18 abril, 2013

EU VOU A MOREIRA DE CÓNEGOS... E VOCÊS?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Passado sábado à noite... cerca das 22h... algures na A1!
De regresso à invicta após derrota na taça slb, o silêncio dentro do carro era ensurdecedor.
A certa altura digo eu: “Bem, sábado às 20:30h há mais...!!”, e alguém me responde: “Fod...., quem não põe lá os pés sou eu.”, e digo eu: “Queres apostar como vais?”, e alguém acrescenta: “Hoje não me falem mais em futebol, mas amanhã já me apetece outra vez ir ver o Porto.”, e responde o inicialmente cético: “Pois é... durante a semana combinamos!”.
Ora bem, a crónica de hoje podia ficar por aqui... mas não fica!

E não fica pois muito mais do que bater nos jogadores (e como eles o mereciam!!!), bater em Vítor Pereira (o desporto preferido de alguns portistas), bater na estrutura (alguns espancamentos não eram desajustados) ou bater em tudo o que mexe (é também o desporto preferido de alguns), do que eu estou cansado, mas mesmo muito cansado, enojado até, é da maior legião de adeptos do FC Porto, os Portistas da Net!!!

Bem sei que há poucas semanas abordei mais ou menos o mesmo tema, mas com o avançar da época e com as coisas a não melhorarem, essa malta nem assim se contém, pelo contrário, insiste e reforça o seu portismo by net!
Os portistas na Net são os gajos mais portistas do Mundo, os que mais amam o seu clube, os que o conhecem por fora e por dentro, os que conhecem meticulosamente os seus problemas e ainda melhor as soluções, aqueles que só não vão aos estádios por esse país fora onde o FCP joga porque são muito trabalhadores e o trabalho ocupa-lhes todo o tempo, têm uma enorme responsabilidade familiar e nem pensar em deixar a família durante 4 ou 5 horas, e porque o orçamento familiar está esticadíssimo e os bilhetes são caros... enfim, eles bem queriam, mas não é possível.
Claro está que para ir beber umas cervejas com os amigos ou ir a uma jantarada com malta, aí tem que haver tempo e dinheiro, pois afinal de contas não podemos ser escravos do trabalho e de vez em quando é preciso desanuviar a cabeça.

Curiosamente, são os mesmos que não conseguem apresentar as suas milagrosas soluções para os problemas, os seus fantásticos planos de desenvolvimento desportivo, as suas brilhantes conceções futebolísticas, no único local apropriado que conheço para esse efeito (as Assembleias Gerais), porque nesse dia trabalharam até muito tarde, porque estava um temporal desfeito, porque o canário estava com gripe, e ainda por cima tiveram um filho que tinha que fazer um trabalho para Matemática. Eles bem queriam, e estavam preparadíssimos para confrontar a Direção, mas não foi possível!

Pois é, essa malta que é tão portista como eu (que fique claro que não venho para aqui medir o portismo de ninguém, e menos ainda, dizer que sou mais portista que os outros) continua a criticar desde o conforto do sofá, aquele conforto fantástico que nos permite não apanhar chuva, frio ou calor, aquele conforto fantástico que nos permite depois do jogo acabar, simplesmente desligar a televisão e passar para o conforto da cadeira em frente ao computador a debitar toda e qualquer ideia que lhe venha à cabeça. Mas se a esses lhes dou um desconto, porque de cabeça quente podemos dizer tudo o que nos vem à cabeça (eu não me posso dar a esse luxo, pois quando ainda estou de cabeça quente, ainda venho na viagem e regresso a casa), pior ainda são aqueles que nos dias seguintes, insistem e repetem baboseiras atrás de baboseiras, batendo obviamente em Vítor Pereira como se não houvesse amanhã!

É fantástica a facilidade em elogiar quando se ganha e as coisas estão bem, e criticar quando se perde! É só malta a dizer: “Eu bem avisei”, “Eu já sabia”!! É pá, apresentem uma lista e candidatem-se nas próximas eleições, quanto mais não seja, para terem a possibilidade de pôr “o dedo na ferida”. E estou à vontade para dizer isto, pois quem acompanha as minhas crónicas, sabe que se há pessoa que não é fã da estrutura da SAD (presidente excluído), esse alguém sou eu. Mas o meu fígado, não me permite nas horas más vir para aqui relembrar um conjunto de coisas que disse nas horas boas (quantos exemplos querem??). E sabem porquê?? Porque chateado já eu ando! Triste já eu ando! Fodido já eu ando! Ainda vinha para este espaço “espetar mais a faca na ferida”, magoando-me ainda mais do que já estou magoado??

