30 maio, 2015

QUEM EM 90 MINUTOS NÃO SABE APOIAR...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

... LIMITA-SE A ASSOBIAR!!!

Fim de época no nosso Clube. Muito longe do desejado por todos, os últimos dias foram marcados por vários acontecimentos. A recepção à equipa no Olival com “pás e picaretas”, como escrevi a semana passada, a troca de palavras entre o Dragões Diário e os Super Dragões e os últimos dois jogos de futebol e andebol, em contraste absoluto.

Sexta-feira, recepção ao Penafiel na 34ª e última jornada do campeonato. Só nós jogámos na sexta-feira, todas as outras equipas jogaram no Sábado. Presumo que tenha sido um prémio a todo o plantel pelos imensos títulos conquistados!! Jogam mais cedo, vão de férias mais cedo, recebem o mesmo e nós que cá fiquemos a aturar encornados.

Durante a semana que antecedeu este último jogo com o Penafiel e entre (mais uma) viagem a Odivelas, os ultras do FC Porto, tanto os Super Dragões como o Colectivo, foram-se reunindo para combinar como deveria ser a nossa postura no jogo de despedida de 2014/2015. O que ficou acordado foi o que se viu e com as reacções que se seguiram.

No FC Porto x Penafiel assisti ao 31º jogo em 34 possíveis. E assisti também ao pior ambiente desde que existe o estádio do Dragão. Como já era fácil de prever, sem cânticos, sem entusiasmo vindos da Norte da Sul, os 90 minutos de jogo parecem um funeral.

Antes de dar a minha opinião concreta sobre o que se passou, vou já deixar bem claro para que depois não me interpretem mal. Eu vi jogos na bancada poente do estádio das Antas acompanhado pelo meu pai, por vários familiares e amigos. Desde 2003 a 2009 tive lugar anual no Dragão na central. Não vou atacar as “centrais” pois conheço muito boa gente nas centrais, aliás, muita gente mesmo que anda comigo durante todo o ano em casa e fora atrás do Porto. Ataco sim, os “burgueses/pipoqueiros”, uma raça maligna que se mistura connosco e que tanto pode estar na central, como na arquibancada como em outro lado qualquer.

Aquilo que os Super Dragões e o Colectivo fizeram foi simplesmente um protesto pelo facto de nada ganharmos esta época. Jogo quase todo calados e frases a serem exibidas ao longo dos 90 minutos. Tal como aconteceu em 2006, quando após o “Caso Adriaanse” os SD iniciaram dois ou três jogos calados, a raça maligna tentou puxar cânticos. Obviamente não duraram mais de dez a vinte segundos e rapidamente voltou o ambiente de funeral.

Não contentes com a situação, quando aos 86 minutos (ano da fundação), os Super Dragões começam a cantar cheios de garra o HINO DO FC PORTO, imediatamente seguidos pelo Colectivo, a tal raça assobia estrondosamente. Tive um amigo que me ligou para o estádio a perguntar se estávamos a insultar o treinador ou o presidente!!! Não amigo, estamos a cantar em alto e bom som o NOSSO HINO!!!

Finalizado o hino, abandonámos as bancadas (houve jogos em que a equipa abandonou bem mais cedo o estádio!), continuando o nosso legitíssimo protesto. De gente que andou o ano inteiro atrás da equipa, que gastou o que tinha e o que não tinha e que no final estava em Belém quando entregámos o campeonato aos lampiões.

Uma vergonha e uma falta de respeito para com o Clube e para com quem passa o ano a apoiar. Expliquem-me como se eu fosse muito burro, os pipoqueiros passam o ano a assobiar a equipa mal falhe um passe ou mal atrase para o GR, os ultras passam o ano a sair do estádio sem voz e no momento em que nos manifestamos (com toda a razão!!), tentam puxar pela equipa e assobiam-nos?!?

Espero que esta raça entre em vias de extinção rapidamente. Um tipo que assobia o hino do FCP não é digno de ali estar.

Em contrapartida com o que se passou na sexta-feira, Sábado foi uma grande tarde, um grande jogo (mais um!!) de andebol, um sintonia perfeita entre claques e restantes portistas, o Dragão Caixa apoiou e festejou efusivamente o histórico HEPTA campeonato!!

Arrepiantes alguns minutos ali vividos, pavilhão completamente “à pinha”, sul, norte e bancada central de pé a cantar pelo FC Porto!! “E que lindo é…!!!”

Ainda temos jogos da formação, porém, a nível sénior, está tudo terminado. Que regresse rapidamente pois este “bichinho” de apoiar o mágico Porto tem de ser alimentado! Modo de vida!

Um abraço ultra.

10 comentários:

  1. Tripinhas, foste muito brando com os tais chamados de pipoqueiros, eu senti uma raiva enorme, quando esses tais ditos portistas começaram a assobiar
    quando as claques cantavam o hino, eles não sabem o que é acompanhar e apoiar a nossa equipa.

