22 novembro, 2011

Há quase 22 anos que a galinha não pia…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O Prof. António Cunha estava longe de imaginar que aquela tarde de 16 de Junho de 1990, ia ainda hoje ser recordada vezes sem conta. Nessa tarde, segundo rezam as crónicas, foi Fernando Humberto, árbitro de Leiria quem muito ajudou à derrota do andebol azul e branco diante do Benfica no Américo de Sá (21-23).

Quase 22 anos depois, o Benfica continua ainda um longo jejum, pois não ganha para o campeonato em casa do FC Porto, precisamente desde esse jogo que atrás mencionei.

No último sábado, outro árbitro Leiriense, Daniel Martins, tudo fez para imitar o seu antigo colega, mas a alma, a raça, o querer desta fabulosa equipa do FC Porto, mais a ajuda de um pavilhão que mais parecia um vulcão, não permitiram que tal sucedesse, e no final, o êxtase da vitória do nosso Porto emocionou toda a gente.

O FC Porto ganhou 23-22, manteve a liderança isolada e este foi “só” o 48º jogo consecutivo (jogos oficiais) em casa dos Dragões sem conhecerem o sabor da derrota (a última foi com o Xico a 26.09.2009).

Voltando ao jejum e à galinha que não pia, desde esse tal jogo de 1990, já vamos quase em 22 anos passados e estamos actualmente com 25 clássicos consecutivos sem o andebol do Benfica ganhar em casa do FC Porto para o campeonato, sendo que nesses 25 jogos registaram-se 4 empates e 21 vitórias do FC Porto!!! O vosso sofrimento vai continuar!!!



ANDEBOL
  • ABC Braga 20-26 FC Porto
No jogo em Braga diante do ABC, o FC Porto começou bem, mas perto do intervalo, existiram algumas desconcentrações que equilibraram o marcador. Na 2ª metade, os Dragões aceleraram de vez e os Bracarenses de Carlos Resende baquearam com naturalidade.

Vitória importantíssima que poderia até ter números mais dilatados, não fora a excelente exibição de Humberto Gomes na baliza dos Minhotos (4 dias depois, no último segundo, defendeu um livre de 7m e segurou o empate a 25 do ABC em casa do Sporting).

Neste jogo de Braga, o FC Porto teve em Gilberto Duarte a sua maior estrela com 10 golos apontados, numa noite de grande inspiração, seguido por Ricardo Moreira com 5 golos.

  • FC Porto 23-22 Benfica
No jogo de sábado no Dragão Caixa, com mais 1800 espectadores (também lá estive), o FC Porto não entrou muito bem, mas até ao intervalo foi recuperando, e ao intervalo só perdia por um.

Na 2ª metade, o Benfica foi continuando na frente muito por culpa de várias decisões de Daniel Martins, ora inventando faltas nas intercepções da defesa Portista, ora não assinalando passivo após ataques prolongadíssimos do Benfica, ou até fechando os olhos a agressões claras a Tiago Rocha, impedido sistematicamente de recepcionar a bola em lances de golo iminente.

Quando Ricardo Moreira se lesionou, confesso que temi o pior. Obradovic lançou em jogo o miúdo Sérgio Rola que depois do Porto estar a perder por 18-20, conseguiu com 2 belos golos (Tiago apontara o 19-20) e colocou os Dragões na dianteira pela 1ª vez a 5 minutos do fim (21-20).

Era a explosão no Dragão Caixa, um barulho ensurdecedor que levou o FC Porto ao colo na ponta final. Gilberto fez o 22-21 e Tiago Rocha o 23-22 a 1 minuto do fim do jogo. Depois, foi defender com acerto e segurar uma vitória fantástica e merecida pela alma e querer de um grupo de atletas que muito nos orgulham.

Não tenho vergonha de dizer que quando acabou o jogo, estava tão emocionado que nem sentia as lágrimas a escorrerem-me pelo rosto. Já tinha saudades de um jogo assim...

Neste clássico, destaque para o trio formado por Spínola, Tiago e Moreira com 5 golos cada, além das 14 defesas de Hugo Laurentino.

O FC Porto lidera isolado com mais 1 ponto que o Águas Santas, mais 3 que o Benfica e mais 4 que o Sporting (menos 1 jogo).

