09 novembro, 2011

A NOSSA equipa e o NOSSO treinador

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Numa tarde chuvosa deste Porto, com a vontade imensa de calçar as pantufas da ordem e aquecer os ossos junto da lareira sai devaneio.
Devaneio em forma de bitaite claro e frontal.
Sem a mão a ocultar os lábios de onde saem os impropérios pretos e próprios das bestas, prontamente salvaguardados pelos mé(r)dia do costume.

Adiante.
Apesar do lugar cimeiro (favor não ler o record) e da invencibilidade em quase meia centena de partidas a imbecilidade teima em continuar a reinar.
'Estes Portistas andam loucos', diria até o irredutível gaulês dos quadradinhos.
'Alguns andam mesmo perto de perder a cabeça', ajudaria o Bino.
Ora é os jogadores que não estão emocionalmente ou fisicamente bem ora é o treinador que é o culpado de tudo...
Em relação ao treinador o Culatra é até da opinião que o problema é de quem nos quer fazer crer que ele o é.
Mas pronto, faz todo o sentido, nas contrariedades, disparar para todos os lados.
De A a Z e de 1 a 1 milhão.
Admira até que o gajo que corta a relva não tenha cota na culpa.

Estivemos no céu e, claro, o grupo da Champions era, para muitos, canja.
Duas equipas ganhadoras de recentes Liga Europa.
Ah, e uma Apoel matreiro e cínico de evolução em curso que diga-se talvez só por acaso ganhou ao Zenit em casa e empatou na Ucrânia.
Mais um público como nós devíamos ser no Dragão, um 'ervado' seco e uma arbitragem a condizer.

O Tône diria que nós, como adeptos, temos andado assim como que alheados da nossa realidade.
E ainda deslumbrados com a nossa estadia no céu.
Dai parte-se para o assobio, para a culpa é do Vitor que devia ter metido o Guarin, o Defour, o James, o caralho...
Seja no desporto, seja na vida, existem alturas boas e outras menos boas onde até se falham grandes penalidades, recargas, alguém se lesiona no chuveiro e, ainda por cima, os pássaros nos cagam na cabeça.

Já no campo a história não será muito diferente.
Estarão assim como ainda deslumbrados e alheados da realidade.
Escasseia a solidariedade em campo onde lutam apenas contra eles mesmos.
Mas do que não precisam é de que nós nos armemos em pássaros e lhes caguemos nas cabeças.

Tacticamente, o Rato ignora a melhor solução, qual o antídoto ou mesmo se o 4-6-0 funcionaria.
Mas uma coisa vos garante.
Já passamos por situações bem piores, e nunca morremos.
Não é tempo para assobios. É tempo para apoio.
Venha o que e quem vier.
Continua a necessidade de apoiar.
De apoiar a NOSSA equipa e o NOSSO treinador.

9 comentários:

  1. leportista,
    Boas. Contra mim tambem devo falar, e confesso que com o sangue a ferver tambem fui pecador,contra o nosso treinador depois do empate em olhao, agora mais calmo,recordo os tempos em que subia Lameira de Cima ou atravessava uns pantanos de lavoura (Contumil)para percorrer todas as entradas das Antas e pedir a toda a gente "leve-me consigo,diga que sou seu filho" e certifico-me que estava a trair o meu azul e branco, a menina dos meus olhos.A ganda Porto.

    ResponderEliminar
  2. "Ah, e uma Apoel matreiro e cínico de evolução em curso que diga-se talvez só por acaso ganhou ao Zenit em casa e empatou na Ucrânia"


    O ano passado eu e tu e muitos outros gozamos com o 3-0 dos menstruados em casa de um outro apoel, este com H. Esta época usas colgate para branquear a incompetência da nossa equipa e principalmente do seu técnico.

    Eu continuo a vibrar com a equipa (e a desesperar) mas não me peças para apoiar incompetentes.

    Eu quero o melhor para o meu clube. E isso passa por mudar de treinador entre outras medidas.

    ResponderEliminar
  3. Enquanto VP for o treinador do Porto será, obviamente, o meu treinador e estou sempre à espera que o Porto seja sempre o melhor. Da mesma forma, estes são os melhores jogadores do mundo e só fazem falta os que cá estão.

    No entanto, não gosto de engolir sapos nem que me façam de parvo e, por isso, criticarei sempre quem o tente fazer. VP não tem dado provas de ser capaz de lidar com este plantel e, antes que seja tarde, urge tomar medidas e arrepiar caminho. Não assobio durante os jogos mas mostro desagrado para com os meus colegas de bancada com o rumo dos acontecimentos.

    Não sou eu quem recebo principescamente para tomar medidas mas, volto a dizer, à que arrepiar caminho ver onde as coisas estão mal e melhorar.

    Uma coisa é certa: sou PORTO nas vitórias mas também nas derrotas, nunca deixarei deo ser mas também nunca deixarei de criticar quando as coisas estão mal.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  4. Caros Portistas,

    Eu como todos os Portistas queriam estar com o treinador e com a equipa, disso ninguém tenha dúvidas. Agora falando só por mim, não consigo, vem de dentro, a desconfiança instalou-se de tal maneira que fico impávido e sereno à espera que a desgraça aconteça.
    É triste mas é a mais pura das verdades, bem queria que esta realidade fosse outra, mas infelizmente não é e por mais que tente não consigo o que me deixa duplamente triste e desmotivado, é este o meu estado de alma, meu e penso que de muitos Portistas.

