28 maio, 2015

PI·UR·SA

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


pi·ur·sa
(talvez de pi[or] + ursa)

Ora bem. Tenho esta particularidade comigo. Ando toda uma época futebolística espevitada e ladina, vibrando ali, comentando aqui e criticando acolá um pouco por toda a parte do hemisfério norte e termino-a de rastos, sempre que os resultados não correspondem às expectativas. Para enfrentar o calor da silly season e a escassez de notícias sumarentas relacionadas com o nosso clube, desapareço do mapa, retiro-me do campo, e passo invariavelmente uns tempos sem dar sinal de vida. Entro em hibernação, tipo ursa. O período desse descanso varia. Segundo uma pesquisa da Universidade do Alasca recentemente divulgada, o meu metabolismo fica reduzido a 25% da sua capacidade, a temperatura do corpo baixa em média 6 oC e a frequência cardíaca cai de 55 para apenas 9 batimentos por minuto... a entrada de oxigénio é mínima. Paralelamente, o organismo compensa esses desequilíbrios.

Isso acontece, pois, quando a época do meu Porto desilude. Este ano não me senti desiludida. Não. Longe disso. Tentem antes furibunda, desesperada, defraudada, desnorteada, outras coisas acabadas em .ada. Já tivemos muitos anos maus, péssimos até. Este foi... simplesmente aterrador. Um descalabro. Porquê? Em primeiro lugar, porque as esperanças na casa de partida não poderiam ser maiores. Parti para a nova temporada com as malas carregadinhas delas e até rebentarem pelas costuras. Fui arrogante, fui sobranceira, fui parva até. Abusei da soberba e todos sabemos que isso é um pecado mortal e que não se faz. Confiei cegamente na reconquista do título e fui daquelas que usava os éshetegues #RESGATE #WARRIORS #MATAOMOURO #AJOELHEMINFIEIS #ESTAMOSJUNTOS #SOMOSPORTO, até à santa exaustão. Andei praticamente a levitar de felicidade e já sonhava com as parangonas * gloriosas do fim da época.

A modos que... doeu. Doeu muito e imenso e like hell. Fiquei catatónica, fiquei pior do que ursa ** e apenas saí da hibernação já iniciada para escrever esta crónica. Continuo catatónica. Sei que, se me mexer muito, desato a disparar contra tudo e todos e contra aqueles que me puseram (a mim e a centenas de milhares - é seguro dizer milhões, certo? - de Portistas) assim. Senão, vejamos:
  1. O raio dos &%$#$%$&#%** dos mouros, mais o raio que os parta e os carregue, cambada enorme de imbecis.
  2. O raio da corrupta APAF, do seu presidente e o raio dos pulhas dos seus lacaios.
  3. O raio da aprostitutizada ***, vergonhosa, fanática Comunicação Social minus o Porto Canal (corações, corações).
  4. O raio da porra dos sistemáticos, cirurgicamente planeados roubos de catedral (com os seus nártexes, naves, transeptos, ábsides, pináculos e… capelas radiantes).
  5. O raio do facto de o rui gomes da silva-sem-maiúsculas-e-com-3-almofadas continuar vivo e destilar gosma.
  6. O raio da porcaria do azar, mais o raio da porcaria da falta de sorte.
  7. O raio do inferno da ilha da Madeira, mais o raio de quem a pôs no mapa! ****
  8. O raio do Bayern de Munique e a Noite da Abada Maldita.
  9. O raio do autocarro de 8 pisos estacionado pelo Boavista, os “remendados” vermelhos cá do burgo.
  10. O raio da nossa falta de dedicação, sabedoria, manha, maturidade, empenho e da simples vontade de ser feliz.
  11. O raio dos jogadores encabeçados pela super-hiper-mega-desilusão chamada Yacine Brahimi (que não posso ver nem pintado ou revestido a Pintarolas!).
  12. O raio do meu adorado treinador que não teve a arte ou o engenho de abanar com o raio dos jogadores e pô-los a jogar como homens e à Porto.
  13. O raio da SAD e do seu elenco pago a peso de ouro que deixou - impávida e serena, rainha de virtudes, monumento de gelo - que tudo isto acontecesse, tudo isto se passasse, todo o regabofe continuasse... que tudo fosse dito e feito e celebrado, que fôssemos gozados como se não houvesse amanhã! *****
  14. O raio do Platini, esse sacana, que deve ter tido alguma culpa no cartório.
  15. O raio do sol brilhar, da chuva cair, das nuvens se acumularem nas nossas cabeças, da lua continuar feito cínica lá no seu alto.
  16. O raio das águas continuarem a passar debaixo das pontes.
  17. O raio da vida, essa pulha dessa ingrata.
É o raio de muito raio acumulado. Um campeonato fraudulento, falso como um Judas Iscariote que este ano até se deu ao luxo de não atraiçoar Jesus. Só para nos lixar. Um campeonato ao qual não reconheço campeão (era o que mais faltava!) e que põe em causa – ATRAIÇOA! – os valores, os pilares que desde sempre nortearam o nosso Clube e que ergueram o nosso mundo: a garra, a ambição, o antes-quebrar-que-torcer, o tão nosso contra-tudo-e-contra-todos, a luta pelos ideais, a sede de justiça, a obstinação, a perseverança. Um campeonato ganho de modo pornográfico e perdido de modo bacoco e inacreditável que mancha a nossa Honra e a nossa História. Sinto-me espoliada. Esbulhada. Eu sei, eu sei: vocês também.
Venham daí os éshetegues!
#ESTAMOSJUNTOS #SOMOSPORTO #VAMOSCONTINUARASERPORTO