No próximo fim-de-semana (domingo 17h de Portugal), os Dragões jogam na Sérvia com o Estrela Vermelha em jogo a contar para a 1ª mão dos 16 avos de final da EHF Cup.



HÓQUEI EM PATINS
  • FC Porto 7-4 Liceo Corunha
O FC Porto venceu com categoria o campeão Europeu, Liceo da Corunha, com uma entrada a todo o gás (4-1) nos primeiros 5 minutos, e começou da melhor forma esta fase de grupos da Liga Europeia (no outro jogo, o Valdagno ganhou em casa 4-3 ao Géneve).

Neste jogo no Dragão Caixa (onde também estive), o FC Porto teve em Reinaldo Ventura (3 golos) e Pedro Gil (4) os seus jogadores mais inspirados. O golo do 5-1 por Pedro Gil é uma obra de arte que embelezou ainda mais o fim de tarde no Dragão Caixa.

O Liceo nunca conseguiu entrar na discussão do jogo (6-2 ao intervalo), e ficou assim vingada a eliminação injusta na semi-final da época transacta.

O FC Porto joga agora em Barcelos amanhã (quarta) pelas 21 horas, recebendo o Portosantense no sábado pelas 15 horas.



BASQUETEBOL

No basquetebol, a equipa orientada por Moncho Lopéz conseguiu duas vitórias em 2 dias consecutivos. Mais difícil a de sexta, nem tanto assim a de sábado.
  • FC Porto 85-75 Sampaense
Com o Sampaense, o FC Porto perdia por 5 ao intervalo, mas fez um parcial de 9-0 que passou o jogo de 61-58 para 70-58 a oito minutos do fim, que decidiu de vez o jogo a nosso favor.

Stempin, com 24 pontos, foi MVP, seguido por Carlos Andrade com 14, Reggie Jackson com 12 e João Santos com 11.

  • FC Porto 87-64 Terceira
No jogo de sábado com o Terceira Basket, a vitória ficou garantida a 13 minutos do fim com 58-48 para os azuis e brancos, que não mais deixaram os Açorianos entrarem em jogo, o que fez até alargar a diferença para 23 pontos.

Neste jogo, Stempin foi o MVP para variar com 29 pontos e 14 ressaltos, seguido de Miguel Miranda com 18 e Rob Johnson com 12.

O FCPorto joga agora sábado em casa (18h) com o Ginásio.



Saudações Portistas,
Lucho.

19 comentários:

  1. joao ricardo22 novembro, 2011

    http://www.youtube.com/watch?v=VXDSKt6f0Y0

    FC Porto 7-4 Liceo Coruña CERH European League

    ResponderEliminar
  2. As modalidades vão fdsemana a fdsemana explicando o que é ser FC Porto! O resto é cumbersa!

    A vitória no andebol foi emocionante! Brilhante, sublime! Vi na tv e vibrei como há muito não fazia!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  3. Lucho:
    Tu já conheces isto - Não tenho receio que alguém me chame piegas... Também chorei, chorei, agarrado à minha Portista, de alegria.

    Vi o jogo de andebol como se estivesse junto de alguns de vós no Dragão Caixa. Sofri e confiei na VITÓRIA! Tive fé no valor dos nossos heróis. Eles fizeram-nos a vontade (como quase sempre): VENCERAM.

    O FC Porto é isto, é a nossa vida, dá-nos TUDO, desde o sofrimento à alegria. BIBÓ O NOSSO GRANDE PORTO!

    No hóquei, também brilhante vitória com um golo do outro mundo.

    Nova e excelente vitória no basquete!

    3 jogos. 3 vitórias e um hino à garra, ao empenho, ao labor, ao amor à camisola! Os fados (malfadados) do Mondego... não entram nesta história...

    Abraço.
    Bibó PORTO!

