26 maio, 2015

ANÁLISE À EPOCA 2014/2015 – JOGADORES

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Cumprindo a minha tradição neste blog há já alguns anos, aqui vai a minha análise ao desempenho dos jogadores na época 14/15:

FABIANO – Teoricamente este seria o ano da confirmação para um GR que já tinha demonstrado bom potencial no ano passado. É com imensa pena que o digo, mas a verdade é que Fabiano não demonstrou as características necessárias que se impõem a um GR do FC Porto. Não deixa também de ser verdade que a herança deixada pelos últimos GR do clube não era fácil (Helton, Baía e antes Młynarczyk) mas parece-me evidente que Fabiano errou em momentos onde não poderia errar. Nos momentos importantes os grandes GR têm de transmitir confiança, qualidade e tranquilidade e Fabiano esteve mal pelo menos em dois momentos importantes: derrota no Dragão por 2/0 frente ao rival direto, onde foi muito mal batido no 2º golo defendendo para a frente um remate fraco (algo inadmissível num GR que joga ao mais alto nível), um lance que complicou muito a reviravolta num jogo onde o FC Porto até estava a ser superior e desastre de Munique, onde a sua cara de pânico e a forma lenta como se fez a pelo menos 2 golos ajudaram a revelar que se calhar Fabiano não será o GR que todos gostaríamos que fosse.

HELTON – Regressou após longo período de lesão e não comprometeu nos jogos que realizou. Agarrou a titularidade após o desastre de Munique e é triste constatar que num clube com tantos GR, inclusive na equipa b, o melhor é um que tem 37 anos. Deverá permanecer mais um ano porque a sua saída seria apenas mais um problema a juntar a todos os outros que irão surgir neste defeso.

FERNÁNDEZ – Com Ricardo, mais uns quantos GR na B e juniores, não percebi, não percebo, nem provavelmente irei perceber o porquê de se ter ido buscar um GR a uma equipa do fundo da tabela da Liga Espanhola. Não acrescentou nada, apenas aumentou de forma desnecessária o contingente espanhol e a folha salarial.

DANILO – A melhor época ao serviço do FC Porto. O melhor defesa do FC Porto este ano, bem a defender e ainda melhor a atacar. Vendido para o Real por muitos milhões de €. Onde estão as alminhas que tanto duvidaram em relação ao preço pago pelo FC Porto pela aquisição deste lateral internacional brasileiro?!?! Pois, arrumaram a viola dentro do saco. Um excelente negócio, honra seja feita à SAD!

ALEX SANDRO – Uma época de altos e baixos. Um final de época miserável, que teve no jogo do restelo o seu expoente máximo. É muito simples: se tem vontade para continuar com a cabeça no lugar certo, que fique como mais-valia, se quer sair para outro lado que vá e rápido. Com o passar dos anos cada vez me convenço mais que é melhor um jogador mais fraco motivado do que um bom jogador contrariado. Dá sempre a sensação que Alex Sandro pode dar muito mais do que aquilo que tem dado ao longo desses anos.

JOSE ANGEL – Nas oportunidades que teve demonstrou muito pouco face a um ordenado seguramente muitas vezes superior a qualquer dos laterais da equipa b. Época muito fraca.

REYES – Não evoluiu praticamente nada em relação à época anterior. Nervoso, pouco concentrado e desastrado nos jogos em que jogou a verdade é que cada vez mais há a sensação que o mexicano foi um tiro ao lado da SAD. A verdade é que não se pode acertar sempre e a SAD já acertou muitas vezes, desta vez parece que falhou redondamente. Espero estar enganado em relação ao futuro deste central.

MARTINS INDI – Foi titular até à derrota nos Barreiros, jogo onde curiosamente me lembro de ter falhado um golo de baliza aberta que poderia ter mudado o rumo do jogo. Ainda assim, quando jogou demonstrou qualidade e concentração, apesar de por vezes exagerar no contacto físico.

