25 novembro, 2011

Um atentado à liberdade do adepto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Deparei-me nos últimos dias com uma notícia que me deixou estupefacto! Quando pensava que nós, assíduos adeptos nos compromissos do nosso clube, já tínhamos passado por todo o tipo de repressão e situações negativas, eis que leio que os adeptos calimeros, que se deslocarão em massa ao estádio sem luz amanhã, serão enjaulados (é este o termo!) em pleno sector visitante. Pelos vistos não há mesmo limites, no que toca a castigar aqueles que fazem com que o futebol sobreviva hoje em dia. Aqueles que estão em todo o lado e enchem os estádios semana após semana. Alegam os responsáveis dos lampiões que é para uma maior comodidade dos adeptos visitantes no estádio sem luz e que apesar de ser uma medida única em Portugal, já é usada em vários estádios estrangeiros. Respondo eu: É sim senhor, mas não brinquem comigo, alguma vez é justificável que isso aconteça em Portugal? Como medida de segurança?? Vale mesmo a pena?! Só mesmo quem não está por dentro do assunto pode dizer uma coisa dessas, em dia de S. S. Lázio – A. S. Roma, a capital italiana entra em estádio de sítio!! Não vamos comparar com a nossa realidade!

Já vi vários jogos no apagão e o único que me lembro de ter havido confusão a sério durante o jogo foi na época 2006/2007, jogo em que os espertalhões acharam por bem colocar todos os ultras do FC Porto no terceiro anel do circo, CONTRA as normas da UEFA!!! Pois, está visto o que aconteceu…

E pelo que pude verificar, amanhã vai acontecer o mesmo, com todos os sportinguistas que marcarão presença a ter de ver o jogo do arranha-céus. Mas desta vez com a “protecção” de uma rede. Ou mais do que uma. Ouvi falar em duas laterais e uma frontal!! Um verdadeiro atentado… quem paga 22 euros mais o custo da deslocação, não é para ver a bola naquelas tristes condições! É um tema que, embora não esteja relacionado connosco directamente, pois não seremos nós as cobaias do sistema, está indirectamente, pois em Março, os seguidores do mágico Porto lá estarão, provavelmente debaixo das mesmas condições. A deslocação ao apagão torna-se cada vez mais inadmissível, se relembrarmos que temos ficado mais de hora e meia à porta para puder entrar. O ano passado das duas vezes que lá estive, no espaço de dezassete dias, no campeonato entrei com seis ou sete minutos de jogo e na taça entrei estava o árbitro a dar o apito inicial. E fui dos mais sortudos.

Eles cá pagam exactamente o mesmo, chegam três horas (!!!) antes ao estádio, entram imediatamente e ficam num lugar principesco! Juntinho ao relvado e tudo. Quem vê no TV pode confirmar, é o único estádio dos grandes onde durante uma transmissão se visualiza o sector visitante. Quando jogamos no salão de festas ou em alvalade vejam se conseguem ver os nossos adeptos na TV! Não conseguem, a não ser que a realização os foque propositadamente!

Vejo e ouço comentadores a falarem nos foras-de-jogo e nos penaltis que não foram marcados, mas defenderem os adeptos que alimentam o desporto é que é o carago! Parece que acordaram ao longo desta semana com esta notícia, isto é apenas mais uma de muitas afrontas que nos fazem. É uma vergonha total, ver um jogo de futebol como se estivesse a ver hóquei em patins ou andebol, com uma rede à frente dos olhos! Independentemente da cor, sei bem o que aqueles que vão passar por aquele sector visitante vão sentir! Não há direito de uma coisa destas…

Duas semanas sem futebol e já sentíamos saudades de apoiar o FC Porto, apesar do momento que temos vindo a atravessar. Mas como adeptos do Futebol CLUBE do Porto que somos, não faltaram jogos para estarmos presentes. Desde o Dragão Caixa a Riba D’Ave e a Barcelos para ver o hóquei, tendo passando por Braga para apoiar o andebol no difícil reduto do ABC. Vamos tomando os pavilhões um pouco por todo o lado, sejamos meia dúzia ou meia centena. O que nos interessa e nos orgulha é que estamos lá sempre.

Sábado passado regressou o futebol. Mesmo depois do balde água fria que apanhei em Olhão no início do mês, estava ansioso que a bola rolasse outra vez. Tudo começou às 15h com o grande clássico em andebol. Não me lembro a ultima vez que vibrei tanto num jogo de andebol, que grande emoção! Ganhar é sempre bom, mas quando se ganha aos lampiões é inexplicável! E ainda para mais da forma que foi, a perder o jogo quase todo e perto do final a darmos a volta ao marcador. Aqui está uma prova de como a presença dos adeptos e o ambiente criado podem ser influentes no desfecho da partida. Espectacular a magia que se viveu dentro do Dragão Caixa com quase 2 mil pessoas de pé a apoiar. Aqueles minutos finais foram frenéticos e as vitórias justíssimas. Super Dragões e Colectivo marcaram presença em peso, como é habitual neste tipo de jogos.

Como ainda não tenho o poder da omnipresença, não pude ficar no hóquei em patins, que se jogou de seguida, até final do encontro. Ao intervalo já vencíamos confortavelmente e hora e meia antes do inicio do futebol, sai do Dragão para Coimbra! Debaixo de forte chuva descemos até à cidade estudantil, mais uma vez esta temporada. Tal como em Olhão, a razia fez-se sentir no nosso sector. Ainda assim aponto entre 500 e 700 ultras. Os verdadeiros. Uma categoria a curva portista, que apoiou incondicionalmente como sempre o faz. Cadeiras vazias preenchidas com faixas e bandeiras e um bom apoio vocal, num estádio com 3 mil pessoas, no máximo. A Mancha Negra deixou-me muito a desejar, sabendo que jogavam em casa! Ao contrário do jogo do campeonato apresentaram pouca gente no seu sector. Depois do 1-0 os cânticos não pararam. A manifestação de desagrado pela patética exibição que estava s ser feita foi originada pelo 2-0. E mais ainda quando entro o terceiro.

Estamos lá nos bons e nos maus momentos. Não exigimos que ganhem sempre mas exigimos, isso sim, que se esforcem sempre e que façam por ganhar sempre. E foi isso que não vimos em alguns últimos jogos, nomeadamente nesse de Coimbra. Os cânticos de insatisfação sucederam-se até final da partida e a revolta pelo que tínhamos acabado de assistir foi demonstrada ainda à saída da equipa do municipal de Coimbra e à chegada, por volta da meia-noite e meia, ao estádio do Dragão. E muito bem, do meu ponto de vista.

Quando no emprego alguém não dá o seu máximo e se mostra totalmente apático e desinteressado pelo que está a fazer, é repreendido pelos seus superiores, pelo patrão, por quem lhe paga! Nós pagamos, nós somos os sócios, NÓS SOMOS O PORTO!!!

Quarta-feira foi dada grande resposta pela nossa equipa! Aqueles festejos, principalmente o do segundo golo, e aqueles abraços no final entre todo foram emocionantes. Isso sim é ser Porto! Que seja para continuar, espero ter assistido ali a um grito de revolta, tal como em Kiev em 2008. Uma saudação especial aos portistas presentes, alguns de propósito do território nacional, mas tenho conhecimento de vários espalhados pela Europa fora, que fizeram questão de lá estar.

Amanhã com hóquei e basquetebol e Domingo com futebol…

Um abraço ultra e encontramo-nos…. no sítio do costume!

11 comentários:

  1. O que se vai passar no antro da escuridão é, de facto, “um atentado à liberdade do adepto”. Eu sentir-me-ia numa jaula; então, para servir de animal de circo, que me pagassem o bilhete… É uma vergonha que só podia vir dos “infiéis”! Preparam-se que também vai acontecer com as claques portistas. FDP…

    O vosso apoio no andebol foi sublime! Vibrei tanto com a vitória como com o vosso entusiástico e contínuo apoio. Por isso é que eu disse que vocês são insubstituíveis. Obrigado, bravos Dragões.

    Abraço tripeiro.

    ResponderEliminar
  2. Caros Portistas,

    Caro Portista, a rede é colocada no salão de festas exactamente para nos mandarem lá para cima e não sermos vistos em lado nenhum, é esse o objectivo dos fdp dos carneiros, como as transmissões são feitas por gente que se vende aos fdp, nunca mostram nada dos adversários, uma vergonha!
    Nós também podemos fazer a mesma coisa quando eles vierem ao Dragão ou palco das emoções como é conhecido, só mesmo para eles, para que sintam na pele.
    Há já me esquecia aquilo é só animais estão habituados a esse tipo de tratamento.
    Na próxima vez que formos jogar ao salão de festas, rejeita-se os bilhetes mas vamos 10.000 para lisboa na mesma, vais ver os meninos todos borrados.

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  3. Tripeiro, essa da gaiola se fosse o F.C.Porto a tomar a iniciativa, tinha caído o Carmo e a Trindade, como foi o clube do regime, nada se passa, ninguém critica, apenas os lagartos reagem, porque calhou de ser contra eles, caso contrário estariam caladinhos.
    Vem na linha de muitas omissões e branqueamentos, basta ver o caso do Alan com o caceteiro Garcia.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. bRilhante apoio no sábado no andebol!

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Pessoalmente tenho uma ideia não tão oposta á colocação da rede.
    Por essa Europa fora já acontece em muitos estádios, já vi o FC Porto em vários estádios nessas condições (Besiktas, Viena, PSG) e portanto acho que se está a exagerar um pouco neste tema.
    Longe de mim defender os carneiros, mas não acho algo tão despropositado assim.

    Quanto ao apoio, é disso mesmo que nenhuma das equipas se pode queixar, desde logo as modalidades, que felizmente têm visto crescer o número médio de espectadores no Dragão Caixa...e em relação ao futebol, mais uma demonstração de paciência dos adeptos presentes em Coimbra, pois apesar de 90 minutos ridículos, do primeiro remate apenas aos 51m, apoiaram intensamente a equipa (especialmente no início da 2.ª parte), e apenas demonstraram desagrado mais do que justificado após a sucessão de golos dos academistas.

    ResponderEliminar
  6. Tambem me dá igual as redes dos galinheiros. Quero, ou exijo é que os metam todos numa das arquibancadas, como nas Antas se fez tantas vezes. E devolvam-nos a superior Norte, que muita falta nos faz, agora que o nosso estádio deixou de ser 70% de superiores e elas passaram a ter um peso de uns 20% no maximo no numero de pessoas. Tirem-nos os lugares de visitantes da Norte e até digo mais: deem mobilidade a quem tem cartão de época, para se poderem encher sempre as superiores. E vou mais longe: se na Bundelisga se tiram as cadeiras nas Superiores, para o Campeonato (nao para a uefa), porque é que aqui não se faz a mesma coisa? DEVOLVAMOS O IMPACTO AS NOSSAS CURVAS!

    ResponderEliminar
  7. Boas.
    Há já muito que não comentava por aqui.
    Isso das redes é completamente despropositado. É sempre melhor prevenir que remediar, mas penso que neste caso apenas serve para deitar mais achas para a fogueira.
    Uma palavra de apreço para os que têm apoiado a equipa, dando uma especial saudação aos que foram à Ucrânia e conseguiram tolerar aquele gelo que se fazia sentir.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Pela primeira vez num Zoo faz -se uma jaula para as pessoas e os animais ficam foram dela. Dragon fire

    ResponderEliminar
  9. Será que também vão pôr uma jaula no primeiro anel??

    http://www.youtube.com/watch?v=jCXxKjdbE6k&feature=share

    ResponderEliminar
  10. Começando pelo tema da gaiola nem me aquece nem me arrefece, a liberdade ou falta de voz nos assuntos importantes do Futebol são para outros casos como horários e preços dos bilhetes visto que há muito que se deixaram governar pelas TV`s e aqui aqui é que a liberdade acaba visto não serem tidos nem achados nesta história, bem como as condições como são transportados os adeptos com gente sempre pronta a bater em quem vai ao futebol... Estes são os verdadeiros filhos da puta que me preocupam, gente que vive dos meus impostos num estádio pronto a mandar-me para o hospital.

    Quanto à gaiola já te enumerei noutra conversa que tivemos as vezes sem conta que fomos para bancadas que eram autenticas gaiolas, falo por exemplo mais recente Villarreal, não me caiu as calças por isso fez-me bem mais confusão receber ameaças constantes da policia e o preço dos bilhetes.

    Sou do tempo em que se metiam as claques adversárias na arquibancada que até rede tinha, sou do tempo de ir à luz e entre o fosso e a merda da bancada sem cadeiras a cheirar a mijo por todo lado bem como falta de casas de banho ou bar, e estar a levar com gajos escondidos nos camarotes mesmo à nossa beira atirar cadeiras e também deixavam entrar garrafas de cerveja.

    Por isso meu amigo a mim isto é um não caso. Quem os recebeu com beijinhos e abraços é que deve estar preocupado eu falei várias vezes sobre isso que há gente que recebemos em nossa casa que tem como ser lá em baixo à lei da pancada.

    Meu amigo Um grande abraço

    ResponderEliminar
  11. Dragon Fire,

    Que grande frase para levar em Março :)

    Abraço

    ResponderEliminar