* - caracteres tipográficos de 18, 21 ou mais pontos.
** - v. título
*** - palavra acabadinha de inventar.
**** - Tristão Vaz Teixeira e João Gonçalves Zarco, eu sei, e, como se já não bastasse, agora são três (TRÊS!) os clubes que teremos de defrontar naquele território do demo.
***** - Mas houve!!!!!!

9 comentários:

  1. Como eu a compreendo minha cara. Eu que sou do tempo em que não ganhávamos nada.
    Que delicia de blogue que tem comentadores(as) com esta graça.
    Então "as palavras inventadas" partiram-me todo. Especialmente a "éshetegues"'!
    Até Sábado

    ResponderEliminar
  2. José Carlos Rafael de Joane28 maio, 2015

    como tu ilustras tudo o que se passa na minha alma que me conforta com estas lindas,lindas,e um discurso que não é discurso, mas sim poema......belo,belissimo obrigado pelo .........somos Porto

    ResponderEliminar
  3. Muito bom post, o meu obrigada!

    Joao, Carcavelos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todos. Com tanta generosidade de alma tinham MESMO de ser Portistas. :)

    ResponderEliminar
  5. Raios, sinto precisamente o mesmo!!!! E já agora permitam-me: hahahahahaha, a crónica está espectacularmente humorada. Raios, já há algum tempo que não lia algo tão humoradamente sério. Raisparta a época e mais quem permitiu que ela fosse feita, não dava para ir logo para 2016? Parabéns, ri-me bastante, para compensar a amargura que foi a época!

    ResponderEliminar
  6. Raios, sinto precisamente o mesmo!!!! E já agora permitam-me: hahahahahaha, a crónica está espectacularmente humorada. Raios, já há algum tempo que não lia algo tão humoradamente sério. Raisparta a época e mais quem permitiu que ela fosse feita, não dava para ir logo para 2016? Parabéns, ri-me bastante, para compensar a amargura que foi a época!

    ResponderEliminar
  7. Humoradamente, raios? Onde está o humor de uma época horripilante, raios? Horripilante porque nada ganhámos, horripilante porque os outros ganharam, horripilante pela forma como o conseguiram? Onde está o humor, hein? :P P.S. Olha que na parte dos hashtags #RESGATE e #SOMOSPORTO lembrei-me muito de ti e da forma como os usaste ainda mais exaustivamente do que eu. Induziste-me em erro, Rui, e estou a pensar processar-te.

    ResponderEliminar
  8. Tal como disse e mantenho, é incrível como consegues escrever de uma forma tão humorada sobre uma época tão trágica. Por estas e por outras é que eu gosto de ler o que escreves e não é de agora como bem sabes! Podes processar-me mas não podes impedir-me de te dar os parabéns! PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  9. Simplesmente "fantabulástico" como diz o nosso Comandante do Blogue! E acrescentaria aos comentários que justamente foram feitos: se não fosse a dor que uma época em branco causa, eu diria "bendita época que despoletou este belíssimo texto!"
    Obrigado. Abraço AZUL MUITO FORTE!

    ResponderEliminar