10 novembro, 2011

TIO REINALDO

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Não vale a pena fazer de conta que não vemos o que está escancarado à nossa frente, utilizar eufemismos ou tapar o sol com a peneira: estamos a jogar mal, a passar um mau momento, sem confiança, sem garra, sem a tão famosa atitude “à Porto”. Não vale a pena brincarmos com as palavras defendendo que estamos em primeiro lugar, que ainda temos tudo a ganhar, que ainda estamos em todas as frentes... isso é para a banda do Titanic, que está a ver o barco a afundar-se mas continua a tocar... isso é para os carneiros, que ainda no ano passado diziam em Março que estavam em todas as frentes e acabaram o ano a ganhar a taça da liga.
Não, não contem comigo para o faz de conta!
Aquilo que sempre nos distinguiu dos outros, foi a capacidade de antecipação, de prever o mal que vem a seguir, de sermos proactivos e não reactivos, pois quando é preciso reagir, é porque o mal já está feito.
Ao mesmo tempo, não contem comigo para engrossar o coro “anti Vítor Pereira”. Depois de abertos os melões, qualquer um sabe dizer se ele está verde ou maduro... quantos de nós estivemos de acordo com a escolha de Vítor Pereira no momento em que a mesma foi feita?? Quase todos... eu incluído!! Dizer agora que ele não é grande coisa é demasiado fácil, pois na verdade ao cabo de praticamente 4 meses de trabalho, vemos uma equipa pouco ou nada ligada, um futebol descrente e sem fio de jogo, a fazer lembrar um grupo de amigos que pega numa bola e vai jogar uma futebolada, tamanha é a falta de entrosamento entre sectores.

Ainda assim, pergunto eu: é Vítor Pereira o principal culpado?? Para mim, NÃO... mas um NÃO bem grande, do tamanho do Mundo. Tem a sua quota de responsabilidade, pois um treinador nunca se pode afastar das suas competências enquanto técnico, mas meus caros, há muitos, muitos outros culpados.
Desde logo, um núcleo de jogadores (não identificarei nomes) que manifestamente não se empenha, não se dedica, não se esforça, não “come a relva”, não tem atitude “à Porto”.
E quem os deveria chamar à razão?? Vítor Pereira?? Certamente... mas se este não for capaz, se este não tiver pulso firme para tal, o que está lá a fazer toda a estrutura de apoio?? Pelos vistos, pouco ou nada! Já tivemos grupos de jogadores bem mais problemáticos e soubemos ultrapassa-los.
A verdade é que parece que ninguém está disposto a dar a cara por Vítor Pereira, ninguém se quer chamuscar, ninguém vem a terreiro falar, ninguém está preocupado em dividir as balas com que o nosso treinador tem sido bombardeado. Porque sejamos claros, se há responsáveis no momento das vitórias, com elogios rasgados à organização e estratégia do clube, então eles não têm as mesmas responsabilidades quando se perde??
Faz-me lembrar o restaurante lá da esquina, em que quando as francesinhas saem bem, o patrão é o maior porque soube escolher o melhor cozinheiro lá do sítio... quando as francesinhas saem mal, a culpa é do cozinheiro pois é um burro que não sabe fazer o molho.

É lamentável, mas tenho que fazer esta comparação: reparem que no início de época da lagartada, enquanto eles perdiam pontos atrás de pontos, no final de todos os jogos, apareceram sempre Carlos Freitas e Godinho Lopes a falar (é um facto que choraram muito sem razão), retirando pressão a treinador e jogadores. Não vinham dar votos de confiança na praça pública pois isso é meio caminho andado para o despedimento, mas defendiam o grupo, mostrando confiança no trabalho que estava a ser desenvolvido, nas escolhas que tinham tomado e que o futuro iria ser garantidamente melhor. Entretanto começaram a ganhar, e desapareceram... nunca mais vieram falar, pois agora os louros vão para técnicos e jogadores.
Será que temos que aprender alguma coisa com estes seres minúsculos? Eu diria que não, pois temos uma estrutura super experiente, mas que parece só querer aparecer no momento em que tudo corre bem!

Tudo isto para dizer que o que faz falta é ser Porto. Mas ser mesmo Porto, não utilizando esta expressão em vão como tenho ouvido por diversas vezes.

Ser Porto é ter garra!
Ser Porto é ter alma!
Ser Porto é saber sofrer!
Ser Porto é ter o coração a sangrar mas estar pronto para o combate seguinte!
Ser Porto é ser dragão, ser honrado, saber que se pode perder mas que se cai para o lado de tanto lutar!

É isto que nos faz falta... é recuperar os valores que nos levaram ao topo e que alguém parece querer esquecer com tiques de novo riquismo! Chamem-me parolo ou bairrista, mas é assim que eu sou, e tenho orgulho nisso! É recuperar as pessoas que sabem o que é estar junto do grupo nos bons e maus momentos, pois é isso que os jogadores precisam... saber que têm alguém próximo que os acarinha e protege, mas se for preciso também lhes puxa as orelhas!

