10 novembro, 2011

Manto Azul e Branco - 1938-1939 – A mítica camisola agora com calção branco

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Na época de 1938-39 a equipa azul-e-branca venceu mais um Campeonato Nacional. Foi o primeiro sob o comando de Miguel Siska. A já utilizada camisola de faixas largas e colarinho redondo estava agora associada a calções brancos e meias de azul por inteiro.

Primeiro Campeão Nacional da 1.ª divisão (1938-39)!
A equipa do FC Porto que fez história sob o comando de Miguel Siska.

Da esquerda para a direita, em cima: Siska (treinador), Soares dos Reis, Sacadura, Guilhar, Manuel dos Anjos (Pocas), Carlos Pereira, António Baptista, Francisco Reboredo, Rosado e Francisco Gonçalves (massagista);
Em baixo: Castro Ferreira, Lopes Carneiro, António Santos, Costuras, Pinga e Carlos Nunes.

José Monteiro (conhecido por Costuras) tal como o seu clube, o FC Porto, também foi líder pois sagrou-se melhor marcador do campeonato com 18 golos apontados. Logo a seguir o também portista Carlos Nunes, com 15 golos.
Nesta fotografia Lopes Carneiro cabeceia para Costuras, enquanto o benfiquista Gustavo tenta interceptar a bola. Foi no jogo que decidiu o Campeonato, no Campo da Constituição apinhado de espectadores. Era a última jornada e o empate (3-3) serviu os portistas e relegou o Benfica para o terceiro lugar.
O jogador do FC Porto, Carlos Nunes, remata à baliza adversária no jogo da 1.ª volta com o Benfica, nas Amoreiras, Lisboa.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

2 comentários:

  1. Tenho andado desaparecida nas caixas de comentários, mas é só porque não tenho pc, está avariado...

    Bem, mas vamos ao que é mais importante, esta camisola está mais ao meu gosto, só falta os calções azuis ;)

    E como já é habitual isto é um trabalho fantástico, parabéns aos meninos!;))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. O Rui e eu gostámos muito de voltar a “ver-te”, Mafaldinha. E as próximas apresentações até vão agradar-te, pois verás no equipamento do nosso Porto calções azuis (tonalidades diferentes para escolheres…!).

    Cumprimentos.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar