13 agosto, 2012

Faltam 18 dias…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Faltam 18 dias para o fecho do mercado de transferências e parece-me evidente que o plantel do FC Porto terá que obrigatoriamente sofrer alterações, por aquilo que se viu ao longo da pré-época, e de certa forma por aquilo que se viu ontem em Aveiro em mais uma vitória na supertaça.

Como seria de esperar, e tendo em conta o apuradíssimo sentido crítico dos adeptos azuis e brancos, no qual obviamente me incluo, da parte de alguns sectores da massa adepta azul e branca já chovem imensas críticas a VP, ao planeamento do plantel, aos jogadores que já deveriam ter saído e àqueles que porventura podiam entrar. Enfim, antes de começar e mesmo com uma supertaça no papo, já existe um imenso coro de queixumes, de pessimismo e de bater em “tudo o que mexe”. 56 títulos conquistados desde que Pinto da Costa assumiu a presidência elevam de facto a fasquia ao nível máximo! Não basta ganharmos, temos de ganhar sempre por muitos e nunca podemos sentir dificuldades, porque os adversários nunca têm mérito em nada do que fazem, o demérito é sempre nosso quando não damos 5-0 a um qualquer adversário, mesmo que numa final da supertaça frente a uma defensiva e organizada Académica que muitos problemas já nos tinha criado a época passada.

Pela minha parte, a análise que faço da pré-época é, apesar de tudo, positiva. Independentemente de tudo aquilo que se passou (e continua a passar) em termos de indefinição do plantel, nomeadamente muitos jogadores que deveriam sair a bem do grupo, acho que existem notas positivas a retirar do que se tem visto. Não se pode esquecer que o FC Porto trabalha desde o início de Julho sem nenhum dos laterais supostamente titulares (Danilo e Alex Sandro), sem o seu melhor jogador Hulk, e com um Moutinho que chegou tarde e longe das melhores condições físicas.

Quanto ao jogo de ontem, sinceramente não embarco em muitas das criticas à exibição do FC Porto. Se calhar é da minha televisão, mas o que eu vi é completamente diferente de muitas análises que tenho visto. Se houve alguma equipa que quis ganhar o jogo desde o início foi única e exclusivamente o FC Porto. O Helton fez uma defesa ao longo de todo o jogo (aos 70 e tal minutos), no resto do jogo a Académica limitou-se a defender com imensos jogadores e o FC Porto a tentar entrar na sua muralha defensiva. É certo que o ritmo de jogo não foi elevado, mas em que parte do mundo se vê jogos de pré-época com ritmo muito elevado? Houve aspectos de que gostei mais, como a exibição de Fernando, a coesão defensiva e o golo de Jackson Martinez, e outros de que gostei menos, como o pouco rendimento de James e Lucho, e a falta de dinâmica que Defour demonstrou na zona intermédia.

Basicamente, os 18 dias que faltam até ao fecho do mercado podem (ou não) resolver os problemas que atualmente se debate o FC Porto, que a meu ver são sobretudo:
  • Não vale a pena ser-se hipócrita e dizer que só faz falta quem cá está. Hulk é o melhor jogador não só do FC Porto mas também do campeonato, e uma coisa é o FC Porto sem Hulk, outra é o FC Porto com Hulk. Do meu humilde ponto de vista, o cenário não é muito simples. Há a evidente vontade do jogador em experimentar outros campeonatos, há a normal pretensão do clube em vender o seu melhor jogador pelo preço mais elevado, e há também a maior crise económica das últimas décadas como conjuntura actual. Tudo isto junto dá um imbróglio que não será fácil de resolver. Não sou como aqueles que pensa o futebol como uma mera gestão de números. No futebol, mais do que números, gerem-se seres humanos, com vontades próprias, ambições e especificidades. É óbvio também que os clubes que investem milhões de € em contratações e também em salários dos jogadores (pagos principescamente) não podem abrir mão facilmente dos seus melhores activos. Enfim. De uma coisa estou certo, se Hulk sair, o FC Porto terá URGENTEMENTE de procurar uma solução no mercado. E atenção, que gosto de Atsu, mas também não embarco em demasiada histeria à volta do rapaz nem lhe exijo tudo e mais alguma coisa. Atsu é jovem e tem qualidade, mas o fardo de ter de substituir Hulk parece-me excessivo e até prejudicial para o próprio.
  • Será basicamente uma tragédia se Álvaro Pereira ficar no FC Porto. Porque vai minar o balneário, porque já se percebeu que VP não conta com ele, e porque pior que tudo isso, começa a criar enormes anti-corpos mesmo entre os colegas. Foi um erro não o ter vendido no ano passado. Mas agora não há volta a dar, é vendê-lo pelo máximo preço possível, e o mais rapidamente de preferência.
  • Existe quanto a mim um desequilíbrio entre sectores no actual plantel. Há excesso de extremos e falta de médios. A possível saída de Moutinho, apenas reforçará uma ideia: temos falta de médios, é necessário ir ao mercado. Por contraste, temos excesso de extremos, a venda de por exemplo Varela e a dispensa de Djalma (acho Kelvin bem melhor) permitiriam um encaixe financeiro interessante.
Resumindo e concluindo, das peripécias que irão decorrer nos próximos 18 dias, irá depender fortemente o sucesso da próxima época. A ver vamos...



3 comentários:

  1. Esta calendarização das transferências é de todo obtusa e prejudica as equipas...
    Em relação ao plantel, acho que temos um grande problema a meio campo, a equipa não tem dinâmica nem ... qualidade de passe!!!
    É gritante a quantidade de bolas que se perdem nesta zona e assim não permitem atacar nem meter bolas na área.
    Então, se perdermos Hulk, vai ser difícil... Atsu tem que fazer o seu caminho e nem por sombras pensar - ou alguem pensar por ele - ser Hulk!!!
    Há que resoolver a questão dos excedentários, com urgência, e ir aguentando até final de Agosto, agora retocar o meio campo, é indispensável.

    ResponderEliminar
  2. Não podia estar mais de acordo consigo. Acho que a venda do Varela, Rolando e A.Pereira seria fundamental ! A dispensa ou o empréstimo do Djalma também seria uma óptima opção, afim dos miúdos Kelvin e Iturbe finalmente terem minutos de jogo para poderem evoluir !

    ResponderEliminar
  3. Numa coisa estou de acordo com o RCBC temos urgentemente de nos desembarassar dos parasitas que minam o balneario a saber de ante mao que vao sair a preço de saldo , quanto as saidas e entradas é esperar para ver , o Vitor Pereira para mim ainda é uma incognita , dou o beneficio da duvida visto ser o actual campeao nacional com todos os problemas que teve , balneario , jogadores desmotivados , et, etc , mas tera o meu apoio enquanto treinador do F.C.P. RUMO AO TRI TRI TRI ;)

    ResponderEliminar