Ao ver a equipa chegar ao aeroporto no regresso do Chipre, perante o compreensível desanimo de portistas anónimos que amam desinteressadamente o seu clube, achei vergonhoso que alguns elementos se tenham metido quase a correr dentro do autocarro, com medo sabe-se lá de quê.
Mas eis senão quando acontece o que não me surpreende e que as câmaras das televisões mostraram: Reinaldo Teles ficou à porta do autocarro à espera que todos os atletas entrassem, numa demonstração clara de proteccionismo, como quem diz, “calma, eu estou aqui”!

Este homem é Porto, este homem respira Porto, este homem ama o Porto!
Quantas vezes o vimos limpar as lágrimas pela emoção das vitórias... isto só acontece com quem sente o clube bem lá dentro!
São homens como este que fazem falta nestes momentos difíceis. Homens portadores da mística, homens portadores dos valores do Dragão!
Tê-lo mais próximo, mais activo, mais presente, mais junto do grupo seria em meu entender, absolutamente essencial.
E antes que algumas mentes mais doentes dêem largas à imaginação, isto não é uma crítica a ninguém, mas sim o chamar para próximo de nós aqueles que mais precisamos, aqueles que não são teóricos, aqueles que vivem o clube como sendo a sua vida e não como sendo o seu emprego.

Tio, contámos muito consigo, queremos tê-lo mais junto de nós!

RUMO AO BI, apenas com aqueles que amam o Porto

PS1 – Aproveito naturalmente para apresentar as sentidas condolências ao nosso Tio pelo falecimento da sua esposa. É nestas alturas essencial manter a força e espero que encontre em cada Portista alguém que seja capaz de lhe dispensar uma palavra de ânimo e carinho.

PS 2 – Desculpem se não fiz um post a “malhar” em Vítor Pereira como agora está na moda, mas não faço posts para contar o número de comentários. É que tenho um grande “problema”: AMO O FC PORTO!!!

10 comentários:

  1. Este homem é Porto, este homem respira Porto, este homem ama o Porto!

    Abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!!! Excelente post, e desejo que "as ideias" contagiem os leitores...

    ResponderEliminar
  3. Miguel Monteiro10 novembro, 2011

    Caros Dragões!

    Ainda bem que tenho estado fora, caso contrário acho que até eu tinha pedido a cabeça do VP, depois de ver aquele jogo (?) no Algarve :-))

    Agora mais a sério (e mais calmo), já imaginaram o que vai na cabeça dos adeptos da agremiação? Depois de terem a sua máquina de propaganda a carburar a 100%, de se auto convencerem que têm uma equipa de outra galáxia e de verem os nossos miseráveis jogos, olham para a tabela e… vêm-nos sempre em primeiro?! (eheheheheh)
    Algo me diz que se não ganharem aos calimeros e a nossa equipa vencer o Braga, nunca mais nos apanham. Aliás começa a notar-se algum mal estar para aqueles lados…

    Compreendo a frustração que sentem os colegas críticos do VP ao verem os nossos jogos. Eu próprio me pergunto como é possível tamanha inépcia, mas continuo a defender o mesmo. Não vai adiantar nada trocar de treinador agora. O homem só precisa de um pouquinho de sorte que tem faltado e duas ou três exibições mediamente conseguidas para embalarmos. Ganhar ao Braga e ao Shaktar será meio caminho andado.

    Temos definitivamente de nos convencer que épocas como as do ano passado, tão cedo, não vamos voltar a ter. E mesmo assim lembro-me muito bem de termos feito jogos miseráveis! Só que não falhávamos penaltis e havia sempre alguém que, de uma forma ou de outra, empurrava a bola lá para dentro…
    Na Liga Europa, quando apanhamos dois clubes, que a muito custo se poderiam considerar como equipas de CL, vimo-nos à rasquinha! Lembram-se da forma como passamos o Sevilha? Ou como a 15 minutos do fim contra o Vilareal ainda andávamos com o coração nas mãos mesmo depois de termos dado 5 em casa (que 2ª parte!!!)? E a final de Dublin que foi uma autentica nulidade futebolística?
    Coloquemos os pés no chão e façamos o nosso “trabalho”, que é apoiar a equipa. Já basta as coisas não correrem bem dentro do campo. Mostrar o nosso descontentamento durante os jogos não ajuda, nem resolve absolutamente nada!!!

    Com paciência as coisas vão melhorar… E já agora, por falar em Paciência tenho bem presente na minha memória a imagem do Domingos a vestir o casaco a 10 minutos do fim em Paços de Ferreira, já a pensar em regressar a casa e de um momento para o outro... 3 golos! 10 minutos que tudo mudaram…

    Vá lá! Vamos dar o beneficio da dúvida ao nosso mister! Apesar de tudo não estou a ver muitos treinadores a aguentarem as verdadeiras “humilhações” que o nosso tem levado de todos os lados.

