02 maio, 2015

DESABAFOS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Duas semanas depois de sonhar com tudo a realidade chegou e o temor de não ganhar nada parece estar a caminho de se transformar em realidade.

E se assim for, será tão surpreendente?

Na minha opinião não. Aliás em certa medida só temos mesmo o que merecemos e, a analisar pelos “zunzuns” que se ouvem ainda merecemos pior.

A última “novidade” é que o culpado está identificado e temos muitos a querer começar do zero outra vez. Se depois de ganhar ao Bayern era um génio, agora já voltou a ser um cancro.

Confesso que ando parvo com isso. Será que o FC Porto foi transportado para a 2ª Circular?

Que se esperava desta época? Aqui está o problema e a resposta… A verdade é que, pelos vistos, 80 % do universo Portista visualizava um passeio, como agora se tornou moda esperar. Futebol bonito, vitórias robustas, humilhações aos adversários… Só assim “Somos Porto” e só assim “Este é o meu Porto”.

Agora queime-se o espanhol e venha outro, clamam muitos… Provavelmente os mesmos que quiserem ver longe um treinador campeão para apostar num macaco (até dá vontade de chorar lembrar-me dessa “piada), os mesmos que eram capazes de fazer um trono de ouro para aquele que abandonou o sonho sem dar cavaco a ninguém. Mesmo que ande há 4 anos a coleccionar insucessos… Tudo em nome de uma imagem e de uma ilusão.

É tempo de acabar com as ilusões e enfrentar a realidade.

O FC Porto não pode viver cristalizado em 2010/11 ou no golo do Kelvin. Esses momentos passaram, foram fantásticos, fizeram-nos sentir no topo do mundo mas, como em tudo na vida, ACABOU!

As vitórias não são um dado adquirido, não são inerentes ao simples facto de existirmos, dão trabalho, carecem de união e de uma estratégia comum.

Não podemos reagir à possível derrota no campeonato com desesperos. Não se pode contratar um treinador novo, estrangeiro e inexperiente, entregar-lhe uma equipa vinda da pior época em décadas, contratar 17 jogadores que chegam a um balneário despido de referências e esperar que tudo seja um passeio.

Não se pode reagir a um final de época que não vá de encontro às nossas expectativas e esquecer tudo o que se passou até aqui. Não se pode esquecer que o mais que provável campeão o será à conta de muita vergonha. Não se pode esquecer que o ÚNICO que remou contra essa maré foi o tal treinador que agora há quem queira ver pelas costas.

Não se pode assumir um projecto de 3 anos e no final de 1 ano querer deitar ao lixo porque não se ganhou o campeonato, volto a dizer, em circunstâncias muito especiais. É criminoso, até os parolos lá de baixo ao fim de 20 anos já perceberam que não há treinadores imbatíveis e que mudar por mudar não faz sentido e é um tiro no pé. E, já agora, quem defende isso que seja coerente e defenda também a saída do mentor do projecto...

A quem anda chateado e se acha o baluarte da exigência só por exigir a porta da rua para o Lopetegui, permitam-me que dê uns conselhos:
  • Gastem energias a exigir que a SAD seja actuante e não uma mera gestora de recursos sem alma nem garra.

  • Exigam que os negócios com jogadores sejam feitos em prol do clube e dos nossos sucessos desportivos/financeiros e não para alegrar a diferentes capelinhas.

  • Interroguem-se porque é que jornais e jornalistas cuja agenda é o ataque constante ao FC Porto tem livre acesso ao Dragão e Olival.

  • Perguntem-se porque é que os portugueses ou os jogadores da casa não servem mas o Ruben Neves com 17 anos é melhor do que qualquer puto brasileiro ou belga que contratamos com essa idade ou até mesmo mais velhos. Será que o Ruben é a excepção ou a vontade de negociar é tanta que até se criam mitos para tentar justificar porque é que já não existem planteis como antigamente?

  • Questionem se jogadores que fazem a figura de sair a passo em jogos decisivos são multados e devidamente “incentivados” a não repetirem a gracinha.