MAICON – Foi dos mais utilizados no eixo central, alternando a dupla ora com Martins Indi, ora com Marcano. Deste modo, foi um dos responsáveis por termos sido a defesa menos batida do campeonato. Diria que não fossem aqueles terríveis 25 minutos em Munique em que Maicon esteve, juntamente com quase toda a equipa, em “paragem cerebral”, teria sido uma época a muito bom nível. Boa época ainda assim!

MARCANO – Ganhou a titularidade no exato momento em que Martins Indi a perdeu. Exibiu-se a bom nível durante largo período até que, mais uma vez o maldito Munique, entrou em “paragem cerebral” durante 25 minutos e também ele contribuiu para um desastre completo. Apesar disso, e porque uma época não se analisa num jogo, o espanhol teve um bom desempenho na sua primeira época. É um elemento a manter pela experiencia e qualidade que adiciona ao plantel.

RICARDO PEREIRA – A maior parte dos jogos que realizou foram na taça da Liga ou na equipa b. Quando jogou na equipa principal demonstrou alguma qualidade no momento ofensivo mas a defender está muito longe de um nível aceitável para o FC Porto. Tem de evoluir mais.

CASEMIRO – Vinha com selo de internacional brasileiro e jogador do Real Madrid. Começou a época com exibições muito aquém do esperado, demasiado impetuoso e faltoso e com demasiados passes falhados. À medida que a época foi decorrendo melhorou muito até se tornar uma das peças fundamentais do meio-campo. Para além do bom sentido defensivo, tem um excelente remate (marcou 4 golos) e envolve-se bem nas ações ofensivas. Dava jeito que ficasse pelo mais um ano, pois conhecendo melhor onde está, pode ser um elemento fundamental na próxima época.

RÚBEN NEVES – Uma aposta contínua de Lopetegui num jovem vindo da formação do clube, algo que pelo que me lembro raramente tinha acontecido nos últimos anos. Mostrou muita qualidade para a idade que tem e uma enorme margem de progressão.

CAMPAÑA – Pergunto: para quê ter ido buscar um jogador que fez 139 minutos no campeonato? Não percebi a sua contratação e pelos vistos a sua utilidade foi tão reduzida que nem vou comentar muito o seu desempenho.

HERRERA – É dos casos mais estranhos que tenho visto nos últimos anos. Herrera marca golos? Marca. Herrera envolve-se muito bem nas ações ofensivas, aparecendo muito em zonas de finalização? Sim. Herrera tem qualidade? Tem. Tudo isto é verdade mas tem um problema muito grave para um jogador do futebol de hoje em dia: a lentidão com que executa as suas ações fá-lo perder imensas bolas em zonas de construção, o que é grave no modelo de jogo que Lopetegui implementou. Tenho imensas dúvidas em relação à utilidade da sua continuidade. O jogo que fez no restelo por exemplo, em que falhou sem exagero mais de 70% dos passes que tentou fazer num jogo que pelo menos adiaria o título, adensaram as minhas dúvidas em relação a este jogador. Veria com bons olhos uma possível saída mediante um bom negócio porque tenho muitas dúvidas que Herrera consiga ter concentração para se tornar num jogador com fiabilidade máxima, apesar da qualidade que inegavelmente tem.

ÓLIVER – Um jogador de enorme qualidade que infelizmente deve ter tido a sua primeira e última época de Dragão ao peito. Teve momentos de grande qualidade, tecnicamente muito bom, apesar do apagamento em alguns jogos decisivos.

QUINTERO – É um desperdício a forma como Quintero praticamente rejeita o papel que poderia ter na equipa. Não se pode queixar de falta de oportunidades mas não correspondeu ao que a sua qualidade lhe poderia levar. É um jogador de elevada qualidade técnica que não percebo como desperdiçou praticamente uma época inteira. Um caso difícil de resolver para o ano porque rendendo o mesmo que este ano, será pouco útil.