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  5. Frank Rijkaard, o melhor, neste momento para Nós.

    Se me perguntassem, Não querias antes um treinador português para substituir Vítor Pereira? Eu dizia que sim. Mas a questão é que neste momento não existe nenhum (disponível) que me agrade. Falo nisto hoje porque tenho impressão de que algo está a ser preparado lá mais para o fim deste mês.

    Quando ouvi falarem ontem de Paulo Bento, Pedro Martins, Carlos Queirós, a minha reacção foi de muita preocupação, nenhum deles tem qualidade para treinar o nosso grande Porto. Espero muito que Vítor Pereira consiga ser apurado para os oitavos da Champions, mas não me acredito, o jogo na Ucrânia preocupa-me bastante. E como tenho a certeza que algo está já muito definido na SAD, espero que a escolha no nosso próximo mister seja pensada com cuidado.

    Pois bem a minha escolha neste momento, é este homem. que conta no currículo com 2 ligas espanholas e uma liga dos campeões. Um homem que só pelo nome era capaz de por alguns jogadores do fcp moralizados por continuarem no Porto. Um homem que utiliza preferencialmente um esquema táctico de 4-3-3, ou seja não ia mudar grandes coisas na equipa nesse aspecto. Tem também a seu favor o facto de conhecer bem o mercado, sobretudo a nível de jogadores jovens o que ajudaria e muito a Sad em possíveis contratações. Por fim também se me perguntassem não era melhor ele vir agora? eu respondia que sim, mas não sou eu que mando, apenas peço, quando for para mudar de treinador não vão por esses treinadores que já saíram na imprensa. Confio em si senhor Presidente.

    ResponderEliminar
  6. O treinador demonstra vontade e até tenta marcar golos de cabeça no banco o que evidencia o "querer" ao contraste da equipa que estão apaticos, sem alegria e sem "querer"... Talvez se tivessemos um capitão de equipa algo mudasse, o que nos falta é uma voz dentro de campo!Falta-nos o tal "gajo" de balneário que sempre tivemos e agora muita falta nos faz!Ao contrario de um treinador eu mudava era o PSICOLOGO!!

    O PORTISMO são os dragões d'ouro que o fazem nas bancadas do dragão!

    ResponderEliminar
  7. Criticar é um direito, apoiar é um dever.

    Força PORTO!
    Força VP!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Como diz alguém acima "contra mim devo falar",eu também já disse que o treinador devia saír,no fim do jogo contra o apoel no dragão,disse-o quando vinha a saír do estádio,irritado e com vontade de despedir toda a gente,incluído o Hulk,mas hoje já não tenho a certeza se isso é o melhor para o FCP,quem é o treinador que está a fazer melhor que ele? O do clube do regime? o do braga? o dos calimeros que foram mais uma vez beneficiados pela arbitragem, como diz a canção é preciso ter calma!
    VIVA O PORTO
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente duvido da seriedade de uma discussão em que se apontam nomes como Carlos Queiroz ou Pedro Martins… Sinceramente que não sei, se isto será a brincar, se será a sério, se será mais uma estratégia de desestabilização da actual estrutura já de si fragilizada… Sinceramente não sei…

    É verdade que estamos a jogar muito pouco, é verdade que as coisas estão difíceis, mas é lançando nomes como Pedro Martins que se vai algum lado?!?! Não brinquem comigo… Já falta pouco para alguém se lembrar do Azenha e dizer que este é muito melhor que VP… Já faltou mais…

    Tenho o máximo respeito por qualquer nome que se lance, porque a profissão de treinador é honrada como outra qualquer, e até o treinador do Varzim ou Freamunde terão os seus atributos… Mas, falar de nomes para treinador do FC Porto como quem fala da marca de chocolates que vai comprar ao supermercado, mete-me alguma impressão… Ou se calhar, para muitos esta discussão é uma brincadeira bastante engraçada, em que ganha quem lançar mais nomes para o ar… Sinceramente é lamentável…

    Outra questão…É verdade que o Apoel é fraquinho é sim sr… Mas não é menos verdade que é totalmente diferente jogar com Zenit ou Shaktar do que com equipas do meio da tabela do campeonato romeno (kk coisa galati) e equipas do fortíssimo campeonato suíço… Mas é a sorte que nos calhou… E é inadmissível (e até de certa forma vergonhoso) com o Apoel fazer 1 ponto em 2 jogos, lá isso é…

    PS: Por mim até pode não aparecer nenhum adepto do FC Porto em Coimbra, e depois nenhum no Dragão com o Braga… Como forma dos adeptos manifestarem o seu desagrado com a incompetência do treinador… Ou até no caso de irem ao Dragão que vão todos com o cachecol do Braga para que o FC Porto perca e depois possamos dizer com toda propriedade: “estão a ver, o VP tem mesmo de ir para a rua… Rua já com este incompetente…” Sinceramente, estas discussões já se começam a ter comentários doentios e obsessivos…

    ResponderEliminar