  • Perguntem-se se é com líderes e capitães como as características dos actuais que se faz Viena ou Gelsenkirchen ou até uma vitória como a Jamor em 1994.
Provavelmente se canalizarmos energias para estas questões em vez de centralizar a nossa insatisfação na figura de A, B ou C estaremos mais perto de voltar a ganhar.

O nosso problema é que infelizmente o “velho” FC Porto mudou e, como já tive oportunidade de aqui escrever inclusivamente em fases de sucesso, isso é uma má notícia.

A boa é que estamos sempre a tempo de arrepiar caminho, porque sabemos o segredo do sucesso.

Basta haver vontade…

Bom fim-de-semana

16 comentários:

  1. Perfeito, os teus 6 conselhos ou interrogações, deveriam ser a cartilha, de qualquer portista. Como sócio (24144), agradeço-te a tentativa de abrires os olhos, a quem anda com eles tapados, parabéns MM.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post!

    Se me permites, o meu complemento ao seu post aqui.

    Obrigado.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez e como é teu apanágio, o dedo na VERDADEIRA ferida!
    Um texto que deveria ser escarrapachado nos gabinetes da SAD!

    Nesta fase, só confio em alguns adeptos...e isso é mau!

    Parabéns pela frontalidade!

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  4. Muito bom

    Revejo-me inteiramente nos 6 pontos ai colocados...


    Apenas acrescento, que alguns portistas são muitos bons é na playstation onde podem recomeçar as vezes que quiserem...

    É melhorar o plantel com jogadores Portistas de raça e garra, e 3 ou 4 estrangeiros que façam realmente a diferença e que sintam na pele o que sofrem os adeptos do Porto por este Portugal for a...
    Esta acho que deveria a 1ªcoisa a ser dita quando eles entram no balneário do Dragão...


    Gil Lopes

    Parabéns pelo Blog e pelos Post que leio diáriamente.

    ResponderEliminar
  5. E é esta a realidade, muito bom ...

    Bibó Porto

    ResponderEliminar
  6. Está aqui tudo dito o que eu penso deste FC Porto.
    Penso que o FC Porto de agora é preguiçoso sem energia nem vontade de fazer algo.
    Só mesmo nós adeptos é que queremos o velho FC Porto de volta.
    Parece haver um muro da terra até ás estrelas entre SAD e adeptos agora.
    Tanto pedimos para que este FC Porto acorde mas isso nunca acontece.

    ResponderEliminar

  7. impossível discordar.
    seria muito bom que a direcção do Clube tivesse conhecimento deste sentir, tão comum a muito portista.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  8. MM, subscrevo na íntegra – mesmo na íntegra! – e bato palmas, muitas palmas sem parar!
    Amigo e caro Portista, arrisco-me a dizer que este texto foi das melhores e mais assertivas reflexões sobre o nosso amado Clube que desde sempre li aqui ou em outro qualquer espaço informativo! A pertinência do “desabafo”, a coerência do texto, o seu carácter responsável e não especulativo, a clareza e efectividade do “desabafo”, o pragmatismo bem destacado da leviandade, o amor ao Clube bem patente são, para além do perfeito português, os aspectos que mais me apraz destacar. Muito bem!

    MM, não me permito a, sequer, acrescentar uma vírgula; seria estragar esta obra-prima! Mas permita-me que diga o seguinte: tal como afirmei recentemente (mas não da melhor forma, confesso!) num post deste blogue, não tolero os PORTISTAS QUE O SÃO SÓ NAS VITÓRIAS! Este excelente texto corrobora o meu pensamento! Obrigado.

    Amigo e caro Portista, será um prazer conhecê-lo pessoalmente. Talvez no Dragão ou, quiçá, num evento organizado por este “nosso” blogue. Muito obrigado. Abraço.
    BIBÓ PORTO, SEMPRE – nas vitórias e nas derrotas!

    ResponderEliminar
  9. Ah, mais uma coisinha:
    Este post merece ser espalhado por tudo quanto é sítio! Merece e deve ser lido por todos os Portistas que se prezam. Por favor, façam-no. Divulguem-no, espalhem-no. Eu vou partilhá-lo na minha página do facebook.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  10. Viva,

    Gostei do texto. Parece-me absurdo não ver que o Porto ganhou - foi uma verdadeira conquista -o acesso à Liga dos Campeões, não perdendo nenhum dos dois jogos. O jogou em Lille foi num "pavilhão" - um factor novo para muitos jogadores do Porto - ja' que o esta'dio fechou o seu tecto. A quem interessa desvalorizar o Lille que joga numa liga que teve dois representantes nos 1/4 de final da Liga dos Campeões?