    ResponderEliminar
  4. o tal monumental golo de pedro gil (5-1):

    http://www.youtube.com/watch?v=vX0ow18JsDE

    ResponderEliminar
  5. video resumo jogo de andebol

    http://videos.sapo.pt/MP9PY0LzJaNPhKdvmY3K

    ResponderEliminar
  6. Também eu cheguei a não acreditar especialmente quando o Ricardo saiu lesionado mas o miúdo esteve fantástico e não tremeu em 2 ocasiões a mostrar que tem futuro. A equipa mostrou sempre vontade mas muitas vezes faltou organização e serenidade especialmente Filipe Mota que fez uma exibição muito fraquinha embora cheia de raça mas provocando muitas perdas de bola fáceis no ataque. Dario falhou 2 contra ataques isolados e também não esteve nada bem sendo substituido com vantagem por Hugo santos (mais um jovem com valor). Também Gilberto Duarte não esteve feliz no remate umas vezes por culpa própria outras por faltas sofridas poucas vezes sancionadas.

    Não posso deixar de referir a exibição dos 2 guarda-redes sendo que o Ricardo Candeias quase conseguia ganhar o jogo sozinho. O Tino não conseguiu uma grande 1ª parte mas melhorou na 2ª onde acabou também a ser decisivo. Parabéns ao andebol pela sua raça e a mostrar que temos valores para suprir as muitas ausências por lesões e castigos.

    No hóquei a entrada de rompante resolveu o jogo em 5 minutos e depois foi uma gestão muito bem feita e a mostrar uma equipa muito segura e com grande potencial. destaque para os diversos golos de livres diretos e penaltis pouco habituais no hóquei.

    No básquete, mais uma vez a equipa mostrou 2 caras entrando muito bem no jogo mas baixando de intensidade chegando a colocar em risco 2 vitórias que seriam fáceis. Voltei a não gostar de Reggie Jackson que me parece um jogador muito pouco esclarecido para jogar a base. Grande destaque para Greg Stempin, um jogador à Porto e que vive os jogos com enorme profissionalismo.

    Uma palavra para o Porto Canal: para quem, como eu, não tem tido a possibilidade de se deslocar ao pavilhão é uma enorme satisfação ver os jogos através deste canal com transmissões de enorme qualidade com comentadores de primeira que, embora portistas, mostram um sentido de justiça de fazer corar os comentadores da pseudo-televisão pública. Um grande OBRIGADO ao Porto Canal e q se mantenha com esta ENORME qualidade.

    ResponderEliminar
  7. "Super Dragões têm ordens para acalmar adeptos portistas

    Líder da claque portista recebeu ordens da SAD para dispersar os adeptos após a eliminação da Taça de Portugal, aviso que não evitou lançamento de petardos ao autocarro da equipa.

    Os líderes das claques do FC Porto, nomeadamente Fernando Madureira. que comanda os Super Dragões, foram alertados pela administração da SAD portista para dispersarem e serenarem os ânimos dos adeptos que, em fúria, se deslocaram, sábado à noite, ao estádio do Dragão, após a pesada derrota (3-0) e consequente eliminação da Taça de Portugal para a equipa de Vítor Pereira, registada frente à Académica do ex-colega Pedro Emanuel.

    Apesar das ordens superiores, no entanto, cerca de 200 adeptos não arredaram pé das imediações do recinto do FC Porto, tendo equipa e treinador sido recebidos com pedras, tochas e petardos."

    ResponderEliminar
  8. Grande fim-de-semana das modalidades e que deviam fazer meditar algumas vedetas ricas e mimadas.
    O jogo de Andebol é o paradigma do que é ser Porto:
    Uma exibição que não foi brilhante; alguns jogadores importantes, Filipe Mota e Dario, principalmente, abaixo do normal; arbitragem mázinha; lesão de Ricardo Moreira num momento decisivo. Mas contra tudo isso, ergeu-se um forte espírito de grupo, uma grande solidariedade de todos, os putos disseram presente, acreditamos, nunca nos rendemos e ganhamos.

    Mostrem o vídeo antes do Shakhtar, às vedetas...

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Dos tais 48 consecutivos jogos INVICTO do andebol do porto em casa:

    Desde a surpreendente vitória (29-33) do Xico Andebol, no Dragão Caixa, a 26 de Setembro de 2009, não mais o FC Porto voltou a perder em casa. Para o campeonato somam 36 jogos sem perder, sendo 31VITÓRIAS consecutivAs e ESTA SÉRIE de 36 é apenas interrompida por um empate com o Sporting da Horta nessa mesma época de 2009/10.

    Mas se às contas associarmos Taça de Portugal e as competições europeias, o FC Porto leva 48 partidas sem perder e já defrontou, por exemplo, Ademar Leon (26-25) e o Auf Göppingen, da Alemanha (24-24).