BRAHIMI – Uma primeira parte da época a grande nível, com golos importantes e muita importância na manobra ofensiva da equipa. Depois do regresso da CAN não foi o mesmo jogador. Espero que ficando para a próxima época seja o “bom Brahimi” em vez do “apagado Brahimi” dos últimos meses.

EVANDRO – Sinceramente não me parece que seja melhor jogador que Carlos Eduardo ou Josué. Um jogador de média qualidade que pode ser útil mas nunca será titular.

QUARESMA
– Em minha opinião, foi de entre todas as épocas de Dragão ao peito, a época de menor fulgor exibicional de Quaresma. É verdade que marcou alguns golos importantes e fez também assistências mas não conseguiu grande regularidade nas boas exibições. Ainda assim a exibição frente ao Bayern é digna de registo, numa grande vitória perante uma das mais fortes equipas mundiais.

TELLO – Começou a época de forma intermitente com alguns problemas na definição das jogadas (em alvalade poderia ter feito o 2/1 a um minuto do fim). Mas quando acertou o passo, com a sua velocidade estonteante e qualidade típica de alguém formado na famosa cantera de Camp Nou, passou a ser um elemento fundamental na equipa. Marcou golos importantes que nos mantiveram na luta, nomeadamente em Braga e no Dragão frente ao scp mas na altura decisiva da época lesionou-se e falhou desafios importantes como Munique e galinheiro. E que falta fez a velocidade e criatividade do espanhol. É importante que continue porque é um jogador com enorme qualidade.

HERNÂNI – Confesso que foi uma supressa agradável por aquilo que vi nas oportunidades em que teve para jogar. É rápido e ágil na frente de ataque o que por si só é por vezes uma “pedrada no charco” em jogos muito fechados, o que acontece em 90% dos jogos da liga Portuguesa. Pode ser um jogador útil no futuro.

ADRIÁN – É um jogador com cartel em Espanha, fez inclusive uma boa carreira no Atlético Madrid onde foi campeão, venceu Liga Europa e Supertaça Europeia, sendo que numa das épocas marcou 19 golos e juntamente com Falcao formou uma das duplas mais temíveis de Espanha. Pareceu-me que nunca se adaptou ao esquema de jogo do FC Porto, que há muitos anos joga com 2 extremos e 1 ponta-de-lança. Adrián sempre foi um jogador útil num esquema com 2 avançados porque nem é um ponta-de-lança para fazer muitos golos, nem é um típico extremo, por isso é um problema interessante para Lopetegui poder resolver na próxima época. Não duvido que se demonstrar todo o seu potencial na próxima época pode vir a ser muito importante. Não faltam exemplos de jogadores com primeiras épocas fracas que depois demonstraram muita qualidade. Esperemos então para ver e não façamos juízos definitivos em relação a Adrián López.

ABOUBAKAR – Em 11 jogos completos marcou 8 golos o que é um bom registo para um avançado. É um jogador com remate fácil e boa movimentação, pode ser importante para a próxima época, se bem que com características diferentes de Jackson. GONÇALO – O golo que marcou na Taça da Liga em frente à Académica e o respetivo festejo “à Domingos” fez-nos lembrar bons velhos tempos em que tínhamos um grande avançado oriundo da formação do clube que sentia o clube. É um avançado possante com excelentes índices técnicos mas falta confirmar o mais importante num avançado: a sua capacidade de finalização.

