09 abril, 2013

Continua a caça ao líder

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto 3-1 SC Braga

Liga 2012/13, 25.ª jornada
8 de Abril de 2013.
Estádio do Dragão, no Porto.
Assistência: 31.210 espectadores.


Árbitro: Pedro Proença (Lisboa).
Assistentes: Tiago Trigo e André Campos.
Quarto árbitro: Pedro Vilaça.

FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson e Defour.
Substituições: Maicon por Abdoulaye (ao intervalo), Defour por Atsu (62m) e Lucho por Kelvin (76m).
Não utilizados: Fabiano, Quiño, Castro e Liedson.
Treinador: Vítor Pereira.

SC BRAGA: Quim; Baiano, Santos, Nuno André Coelho e Elderson; Custódio, Hugo Viana e Mauro; João Pedro, Mossoró e Alan (cap.).
Substituições: Mossoró por Carlão (68m), Hugo Viana por Rúben Micael (86m) e João Pedro por Hélder Barbosa (90m).
Não utilizados: Kritciuk, Haas, Rúben Amorim e Zé Luís.
Treinador: José Peseiro.

Ao intervalo: 1-1.
Marcadores: Alan (22m), James (37m) e Kelvin (83m e 86m).

Cartão amarelo: Quim (67m).

Foi por pouco... por muito pouco não demos definitivamente um tiro no pé nas aspirações que temos para revalidar o título de Campeão. A única coisa que nos resta é vencer todos os desafios e esperar uma escorregadela do nosso adversário, que terá ainda de passar pelo Dragão, esperamos que aí já em condições de os ultrapassarmos, caso contrário será praticamente impossível, não saindo da frente nessa jornada. Mas até lá ainda faltam 3 jogos e hoje complicámos mais uma vez frente a uma equipa fechada.

José Peseiro tinha dito que dificilmente uma equipa a jogar fechada no Dragão e atrás da linha da bola saía do Dragão com pontos…pois bem, montou assim a equipa, preparou-a para esse jogo e esteve à beira de ser feliz! O Porto tinha de mostrar que era mais forte, bem mais forte que este Braga com dificuldades em chegar ao 3º lugar que lhe garanta presença na pré-eliminatória da Champions, mas o costume das últimas exibições em casa da nossa equipa voltou a marcar presença nos primeiros 45 minutos.

Entrámos com o melhor 11 disponível de momento, novamente sem extremos para dar lugar e profundidade, tentando deixar essas tarefas para os 2 laterais brasileiros. James e Defour com tendência para o espaço interior, onde o Braga povoou aquele espaço com 4 unidades, retirou grande parte da nossa capacidade de criatividade e seriam os centrais numa fase inicial a procurarem jogo longo tanto em Alex Sandro como Danilo, que poucas vezes resultou.

A circulação era feita de forma lenta o que ainda dificultava mais a chegada em zonas de finalização e Jackson poucas oportunidades tinha para receber bola e alvejar a baliza de Quim. O Braga foi a primeira equipa a “criar” perigo num lance de 1x0, no qual João Pedro não conseguiu enganar Hélton…bola perdida inacreditavelmente por Otamendi, que continua irreconhecível, com falhas graves nas abordagens a alguns lances e entregas ridículas. Com este brinde o adversário acreditou e numa combinação simples dentro da nossa área faz um grande golo por Alan, aos 23’. O sinal de alerta e impaciência disparou no Dragão e era pedido um Porto forte para virar o marcador.

Continuávamos a apresentar poucas soluções ofensivas e nem mesmo a velocidade aumentou para que pudesse colmatar essa falta de criatividade. Num lance de génio, numa das poucas bolas que conseguimos colocar entre a linha defensiva e a linha média Bracarense, James após uma grande rotação orientada, dispara forte e colocado para fazer o empate no jogo, estavam decorridos 37’. A partir daqui a história foi diferente. Aumentou a velocidade e determinação que faltava, no entanto estava feito o resultado ao intervalo.

Para a 2ª parte fomos mais dominadores, mais pressionantes, boa qualidade na circulação, mas com tanta gente perto da área, continuavam os problemas em penetrar na área adversária. O Braga desapareceu por completo em termos ofensivos, aliás, raramente tinha bola. Vítor Pereira mexeu e abriu nos corredores Atsu e pouco depois Kelvin com as saídas de Defour e Lucho, sendo possível obrigar a defensiva contrária a ter mais preocupações com o jogo de 1x1 destes 2 jogadores e provocar mais espaços em zonas centrais. Já depois de 2 bolas na barra (Otamendi e Alex Sandro) – todas as dificuldades que temos em virar o jogo e continuamos sem sorte – chega o momento que todos esperavam ansiosamente e já desesperados. James tenta colocar na ruptura de Jackson, a bola sobra para Kelvin e este em zona central remata rasteiro para o fundo da baliza de Quim, faltavam apenas 8’ para o final. O menino decidiu o jogo e aproveitou da melhor forma a oportunidade que lhe foi dada…o público suspirou de alívio. Quase de imediato, aos 86’, canto batido por James, largo e Kelvin remata de primeira, a bola bate num defesa e entra para o 3-1 final do jogo.