    NESTAS 48 PARTIDAS SEM PERDER SEGUIDAS TEMOS 44 VITÓRIAS E 4 EMPATES.

    ResponderEliminar
  10. Amigo, tal como te disse à porta do pavilhão, no final, a meio da segunda parte lembrei-me dessa estatística que chegou a ser ameaçada... porém os nossos bravos jogadores fizeram questão de aumentar em pelo menos mais um ano essa travessia dos lampiões!!

    Grande jogo de andebol, muita emoção, vibrei como um louco com esta vitória alcançada nos momentos finais. Ganhar é bom, mas ganhar aos mouros é indescritível!

    Grande fim-de-semana para as nossas modalidades de pavilhão, quatro vitórias em quatro jogos, e onde para além da grande vitória do andebol tenho que destacar o hóquei que venceu indiscutivelmente o campeão europeu!! Será este ano? Assim esperamos!

    Até Sábado no local do costume.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Lucho, curiosamente a unica derrota do andebol no Dragão Caixa foi no jogo que não estivemos. Coicidência? Já lá vão dois anos...

    ResponderEliminar
  12. Sim, tripeiro, foi no dia da supertaça em Viana entre Porto e Benfica em hóquei (6-4). Foi ganhar e vir a correr de viana para o Porto/sporting em futebol (1-0).

    ResponderEliminar
  13. Ó Lucho, não queres dizer porque perdemos esse jogo frente ao Chico de Holanda?

    ResponderEliminar
  14. ISSO é passado Vila Pouca;)

    Os treinos a sério estavam a começar;)

    ResponderEliminar
  15. Foi sim, nesse Sábado louco :)

    Dois anos e meio de Dragão Caixa e apenas uma derrota... não vejo isso destacado em lado nenhum.

    Obrigado lucho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. dos 4 jogos das modalidades ditas amadoras que mediaram entre a noite de 6ª feira e a de sábado, por imperativos de ordem familiar, não marquei presença em nenhum ao vivo, mas acompanhei-os a todos via Porto Canal... à excepção do hóquei.

    e começando logo por este, o HÓQUEI, que só soube o resultado final via sms, e pelo que já fui ascultando, foi uma entrada demolidora, à Dragão, que varreu logo a feira para o que restava do jogo... vencemos e convencemos, perante o actual Campeão Europeu, razão mais que forte para pensar que, atendendo até aos muitos bons indicadores de inicio de época, que lá fora, na Europa, será mesmo desta? vou acreditar que sim, vai mesmo ser desta, vai uma aposta?

    ao mesmo tempo, 2 outros momentos que marcaram esse final de tarde, sempre com Pedro Gil no centro das atenções... começou com aquela sinalética que dispensa tradução e dirigida às câmaras (?!) da Porto Canal, aquando do seu 1º golo (sintomático e esclarecedor, daí que, bem dispenso as defesas dos que mandam, porque a esses, a vergonha já passou e andou há muito!)... para num segundo momento, presentear todos os amantes desta modalidade com um golo simplesmente fantabulástico, digno de ver, rever e voltar a ver, sem nunca cansar. Pedro Gil, o mais famoso artista circense do hóquei patinado a nível mundial... e é nosso!!!

    PS - Amigo Lucho, aqui que ninguém nos ouBe, não percebi muito bem esta tua falha/esquecimento na defesa daqueles que mais merecem, os tais ditos "amadores", que com atrasos e mais atrasos contínuos, onde a falta de pouca vergonha de quem manda já faz doutrina, mas que semana após semana, honram a nossa camisola como mais nenhuns outros, mesmo até aqueles pagos a peso d'oiro, mas que na verdade, não passam de uns badamecos ricos e mimados ... não foi premeditado, pois não? é que nem quero crer!

    depois, o ANDEBOL... num jogo que estivemos sempre perto do knock-out, ainda mais com a lesão de Ricardo MOreira, que parecia um sinal de que já este, pois nunca tínhamos conseguindo colar e manter para partir de seguida na fuga ao odioso e nojento opositor... até que, foi preciso aparecer em jogo um puto "maravilha", Sérgio Rola, que com 2 momentos de fino recorte técnico, desbloqueou finalmente o "quase empata, quase passa prá frente", para num assomo de coragem, de crença, de luta e de bravura de toda a equipa, viramos a contenda a favor na hora H, para não mais a deixar fugir... foi o final perfeito!!!