Para não ser muito mais caustico, digo a TODOS:
SAIAM DE CASA!!!
SAIAM DO SOFÁ!!!
VENHAM APOIAR A EQUIPA!!!
VENHAM AJUDAR A QUE SE GANHEM JOGOS!!!
VENHAM AJUDAR A ATINGIR AQUILO QUE TODOS QUEREMOS: AS VITÓRIAS!!!
DESAFINEM OS DEDOS E AFINEM AS GOELAS!!!


FODASSE... VENHAM A MOREIRA DE CÓNEGOS!!!
É sábado, perto e bom caminho, não está frio, a equipa precisa, etc, etc, etc!!!
São 5 jogos que faltam... é agora ou nunca!!
É agora que podemos dar um empurrão para a frente ou ajudar a enterrar ainda mais!!

Eu vou a Moreira de Cónegos... e vocês??

Um abraço,

13 comentários:

  1. Opah fodasse é exactamente o que sinto e que não consegui e não tive a capacidade de fazer na Terça.

    Está aqui tudo, ainda bem que colocas-te bem claro a parte do medidor de Portismo senão temos já aí o caraças para aturar.

    Estarei como é claro em Moreira e com um ouvido em Réus, vou ver se o meu antigo transístor ainda funciona.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Gostava mas dado que do meu grupo de amigos só eu quero ir, vou fazer o que????

    Gastar quase 30€€€ para ir ver o jogo? Infelizmente não posso mas tenho de vos dar valor por andarem sempre com o equipa para todo o lado.

    ResponderEliminar
  3. Excelente texto
    Vai ao encontro de tudo aquilo que eu penso

    Parabéns pela honestidade e lucidez.

    Vamos Porto

    José Afonso(madjer87)

    ResponderEliminar
  4. Absolutamente fantástico!!

    Onde é que eu posso assinar?!

    É bom dizer-se portista, mas melhor ainda é PRATICAR esse portismo.

    Como muita pena minha (como quem me conhece sabe perfeitamente!!) não marcarei presença em Moreira de Cónegos, isto devido ao facto de ainda não ter o poder de me dividir :)

    Estarei do outro lado da Peninsula Ibérica à hora do jogo, mas por uma boa causa!

    Marquem presença e manifestem-se durante os 90 minutos em prol do clube!!

    Um grande abraço e é sempre um prazer ler as tuas crónicas, como bem sabes.

    ResponderEliminar
  5. «Passado sábado à noite... cerca das 22h... algures na A1!
    De regresso à invicta após derrota na taça slb, o silêncio dentro do carro era ensurdecedor.
    A certa altura digo eu: “Bem, sábado às 20:30h há mais...!!”, e alguém me responde: “Fod...., quem não põe lá os pés sou eu.”, e digo eu: “Queres apostar como vais?”, e alguém acrescenta: “Hoje não me falem mais em futebol, mas amanhã já me apetece outra vez ir ver o Porto.”, e responde o inicialmente cético: “Pois é... durante a semana combinamos!”.»

    No meu carro passou-se exactamente o mesmo. E como de costume, os mesmos de sempre lá estarão no sábado.

    ResponderEliminar
  6. @ "Norte"

    (penso que) não nos deveremos conhecer. provavelmente já nos teremos cruzado nos jantares que este blogue costuma organizar (se a eles costumas ir), mas mesmo assim não sei. portanto, não sabemos nada um do outro, certo?

    o que sei e vais-me desculpar por tal, mas, à hora a que escrevo estas linhas (18h25m) e com apenas cinco comentários para lá do meu, serei a primeira voz dissonante do teu escrito.
    explico-te as minhas razões.

    (in)felizmente, no próximo Sábado estarei a trabalhar, pelo que desde já te informo que não vou a Moreira de Cónegos - nem sequer poderei ter a oportunidade de ver o jogo.
    e, sem pretender ser exaustivo e aborrecido, informo-te que não sou associado do clube, pelas razões que já escrevi num comentário num post da "enid" ("o amor à bola em tempos de crise").
    nele também aponto as razões porque não costumo frequentar o meu teatro de sonhos azuis-e-brancos de forma mais assídua.

    portanto e por saber que há razões que a própria Razão desconhece em termos de portismo, não posso deixar de te dizer que fiquei sentido com as seguintes palavras:
    «
    Os portistas na Net são os gajos mais portistas do Mundo [...] aqueles que só não vão aos estádios por esse país fora onde o FCP joga porque são muito trabalhadores e o trabalho ocupa-lhes todo o tempo, têm uma enorme responsabilidade familiar e nem pensar em deixar a família durante 4 ou 5 horas, e porque o orçamento familiar está esticadíssimo e os bilhetes são caros... enfim, eles bem queriam, mas não é possível.
    Claro está que para ir beber umas cervejas com os amigos ou ir a uma jantarada com malta, aí tem que haver tempo e dinheiro, pois afinal de contas não podemos ser escravos do trabalho e de vez em quando é preciso desanuviar a cabeça