Segunda parte de qualidade apesar de demorar muito a termos oportunidades de golo. Entradas de Atsu e Kelvin determinantes para o desfecho final, mas não podemos continuar a desperdiçar tanto tempo a correr atrás dos resultados. Temos, de uma vez por todas, encontrar o antidoto para os adversários que já perceberam como colocar dificuldades ao nosso Porto.

Continuamos na luta à espera que eles escorreguem... vamos acreditar!

Melhor em campo: Kelvin…merece porque se estreou a marcar pelo Porto no campeonato, no Dragão e deu uma grande ajuda nos 3 pontos que estavam complicados de conquistar.



DECLARAÇÕES

VÍTOR PEREIRA:

Estava difícil rentabilizar a posse de bola, depois apostou em Kelvin e ganhou…
Apostei fundamentalmente na equipa, que foi igual a si própria, mesmo perante um adversário que se organizou bem defensivamente e tinha as coisas bem preparadas. O Braga apresentou um bloco muito compacto, que é difícil de contrariar, mas não perdemos a identidade. Fomos serenos, mesmo em desvantagem. Tivemos sempre serenidade para circular a bola e procurar o melhor espaço, sem precipitações, de forma a conseguir uma ou outra situação de ruptura para chegar ao golo. O que devo valorizar é o comportamento colectivo da equipa, sem desmerecer esse apontamento individual do Kelvin, que é um miúdo com qualidade, que entrou bem e foi feliz. Quem não toma decisões lá dentro acerta sempre: se por acaso o Kelvin não tivesse sido feliz e tivesse tocado poucas vezes na bola, estaríamos aqui a comentar que a entrada não tinha sido bem pensada. As coisas aconteceram não por meu mérito, mas por mérito do Kelvin, que tem dois apontamentos de qualidade, tal como o James teve um na primeira parte.

O início da segunda parte, com o Abdoulaye a entrar para o lugar do lesionado Maicon, foi difícil…
Defrontámos um Braga bem organizado, com qualidade individual e colectiva para sair em transição. Não é fácil entrar assim num jogo, a procurar contrariar uma equipa que, logo que ganha a bola, quer sair rapidamente em transição. Penso que o Abdoulaye fez o seu papel com qualidade, quando acalmou. Esteve ao nível dele, porque é um jogador com qualidade e temos quatro centrais que mantêm o nível muito alto. Ele também está de parabéns.

Acha que o adversário na luta pelo título ainda vai tropeçar?
Temos de fazer o nosso trabalho. Sabemos o que queremos, temos de nos focar no próximo jogo, quando o campeonato regressar. Hoje o Braga foi um rival difícil mas demonstrámos que estamos vivos. Demonstrámos força e qualidade individual e colectiva. Estou satisfeito e estamos prontos para fazer o nosso trabalho.

Pensa que é um jogo que vai marcar este campeonato, pela qualidade do adversário e atitude demonstrada pelo FC Porto?
Não sei responder. O que posso referir é que gostei muito da qualidade do jogo e da serenidade num momento destes. É natural que os próprios adeptos fiquem ansiosos, quando os golos não surgem cedo. Aproveitámos os 90 minutos para construir o resultado, mesmo partindo em desvantagem face ao golo do Braga. Estamos prontos para fazer o nosso trabalho e lutar pela revalidação do título.

Uma exibição como estas será suficiente para vencer o Braga na final da Taça da Liga, no sábado, ou será preciso algo diferente?
Não vou fugir ao habitual. Estou aqui para falar do jogo que acabámos de disputar e estarei na próxima conferência de imprensa para abordar o encontro da Taça da Liga. Cada jogo tem a sua história. O Braga provou que tem argumentos fortes, é uma equipa contra a qual não podemos baixar a guarda e que nos obriga a estar concentrados durante os 90 minutos. Hoje fomos fortes, conseguimos um bom resultado e uma exibição que me agrada.



RESUMO DO JOGO

15 comentários:

  1. KEL(WIN)!!! Vitória! A chama do Dragão mantém-se acesa!
    Depois de um golo sofrido em contra-jogo, depois de uma substituição forçada, Vítor Pereira fez duas pensadas. E bem! Atsu imprimiu mais vigor atacante, Kelvin concretizou a reviravolta. O (improvável) herói do jogo reescreveu o seu nome: passa a chamar-se KelWIN!
    Após 70 partidas do Campeonato sem perder no Estádio do Dragão (é obra!), o FC Porto mantém-se na luta. Até ao lavar dos cestos é vindima. Cá vos esperamos, mouros do Império…

    ResponderEliminar
  2. Rui Morais09 abril, 2013

    Olá Portistas!