    Lopetegui tem razão ao dizer que não deixam o Porto jogar futebol. Talvez seja isto que não agrade: A realidade. As comparações, os nu'meros não mentem: o benfica em 6 jogos, na Liga dos Campeões, marcou 2 golos e alcançou uma so' vito'ria perante adversa'rios "acessi'veis".

    Os espectadores não se enganam e hoje o Famalicão tem uma média de 8 mil por jogo. E' mais que a assistência média de muitos clubes da Liga 1. E' um dado coberto e analisado pela revista "So Foot" esta semana. Um paradoxo ou a recusa de ouvir treinadores queixarem-se da arbitragem quando a sua equipa fez em 90 minutos dois remates à baliza?

    E' o Porto que se deve adaptar ao anti futebol ou são os clubes da Liga 1 que devem começar a jogar futebol? No Dragão, o benfica fez 28 faltas e ganhou; Na Luz, o Porto com uma equipa cansada, jogou à benfica, fazendo faltas e não perdeu. Fica o questionamento? Um Porto para consumo interno ou um Porto para consumo externo-interno?

    Lopetegui não so' fala bem - faziam a mesma cri'tica a Artur Jorge e alguns até acrescentavam que o seu diploma não valia nada - como restitui ao Porto o estatuto que é o seu: o de um clube Europeu do top.

    Faz 25 anos, como lembra "Les Cahiers du Football" que ocorreu um dos maiores escandalos do futebol europeu e internacional. So' o arbitro não viu - embora estivesse a cerca de 3-4 metros - o golo da mão que eliminou o Marselha. A indignação foi tão grande em toda a Europa que o pro'prio 1° ministro da França, Michel Rocard, interveio junto da uefa.

    No presente, o importante é guardar o acesso diretcto, à Liga dos Campeões.

    E Viva o Porto!

    Nuno PortoMaravilha




    ResponderEliminar
  11. Eu tenho como "carimbo" ser do contra ou então não "ser politicamente correcto", porque nunca calo quando a minha opinião é diversa da maioria. Não sou dos que dizem "amen" a tudo, pronto! Que se há-de fazer??!!
    Neste caso assim acontece! Não que não esteja em grande parte de acordo com o texto expandido pelo "MM". Não, não é esse o ponto. Corroboro grande parte do texto mas ...sim há um "mas" que, neste caso, se prende com os 3 últimos dos 6 "conselhos".
    Não concordo quando se questiona a política de contratações, como a potencial razão da falta de "mística" - seja lá isso o que for....
    Por falar nisso Jorge Costa - o tal da tal mística - não deveria, quanto a mim, dizer o que disse, públicamente, tal como era apanágio no seu (dele) tempo !

    Ora vamos lá a expôr o meu ponto de vista!
    Porquê este ano?
    Que tiveram os anos em que "limpamos" tudo de diferente?
    Quantos atletas da "cantera" tinha Mourinho, AVB, VP?

    Não sei se Brahimi foi ou não multado. Não sei se foi admoestado ou não! É um facto que o que fez, merecia levar com um encharcado nas trombas! Mas o "pirata" é só ele? Quaresma, o idolo da prole SD, não mereceria - por mais que uma vez - o mesmo tratamento? Por outro lado, será que assim se resolveria alguma coisa ou, como me pareceu ser o caso, com uma actuação profilática, colocar o jogador cheio de vontade em jogar para a equipa, como o fez hoje em Setubal? Não sei, são só desabafos!

    "Perguntem-se se é com líderes e capitães como as características dos actuais que se faz Viena ou Gelsenkirchen ou até uma vitória como a Jamor em 1994."

    Pergunto eu, que sou desconhecedor dessa características fundamentais, ao que parece, para se atingir finais:
    Que tem isso a ver com as conquistas?
    Helton, Jackson, Danilo não terão essas características?