    Bibo Porto

    ResponderEliminar
  2. pois sim, mas quando os chamados pipoqueiros começaram a tentar fazer canticos foram logo insultado e assim, nessa altura os sd tambem deviam manter o silencio pois cada um protesta como quer não como um grupo de pessoas quer.

    ResponderEliminar
  3. Os pipocas andam a reboque dos convites, para eles ir ver o Porto ou ir ao sr de Matosinhos é a mesma coisa mas a culpa é do clube e da política das borlas
    No estádio só deviam estar pagantes, senão é um circo já para não falar uma falta de respeito por quem paga cotas e lugares anuais.

    ResponderEliminar
  4. Estava no estádio na central e concordei com a forma de protesto da claque, ainda por cima depois daquele jogo com o belenenses. Acredito que quem pagou a viagem e bilhete para ver aquela falta de atitude e vontade em belém estivesse furioso.
    Não estou 100% de acordo com o saírem do estádio porque acho que o Danilo (e se calhar o Jackson) merecia uma despedida em condições. Se há jogadores dos quais não tenho razão de queixa é do Danilo e do Jackson. Incluo também aqui o Helton que este ano apoiou mais por fora mas que sempre mostrou respeito e carinho pelos adeptos.

    RP

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde não sou um adepto que vá muitas vezes ao Dragão por motivos monetários e profissionais mas sempre que posso lá vou eu.Respectivamente as claques acho que os protestos foram justificados e muito bem preparados e têm todo o direito e mesmo não sendo um apoiante de claques porque sou adepto do estilo de ver futebol como em Inglaterra(sem claques) acho que o valor das mesmas é inegável pois são compostas de gente que vão a todo lado com o clube e deveriam ter uma conversa sobre esta época e a próxima que se segue com a estrutura do nosso grande PORTO.será isso possível? PS: quanto aos pipoqueiros andor com eles porque somos adeptos do F.C.Porto e não do F.C.Festas e eu falo por mim sou orgulhosamente Portista estando em primeiro ou em último.

    ResponderEliminar
  6. Quem assobia o Hino não é Portista. Portista que é Portista, quando toca o Hino, levanta-se.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Que acabem com os convites.
    Os borlas eram fácil de erradicar se a direcção do FCPorto tivesse uma política de promoção de associativismo.
    Lugar anual para a Superior: 150 euros(jogos campeonato+3 jogos europeus)
    Destes 150 euros já incluía a quotização (100 euros para a Sad e 50 euros para o Clube)
    Lugar anual para a Bancada e Arquibancada: 200(jogos campeonato+3 jogos europeus)
    Destes 200 já incluía a quotização (150 para a Sad e 50 euros para o Clube).
    Para sócios lugar anual: 1 euro jogos Taça da Liga e 3 euros jogos Taça de Portugal.
    Se calhar teríamos 40 mil pagantes por jogo, ao contrário do que acontece...
    Porque pagar lugar anual + quotas não é fácil...e depois ver-se convites e bilhetes mais baratos a quem nem sócio é...Não me parece justo.
    E a forma como os SuperDragões e o Colectivo se manifestaram foi inteligente e inteiramente necessária e justificada.
    Força Porto!

    ResponderEliminar
  8. Mas a questão é a mentalidade de adeptos mais novos que só estão habituados a ganhar e a cilindrar tudo.Há que ter noção que o portismo é lutar e persistir a lutar e em ser melhor.Quem quer ser adepto do.clube que ganha porque tem um equipa mundial de all stars que seja fã do Real Madrid eu apoio o Porto tendo Decos;Baías; Jacksons ou um perneta como eu lá a jogar PK não importa o nome na camisola mas o símbolo no peito.

    ResponderEliminar
  9. o F.C.P. tem de estar acima das nossas divergencias, todos não somos de mais para vencer a teia urdida pelos nossos adversarios com o beneplácito da comunicação social.As claques sobressaem no apoio e por isso são indespensaveis,mas o nosso PORTO não descrimina os seus.
    A.G.V.

    ResponderEliminar
  10. Joaquim Silva01 junho, 2015

    Acham que essa forma foi a melhor para expressar o desagrado pela época????
    Estão sujeitos a serem criticados como também criticaram, quando a central assobia por isto ou aquilo... Agora estamos em nossa casa a jogar vamos ver o futebol e temos aquela atitude, meus amigos mais valia terem ficado em casa.
    Querem criticar, façam-no mas depois do jogo acabar, façam-no perante a direcção, mas enquanto o nosso clube joga, não concordo, deviam apoiar até ao fim, estava ali o PORTO a jogar. Uma nota, acho que fizemos uma boa época, tirando 4 jogos (Nacional, Benfica fora, Belenenses e Bayern fora), estes jogos estragaram-nos a época, mas os restantes estivemos mt bem. Há culpas de jogadores e treinador, mas especificamente de jogadores, que para ficarem devem mudar se não mais vale irem já embora.

    ResponderEliminar