    A esperança continua , mas temos cada vez menos hipóteses , , se os encarnados não perderem pontos nas próximas 2 jornadas só mesmo um milagre. E o Porto tem de vencer claro, e contra o Moreirense não será nada fácil .

    A esperança continua espero é que as hipóteses aumentem .

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  3. Como tantos outros aqui no blogue, depois da vitória lembrei-me:

    VÍTOR (Bitinha), a nossa alegria é para ti, Campeão!

    ResponderEliminar
  4. deste jogo, desta batalha, desta conquista, mais uma, apenas um comentário:

    BITINHA, esta, foi para TI!

    ResponderEliminar
  5. De facto tenho de concordar com uma acusação que é feita aqui variadas vezes: comentários SÓ QUANDO O FC PORTO NÃO GANHA!

    Já passa das 4 da manhã e só há 4 comentários: 2 dos quais meus.

    Não gosto de comentar subjectividades e assuntos desse teor. Mas este é um facto... "objectivo", passe a redundância.

    ResponderEliminar
  6. Pressionado pela vitória do clube do regime em Olhão e frente a um Braga que se apresentou no Dragão com o objectivo apenas de pontuar, jogando no estádio do F.C.Porto como joga uma equipa das ditas pequenas e que lutam apenas para não descer; dando um golo de avanço e criando com isso um acréscimo de nervosismo de se estendeu até às bancadas; o jogo de hoje, pelo importância e pela forma como decorreu, foi um teste ao carácter e à crença do conjunto azul e branco. E como conclusão, podemos dizer que se for sempre assim, se o espírito nos próximos jogos for o mesmo, é um óptimo sinal, sinal que os profissionais do F.C.Porto acreditam tanto como os adeptos e assim, vamos ter campeonato até ao fim.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. O jogo já se sabia que iria ser bastante sofrido, mas penso que ninguém esperava um Braga com esta forma de jogar.
    Infelizmente qualquer equipa que jogue contra o Porto nunca se abre e retrai o seu jogo em função do Bi-Campeão Nacional. Respeito? Medo?
    Não sei, mas que se retraem lá isso retraem…
    Grande Abraço.
    http://covil-do-dragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Ola pessoal, quantas vezes eu ja falei aqui neste blogue que o kelvin deveria ter tido outras chances e no meu ver a mesma coisa com o iturbe , o defour a estremo , contra o rio ave ate o mangala a estremo ele pos , o pior cego e aquele que nao quer ver, um grande abraco pra todos.

    ResponderEliminar
  9. Acima de tudo, penso que a equipa foi competente ontem, acreditou até ao fim e lutou muito em campo.

    Quando muitas vezes falamos em acreditar, em ser Porto e em dignificar a camisola, o que os jogadores fizeram ontem foi isto mesmo, contra todas as adversidades lutaram como se não houvesse amanhã…

    Mesmo tendo em conta que mais uma vez Maicon se lesionou, uma lesão que se junta às muitas que já tivemos esta época… Mesmo tendo em conta que o Braga no seu autocarro, no 1º remate à baliza fez um grande golo… Mesmo tendo em conta que o FC Porto enviou 2 bolas à barra, em lances que noutras paragens seguramente a bola entraria…

    Apesar disto tudo, o FC Porto foi mais forte o suficiente para derrubar a surpreendente muralha bracarense, elaborada por um treinador que é amante do futebol de ataque, mas que ontem mais parecia um treinador de equipa pequena que luta para não descer.
    Para além do forte elogio que faço aos jogadores, também não posso deixar de elogiar VP que esteve bem nas substituições. Atsu e Kelvin entraram bem no jogo, mexeram claramente com a dinâmica da equipa, e Kelvin com 2 grandes golos selou uma vitória importante. Estivemos a pouco mais de 5 minutos de entregar definitivamente o título, no último suspiro a equipa mostrou que vai lutar até ao fim.

    Depois do empate na Madeira e de terem soado todos os alarmes em relação ao título, a equipa até tem respondido bem. Se VP fosse idolatrado pela comunicação social, e o FC Porto fosse tratado como o clube do regime provavelmente veríamos capas como: “10 golos em 3 jogos garantem 3 triunfos consecutivos”, “Kelvin o novo craque”…

    Mas não, teremos de continuar o nosso humilde caminho, com trabalho, suor e se for necessário lágrimas. Porque muita gente nos odeia, porque muita gente já não acredita. Apesar de não termos o andor de toda a comunicação social, estamos a levantar-nos dos murros no estômago que foram os empates em alvalade e madeira…

    Agora, é trabalhar para mais uma vitória no sábado!

