07 setembro, 2012

O melhor vendedor do mundo vende e segue em frente

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


1. Pela primeira vez estou a acompanhar mais de perto os Jogos Paralímpicos, na medida do possível. É o Desporto em todo o seu esplendor, com D maiúsculo, daquele que conduz ao bem-estar físico e mental, que integra, educa e valoriza, que forma o carácter e ensina a enfrentar os desafios, a acreditar e a perseverar. Mais ainda do que os Jogos Olímpicos, este evento é um hino à humanidade e é pena que não obtenha o destaque que merece.

2. Mas eis um assunto que passou ainda mais despercebido do que os Jogos Paralímpicos na comunicação social (fosse outro o resultado e fazia capa, contra-capa e poster nas centrais): foi arquivado o inquérito em que Pinto da Costa era arguido por suspeita de branqueamento e crimes fiscais. Não resisto a citar o Dragão até à morte: “seis anos, meus amigos, seis anos a investigarem o Presidente do F.C.Porto e nada. Pinto da Costa é o homem mais investigado, escutado, perseguido de Portugal, mas pode andar de cabeça erguida.” É que nem mais! E foram mais de seis, até! Se não passa da década, deve estar lá quase. Anos e anos a devassar a vida de uma pessoa com base em “indícios” risíveis só porque ousou e ousa afrontar o clube do regime. Se alguém duvida da importância do futebol neste país, ponha os olhos nisto. Fizesse-se o mesmo aos políticos e gestores e certamente não estávamos como estamos.

E por falar no Presidente, deixo também aqui o meu desejo de rápida e total recuperação! Ponha-se fino, que este ano vai ser a ferro e fogo.

3. Sobre a novela do valor da transferência do Hulk nada tenho a dizer senão que, independentemente do que disserem os russos e dos seus motivos, a FC Porto Futebol SAD é cotada em bolsa e como tal está sujeita à regulação da CMVM. Se declarou à CMVM que recebeu 40 milhões por 85% do passe, o resto é conversa de jornaleiros aziados para entreter patetas.

Gostava que não tivéssemos de vender constantemente os jogadores que catapultamos para o topo. Gostava que pudéssemos construir super equipas com os grandes jogadores que temos sabido comprar. Mas sei que não pode ser assim. Sei que, aqui colocados num país da periferia geográfica, futebolística e económica da Europa, de nada nos vale sonhar com isso. Sei que somos um clube vendedor, o melhor vendedor do mundo, e que dependemos dessas vendas para manter a sustentabilidade. E que atire a primeira pedra quem preferisse ter os resultados desportivos e financeiros dos nossos rivais da capital.

Ainda assim, tenho pena de ver sair o Hulk. Em parte, obviamente, pelo peso que tinha na equipa. Mas já vi sair Jardel, Deco, Quaresma, Lucho, Licha, Falcão... E cá estamos. Sei que no caso do Hulk, com maior ou menor dificuldade, será igual. Para o ano cá estaremos, e se tudo correr conforme se espera enviaremos uma medalha de campeão para São Petersburgo. Está vendido, é seguir em frente. Continuar a conquistar títulos e a produzir mais craques... para vender.

Mas a venda do Hulk entristece-me um pouco, sobretudo, pelo seu destino. O Hulk é enorme e o seu lugar é numa liga enorme. Se ainda lá chegará, vai depender de como correr a experiência russa. É um país difícil, com um clima agreste, uma cultura muito específica, uma língua impenetrável, um campeonato sem interesse e um calendário esquisito. Sinceramente, não me recordo de nenhum jogador estrangeiro que tenha dado o salto da Rússia para o topo do futebol europeu. Que com Hulk seja diferente. Por tudo o que nos deu, pela sua garra exemplar, pelo carinho que nos dedicou até na saída, espero que consiga mesmo dar o salto. Há de conseguir. Afinal, “o poder do Hulk é saltar”! Boa sorte, Incrível!

4 comentários:

  1. Joaquim Silva07 setembro, 2012

    Eu concordo que o nosso clube, seja o maior e melhor vendedor do mundo. Mas o que me deixa furioso é surgir noticias de proprios dirigentes do Zenit a dizer que o valor da Trf foi 40 milhões e não 60 milhoes e o FCP não vir esclarecer esta situação, estamos a ser enxovalhados, pois passamos a imagem de mentirosos, que não dissemos os valores corretos da transferencia. E nós adeptos e socios, que defendemos o nosso clube a comentarios de outros adeptos de outros clubes,estamos a ser desmentidos pelas noticias que têm surgido sobre este assunto e a ser envergonhados pois estamos a ficar mal, o FCP devia de imediato vir esclarecer esta situação.

