18 novembro, 2011

Portismos... à parte!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Sim, eu sou Porto!

Não, não faço parte dos “chamados”, portistas, bairristas, não estou nas, portistas, claques, nem tão pouco detenho um, portista, lugar anual. Sou apenas, mais um, Portista da minha casa, da minha zona, da minha cidade, do meu País, sou acima de tudo mais um Portista do Mundo!

Às vezes pergunto-me se será o Portista modelo, aquele que vai a todos os jogos no Estádio a apoiar a equipa, batendo palmas, do primeiro ao último do jogo; que assobia, o portista ao lado, de fato e gravata no corpo, de pipoca na mão e pin de ouro do clube na farpela; que tem a disponibilidade (financeira, pessoal, familiar, etc) suficiente para acompanhar todas as modalidades do Clube e ainda ter tempo para ir, de quando em vez, ao aeroporto ou à saída de jogos menos bons esperar treinadores/jogadores com pedras e bolas de golfe? Será o portista modelo que tem como ideais de apoio e de desporto, e faz lembrá-los quando convêm, o estrangeiro (como Inglaterra), mas que não vê com bons olhos a preferência de “outros” aquando das suas partidas?

Confesso que não serei esse portista modelo, até porque não acredito que haja um. O Portismo, ou praticar o Portismo, como agora se diz, não é só isso. Porque eu, pratico o meu Portismo quando posso ir ao estádio ou pavilhões apoiar o FCP, com portistas que partilham e não partilham das minhas opiniões. Pratico o meu Portismo quando estou no café ou em casa a ver as nossas cores, pratico o meu Portismo, aqui, quinzenalmente, em prosa ou forma de verso, porque sim isto também praticar o Portismo. Posso dizer que pratico o Portismo todos os dias mesmo. Como? Simplesmente Sendo-o! E não duvido que todos vocês o façam, cada um à sua maneira, porque ninguém foi, é nem nunca será melhor Portista que ninguém. O inimigo é outro, chega de o procurarmos dentro do nosso seio, porque todos somos Portistas!

E isto de nascer, crescer, idolatrar, pensar, ganhar e perder, apoiar, exigir e Ser Porto não é fácil nem é difícil. É como aquilo que nos queiramos que seja, como os sentimentos. Cada um vive e é portista à sua maneira, mas para isso é preciso respeitar sempre todos os valores que regem a nossa vida bem como o “local” onde nos inserimos.

Sim, eu sou Porto!

Abraço e fiquem por aí…que eu fico!

9 comentários:

  1. Grande grande artigo!
    Revejo-me nestas palavras, lê-se muita coisa neste blog, que por vezes parece tentar criar divisões entre nós, caracterizando como melhores ou piores portistas e não pode haver algo mais errado. Por várias razões nem todos podemos estar sempre presentes em estádios e pavilhões, ainda bem que há outros que com tanto orgulho o fazem, representando-nos a todos, mas não é por ver os jogos na sede do meu clube na minha cidade, ou por ter de ouvir o relato no carro durante um percurso rotineiro da minha semana que sinto menos o nosso PORTO.

    Abraço a todos e parabéns pelo excelente trabalho neste nosso espaço!

    ResponderEliminar
  2. “…Somos todos portistas, simplesmente sendo-o… Todos somos Portistas!” Como eu te compreendo, João.

    Mais tarde, no local próprio, serei mais conclusivo sobre algo que já manifestei muito veladamente: senti-me marginalizado, quase ostracizado, como reflexo à minha opinião sobre o treinador do FC Porto. Quem me conhece sabe que SÓ DIGO O QUE PENSO e que TENHO DE DIZER O QUE PENSO. Posso ter muitos defeitos, mas hipocrisia é coisa que não concebo. Mas quando há confronto de ideias e a aceitação de opiniões divergentes, tudo bem, nada a reprovar. Agora quando se ataca violentamente sem pôr o nome nas coisas ou nas pessoas, ferindo susceptibilidades, apelidando de “gentalha” portistas que pensam diferente ou têm posturas diferentes, NÃO E NÃO. Pior ainda é não dizer (quase) nada e fecharem-nos as portas como se fôssemos mouros… Havia gente que se dignava comentar os post de 3 rubricas de que sou autor e co-autor e… agora não o faz…!!! Francamente! Porquê?! É por isso que eu gosto de um portista chamado VILA POUCA que não se coíbe a dizer o porquê da sua oposição. E “dá o nome aos bois”. Ele sabe que tanto comento nos bons como nos maus momentos; e o seu blogue está sempre aberto, nunca me fechou as portas mesmo que os comentários não sejam convergentes com a sua opinião.