    »

    se não me revejo nas críticas que teces a quem gosta de exercitar a crítica destrutiva através desse maravilhoso mundo que é a bluegosfera e depois, na hora da verdade e nos lugares onde as devriam apresentar... nicles, e por muito que a seguir escrevas «que fique claro que não venho para aqui medir o portismo de ninguém, e menos ainda, dizer que sou mais portista que os outros», a verdade, meu caro, é que me senti ofendido com as mesmas.
    sim!, sinto-me ofendido e enxovalhado no meu sentir o clube que tanto Amo, pelo que legitimamente te pergunto:
    mas quem és tu para escrever aquelas barbaridades, só porque tens a felicidade de poder acompanhar com mais regularidade a nossa equipa do coração?

    desculpa lá, mas "lições" dessas não as recebo de ninguém!
    (e acredita que reli o teu post com muito cuidado, antes de escrever estas linhas, para não parecer que as interpretei de forma errada. é que elas estão lá e são bem explícitas: «só não vão aos estádios por esse país fora onde o FCP joga porque são muito trabalhadores e o trabalho ocupa-lhes todo o tempo, têm uma enorme responsabilidade familiar e nem pensar em deixar a família durante 4 ou 5 horas, e porque o orçamento familiar está esticadíssimo e os bilhetes são caros»).

    no fundamental é como (bem o) escreve o "tripeiro": o portismo deve-se praticar, para lá de o apregoarmos.
    eu, na minha modéstia, faço-o diariamente - não só no meu local de trabalho, em família e no meu círculo de amigos, mas também la no meu estaminé. e sempre, ams sempre a apoiar de forma positiva o meu clube do coração. e, quando financeiramente tenho essa possibilidade, também vou ao Dragão para cantar e apoiar a equipa (e não para assobiar, que não sei fazer, sequer para insultar os jogadores que envergam o manto sagrado do meu clube do coração e as suas mãezinhas)
    mas, isto sou eu, «um portista da net»...

    ps:
    desculpa lá o testamento, ok?
    mas "quem não se sente não é filho de boa gente"...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  7. Neste momento há dois objetivos muito importantes, um com impacto desportivo relevante, e outro com impacto na honra do clube:

    1) Ser campeão;

    2) Evitar que a nossa casa seja o palco dos festejos deles

    Tudo o que sejam tricas, discussões inúteis sobre treinador A, B ou C, trocas e baldrocas de jogadores não me interessa nada neste momento…
    VP é o meu treinador e cada um dos 20 e tal jogadores são para mim os melhores do mundo neste momento… Daqui a 5 jornadas não terei qualquer problema em afiar a língua e malhar em quem tiver de ser…
    Discutir culpados e responsáveis neste momento da época do FC Porto, é o mesmo que comentar a morte de alguém que está doente mas ainda não morreu… Apesar de muita gente, nomeadamente os vermelhos, desejarem ardentemente que deitemos a toalha ao chão… Era o que eles mais queriam, mas ainda quero acreditar que não lhes vamos dar esse prazer…
    Quanto aos dramatismos, sempre que o FC Porto não ganha o campeonato é uma desgraça, o fim do mundo… Vai começar um novo ciclo do slb e tal e coisa… Tem sido assim ao longo dos últimos 30 anos, sempre que não ganhamos um título é o nosso fim…

    ResponderEliminar
  8. Não concordo com algumas das ideias referidas no post, mas no essencial subscrevo-o. E mais, respondendo à pergunta do Norte, sim, vou a Moreira de Cónegos. Por todas as razões e mais algumas.

    Todos nós, portistas, temos ideias sobre as causas dos últimos desaires. Algumas são idênticas, outras são opostas, mas todos queremos o mesmo.

    O problema, caro Norte, é que mesmo com o teu apelo arrisco-me a dizer que, no sábado, só lá estarão os do costume. Já não é mau, mas podia ser melhor.

    ResponderEliminar
  9. Fodasse o céptico era eu, mas como diz o Norte, passados 10 minutos de desespero por ter perdido, reconsiderei e como sempre, lá estarei outra vez no fim de semana seguinte, sempre para o que der e vier, porque afinal, sempre o afirmei...100% Portista nas Vitórias 200% Portista nas derrotas.