    PORTO 2002-2004
    Grandes feitos: Campeão Mundial Interclubes (2004), Campeão da Liga dos Campeões da UEFA (2003-2004), Campeão da Copa da UEFA (2002-2003), Bicampeão Português (2002-2003 e 2003-2004), Campeão da Copa de Portugal (2002-2003) e Bicampeão da Supercopa de Portugal (2003 e 2004).

    Time base: Vitor Baía; Paulo Ferreira (Seitaridis / Bosingwa), Ricardo Carvalho (Pedro Emanuel), Jorge Costa e Nuno Valente (Ricardo Costa); Costinha, Pedro Mendes (Alenichev / Diego), Deco (Quaresma / Luís Fabiano) e Maniche; Derlei e Hélder Postiga (Benni McCarthy / Carlos Alberto / Jankauskas). Técnicos: José Mourinho (2002-2004) e Víctor Fernandéz (2004).

    Das escolas do FC Porto, portanto supostamente, os líderes: Vitor Baía, Ricardo Carvalho, Jorge Costa e, vá lá Helder Postiga....

    À época, se exceptuarmos Jorge Costa e posteriormente Pedro Emanuel (que veio do Boavista), quem mais teria essas caraterísticas especiais?

    Foi isso que fez com que ganhássemos a Champions e a Taça Uefa?? Haja bom senso!

    Continuo no proximo comentário...

    ResponderEliminar
  12. Continuação

    Acho que devemos aproveitar os jogadores das nossas escolas, na medida do possível e sempre que possível. Mas não com a obrigatoriedade com que dá a entender MM!

    Se da base piramidal da formação, o FC Porto aproveitar por época 2-3 jogadores para a equipa principal, será um feito! Desengane-se quem pensa que a maioria dos jogadores utilizados pelo FC Porto (ou qualquer Clube) virá a ter lugar na equipa principal "de caras", porque "o povo" - como se prova por esta época - quer é campeonatos, vitórias e, já agora, muitas pipocas! Não vai em romances de "capa e espada" de sermos muito assertivos numa utilização maioritária dos jogadores vindo da formação, que é muito bonito e "fica bem" mas não ganha nada!
    Pretende-se a sportinguização do nosso Clube?

    Desculpem lá este desabafo dum portista que não vai "na corrente" opinativa da maioria, que pensa de maneira diferente e que acha que, esta época, tivemos verdadeiros capitães. Que, com o seu exemplo, mostraram como se deve comportar um jogador do FC Porto e ao ter lido o que aqui foi escrito sobre os capitães, ficou incomodado por, reforço, na minha opinião, ser uma tremenda injustiça!