    É muito triste! É muito triste mesmo, sentirmo-nos muito tristes por seremos maltratados por gente da nossa cor! Para terminar, vou só mencionar algo que é um facto e deixar uma interrogação.

    1) Publico uma rubrica a que chamo “Orgulho de Dragão”. Entre outros temas (basta ir ao início da publicação) há um capítulo dedicado aos portistas VIP. Sim, são os VIP; mas ninguém viu que eu escrevesse que são mais portistas que os portitas anónimos… SOMOS TODOS PORTISTAS! Uns são gordos, outros magros, há-os altos e baixos, etc., etc. etc. É isso (e outras diferenças) que fazem duns “portistas de primeira” e de outros “gentalha”? Permitam-me que lhes peça o favor de acederem ao meu próximo post, na semana que aí vem, de “FC Porto - Dragões de Azul Forte”. Compreenderão onde eu quero chegar… Só lhes digo: cheguei a ir à Torre (Serra da Estrela), com o meu Pai, ver chegar um ciclista do FC Porto em 10.º lugar… Na semana seguinte estava no Marão a vê-lo passar… …Nem por isso eu disse alguma vez que era mais portista do que aquele que viu passar o ciclista à beira de casa… Agora também não vou ao fim do mundo e NÃO SOU MENOS PORTISTA.

    2) No momento de tensão em que se vive, apetece perguntar: quais adeptos vão ser “eleitos” os MELHORES PORTISTAS? Os que acreditam em Vítor Pereira (e vão acertar…) ou os que não acreditam em Vítor Pereira (e vão acertar…)? Olhem, como já tive oportunidade de manifestar, eu preferia que o segundo grupo, de que faço parte, NÃO ACERTASSE. Sim, não acertasse, mas… já sei que serei enforcado…

    Coragem, João. Abraço.
    Fernando Moreira
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  3. João a avó Lina que conheces do Jamor, aquela mulher que transpira Porto, que delira com o Porto, que tem um autêntico museu do FC Porto em casa só vai a uma mão cheia de jogos ao Dragão quando lhe arranjo bilhetes e claro às finais ao Jamor, não é mais nem menos Portista que eu, ou tu ou outro qualquer.

    Começando por aqui eu considero o Portismo um estado de alma, uma paixão, com isso vem o Bairrismo, já tentei explicar num post meu esse sentimento, um sentimento de protecção aos meus, aqueles a quem faço todos os sacrifícios, até no nosso meio entre Portistas podemos estar mal mas "ai" do mouro paneleiro que na mesa ao lado disser mal do meu clube. Ou seja é uma maneira de ser, não vejo aqui qualquer forma de criticísmo nem sequer Portismo modelo. Aliás já te vi defender com unhas e dentes os teus, o nosso CLUBE, por isso tu tens esse sentimento.

    Ser ou estar presente nas claques, também não vejo onde possa estar aí o grande problema, habituado a ver desde novo a bola nas Antas de pé sem querer importunar quem gosta de estar sentado criou-se um grande grupo, de pessoas que pensam, vivem, idolatram e gostam de apoiar o clube da mesma maneira porque acham que assim ajudam a sua equipa a vencer jogos, quem faz aquilo que pensa não procura medalhas ou méritos apenas quer ver o clube ganhar.

    Volto a dizer aqui mais uma vez que parece que contado muitas vezes até parece verdade, quem esteve no Aeroporto esteve a expressar o seu descontentamento para com o momento actual da equipa, não é mais Portista por isso mas também não deixa de ser verdade que também não é menos Portista por isso e estas manifestações de descontentamento decorreram sem qualquer incidente ao contrário do que escreves , há que ter alguma cuidado com aquilo que se afirma.

    Os mesmos do Aeroporto, são os mesmos Portistas que também já estiveram até às tantas no mesmo local à espera para saudar o seu clube quando este ganhou e marcou a história e desses momentos ninguém lembra!

    Quanto à disponibilidade financeira é outra que contada parece verdade, já aqui foram relatadas histórias de viagens por Portugal e Europa fora por mim, pelo Tripeiro, pelo Norte e etc de imprevistos, de sacrifícios, de sermos tratados como cães em todo lado apenas para poupar meia duzia de tostões e orçamentos apertados para não chegar a casa e ter de alimentar o resto da Família e só ter por exemplo 20€ no bolso e ainda por cima fui ver o Porto levar 4 em Liverpool, toca a trabalhar mais um bocado para no fim de semana a seguir estar outra vez a ver o nosso clube. Aliás eu odeio trabalhar, embora trabalhe muito odeio trabalhar e acredita que só o faço porque tenho uma família e a Paixão pelo FC Porto, não consigo ficar em casa quando o FC Porto joga, seja em que for e onde for, faça tudo mas tudo o que estiver ao meu alcance para estar presente.