JACKSON – Não há dúvidas para ninguém que Jackson é um dos melhores pontas-de-lança mundiais da atualidade. Foi 3 vezes seguidas o melhor marcador do campeonato, contribuiu muito para o tricampeonato de 2013 (sim conseguimos um tri há 2 anos, parece que foi há um século atrás!) e foi sempre um bom profissional dentro de campo (apesar de algumas conversas infelizes fora dele). Esta época esteve mais uma vez a um bom nível, marcou muitos golos importantes e na Champions foi também muito importante. Nos quartos da Champions demonstrou mesmo que é um jogador de top mundial, primeiro num jogo fantástico no Dragão e depois em Munique foi o único a remar contra a maré e na 2ª parte podia mesmo ter feito o 5/2 logo após o 5/1, golo que nos faria reentrar na eliminatória a 15 minutos do fim. Lutou sempre e muito. Apesar da boa época, fez uma ponta final terrível, falhou um golo certo no restelo que adiaria por mais uma semana o título e falhou imensos golos no jogo de despedida frente ao Penafiel. Provavelmente sairá daqui a algumas semanas. Não será difícil algum clube dar 35 milhões por Jackson, estranho seria o colombiano sair por menos, acho até que 40 milhões era o preço justo para Jackson. Dado o previsível forte encaixe financeiro, dado que o FC Porto detém 95% do passe do colombiano, torna-se imprescindível investir forte num ponta-de-lança para substituir Jackson.

5 comentários:

  1. Concordo com quase tudo o que foi dito, só discordo de dois pontos:

    1) José Angel: não teve mais oportunidades e é pena, porque defende bem (melhor que Alex Sandro até) e embora não ataque tanto até cruza bem. Tenho a impressão que se tivesse mais minutos (principalmente naquelas alturas em que o Alex Sandro jogava claramente descansadinho porque sabia que ia ser sempre titular) mostrava o valor que tem.

    2) Evandro: gosto muito de Evandro. Aliás, sempre disse que chegou ao Porto com um ano de atraso. Ocupa muito bem os espaços, aparece bem nas zonas de finalização, é inteligente a jogar e tem boa qualidade de passe (que diferença para Herrera!). Muitas vezes este ano, se tivéssemos jogado com Casemiro, Evandro e Óliver o nosso meio-campo ia funcionar muito melhor. Ainda assim, na avaliação do Evandro, concordo com uma coisa: não é melhor que o Josué, que até está a fazer uma época incrível na Turquia. Talvez seja um sonhador por pensar num meio-campo Rúben Neves, Evandro, Josué.

    ResponderEliminar
  2. Excelente análise, concordo com quase tudo. Apenas deixo as minhas dicas:

    José Angel: Não acho que tenha sido uma época muito má. Quando chegou já se sabia que ia jogar pouco, seria sempre o suplente de Alex Sandro. Nos poucos jogos que fez não desgostei, pareceu um lateral seguro e com potencial mas fez tão poucos jogos que mal deu para se adaptar à equipa. Se fizesse a época toda de certeza que não ia fazer má figura, embora ache que não tenha a qualidade do Alex mas lembrando-me de anos passados em que a cada época contratávamos um lateral esquerdo brasileiro ou argentino que se revelavam invariavelmente flops, este ano ter Angel como suplente foi mesmo um lucho. Ele juntamente com Andrés e Campaña não foram mais do que caprichos de Lopetegui que na altura não sabia o que era treinar um clube, nem sabia nada do que era o FC Porto e a Liga Portuguesa. Agora já sabe e a abordagem ao mercado vai ser diferente, com menos erros.
    Por outro lado há um lateral esquerdo em quem o clube tem obrigatoriamente de apostar, no Rafa Soares, o jovem da equipa B. Está ali um lateral como poucos que saíram da nossa formação (até mesmo da formação nacional), já fez uma época na B, não vale a pena continuar lá, tem de dar um salto competitivo. Porque não ser opção na equipa principal? Tem qualidade para isso, ainda é bastante novo mas eu olho para o Valência e o lateral esquerdo deles também é um miúdo e fez uma época fantástica (antes também o tinha feito o miúdo Bernat) e recentemente não tiveram problemas em comprar outro miúdo, o Cancelo, para o lado direito. Se a qualidade existe é preciso apostar nela.

