17 maio, 2015

PARABÉNS?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Há coisas que são tão previsíveis que já nem surpresa causam...

Sempre que temos um campeonato ganho por uma equipa que não o FC Porto lá vem o cenário do costume: o futebol é um desporto nobre, os vencidos devem reconhecer os vencedores e não há campeões sem mérito. Quando é o contrário todos sabemos que o mérito é do sistema e que o futebol é sujo, viciado e que nem vale a pena ir aos estádios. Ou seja, nada de novo.

A novidade está mesmo noutros contornos, bem mais estranhos e incompreensíveis na minha opinião. Parece que cada vez mais temos Portistas com alma de Visconde!

Antes que possam “atirar-me” isso à cara, não se trata de entrar por campos enviesados de medições disto ou daquilo, não é disso que se trata! Simplesmente, e sem por em causa o Portismo dos “ditos cujos”, não posso passar ao lado de certas posturas que vou ouvindo na rua, no trabalho ou mesmo nas redes sociais ou media tradicionais: a dos “parabéns ao adversário”.

Em primeiro lugar, que eu saiba ainda não há campeão, por muito inevitável que o cenário possa parecer neste momento. E esse facto deveria ser logo o primeiro motivo para evitar essas “paneleirices” de um fair-play com pouco sentido…

Mas, acreditando que o que parece inevitável vai mesmo acontecer, vamos então ao ponto central. Parabéns? Mas por que carga de água?

Alguma vez nos trataram de outra forma que não a de nos menorizarem, desprezarem e difamarem? Alguma vez reconheceram seja lá o que for, mesmo nos sucessos internacionais? Então para quê tanta nobreza de espírito, tanto afã de dar a outra face a quem nos trata sempre como marginais e corruptos, sejam os campeonatos ganhos por 1 ou 20 pontos?

Curiosamente, e sempre passados uns valentes anos, lá falam do passado e reconhecem que as suas equipas não valiam nada, que tiveram treinadores alcoólicos ou incompetentes, defesas direitos vesgos, pontas de lança que afinal eram centrais e anedotas do género. E à época? Nada, eram todos uns craques e só os árbitros e o sistema os afastavam da glória. A desfaçatez nunca faltou pelas bandas da capital.

Então porquê toda esta postura subserviente, porque é que temos entre nós Portistas que acham que devem mostrar-se superiores aos adversários, assumindo uma postura quase senhorial?

Um dos motivos seria o de tentarem passar incólumes perante a dor e possíveis gozos de adversário. Se é essa a razão, então meus caros amigos deixem-vos dizer o seguinte: Sujeitem-se! Quem anda à chuva molha-se e se andaram a gozar lampiões e lagartos à força toda agora sejam Homens (ou Mulheres!) e ouçam o que tiverem a ouvir e guardem numa caixinha para memória futura. Não lhes dêem essa alegria de vos terem a dar os parabéns pelo campeonato mais viciado que vi desde 89/90 – o primeiro que acompanhei com olhos de ver.

Outro motivo seria o de acreditarem que o desporto deve ser vivido assim, com desportivismo. A esses agradeço a postura, desejando que sejam muito felizes quando festejarem novo campeonato em 2035/36. Sim, porque se por um lado reconheço que tem alguma razão em querer ter essa postura sadia, por outro sei que vivo em Portugal e que se a maioria dos Portistas embarcarem em desportivismos desses só seremos campeões quando o neto do Pinto da Costa for o Presidente (salvo seja!).

Ainda como possível razão poderíamos ter a crença que o adversário é de facto um justo campeão. Nesse caso, enfim, nem sei o que dizer. Se algum de nós acha que eles ganharam isto “fair and square” é melhor começarem a ver alguns jogos em vez de ler A Bola ou o Record. “Ai mas eles ganharam no Dragão!”. Sim, e o Celta ganhou em Camp Nou. Mais ou menos da mesma forma. Será por isso que deveria ter ganho a Liga Espanhola?

Por último, aqui fica a única razão que poderia aceitar. O Chefe é do Benfica, tem mau feitio, está farto de despedir pessoal e veio meter-se connosco, sendo que a vida não está fácil. Ok, um pouco de cautela não é criticável mas mesmo assim há diferentes maneiras de dizer as coisas, sem as dizer de todo... Ah, e se calhar está na altura de mandar uns currículos e/ou desenvolver o networking de modo a deixar de aturar isso!

Caros amigos e companheiros Portistas, não há que ter vergonha de chamar os bois pelos nomes. Se gostamos de futebol e não somos dos que nos escondemos quando as coisas correm mal (mesmo que a actualidade não seja risonha, não deixa de ser algo raro nos últimos 30 anos), temos também de ser a primeira barreira contra quem não gosta do nosso Clube e contra quem apoia as cores daquele clube que tanto gosta de nos espezinhar quando as coisas nos correm mal.