    Para finalizar, e uma vez que a conversa já vai longa, acho piada a quem “goza” o homem por simular uma cabeçada no banco. Se fosse o outro era um espectáculo dentro do espectáculo… enfim…

    PS - juro que não sou da familia do VP, nem o conheço de lado nenhum :-)))

    Um abraço a todos!
    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  4. Um post cheio de conteúdo, um post fantástico!!

    Contem comigo. Rumo ao BI!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. De acordo com o que acima foi dito. Poderei estar a ser demasiado crédulo ao estar nos ultimos 5 ou 6 jogos á espera que a equipa volte a demonstrar confiança, esforço e vontade para dar a volta aos jogos. Porque também eu acho que o VP não é só culpado mas também "vitima" de outras situações. Sendo a principal destas situações a "ressaca" do ano passado e os sonhos de "ali bábá" de muitos jogadores em encontrar outra gruta cheia de ouro no inicio desta epoca. Custa ver a equipa jogar daquela forma amorfa, sem soluções nem fisico. Mas acredito na reviravolta mental porque quanto a "classe" futebolistica como sabemos ela está lá. Eu acredito que a continuidade contem riscos óbvios mas a "chicotada no que está mais á mão", também os tem e provavelmente maiores. O que se pede é que num mau momento os Portistas levem a equipa ao colo com o seu apoio e os façam sentir que queremos ganhar e que eles ganhem por nós e por eles. Pode custar e termos de nos rebolar na cadeira mas se não forem os Portistas a apoiar quem o fará? Saudaçoes Portistas

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo excelente post. Isto é PRONÚNCIA FCP e PRONÚNCIA DO NORTE. Vou passar melhor os dias até ao regresso da I Liga.
    Sempre PORTO, rumo ao Bi, Tri, Tetra ...

    ResponderEliminar
  7. A Confederação do Desporto de Portugal realizou a sua gala anual esta semana no Casino Estoril. Para além de uma série de desportistas premiados pelos seus desempenhos no último ano desportivo, entenderam os responsáveis atribuírem o prémio Alto Prestígio ao Benfica e ao Sporting.

    Estas distinções valem sempre o que valem, mas não deixa de ser surpreendente e estranho que os responsáveis pela Confederação tenham distinguido dois grandes clubes de Lisboa e tenham esquecido, por exemplo, os finalistas da última Liga Europa, FC Porto e Braga, os dois clubes que nos últimos anos mais têm feito pela imagem internacional de Portugal.

    Pela primeira vez dois clubes portugueses disputaram uma final europeia, pela quarta vez nos últimos oito anos uma equipa portuguesa venceu um troféu internacional – e só para recordar o quão difícil é vencer competições internacionais basta recordar que os agora distinguidos venceram troféus internacionais há 47 anos (Sporting) e 49 anos (Benfica) – mas os senhores da Confederação do Desporto de Portugal decidiram homenagear esses emblemas com o prémio Alto Prestígio.

    Desconhecem-se os critérios de tais escolhas, necessariamente muito criativos, mas para os mais desatentos convirá também recordar que caso queiram retirar o futebol e concentrar a argumentação nas chamadas modalidades, o FC Porto venceu todas e até tem uma equipa (hóquei em patins) que há dez anos consecutivos conquista o campeonato nacional, mas isso ainda deve estar no “quase prestígio”, longe de atingir o épico “alto prestígio”...

    É este funcionamento em circuito fechado, alheado da realidade, que o FC Porto continuará sempre a denunciar e a combater. Para ao menos no Desporto o país ser realmente do Minho ao Algarve, sem esquecer as regiões autónomas.

    ResponderEliminar
  8. Começo pelo fim deixando desde já as minhas sinceras condolências à Família do Reinaldo e ao Reinaldo neste momento difícil pedindo muita força para se ultrapassar este complicada perda.

    Sou amigo pessoal tanto do Reinaldo como do Irmão, bem como de ambas as famílias por isso todas as minhas opiniões sobre estas pessoas serão sempre passiveis de me acharem faccioso, por isso aproveito para deixar apenas uma frase "ainda bem que não sou o único a achar que Reinaldo é um homem que ama o FC Porto e é Porto".

    Sou também da opinião que algumas mudanças não passam por mudanças de treinadores, passam sim por apoio e mudança rápida desta atitude e forma a não estarmos a dar flancos ao inimigo para ir dando as bicadas que quer.

    Companheiro Pedroto dizia:

    "Pão numa mão e chicote na outra, a virtude é nós nunca termos de usar o Chicote".

    ResponderEliminar
  9. Condolências ao Reinaldo.

    Já agora para animar a malta, vejam este vídeo. Impagável.

    www.youtube.com/watch?v=xOFq5QJKn60

    ResponderEliminar
  10. Bravo Norte. Está tudo aí. Palavra por palavra. Até aos P.s. TUDO. Não vacilar nunca. Non molare mai.

    ResponderEliminar