    Mais uma vez digo não conto isto à procura que alguém me diga "chiça Antas tu é que és Portista", não é isso que procuro e o protagonista para mim sempre foi o FC Porto.

    O Porto viu-me crescer! O Porto e o Portismo são sentimentos muito próprios, é um sentimento que extravaza para fora do campo, e neste campo não há mais nem menos, nem lugar a indecisos ou se é ou não se é!

    Ninguém procura ser modelo, deixemos de coisas acessórias porque o que queremos é ver o FC Porto ganhar seja de que maneira for.

    Um abraço e peço desculpa mas eu a esta tinha de reagir.

    ResponderEliminar
  4. Caros Portistas,

    Não há maiores, ou mais Portistas, menores, ou menos Portistas, a única coisa que há é prioridades, para muitos a prioridade é o mágico Porto, para outros a prioridade é outra qualquer, acho que isto diz tudo.
    Vou dar um exemplo tenho 10€ extras para gastar por mês, eu gasto-os na cota do F.C.PORTO porque acho que assim o meu maior amor tem mais dinheiro para puder ter melhores equipas e ganhar mais, outro Portista qualquer se calhar prefere ir ao cinema com a namorada, lá está são opções ou prioridades, tenho a certeza que ele não gosta menos do que eu, tem é outra prioridade, é tão simples como isto.
    Só um reparo em relação ao que chamam de Portistas vip, para mim esses não são vip, são sim é Portistas que são figuras publicas coisa que os outros todos não são, dentro das figuras publicas há os vip e os não vip.
    Mas meus caros o mais importante é que o nosso grandioso Porto ganhe e continue a ganhar, demonstrar trabalho, raça e vontade de sermos melhores isso é que é o mais importante.
    Confesso-vos que esta paragem fez-me bem, fez-me sentir que de facto pode ser agora que nós arranque-mos para fazer uma época fantástica, só espero que como das outras vezes depois de ver o jogo seguinte não vá tudo por água a baixo!

    "Fraquejaram os músculos, mas o meu coração continua a lutar pelo FC Porto e pela cidade do Porto."

    Artur de Sousa 'Pinga', 6 de Julho de 1946

    Isto é ser Porto, mostrem isto aos jogadores de agora...

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  5. “Portista” é aquele que grita e incentiva pelo nome da equipa até que a voz lhe doa, esquecendo-se das divergências de opiniões sobre este ou aquele, importando-se só com a vitória da sua equipa.
    Publiquei no meu site, os dez mandamentos do jogador “à porto”, para relembrar alguns esquecidos.

    http://portodragoinfire.blogspot.com/2011/11/o-mitico-jogador-porto.html

    É bom que nós os verdadeiros e sofredores adeptos, utilizemos esses mandamentos enquanto os primeiros e únicos defensores das cores e da mística do nosso Clube.

    Os outros com mais ou menor dedicação, estão de passagem, e poucos são os que se podem orgulhar de serem verdadeiramente jogadores ou funcionário “à Porto”.

    1- Colocar o coletivo acima do individuo, e usar o individual para potenciar o colectivo.

    5- Ser competidor implacável e nunca virar a cara à luta, nem desistir.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Antas, onde é que eu assino?

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. João, o teu post está excelente mas permite-me que afirme aqui que ainda melhor está o comentário do meu amigo D.Azul Forte.

    Eu tenho aqui alertado muitos amigos dizendo-lhes q o inimigo está com outras cores.

    Um abraço João, outro ao Dragão Azul Forte e outro a todos os Portistas sejam eles de q forma forem. Aos outros, aos mouros e afins quero é que andem todos com azia crónica.

    ps- Sim, eu vou aos pavilhões e gosto muito dos q estão a meu lado mas tb respeito quem por outras razões n o pode fazer. Somos todos uma família. Não há gentalhas nos azuis e brancos mesmo q eu VOLTE AQUI A DIZER JÁ TINHA MANDADO HÁ MUITO O VP DAR UMA VOLTA pq acho que era o melhor para o MEU CLUBE e por dizer isto e por pensar isto não sou gentalha. Haver gentalha até há mas é de outra cor, vermelha, verde e por aí fora...

    É como diz o Antas ninguém vai aos jogos q vai para ser modelo de portista (e eu acho q ele até é...ehehe) mas tb os q não vão aos jogos por diversos motivos ou os q criticam o treinador construtivamente (e para bem do clube) tb não podem ser atacados das formas q às vezes leio na blogosfera.