Parabéns, campeão justo? Em 25 anos de futebol só me lembro de um título sem espinhas do rival vermelho. Somente em 93/94 lhes reconheço mérito, mesmo com uma expulsão ao Fernando Couto na Luz que, embora justa, não foi acompanhada pelo mesmo tratamento na 1ª volta ao Mozer. De resto, em 90/91, 04/05, 09/10 ou 13/14 (tudo campeonatos televisionados, já com vídeos na internet para conferir) vi mais casos dentro e fora do campo que em todos os nossos campeonatos JUNTOS, algo que não é uma mera opinião mas sim FACTOS, pegando na feliz expressão do nosso treinador Lopetegui.

Por tudo isto, para mim é um autêntico absurdo dar os parabéns seja a quem for daquele clube, a não ser que seja para dar os parabéns pela estratégia de ganhar as coisas “por outro lado” que, pé ante pé, se transformou num autêntico sucesso depois de anunciada aos quatro ventos em 2002. Ai sim pode fazer algum sentido, porque fora do campo e infelizmente para nós “ninguém para o Andor”.

Bom fim-de-semana

4 comentários:

  1. Estou feliz pertencer a esta grande família .agradeço aos meus padrinhos ,Mafaldinha e Blue boy esta oportunidade
    Força portooooooooooo

    ResponderEliminar
  2. Eu nao estou triste, por nao ganhar o campeonato, estou revoltado, pela atitude, de certos jogadores,treinador e certos elementos da SAD,muito triste sim pela atitude evidenciada ainda hoje uma vez mais em belem.Em 19 anos (1995/2013), so ganhamos um Bi (2003/04),) Tri (2011/12/13)),Tetra (2006/07/08/09)) e Penta (1995/96/97/98/99) mais umas coisitas insignificantes como 1 Champions, 1 Liga Europa, 1 Intercontinental.Mas desde ja digo que muita gente tem ir embora:ex quitero,herrera,reys,adrian lopez, andres fernandez e claro Julen .Ha para terninar,duvido muito que desportivamente, ir realizar 4 jogos em 10 dias ha America do norte com inicio em toronto em meados julho com Psg,Fiorentina,Red bull e America do mexico.Na nova epoca a apresentacao so seta possivel em.Agosto em virtude ultimo jogo na america ser dia 28 julho.Boa sorte para nova epoca e muita raca,atitude e acima tudo ser Porto ter orgulho tripeiro cerrar os dentes desde primeiro treino, falar pouco e trabalhar muito,forca Fcp, por mim muitos como Eu nunca estaras so.( nao sei porque, mas e nas derrotas que meu orgulho em ser Dragao,socio ha 35 anos cresce com vontade de derrubar tudo e todos incluindo capelad e paixoes, sem cumprimentos azuis e brancis).

    ResponderEliminar
  3. Portista de Lisboa17 maio, 2015

    Como portista lisboeta, lamento imenso que a maioria dos nossos actuais jogadores, pagos a peso de ouro, não tenham o ADN de outros idos, que honravam a camisola e conquistaram títulos que valiam por 2 ou 3, pois sempre foram conquistados contra o tal manto protector, contra tudo e contra todos. Os actuais parecem uns meninos de coro, que só sabem jogar para os lados e para trás, esquecendo-se que a baliza do adversário está do outro lado, não sei se por iniciativa do técnico ou não. O que sei é que com o Marítimo, Nacional e agora CF Belenenses, até deu dó, ver esse estilo de jogo e mesmo sabendo que o resultado não interessava continuavam a jogar para trás.
    Estou desiludido !!!

    ResponderEliminar
  4. o ano passado os portistas queixaram-se dos árbitros? disseram que o benfica foi campeão levado ao colo? em 2010 algum portista pôs em causa o título conquistado pelo Benfica?

    Não.

    Nós sabemos reconhecer o mérito, quando os outros são melhores nós não nos pomos a chorar, antes pelo contrário, quando as coisas correm mal quem paga a fava são os nossos.

    Os benfiquistas e pessoas com responsabilidades nesse clube choram sempre que o FC Porto ganha? Sim. Criticam os árbitros? Sim, sempre, mas já se esqueceram, este ano os árbitros são todos santos. Desculpam-se com os arbitros mesmo quando ficam a mais de 10 pontos do campeão? Sim, obviamente. Sabem ganhar? Não. Respeitam os adversários nas vitórias e nas derrotas? Não. Acham-se os maores? Sim.

    Este campeonato foi a maior vergonha que eu já testemunhei. Perante isto o FC Porto e os portistas não podem ficar calados. Mal fez a direção que deixou o treinador sozinho perante a comunicação social durante tanto tempo, sendo que só consegue responder com um diário virtual. Já antes Vitor Pereira foi deixado sozinho, Pualo Fonseca coitado, nem aguentou a pressão.

    Tem de haver uma mudança significativa.

    ResponderEliminar