    por fim, o BASQUETEBOL, com 100% de aproveitamente nesta jornada dupla, mas onde, quero crer, Moncho Lopez tem ainda ali muito trabalho de casa por fazer com aqueles que foram nossos campeões na época passada... ambos os americanos, mais até o base pq está cá há mais tempo, continuam a não me convencer, mas vamos dar tempo ao tempo... já a equipe, a desenvoltura e funcionamento da mesma, é que me continua a parecer ainda muito presa, muito pouco fluida, aqui e acolá, muito, demasiado trapalhona... por ora, vamos ganhando, que é o que mais importa, mas das 3 modalidades ditas amadoras, esta, é aquela que me parece que ainda tem muito que lhe dar para atingir os níveis de excelência que as outras duas já começam a carburar em pleno.

    ResponderEliminar
  17. PS - Amigo Lucho, aqui que ninguém nos ouBe, não percebi muito bem esta tua falha/esquecimento na defesa daqueles que mais merecem, os tais ditos "amadores", que com atrasos e mais atrasos contínuos, onde a falta de pouca vergonha de quem manda já faz doutrina, mas que semana após semana, honram a nossa camisola como mais nenhuns outros, mesmo até aqueles pagos a peso d'oiro, mas que na verdade, não passam de uns badamecos ricos e mimados ... não foi premeditado, pois não? é que nem quero crer!


    ___

    Amigo Blue Boy:

    Queres que diga o quê? O que toda a gente sabe? Que os q recebem muito e a horas (futebol) gozam connosco e os q estão há 3 meses sem receber (SITUAÇÃO QUE AO QUE PARECE SE VEM REPETINDO ANO APÓS ANO) são os q mais se esforçam e suam a camisola (modalidades)? É isso? Não é mais útil falar dos jogos das modalidades e puxar cada vez mais adeptos ao pavilhão? Falar dos salários ia adiantar alguma coisa? Os dirigentes estão lá preocupados com o que este sócio anónimo diz por aqui...

    Era bem mais util que os jogadores viessem a público denunciar a situação, pois só assim os dirigentes ganhavam vergonha na cara.

    Mais logo depois de mais 1 derrota na ucrânia era aplicar um imposto à "passos coelho" e tirar 50% do salário de cada jogador e treinador e pagar o q devem aos nossos verdadeiros heróis.

    ResponderEliminar
  18. Antes de mais quero dizer que o jogo de andebol foi excelente! Apesar do Benfica ter perdido (mais uma vez...) foi daqueles jogos que vale a pena ser visto.

    Não estou de acordo com a analise da arbitragem. Penso que foi um jogo onde ambas as equipas, a espaços, tiveram pouca imaginação no ataque, a marcação de jogo passivo podendo cair para os dois lados. Sobre os livres de sete metros o Benfica se não me engano teve muitos mais, mas é normal porque o Benfica jogou muito para o interior, o Porto utilizando mais os alas e a meia distância. A expulsão não compreendi (vi o jogo pela televisão e não deram a repetição).

    De qualquer das formas, grande jogo e campeonato muito interessante.

    ResponderEliminar
  19. Boas Lucho!

    Agora que está à porta mais um fim-de-semana com os nossos guerreiros, julgo que ainda venho a tempo de dar os parabéns e agradecer a todos os atletas das modalidades que tanto fazem pelo nosso clube!

    No sábado passado tive presente no andebol...Que grande ambiente e que grande Rola, que não tremeu nos momentos decisivos...Não jogamos bem é certo, mas contra os dos regime qualquer vitória é sempre motivo de imensa satisfação!

    Nessa mesma noite fui ver o basquetebol e claro que a diferença de ambiente, mesmo já esperada, é confrangedora...Um Caixa com 25% da lotação, mas os atletas cumpriram a sua obrigação e venceram. Belo jogo do Stempin, que raramente joga mal!

    Sábado lá estarei presente frente ao Ginásio.

    Excelente entrada na Liga dos Campeões de hóquei, que nos faz sonhar mais uma vez...Será desta? :-)

    Força FC Porto!

    Abraço

    ResponderEliminar