    ResponderEliminar
  10. Duas Vitórias uma duzia de comentários...

    Quando perdemos aparece tudo.

    Alguém hibernou?

    ResponderEliminar
  11. Vitória justa e certa frente a um adversário decepcionante que jogou tudo no erro alheio, que até aconteceu por várias vezes.

    O actual FC Porto carrega sobre os ombros a responsabilidade de não ter qualquer margem de erro, numa altura em que vem denotando desgaste físico, psicológico e anímico, com as peças nucleares em sub-rendimento e por isso com um futebol lento, previsível e fácil de anular.

    Valeu o carácter de alguns jogadores que tentaram remar contra a maré e a irreverência misturada com alguma sorte dos jovens Atsu e Kelvin, que entraram e mexeram com o jogo.

    Não me iludo. A jogar desta forma vai ser muito difícil revalidar o título.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Grande vitória do nosso Porto!

    Vi uma 2ª parte de grande qualidade, com a equipa a querer ganhar, a jogar sempre no meio campo adversário e após duas bolas na barra (que como já disseram noutras paragens entrariam), mas desta vez entrou mesmo e por um herói mais que improvável, Kelvin que vem dando provas de merecer estas oportunidades, quem acompanha a equipa B apercebe-se que é um jogador com humildade e qualidade suficientes para poder dar cartas na nossa equipa.

    No fim deu para dar festival, quando finalmente a equipa se soltou tivemos um cheirinho daquilo que já vimos estes jogadores fazer noutras alturas, em que não dá qualquer hipótese ao adversário.

    Apenas uma notas, individualizando um pouco:

    Substituição de Lucho - em tantos jogos nota-se o desgaste deste soberbo jogador e apenas ontem houve coragem para retirá-lo e caprichosamente foi aposta ganha.

    Fernando - Soberbo, está um senhor jogador, incansável atrás da bola e cada vez melhor com bolinha nos pés.

    James - Está a regressar e que falta nos fez...

    Danilo - É, certamente, o jogador que mais me irrita neste plantel, ainda não demonstrou nada que justifique o enorme investimento, mas nota-se que quando joga no meio até consegue ser um jogador desequilibrador e ter alguma qualidade.

    Otamendi - De jogo para jogo tem cometido erros infantis, quase sempre por parecer estar desconcentrado, um pouco de banco não lhe fazia mal.

    Helton - com o jogo em 2-1 uma brincadeira (mais uma) que podia ter custado bem caro! às vezes só à chapada...


    Estamos na luta!!

    ResponderEliminar
  13. "Infelizmente qualquer equipa que jogue contra o Porto nunca se abre e retrai o seu jogo em função do Bi-Campeão Nacional. Respeito? Medo?"

    Segundo consta já não perdemos para o Dragão em jogos de campeonato há 70 jogos…

    Este ano, exceção feita à anormalidade olhanense, ganhamos todos os jogos disputados no Dragão, incluindo PSG e Málaga esses equipas fracas que discutem hoje o acesso às meias-finais da Champions…

    Parece-me óbvio que há terror de toda e qualquer equipa em vir jogar ao Dragão… E há um terror ainda maior por parte das papoilas em que a decisão se faça no jogo da 29ª jornada… Daí que me doa cada vez mais aqueles 2 malditos pontos que perdemos frente ao olhanense… Porque se (os tais ses que não existem em futebol) não perdêssemos aqueles 2 malditos pontos, a grande decisão seria no Dragão, e aí é que se veria quem tinha unhas para tocar guitarra…


    “com um futebol lento, previsível e fácil de anular.”

    Também eu concordo que as coisas estão longe de estar bem. Há jogadores fora de forma, a motivação não é a maior, o rival não perde pontos… Mas mesmo assim nos últimos 3 jogos marcamos 10 golos e mantivemo-nos com a hipótese mínima de chegar ao título… Para além de sábado podermos ganhar aquela importantíssima competição, a única que o MELHOR TREINADOR À FACE DA TERRA ganhou nos últimos 2 anos, e que a mesma comunicação social elevou como se de um grande feito se tratasse...

    ResponderEliminar
  14. caríssimas(os),

    é tão mais fácil criticar e/ou assobiar, não é? :D
    já demonstrar que estamos de corpo e alma com a nossa equipa do coração, custa um pouco mais...

    felizmente que, entre nós, ainda há quem não se resigne e não faça como o Miguel Sousa Tavares, na NORTADA, estenda uma «passadeira vermelha» e deite a toalha ao chão...

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  15. biba, todos os portistas queria perguntar uma coisa:
    -Quanto custa um lugar cativo (dragon seat) na zona meo letra E em cima?
    -E preciso ser socio para ter dragon seat?
    Obrigado e BIBÓ O PORTO

    ResponderEliminar