    ResponderEliminar
  2. Maxim Mitrofanov, diretor geral do Zenit de S. Petersburgo, concedeu uma entrevista ao portal russo R-Sport para explicar o processo de transferência de Hulk e Witsel.

    O dirigente russo falou sobre a rivalidade entre F.C. Porto e Benfica, revelando ainda que o clube encarnado só libertou o médio belga quando teve a certeza que o avançado portista também tinha assinado pelo Zenit.

    «Não vai acreditar, mas o Benfica só assinou o contrato de venda quando teve a certeza que o Porto nos tinha vendido o Hulk. Só depois desse contrato ter sido registado no TMS (o sistema internacional de transferências», explicou.

    Mitrofanov garante que o Benfica podia ter segurado Witsel, explicando que o jogador teria de manifestar o desejo de sair um mês antes da concretização do negócio, mesmo que este fosse realizado pela cláusula de rescisão, como veio a acontecer.

    «No contrato do Benfica havia uma cláusula de 40 milhões, mas com uma condição: o desejo de sair tinha de ser comunicado com um mês de antecedência. As coisas aconteceram num curto espaço de espaço e, assim, o Benfica podia segurar o jogador. Mas nós lutámos até ao fim», frisou.

    Na entrevista, o dirigente admite ainda que o Zenit tentou contratar Nani e João Moutinho, embora Hulk e Witsel fossem as prioridades para essas posições.

    «Não estávamos a falar apenas com estes dois jogadores. O Witsel, por exemplo, era o segundo na lista de prioridades do Real Madrid, atrás do Modric. O Benfica esperou até à última, mas o Real comprou Modric no dia 31. Precisámos de apenas três dias depois disso para fechar o Witsel», contou Mitrofanov.

    «Estivemos a negociar com Nani e Moutinho»

    «É verdade que estivemos a negociar com Nani e Moutinho, mas havia uma lista de prioridades. Queríamos dois jogadores, um extremo e um médio. Hulk era a prioridade para o primeiro caso e Witsel a prioridade para o segundo. Conseguimos os dois jogadores que queríamos», acrescentou o diretor do Zenit.

    Uma vez mais, o clube de S. Petersburgo garante ter pago apenas 40 milhões de euros por cada um dos jogadores, afastando o cenário de pagamentos à margem para as outras partes envolvidas na transferência de Hulk.

    Maxim Mitrofanov terá mostrado os documentos das transferências ao jornalista que realizou a entrevista.

    «Agora vemos como há uma guerra tremenda entre os clubes em Portugal. Têm de se explicar aos adeptos e podem vender os melhores jogadores, mas apenas se tiveram mais lucro que os rivais. Nos dois casos, foram 40 milhões por cento do passe. Não há pagamentos adicionais», garante o dirigente.

    O diretor-geral do Zenit revelou ainda que F.C. Porto e Benfica têm direitos sobre uma futura venda de Hulk e Witsel.

    «Hulk será pago em três tranches até 2014, Witsel será pago em duas tranches até 2013. Até agora, nenhum dos clubes recebeu dinheiro. O Porto tem direito a 10 por cento da próxima venda se Hulk sair por mais de 70 milhões, o Benfica receberá 10 por cento se Witsel sair por mais de 60 milhões», rematou Maxim Mitrofanov.

    Tudo bem que disseram que só receberam 40milhões por 85% do passe, agora estar a ser gozado que vendemos o Hulk pelo mesmo que o witsel é demais, ainda por cima o Hulk vale muito mais e ninguém esclarece esta merda, ao fim e ao cabo só pode ter sido muito mal vendido!!!em comparação está claro!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelos comentários! No entanto, discordo numa coisa: não há nada a esclarecer! Se declarámos à CMVM que foram 40 milhões por 85% do passe, é porque foram 40 milhões por 85% do passe. Não é dizer à imprensa nem mandar postas de pescada, é declarar à entidade reguladora. Ninguém declara dinheiro que não recebe, quando muito o contrário.

    Para mim até aquela resposta ao "tarzan" era perfeitamente dispensável. Está tudo preto no branco. Se o Zenit está a mentir lá terá os seus motivos - o que me importa é o dinheiro que entra na nossa conta.

    ResponderEliminar
  4. Perdemos o melhor jogador da LIGA e um dos melhores da Europa, por a+enas 40 Milhões por isso podemos ser os campeões das vendas, mas ñao fiquei convencido já o Pinto da Costa tinha dizia que rejeitou um proposta de 50M e aceita uma de 40M? (Pelo monos foi o o que divulgado na CMVM) Inacreditavel, vai ser como o Falcao apenas por 40M e agora ve-se o que ele vale! e enquanto o Sr. Vitor P. não sair, não pago mais as cotasT Obrigado e Bom Dia!

    ResponderEliminar