25 agosto, 2012

Gestão do plantel

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Estranhamente, ou não!, Vítor Pereira decidiu deixar Iturbe novamente de fora da convocatória para o jogo com o V.Guimarães, este sábado, no Dragão. Será que o Iturbe afinal não sabe jogar à bola? Será que os golos e exibições pela selecção argentina são miragens? O golaço contra o Celta de Vigo foi ilusão de óptica? A desculpa de que o rapaz ainda não tem experiência já não cola. Que se saiba é a jogar que se ganha experiência e se evolui. Não é certamente a ver o jogo na bancada, este sábado, que Iturbe vai ganhar a tão famigerada maturidade. Ganha tanta maturidade ele, como eu e os outros milhares que vão ao Dragão.

A questão é: estão há espera de quê? Que o miúdo se farte e comece a pedir para ir embora? Iturbe chegou há um ano e até agora, se não me falham as contas, fez 3 ou 4 jogos oficiais. No mesmo período de tempo, o Jurema (e era mais novo que o Iturbe) jogou cerca de 4 vezes mais no Porto. Para mim, deixar neste momento Iturbe de fora é o equivalente a colocar Maicon na lateral direita ou Mangala na esquerda. São decisões que, para além de futebolisticamente obsoletas, representam também uma progressiva destruição dos melhores ativos do clube.

Até parece que o FC Porto está em saldos. Hoje, soube-se que o Belluschi foi vendido por 2,5 milhões de euros. Pelo mesmo caminho deve ir o Rolando. Já para não falar do caso de Sapunaru que continua num limbo do qual ninguém sai beneficiado. Finalmente, esta semana, o negócio Álvaro Pereira foi resolvido por 10 milhões mais 5 em objectivo, servindo apenas para evitar o pior cenário que passava pelo empréstimo do jogador. Esperemos para ver como vai ser feito o negócio do Hulk.

Enquanto a última semana de mercados promete ser agitada, o campeonato não pára - até porque isso convém ao lóbi dos empresários de futebol. E é já hoje o próximo jogo. Com a relva aparada e num campo com as dimensões maiores espero que não haja desculpa para o futebol lento, entediante e previsível que o Porto vem apresentando. Mais que ver a equipa ganhar, quero ver o Porto a jogar. Não há paciência para mais desculpas.

Alex Sandro que tem voltar à lateral esquerda e o Danilo ao lado direito. Estas duas alterações parecem-me evidentes. Para quê andar com remendos na esquerda (o Mangala é central), quando temos um lateral de seleção brasileira e do talento do Alex Sandro? Por outro lado, até um cego vê que o Miguel Lopes não tem minimamente a categoria de Danilo. Há quem defenda a tese de que Vítor Pereira conduz um Ferrari sem ter carta. Amanhã veremos se têm razão.

10 comentários:

  1. amanhã?

    se a relva não estiver desta vez muito alta, já me satisfaço com uma goleada... por um a zero.

    ResponderEliminar
  2. Nao vi o Iturbe fazer 1/100 do que o Kelvin fez no campeonato portugues e toda a gente chora o facto do iturbe nao ser convocado...nao entendo!!!!!
    Quanto ao resto...vamos ter calma! Se nós que elogiamos tanto a gestão do "reinado" Pinto da Costa, vamos esperar pelo final da historia (agosto) e aí sim fazemos as análises e as criticas!!! Até lá...temos é que apoiar a equipa e evitar ao maximo os possiveis assobios de amanha!!! Os blogs do FCP pelo menos antes dos jogos deveriam servir para motivar e para apoiar em vez de criticar antes de acontecer, desmoralizar antes de acontecer!! São posts como este, que com a quantidade de leitores que tem este blog, provocam o assobio mais rapido!!!

    Abraço e bibó porto!!!

    ResponderEliminar
  3. Caro OAutor, tendo em conta que o dia das minhas crónicas é a sexta-feira é inevitável que sejam quase sempre publicadas antes dos jogos do campeonato. Dito isto, o dia da semana não pode ser, de modo algum, inibidor para eu escrever o que penso.

    Eu também não vi o Iturbe fazer 1/100 do que o Kelvin fez no campeonato de Portugal. Mas isso é fácil de explicar: o Iturbe não jogou 1/100 do tempo que o Kelvin jogou no campeonato de Portugal. É portanto impossivel fazer tal comparação.

    Depois não creio de algum Portista leve os dedos à boca para assobiar por ter lido a minha crónica. Não tenho importancia para isso. Lamento. Se algum Portista quiser assobiar, não é por ter lido esta crónica certamente. Eu cá não assobio. Cada um fará o que entender. O que eu espero? Espero que ninguém assobie, mas isso não depende de mim...

    ResponderEliminar
  4. Vitor Pereira, na minha opinião é o Octavio Machado, versão II, revista e atualizada!!!
    Com este gajo parcemos um certo clube! É só proscritos atrás de proscritos, e todos eles jogadores que nos fizeram sonhar, sorrir e até que aprenderam a amar o FC PORTO!!!!
    Agora os bodes expiatórios do VP são o Rolando, Iturbe, Sapunaru...
    Mas SOMOS PORTO, carago, e logo só queremos a vitória com o apoio de todos nós e não de assobiadelas!

    Felisberto Costa

    ResponderEliminar
  5. Parece que a opinião de que Vitor Pereira não serve!, já vai na boca da maioria dos portistas... é facto! eu pelo menos ja nao tenho paciencia para tanta desculpa e para tao pouco futebol... é mesmo deprimente ver estes fantasticos jogadores a darem tao pouco

    ResponderEliminar
  6. Ola senhores , eu tb fico triste quando nao vejo o iturbe mais o kelvin nos convocados, fico com muita raiva deste vp ... fomos campeoes europeus na austria com futre juary e madjer , na segunda vez na alemanha com deco alenitchev , sempre com magicos a jogar a bola , pra mim este prisidente tem que dar um muro na mesa, porque senao o fizer ainda vai sobrar pra ele isso e que vai

    ResponderEliminar
  7. Apesar de partilhar a 100% a ideologia do Escrevinhador, sou daqueles que não assobia nem que a equipa esteja a levar 3 a 0 do Rechousa. E é isso que temos de incutir na mente dos Portistas. Durante o jogo, o Vitor é o nosso treinador e temos de apoiar os jogadores que nos estão a representar. Se no fim do jogo, não ficarmos satisfeitos, como não o estamos há muito tempo, aí sim, mandamos vir!

    Mas o que não podemos fazer é durante o jogo, ajudar à estrategia dos clubes que jogam contra nós e jogam com a impaciência dos nossos adeptos para pressionar os nossos jogadores.

    Durante os 90 minutos, mesmo que não concordemos com as escolhas do Vitor, vamos apoiar a nossa equipa!

    ResponderEliminar
  8. Parece que o Vítor Pereira leu a minha crónica. Alex Sandro e Danilo a titulares como tinha pedido. O Porto a jogar com laterais de jeito é logo outra coisa!

    ResponderEliminar
  9. Suplentes do FCPorto no jogo de hoje:
    - Mangala
    - Miguel Lopes
    - Defour
    - James Rodriguez
    - Varela
    - Kleber

    Onde cabem o Iturbe ou o Kelvin????

    ResponderEliminar
  10. o Iturbe cabe bem no lugar no Varela. Mas mesmo bem, até porque o Varela é gordo!

    ResponderEliminar