    Reyes: é um jogador que não pode estar mais um ano parado. Eu acredito na sua qualidade mas tem de ir para uma equipa onde seja titular. Com Maicon, Indi e Marcano não me parece que tenha hipoteses por cá, por isso o melhor seria ser emprestado. Mas repito, para onde for tem de ser titular, caso contrário vamos perder um jogador que até me parece ser bastante bom.

    Herrera: Subscrevo tudo o que foi escrito mas pergunto, o problema é só do Herrera ou o treinador não o soube ajudar?

    Quintero: Outro, deve ser o jogador com mais talento no nosso país mas o problema é só dele ou o treinador não o soube aproveitar? Se houvesse menos abundância de certeza que o Quintero hoje não seria uma incógnita mas uma certeza.

    Evandro: Para mim é um bom jogador, não sendo extraordinário (se fosse também não chegaria ao FC Porto já com a idade com que chegou). É um jogador para atuar no centro do terreno, com qualidade de passe, que cumpre sempre e estabiliza a equipa. Num plantel com Óliver, Quintero e até Herrera acho que cumpriu com o seu papel. Não é um jogador de rasgo, fintas e passes de morte mas dá segurança e tem qualidade nas bolas paradas que não foi aproveitada. Acho melhor que Carlos Eduardo e Josué.

    Quaresma: Esteve em destaque nos jogos com o Bayern. No primeiro esteve muito bem, no segundo esteve desastroso. Foi uma das piores exibições que vi, não conseguiu ajudar e acabou por só atrapalhar os colegas. Péssimo mesmo. No entanto ao longo da época até esteve bem, marcou alguns golos e fez assistências, sendo muito importante em alguns jogos. Já não me parece é que seja muito necessário na próxima época porque não consegue ser fiável.

    Hêrnani: Muita velocidade e agilidade mas pouco mais que isso. Tem de melhorar muito a nível de finalização, a nivel técnico e até tático para ser um jogador importante neste clube.

    Gonçalo: Gosto muito dele, tem potencial para ser um grande avançado. A única coisa que me preocupa são as lesões que sofre. Espero que consiga ultrapassar isso.

    Aboubakar: Se Jackson sair tem de ser ele o nosso ponta-de-lança. Tem muita qualidade, promete muitos golos, mas precisa de jogar com regularidade. Com poucos minutos ninguém se consegue mostrar mas o camaronês até conseguiu marcar uns bons golos e fazer umas boas jogadas (falhando ainda muito também).



    ResponderEliminar
  3. Uma boa análise à qual vou juntar mais algumas ideias:

    Antes de se contratarem jogadores é preciso que seja definido uma filosofia e um modelo de jogo. Depois é necessário escolher jogadores que se adaptem a essa filosofia e modelo e não o contrário!

    Herrera: é um jogador box-to-box de passada larga, com facilidade em aparecer na área para finalizar. É um jogador essencialmente de transições rápidas e não de ficar a trocar passes curtos no meio campo. A sua falta de acerto não faz dele um jogador fiável. Chama-se Herrera e não Moutinho...

    Brahimi: não concordo com a ideia que desapareceu após a CAN. Ele apareceu em meia dúzia de jogos (sobretudo na Champions) tendo sido medíocre nos restantes. Se foi distraído pelos prémios e por promessas de transferências vem provar 2 coisas: não tem a mentalidade necessária para singrar ao mais alto nível e não foi feito um trabalho ao nível psicológico com o jogador para o ajudar a ultrapassar esta situação. A teimosia do treinador em mantê-lo nesta forma deplorável também não protegeu o jogador. Não me parece que ter um jogador que perde a bola 75% das vezes que a tem se enquadre numa equipa que privilegia a posse de bola. Ter velocidade e qualidade técnica não chegam para ser titular..

