27 maio, 2015

OS 3 PECADOS MORTAIS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Se ousarmos fazer uma análise séria e completa sobre a performance competitiva do FC Porto durante esta época, mesmo considerando que em termos de títulos conquistados a sua produção foi totalmente nula, ainda assim, poderemos traçar um quadro ou um cenário com algumas situações positivas, tendo em conta o trajeto na Liga dos Campeões, onde esteve bastante perto de chegar às meias-finais da competição, e as muitas e boas exibições que produziu internamente durante um largo período de tempo. Espero que estas ilações sirvam de aviso e lição para o próximo ano, mesmo sabendo de antemão (minha opinião) que foram cometidos 3 pecados mortais que se traduziram na situação actual:
  1. A forma como Lopetegui iniciou a época. Se por um lado a decisão de trocar constantemente o onze inicial poderia indiciar que havia uma pretensão objetiva de conquistar um grupo de trabalho novo, não deixando ninguém contrariado e ao mesmo tempo proporcionando a todos os elementos do plantel a competição que todos os jogadores necessitam para melhorar os seus índices de rendimento, por outro lado, com aquela tomada de posição, veio mais tarde a provar-se que tinha sido uma decisão errada. Funcionou ao contrário do que se pretendia, pois foi nesse período que a equipa perdeu os pontos que mais tarde vieram a fazer imensa falta, também por Lopetegui naquele momento ainda não ter uma clara visão das reais potencialidades do plantel, e ao mesmo tempo da realidade do futebol português;

  2. A derrota caseira, pelo diferencial de golos que o rival de sempre conseguiu concretizar, o que lhe trouxe não só a vantagem dos três pontos conquistados em casa alheia, como também o próprio resultado dificultou em muito uma possível reviravolta na vantagem entre os dois clubes em caso de empate. Resultado que mexeu no estado anímico da equipa, a que se pode juntar a eliminação na taça com o scp, igualmente em casa, que também deixou marcas e desconfianças para o futuro;

  3. As opções táticas de Lopetegui em dois momentos cruciais. Tanto no jogo decisivo na galinheiro – em que não assistimos a uma vontade extrema de lutar pelo melhor resultado até ao último segundo do jogo, conjugado com o errado esquema tático que (minha opinião) deveria ter sido enquadrado no esquema habitual da equipa e não mostrar qualquer receio ao adversário jogando o jogo pelo jogo – como também no jogo com os alemães do bayern de munique - sabendo que não poderia contar com os seus habituais laterais, entendeu, quanto a mim mal, povoar o meio campo em detrimento de tapar as alas, por onde o bayern pautou sempre o seu jogo. Resumidamente, dois momentos cruciais, duas opções erradas em termos tácticos.
Lopetegui, naturalmente, será o treinador do FC Porto na próxima temporada, estará mais preparado, mais acautelado, e... VAI GANHAR!

#aquininguemdesarma

4 comentários:

  1. Eu não costumo comentar aqui mas tanta "asneira" tem de ser Rebatida, desculpem lá.

    1) A forma como Lopetegui iniciou a época foi a mais correcta e revelou-se muito apropriada quando a equipa foi encontrada e contrariamente ao que está dito, os pontos perdidos não tiveram qualquer impacto... Na Madeira e depois das galinhas perderem pontos e numa fase tão adiantada do campeonato, perder 5 pontos em dois meses é qu8e acabou com a equipa... isso + o colinho.

    2) Deixou tantas marcas essas derrotas que chegamos aos quartos da Champions e derrotamos o Bayern por 3-1... foram mesmo imensas as marcas... acho que a equipa não ganhou mais nenhum jogo desde aì... sinceramente... Foram maus jogos e que nos levou a sair precocemente de uma competição mas foi só isso e nada mais que isso.

    3) A opção na Luz foi correctissima! Depois de uma goleada tinha que se proteger a equipa daí ter optado por +1 médio em detrimento de um extremo. Depois da equipa estar novamente confiante em si mesmo, então e ao intervalo, voltou-se à táctica tradicional. Poderia-se ter optado por Lançar Aboubakar + Jackson nos últimos 15 minutos, mas era apenas uma outra opção tactica.

    Na questão do bayern, mais uma vez uma péssima análise.... Onde é que se povoou o meio do campo??? O Erro catastrófico de meter Reyes a Lateral Direito, foi na tentativa de dar mais corpo e altura à ala, assim como maior capacidade defensiva e posicionamento, coisa que Ricardo não tem (e receio que alguma vez a irá ter).

    O Erro de Lopetegui foi exactamente o contrário, ou seja, não povoar o meio mas no meio-campo. Brahimi ou Quaresma deveriam ter sido preteridos para entrar Ruben ou Evandro e assim emperrar a fase de contrução do Bayern exactamente por termos Reyes e Indi que são dois jogadores que fecham por dentro, juntando-se à linha de centrais e não como Alex e Danilo, que fecham por dentro mas a pressionar mais acima e mais pró-ativamente, pois é assim que os laterais jogam.

    Desculpem lá mas não podia estar a ler isto impávido e sereno.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevendo o que disse o João Gonçalves, deixem-me só acrescentar um pormaior.

    O Bayer, que levou 3-0 e não 3-1 em Camp Nou, GANHOU 3-2 no Allianz. Contra o Tridente Assassino! Contra Jordi Alba! Não contra o Reyes e o Indi! E o Barça também só não foi goleado porque Ter Stegen não era um Fabiano - eu acho que com Helton não teríamos levado 6! - e fez defesas do outro mundo.

    O Bayern a carburar a sério é muito pouco parável. E a nossa equipa é o que é. Quando me falam que fomos humilhados pelo Bayern, eu relembro sempre os SETE-GOLOS-SETE que o Barça levou. E com muito do mesmo Bayern.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    ResponderEliminar
  3. Joao Goncalves falas com toda a propriedade, deves ter a mania que és mais um catedrático da bola. Só digo que começamos mal a época, falhámos demasiado, isso foi evidente. Lopetegui cometeu erros porque desconhecia a realidade do FC Porto e do futebol português. Na próxima época não vai cometer os mesmos erros (espero eu, se o fizer será o Paulo Bento basco).

    ResponderEliminar
  4. William Wallace29 maio, 2015

    Concordo plenamente com o João Gonçalves na análise que faz !

    O único problema de Lopetegui era só que não conhecia bem a matreirice dos outros treinadores da liga portuguesa e a brejeirice do jj.
    De resto concordei a 100% com a rotatividades, situação que foi empolada pela CS que faz parte do manto protector.

    Ficamos a 4 pontos do campeonato e esses ponto perdemo-los em Guimarães e com o Boavista em casa e o resto é o que se sabe, seria impensável um treinador novo, com muitos jogadores novos ter uma equipa base á 5ª jornada e os outros ficavam a olhar, e que se analisarmos depois ao longo da época houve muita gente a entrar no 11 directamente da bancada e ninguém já dizia nada pois os resultados estavam a aparecer de forma continua.

    Muitos mais balanços hão-de ser feitos até ao incio da próxima época mas espero que quem os escreve os leia 1º e reflicta sobre eles antes de os publicar.

    Um outro erro que pode ser apontado a Lopetegui foi não ter apostado mais no Quaresma, isto na minha opinião.

    E já agora a estrutura ter deixado o treinador sistematicamente sozinho a levar com a boçalidade de muita gente (para não dizer outra coisa), tal como já acontecera com Vitor Pereira.

    ResponderEliminar