    De resto quanto ao desempenho do FC Porto nesta época e directamente endereçada aos pipoqueiros e profetas da desgraça, aconselho a ler este texto, do Vasco Dantas um portista que, também, gosta de pensar FC Porto:
    "Eu não faço nada da vida e dei-me ao trabalho de olhar para a história das estatísticas do nosso campeonato. Aqui vai:
    À 30º Jornada tínhamos 72 pontos de 90 possíveis. Dos 8 anos com 16 equipas na 1ª liga (de 06/07 até 13/14), 5 vezes equipas fizeram mais que 72 pontos:
    O Benfica de 09/10 (76 pontos);
    O Porto de AVB 10/11 (84 pontos);
    O Porto de VP duas vezes 11/12 e 12/13 (75 e 78 pontos);
    O Benfica do ano passado (74 pontos);
    Nota: No entanto, excepto em 12/13, uma destas equipas mesmo que fizesse apenas 72 pontos, continuava a ser campeã isolada! Ou seja, 72 pontos é um bom registo à 30º jornada.
    --
    --
    Este ano, temos ainda a possibilidade de fazer 84 pontos (de 102 possíveis), ganhando os próximos 3 jogos. E aqui é que fica interessante...!
    Das 15 épocas seguidas com 18 equipas na 1ª liga (de 91/92 até 05/06), só DUAS vezes se superou essa marca, e em ambas o Porto:
    O Porto de António de Oliveira 96/97 (85 pontos);
    O Porto de Mourinho 02/03 (86 pontos) (Vencedor da UEFA);
    Nota: Nunca nenhum 2º classificado fez 84 pontos no campeonato português.
    --
    --
    Ora daqui eu concluo:
    1- Em qualquer outra época uma equipa com 84 pontos é campeã tranquilíssima!
    2- As únicas duas vezes que se superou essa marca, foi com equipas excepcionais, que quebraram vários recordes, inclusive a de Mourinho ganhou a UEFA pela primeira vez até então.
    Portanto, dizer que esta época é horrível e um fracasso é completamente mentira. É verdade em termos de títulos sim, mas como podem ver, podemos fazer a 3ª melhor pontuação de sempre. Se não somos campeões não é propriamente por demérito nosso.
    O Benfica fazendo 87 pontos este ano baterá (salvo erro) o recorde de pontos conquistados de todas as edições. Para quebrar um recorde assim, deveríamos estar perante uma equipa incrível, bestial, poderosíssima!!! Mas ao invés, estamos perante uma equipa que não mostrou nada de especial durante todo o ano, sobretudo fora de Portugal e que foi fortemente humilhada na Champions.
    Algo não bate muito certo, que factor é que me está a escapar...?
    Como pode uma equipa com "nada de especial" bater um recorde de tantos anos e superar a pontuação registada por equipas que ganharam Champions, Uefas, etc. nesses mesmos anos...?
    Obviamente, esta edição foi estrategicamente montada para o benfica, desde a 1ª jornada. O algodão não engana, e aqui vê-se a veracidade de toda esta Liga 2014/15 do "colinho".
    Conclusão: Mudar a estratégia ou a equipa técnica seria o maior erro."

    ResponderEliminar
  13. Excelente. Gostei muito! É assim mesmo!!

    ResponderEliminar
  14. Queria antes do mais agradecer todos os vossos comentários, que serviram para complementar o texto.

    Gostaria só de deixar mais 2 notas entretanto:

    - Considero que esta foi uma época até à data bastante interessante, principalmente atendendo ao ponto de partida. Obviamente que não ganhar nada é duro demais para o FC Porto mas devemos tentar ver além. Não conquistar o campeonato não significa que se tenha feito um mau trabalho, como se pode ver nas contas que o José Sampaio fez acima. Dai que defenda a continuidade do treinador, que fez por merecer, mesmo não ganhando.

    - Capitães e cantera... Defendo que o FC Porto deve aproveitar mais as suas escolas porque é para isso que investe milhares por ano e porque permitiria melhor saúde financeira. E desportiva, uma vez que não é por acaso que pela Europa fora mesmo os mais ricos e bem sucedidos mantêm uma espinha dorsal identificada com os respectivos clubes.

    Quanto aos capitães, respeitando muito o Jackson e o Danilo enquanto homens e profissionais, não acho que consigam estar ao nível de Rodolfo, Gomes, João Pinto, Jorge Costa ou mesmo Pedro Emanuel. São sinais dos tempos, começou com o Lucho a assumir a braçadeira com apenas uns meses de Porto, não será por ai que o cântaro deixará de ir à fonte mas não é a mesma coisa na minha opinião.

    ResponderEliminar
  15. Ancha Raimundo05 maio, 2015

    Boa tarde! Só vi este Post hoje - não passo por aqui tanto como deveria - mas não perde a actualidade. Concordo com a maioria ou quase tudo o que foi desabafado! Portistas! É tempo de nos unirmos e cerrar fileiras! Não é tempo de "comprar" as ressonâncias da nossa mídia cuja parcialidade é pública e notória!
    Um abraço!
    Ancha

    ResponderEliminar
  16. Grande Post, concordo com tudo menos com o tratamento a Vilas Boas, segundo ouvi e discuti ele foi "empurrado" pelos 15M que valia... de resto penso que isto devia ser a análise que qualquer portista devia fazer, os jogadores estão adormecidos pela falta de actuação da estrutura, pela vontade de ver dinheiro a circular pelos bolsos de alguns em vez de ter uma equipa que custa tostões e que vale milhões (2004) preferem uma equipa que custa milhões e vale tostões!

    ResponderEliminar