13 novembro, 2011

Radar Azul

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

O Futebol Clube do Porto e Vítor Pereira têm - quando os internacionais voltarem depois de mais umas milhas acumuladas no cartão - em aberto a possibilidade de, ou partir novamente para uma época vitoriosa ou agudizar a "crise" em que vivemos (e que os outros querem que nós vivamos).

À boa maneira do ténis, poderíamos dizer que temos um "triplo match-point", com a diferença que não nos basta vencer 1 em 3, mas sim conseguir o pleno nos confrontos com Académica, Braga e Shaktar. Este ciclo é vital e, em caso de ultrapassado com sucesso, permitirá que arranquemos (espero eu/nós) rumo aos títulos a que estamos habituados.

O duelo com o Braga acontece na mesma jornada em que, lá em baixo, se batem para ver qual o melhor da 2ª circular. Em caso de vitória sobre os bracarenses e uma derrota dos lampiões ou empate, atingiremos a liderança isolada e penso que se começarão a dissipar as dúvidas sobre o plantel e a equipa técnica. Na Ucrânia, o jogo assume o carácter de uma final e é obrigatória trazer de DOnestk os 3 pontos, para depois selarmos o apuramento para os 8os-de -final no Dragão, frente ao Zenit.

Estes três desafios assumem um carácter decisivo e definirão o que nos resta da temporada, pelo que, na minha opinião, tempos de passar imaculados, de forma a manter as aspirações intactas. Obviamente que os responsáveis do Porto têm noção da importância do momento e farão tudo para nos dar uma "alegria intermédia".

Analisado o futuro próximo do nosso clube, vou-me debruçar um pouco mais sobre as carências do plantel e sobre o mercado de transferências, sem querer dar importância a rumores da Comunicação Social, alimentar rumores ou desviar atenções do essencial. O objectivo trata-se de conhecermos melhor alguns nomes apontados ao FC Porto e outros que pensem que se inserem na política de contratações do clube e que poderiam acrescentar algo à equipa.

Sendo assim, começarei pela posição de avançado, não querendo pôr em causa o valor dos que já temos (Kléber e Walter), mas oferecer alternativas.

Vou abordar apenas um nome e no futuro outros serão analisados.

Trata-se de um avançado jovem (23 anos) e português. Tem uma forma de jogar diferente das existentes no plantel, contudo, tenho dúvidas se se conseguiria impôr de imediato na equipa titular. Forte fisicamente, os atributos que fazem dele umas das sensações do campeonato é a capacidade para jogar de costas para a baliza, protegendo bem a bola, e a tentativa de procurar sempre combinações com os colegas. Movimenta-se bem na procura de espaços atrás das costas da defesa, apesar de a frieza e qualidade na hora da finalização nem sempre ser a melhor.

PERFIL

Nome Completo: Éderzito António Macedo Lopes
Data de Nascimento: 22/12/1987 (23 anos)
Local de Nascimento: Bissao (Guiné-Bissau)
Nacionalidade: Guiné-Bissau/Portugal
Altura: 188cm
Peso: 81Kg
Clube: Académica
Posição: Avançado
Jogos (Golos Marcados): 17 (0)
Internacionalizações (Golos Marcados):
Valor de mercado: 1.500.000 € (segundo o transfermarkt.de)
Vídeos: CLICA AQUI

nota: O blog BPc agradece ao Ricardo Faria a elaboração deste artigo.

1 comentário:

  1. Jorge da Silva13 novembro, 2011

    Boas ...
    Concordo que temos que vençer estes
    3 jogos para ficarmos com os nossos
    objectivos em aberto !!! Até vêr ,
    confio em quem lá está ...!
    Com raça,atitude e garra é tudo nosso !!! Força PORTO ...

    ATE NO CEU POR TI EU VOU CANTAR ...

    ResponderEliminar