04 abril, 2013

Ódio eterno ao futebol moderno

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Devido à paragem do campeonato para os compromissos das selecções, metendo-se depois a Páscoa pelo meio, pausei na semana passada. Estou de volta com bastantes novidades, infelizmente a maioria delas bastante negativas. Vou aqui descrever por tópicos, um pouco da podridão que assombra o futebol português hoje em dia:

1- Antes de mais, dou o devido destaque a quem o merece! O Carlos era membro do Colectivo 95, assiduo nos jogos do FC Porto, em casa e fora, não só no futebol como também nas modalidades. Era muito frequente vê-lo no Dragão Caixa, ele era um dos poucos que, independentemente do jogo, fazia questão de marcar presença na Curva! A sua morte pôs de luto o movimento ultra em Portugal, mais concretamente os ultras do FC Porto, especialmente a claque Colectivo 95. O meu pesar à família e a todos os que o conheciam destas “andanças”. Por ele, vamos continuar a apoiar sempre o FC Porto, pois era certamente desta forma que o Carlos queria que o recordassem! Até sempre ultra, serás eterno na Curva do céu!

2- O fim-de-semana das selecções parou o campeonato nacional de futebol, mas como é óbvio, não nos fez parar de apoiar o nosso grande amor! O Sábado dia 23 começa depois de almoço no Olival, onde os sub-19 comandados por Nuno Capucho vencem o Regime por 2-1, depois de terem estado a perder 0-1. Até Vila Nova de Gaia foram imensos sócios e adeptos portistas que praticamente lotaram a única bancada existente. Os míudos sentiram o nosso apoio e vibraram com a reviravolta! Excelente presença nos juniores! Apito final e a tarde ainda ia a meio. Rumo ao Dragão Caixa apoiar o andebol contra os lagartos! Em dia de eleições na lagartolândia, o FC Porto venceu categoricamente os lisboetas. O nosso pavilhão contou com uma excelente moldura humana para ver ao vivo os TetraCampeões nacionais da modalidade. Os Super Dragões e o Colectivo marcaram presença (as faixas eram bem visiveis!) e apoiaram durante os 60 minutos, tendo a nova música sido o ponto forte do final de tarde. Rumo ao Penta!

3- Datas dos jogos do nosso campeonato! Como é que é possível marcar-se o FC Porto x SC Braga com UMA SEMANA de antecedência? Estão a brincar connosco?! Estão a brincar com quem sustenta o futebol?! Como querem que as pessoas enchem os estádio com este tipo de gestão? Por que não marcam JÁ todos os jogos até à 30ª jornada? Custa assim tanto? Sabem que em Inglaterra os jogos são marcados com meses e meses de antecedência e os adeptos que dedicam horas e dias infinitos ao seu clube do coração, já sabem até final da época todos os dias e horas dos jogos?? Porque não fazer uma calendarização prévia, de modo a que os adeptos pudessem organizar com calma a sua vida, arranjando mais facilmente maneira de marcar presença?!? Vão brincar até quando? Daqui a duas semanas é o Moreirense x FC Porto e ainda não se sabe o dia e a hora!! Isto para não falar nas marcações anedóticas: um jogo cartaz como a recepção aos bracarenses é marcado para uma segunda à noite?? Estão a matar o futebol português, depois queixem-se que a nossa liga é das piores, menos vistas, etc.