    ResponderEliminar
  8. Em 1º lugar, agradecer as palavras a todos.

    Amigos, o 1º parágrafo não é sequer uma critica a ninguém, mesmo! Apenas, eu, n possuo essas características desses portistas, pelo menos nesta fase da minha vida. E como eu muitos e muitos por esse mundo fora. Não entendam como um critica, porque não o é. Faço questão mesmo de salientar que o Porto precisas desses portistas, de outros e ainda outros como eu, precisa de todos, porque como diz o amigo Dragão Azul Forte.."todos somos portistas".

    Em 2ª lugar, que fique patente que aprecio muito, até, que pode ter a disponibilidade que falei, para poder acompanhar o clube como eu nao posso. Ninguem melhor que eu sabe o quanto, se pudesse, eu o faria. Apenas disse que tb n acho que quem o faz seja o Portista Modelo, e tb sei que vcs não o fazem para depois o proclamar ou reclamar como tal. Eu apenas acho que n há um portista Modelo e contextualizo isso através de todo o post, com a máxima de que todos somos Porto, cada um à sua maneira e como o sabe fazer, dentro, claro, dos limites do que rege o bom senso.

    Amigo Dragão Azul Forte, sábia palavras e estou tb na sua opção,a de não acreditar em VP!

    Amigo Antas, eu sei que tu sabes o que eu quero dizer com estas palavras. Pois acho que os Portistas fora do circulo do Grande Porto, apesar de tudo não são ainda tão compreendidos como isso.

    Amigo Lucho, sei tb que compreendes o que digo, pois tb o referes no comentário.

    É como digo, cada um á sua maneira é e faz o FCP, pois ng é melhor que ng..e não nos medimos pelas escritas, pelos kms feitos, se batemos mais palmas do que assobiamos, etc. o nosso portismo apesar de tudo tem-se visto no global. é por isso que ganhamos tantas vezes, e quando estamos menos bem..é que fazemos o que não devemos..procuramos o inimigo em nós..e o inimigo é outro!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. João muitos não compreendem o que é apoiar o FC Porto à distância porque se calhar nunca estiveram distantes, é algo que não se pode pedir, é como termos algo a vida toda que só damos valor quando a perdemos,só aí fazemos o nosso acto de grandes saudades.

    Estudei um ano fora, mais propriamente na Alemanha e sei o que é sofrer ao longe, o que é ir ver o Porto uma vez e rapidamente ficar sem dinheiro na conta, rezar para que o Porto vá à Belgica e passe para poder ver mais 3 joguinhos fora e se possivel perto, para não ter de dar a volta ao mundo para poupar uns tostões.

    Já estive mais perto, aliás já vivi mesmo ao lado do estádio das Antas, onde bastava descer as escadas e tudo era fácil, já morei bem mais longe por exemplo em Mozelos ainda miúdo onde não havia pontes do freixo e nem toda gente tinha veículo próprio onde para se ir ver Porto ao domingo 15 em 15 dias levantava-me perto das 7h da manhã e toca a carregar o sofá da sala para trás da carrinho do tio para poder levar o resto da malta, agora moro em Espinho mas as distâncias são praticamente reduzidas com as acessibilidades dos dias de hoje.

    Onde quero chegar é exactamente aqui, por ter passado por situações parecidas com aqueles que vivem à distância é que compreendo as tuas palavras e de muitos que de vez em quando se encontram comigo nas deslocações com aquele brilho nos olhos que parecem meninos com o novo brinquedo porque o FC Porto veio ao Algarve disputar o jogo e estão ali de alma e coração.

    Quem nunca passou pela distância muitos vezes não compreende esse teu sentimento e muitas vezes no calor da discussão sai algumas coisas que não deveriam ser ditas e é como dizes numa situação em que estamos menos bem há quem reaja melhor e outros que desancam a torto e a direito.

    E depois claro está cada um vive o clube à sua maneira, com diferentes prespectivas do que seria melhor muito ao jeito da verdadeira tertúlia de café que sempre existiu, eu por exemplo quero que o Porto continue a trabalhar sem pressão e mais traquilamente possivel e se possivel com a manutenção do treinador; Já o meu grande amigo Moreira e o Lucho vêm o problema por outro prisma, quem terá razão? Eu digo Ninguém! Queremos é ver o Porto ganhar e isso é que nos interessa.

    Meu caro amigo fui um dos que mais queria e lutei por um Porto canal com modalidades e jogos da Formação, pura e simplesmente para poder chegar a casa dos Portistas que estão longe.

    Um grande abraço. :)

    ResponderEliminar