrota na supertaça, que o miúdo M.Maria é o melhor de todos. Tem grande habilidade, lança bem, faz excelentes assistências e joga com garra e amor à camisola o que nos tempos que correm vai escasseando.

    ResponderEliminar
  9. 21 anos e meio sem o slb ganhar em casa do PORTO para o campeonato de andebol.
    Desde 16-06-90 em que ganharam cá na fase final por 21-23, decorreram 21 anos e meio, 24 jogos, com 20 vitórias do FCP e 4 empates (nenhuma vitória do slb)...

    RESULTADOS ANDEBOL

    PORTO-BENFICA (EM CASA DO FCP)

    FCP-slb

    89/90 20-18, 21-23

    90/91 24-20, 28-20
    91/92 29-29, 26-26
    92/93 24-24
    93/94 27-25
    94/95 19-17, 24-23
    95/96 24-19
    96/97 25-21, 27-23
    97/98 30-19
    98/99 nj
    99/00 nj
    00/01 nj
    01/02 nj
    02/03 nj
    03/04 nj
    04/05 nj
    05/06 nj
    06/07 23-19, 29-27, 30-22
    07/08 33-33
    08/09 29-25, 32-25, 33-26, 26-23
    09/10 27-25, 37-31
    10/11 27-26, 28-18

    11/12 ?

    ResponderEliminar