    Afinal SOMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito do texto, e não entendi porque razão o Miguel do Tomo II se sentiu ofendido... - Vamos lá amigos, ninguém se deve sentir posto de fora com este texto. Eu não vou a Moreira de Cónegos. Neste momento talvez devesse ir. Vejo isso. Acontece que admiro sempre quem vai a todos os jogos, e mais admiro quem nesta fase de desassossego e nervosismo não desiste... Mas, nada disso me fará se quer duvidar do que sinto pelo Porto. Deus me liver se houvesse um portómetro para decidir quem tem mais portismo...
    Como escrevi outro dia num comentário aqui : o Porto não somos nós; o Porto somos todos. Os da net, os do sofá, os da estrada, e os dos assobios- infelizmente tem alguns portistas que eu não suporto, mas a vida é assim.
    E, fazem muito bem em ir a Moreira.
    Eu também deveria ir...
    (esperemos que os jogadores desta vez vão...) hehehe

    ResponderEliminar
  11. PENTA 1975\MIGUEL\TOMO II

    Antes de mais, não tenho que te desculpar por discordares de mim, pois a tua opinião é tão respeitável e aceitável como outra qualquer.....acho que é disso mesmo que este espaço se trata: discussão de ideias, sendo elas ou não discordantes.

    Quanto aos motivos da tua discórdia, não retiro uma palavra do que disse.

    Quando se fala de uma determinada realidade, fala-se sempre na generalidade e nunca na especificidade. Ou seja, não significa que TODOS sejam assim, mas sim que uma larga maioria o são.
    Nesta perspectiva, tu podes ser (quem sou eu para duvidar) a excepção que confirma a regra.

    E ponho as coisas desta forma por uma razão simples: há quem pense uma perda de tempo ir ao futebol porque acha que não vai influenciar nada, e há quem ache que deve ir ao futebol pois lá pode apoiar o seu clube. Eu sou defensor da 2.ª tese, mas nenhuma das duas nos torna mais portista!
    Agora, uma coisa é não ir ao futebol por convicção ou opção, outra é não ir por impossibilidade!

    Quem não vai por opção, para mim é um portista da Net! Desculpa, mas é a minha visão, o que não o torna menos portista do que eu, mas no mínimo deveria fazê-lo pensar duas vezes antes de debitar tudo o que lhe vem á cabeça, pois insisto que, desde o conforto do nosso sofá, temos solução para tudo e mais alguma coisa...o pior é quando temos que ser nós próprios a fazer alguma coisa!!!
    Já quem não vai por impossibilidade, pode não ir amanhã ou no jogo seguinte, mas vai no outro a seguir, e no outro e no outro, pois seria muito azar estar sempre a trabalhar há hora do FCP jogar ou haver sempre alguém doente que nos impossibilita de ir ver o Porto.

    O problema, e é a esses que quero chegar (e não me arrependo de tal), é que a tal generalidade de portista da Net que falava no início, tem tanta disponibilidade como eu (se calhar, até bem mais) para ir ao futebol, tem tanta ou mais disponibilidade do que eu para ir a uma Assembleia Geral (na última, cheguei ás 21:45h directo de trabalhar e ainda sem jantar), mas prefere continuar a criticar e apontar o dedo, sem no fundo fazer nada de objectivo pelo clube, sem se esforçar, sem se empenhar e sem dar um pouco mais aquele que tanto diz amar. O único esforço que faz, é ligar o computador e disparar....

    É essa a minha visão, tão respeitável como a tua, mas agradeço que exponhas um ponto de vista discordante, pois é da discussão que se fazem as ideias!

    EU VOU A MOREIRA DE CÓNEGOS...E VOCÊS???

    Um abraço a todos os portistas!

    ResponderEliminar

  12. @ Norte

    agora, «compreendi-te» :D
    (pois que o teu comentário tem informação pertinente que deveria estar no texto principal, a fim de se evitarem injustas generalizações. a saber: «Quem não vai por opção, para mim é um portista da Net! Desculpa, mas é a minha visão, o que não o torna menos portista do que eu, mas no mínimo deveria fazê-lo pensar duas vezes antes de debitar tudo o que lhe vem à cabeça, pois insisto que, desde o conforto do nosso sofá, temos solução para tudo e mais alguma coisa...o pior é quando temos que ser nós próprios a fazer alguma coisa!»)

    folgo em saber que estamos esclarecidos :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  13. o Norte postou, descreveu, repetiu e voltou a explicar tudo, ainda mais ao pormenor...

    a partir daqui, tu, PORTISTA, jamais te interrogues então o que é que o FCPorto pode fazer por ti?!, mas sim...

    ... O QUE É QUE TU PODES FAZER PELO FCPORTO?!

    não perceber isto, é não perceber nada!!!

    ResponderEliminar