4- O Exmo. Sr. Ministro Miguel Macedo é novo alvo dos ultras portugueses! Isto porque, este sábio do futebol português e mundial, especializado em grupos organizados de adeptos mais popularmente conhecidos como claques, veio há uns dias a público falar sobre o tema. A propósito da violência nos estádios, o Sr. Ministro tomou a parte pelo todo e o Governo aprovou uma alteração ao regime jurídico das armas e munições que proíbe a utilização de artigos pirotécnicos. Meus amigos, isto é muito simples: querem acabar com a festa do futebol? Querem acabar com a nossa paixão? Querem acabar com o espectáculo que os ultras proporcionam nas bancadas?! O futebol é do povo, não é do Ministro Miguel Macedo! Um tipo que, como muitos outros que opinam ridiculamente, não sabe a diferença que há entre um petardo, um strob, uma tocha, um very-light e um simples pote de fumo!! A pirotécnia usada com cuidado e atenção é indispensável a todas as claques! É algo que dá vida às curvas por essse mundo fora, foi assim que aprendi a viver o clube, desde as Antas ao Dragão, passando por muitos outros estádos. Repito, usada com a devida precaução não tem mal absolutamente nenhum!! É com tristeza que constato que a repressão sobre nós aumenta temporada após temporada, jornada após jornada...


5- VINTE Euros para Coimbra, eu ouvi bem?!? Se não é burla deve andar lá perto. Mais um atentado suportado por todos aqueles que fazem com que o futebol ande para a frente, não pelo futebol concretamente mas sim pelo clube de cada um. Vinte euros para o Municipal de Coimbra é mais um assalto à mão armada a todos os ultras do FC Porto que lá se deslocaram. E o que mais nos estranhou foi o facto de ser uma novidade (neste estádio) porque não me lembro de pagar mais de 10 para lá entrar. Este ano o Simões e companhia fizeram questão de nos abrilhantar ainda mais a Páscoa! Mais uma facada para o futebol português!

Por falar em Páscoa, falhei o meu segundo jogo do campeonato por me encontrar de férias durante o último fim-de-semana. Mas o nosso grupo lá esteve com cerca com cerca de 30 elementos. Juntamente com os Super Dragões e o Colectivo apoiaram o FC Porto. Independentemente da classificação, ou de outro factor qualquer, os ultras do FCP lá estavam a fazer-se ouvir durante os 90 minutos. Um estádio com falta de adeptos, imaginem só o que seria se as claques não marcavam presença! Como o Governo ainda não proibiu as coreografias, a Mancha Negra apresentou uma à entrada das equipas. Do nosso lado, destaco a frase do C95 para o Carlos, no primeiro jogo após o seu falecimento. Três golos rumo ao Tri, acreditar até ao fim!

6- Estamos na final da taça da Liga, pela segunda em vez em seis edições. Pertenco a uma minoria de adeptos portistas que não desvaloriza esta competição, isto é, está em último na minha hierarquia de importância mas é para ganhar como todas as outras! Ganhar sempre! Vitória 4-0 sobre os vizinhos de Caxinas e dia 13 os ultras do FC Porto lá irão novamente até à cidade estudantil. 12 509, menos gente do que no jogo com o Setúbal, ainda durante a fase de grupos. Um jogo durante a semana às 16h45 é mais uma pérola dos nossos dirigentes, depois ao fim-de-semana quando devia ser a esta hora marcam para a hora de jantar. Uma vergonha! Super Dragões e Colectivo com sectores despidos, ainda assim destaque para a Curva Norte que se fez ouvir ao longo dos 90 minutos, "poucos” mas com uma mentalidade extraordinária. De Vila do Conde viajaram cerca de uma dezena de adeptos.

Não há repressão que ACABe com a nossa paixão!

Um abraço ultra.

3 comentários:

  1. Caro amigo,

    Quanto à marcação da hora, não é culpa dos nossos dirigentes, o jogo não poderia ser mais tarde pois era dia de Champions e não poderíamos ter jogo à mesma hora da Champions.

    ResponderEliminar
  2. Estou contigo Tripeiro.

    Podemos ser uma minoria, mas esta prova (taça da liga) apesar de não ser a mais importante é para encarar como o clube tem feito este ano, para vencer sempre!

    ResponderEliminar
  3. Tiago, concordo com tudo, a excepção é apenas o horário do jogo de ontem. Não havia alternativa. A UEFA em dias de CL não permite coincidência de horários.

    Abraço

    ResponderEliminar