    Quaresma: ainda tenho dúvidas se o seu regresso foi positivo para o clube. É um jogador com uma grande vontade de vencer mas além de não caminhar para novo (perdendo assim algumas das principais qualidades que um extremo tem de ter para desequilibrar) é um jogador conflituoso e constantemente marcado pelos árbitros e adversários. Fico claramente com a ideia que com ele e Brahimi em campo o Porto aumenta exponencialmente o número de perdas de bola e o risco de exposição a contra-ataques já ambos muitas vezes não recuperam e deixam a retaguarda desguarnecida. Precisamos que os nossos extremos sejam mais objectivos, que ataquem a baliza e que também apareçam a finalizar. Sem ser Jackson ao nível da finalização a linha avançada da equipa deixa muito a desejar..

    Rúben Neves: excelente época de estreia para um jovem de 18 anos. Precisa de jogar mais partidas para se afirmar completamente pq o talento está todo lá! Curioso é o facto de ele apenas ter sido chamado a fazer a pré-época porque Mikel se lesionou gravemente senão poderia estar agora na fase final de juvenis..Creio que no fim de perdeu com a confusão táctica que havia na equipa pois fica a ideia que não sabia se jogava a 6 ou a 8 ou em duplo pivot com casemiro. Tenho pena que Lopetegui o tenha utilizado essencialmente para abrandar (ainda mais!) o ritmo de jogo e para guardar as pequenas vantagens.

    ResponderEliminar
  4. Aboubakar: Mostrou qualidades embora não me tenha convencido completa/. Fico mais uma vez com a ideia que o estilo de jogo onde poderá ser mais potenciado não condiz com a filosofia de jogo de Lopetegui. Gostaria ainda de saber porque não foi utilizado em alguns jogos chave onde o FCP precisava claramente de mais poder de fogo na área. Se era pela cláusula que saiu a público nos últimos dias para evitar que o Porto tivesse um custo adicional com o jogador porque se colocou o jogador contra o Penafiel?! Ou só nesse jogo é que se percebeu que afinal o jogador poderia ser útil para o futuro?! Não terá feito mais porque não o deixaram..

    Reyes: péssima gestão deste jogador! Então vai colocar-se um jogador que praticamente não jogou o ano inteiro a Defesa lateral num dos jogos mais difíceis e importantes da época? É mesmo para lhe destruírem a pouca confiança que esse jogador ainda devia ter. Foi comprado por um preço excessivamente alto e sem necessidade. Lichnovsky terá provavelmente mais sucesso e custou 1/10. Porquê a recusa sucessiva em emprestar um jogador mexicano de 21 anos que era o 4º central do plantel impedindo assim que ele evolua e se valorize? Pelo menos um "lugar cativo" na equipa B (ou é preferível apostar em José António com 37 anos) mas nem isso..

    Ricardo (GR)/Fernandez/Campaña/Adrián: jogadores absolutamente desnecessários neste plantel. Helton, Fabiano, Gudiño/kadú eram mais que suficientes. Não se contratou Jordy Clasie ou Sergi Darder e foi buscar-se Campaña para compensar?! Quanto a Adrián nunca esteve minimamente motivado, sempre pareceu um jogador triste e desenquadrado da equipa. Ele não é um extremo nem um PL para jogar sozinho na frente. No esquema do Porto um jogador como ele dificilmente terá lugar. É um jogador de características parecidas com Bueno que foi agora contratado. Ou o modelo vai mudar ou então poderá ser mais um tiro ao lado..

    Menções honrosas para Jackson, Danilo, Helton, Maicon, Marcano, Oliver e Casemiro que foram os jogadores mais regulares do FCP esta época.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  5. Pentadragão26 maio, 2015

    Herrera, ir embora ontem era tarde!
    Uma abécula autêntica! 90% dos remates vão para fora. É raríssimo marcar, porque chuta mal e porcamente. Perde bolas e falha imensos passes. E quando perde as bolas está-se literalmente a borrifar!
    Que o pariu! É o jogador que mais nojo me mete.

    ResponderEliminar