25 maio, 2015

ADEPTOS - O COMBUSTÍVEL PARA AS VITÓRIAS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Depois do que se passou na passada sexta-feira com alguns “adeptos” a assobiarem o hino do FUTEBOL CLUBE DO PORTO, a vontade de escrever era pouca e o que essa malta merecia era ter este espaço em branco. Apesar disso e pelo respeito que todos vós leitores e em especial o proprietário deste espaço me merecem, vou voltar aos adeptos, mas apenas para falar das coisas boas que estes trazem ao clube, porque estes assobiadores profissionais merecem é o nosso desprezo.

Podia começar a falar dos nossos adeptos por todos os sacrifícios que fazem para estar sempre ao lado do clube, mas o meu destaque inicial vai para 2 amigos que ontem [sábado] se deslocaram a Ponte de Sôr para cumprirem a “promessa” e agradecerem ao grupo de trabalho do basquetebol e à sua equipa técnica a alegria de um campeonato invicto à semelhança da cidade “que na história deu o nome a Portugal”. São 2 adeptos de muitas lutas desde Viena 87 a Dublin 2011, com passagens por Old Trafford 2004, Emirates 2009 ou ainda Valdagno 2010 (Liga Europeia de Hóquei), mas o basquetebol está-lhes no sangue, e é essa sem dúvida a modalidade que mais gostam. São um exemplo para aqueles que há menos tempo, como eu, andam nestas andanças do apoio ao FC Porto. A estes 2 exemplos, uma palavra de enorme agradecimento.

Falar em bons exemplos de apoio este fim de semana é fácil e tivemos um ambiente infernal no nosso pavilhão ontem [sábado] e foi essa força que levou a nossa equipa ao HEPTA. A equipa, depois de uma boa vantagem, passou por um período difícil, mas o apoio dos que lotaram o Dragãozinho foi sempre muito, e felizmente, conseguimos arrastar a equipa para o almejado título. Quando o Dragãozinho se encontra com esta moldura humana, a dificuldade em derrubarem as nossas equipas é muito maior, mesmo que alguns artistas [Duarte Santos, Ricardo Fonseca, Roberto Martins, Daniel Martins, António Trinca, Tiago Monteiro, Fernando Rocha, Luis Lopes, Sérgio Silva, Joaquim Pinto, José Pinto, Miguel Guilherme, etc, etc] tentem. Mas estes enormes adeptos que lotaram o Dragãozinho, já tinham estado em Odivelas sábado e quarta com 2 grandes apoios, mas que infelizmente não culminaram no objectivo pretendido que era a conquista do HEPTA no menor número de jogos possível. Estaria a cometer uma enorme injustiça se não deixasse aqui uma mensagem àquele que por um compromisso, não pode ir ao Dragãozinho, mas quando a sua agenda ficou mais livre lá, esteve à porta do Dragãozinho e foi com uma enorme tristeza que não houve possibilidade de o ver entrar e de contar com um enorme reforço de portismo no nosso meio. Ribas não estavas lá em presença física, mas o teu espírito esteve lá seguramente e também tu ajudaste à conquista desta difícil vitória.

Quando no início do texto falava em sacrifícios, falava de coisas como Odivelas (sábado), Belém (domingo) e Odivelas (quarta) com um acumulado de 1800km em 5 dias, tendo para isso que sacrificar família e trabalho. São estes os exemplos de portismo militante que tento copiar. A estes grandes adeptos que o meu clube tem o meu maior agradecimento.

Para finalizar este texto, não podia deixar de dar um destaque a um grande portista que é presença mais que assídua (não sei se isto existe) no Campo da Constituição, no Olival, em Pedroso, no Dragão e no Dragãozinho. Não falo estar só em jogos, mas facilmente o podemos encontrar num treino dos sub-17 ou dos sub-15. Este exemplo de amor e disponibilidade para o FC Porto, faz com que no fim de todas as épocas, aquelas equipas que alcançam os seus objectivos, sejam agraciadas por ele com uma lembrança. Foi o que se passou no passado sábado com os atletas BICAMPEÕES da Proliga e com os HEPTACAMPEÕES de andebol. Como também tive direito a uma lembrança destes bons momentos, aproveito para deixar aqui um agradecimento público ao José Conceição.

PS - Foi com uma enorme satisfação que recebi mais uma lembrança no passado sábado e foi uma daquelas que nos enchem a alma de orgulho. Ao nosso capitão, Ricardo Moreira, o meu enorme obrigado pela camisola que me ofereceu e assim a possibilidade de completar a coleção de camisolas das modalidades do FC Porto, e posso dizer que o curto mas bonito espólio, conta já com camisolas do capitão Nuno Marçal, camisola do capitão Reinaldo Ventura e agora a camisola do capitão Ricardo Moreira.

Até breve,
Delindro




2 comentários:

  1. Grandes exemplos que deste. Grandes Dragões.

    Tu mereces essa camisola do Ricardo. ÉS de facto um fantástico dragão que tenho o prazer de conhecer!

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço para o Tó Zé e o Vidal, companheiros de outras jornadas...!
    João Veiga

    ResponderEliminar