06 maio, 2015

TOALHA AO CHÃO. PERDEMOS O CAMPEONATO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não. Não, não é um título sensacionalista para chamar a atenção como se este blog fosse um tablóide inglês. É a mais pura das verdades. Perdemos o campeonato.

"Então não eras tu que não desistias e que estavas com a equipa até ao fim?" - Era. Sou, e serei.

No entanto, este campeonato, ainda que o ganhemos desportivamente, já revelou a pior derrota que eu alguma vez poderia imaginar enquanto adepto do Futebol Clube do Porto.

A derrota da identidade. A derrota do ser e pensar à Porto. A derrota da essência Porto.

Desde que terminou o jogo no Galinheiro que tento perceber o que se passou naquela bancada. Na recepção à equipa.

Não tenho formação técnico táctica para destilar orgasmos teóricos sobre se aquele era o onze ideal, se a posse não foi construtiva, se o entre linhas funcionou ou não. Para mim é fácil. Bola dentro, bola fora e no final ganha o Porto.

Tenho é formação, sensibilidade, identidade para perceber o que é ser Porto e o que não é ser Porto. E aquilo não foi ser Porto.

Lá estão vocês. Quero lá saber se o Brahimi demorou a sair. Se o Quaresma abraçou o JJ! Ainda não perceberam?!

O meu problema resume-se ao bater de palmas no final do jogo à equipa.

Esforçaram-se? Deram tudo? Deram o que poderiam dar? Não deram? Então, estás a bater palmas porque razão? Foste recebê-los porque razão? Dignificaram a camisola? Então, porque raio é que contínuas com esse sorriso ao sair do Galinheiro? Ganhaste o jogo? Então, porque raio é que cantas "olha a cabeça do lampião"? Estás em primeiro e vais ser campeão? Não? Então, porque é que cantas "quem os viu na Madeira a festejar..."? Perdeste as noções? Tens noções?

Não me confundam. Não defendo o assobio. Defendo o apoio. Mas durante os 90 minutos. Deram tudo? Deste tudo? Se ambos deram tudo, vamos os dois felizes para casa. Se eles não dão tudo, tu tens que dar por eles, motivá-los a dar. Se ainda assim não dão, depois do apito, tens que ser o primeiro a questionar. Apontar o dedo. Exigir. Perdem e dão tudo. Perdem e não dão nada. Qual é a diferença de atitude que tem da bancada? Zero. Nenhuma. Queres o quê? Que percebam o que é ser Porto quando tu não lhes mostras? Não lhes exiges nada?

Ir ver o Porto é "um programa familiar interessante"? Ganha juízo. Se vais ao estádio, tens que ser uma referencia. Eles têm que personificar a tua atitude. Eles têm que ter a raiva e a vontade de vencer que tu tens. Que tu deverias ter!

Críticas o Quaresma quando, tu estás todo sorridente no final do jogo?!

Críticas que o Helton vá felicitar o Julio César quando, tu cantas músicas ridículas no final do jogo!?

Se não te "doí" a ti, vai doer a eles porquê? São mais que tu em quê? Tu pagas quota. Pagas bilhete. Pagas deslocação. Perdeste a hipótese de colar aos gajos e estás aí todo contente. Queres que eles estejam como!?

Só sabes pedir, exigir, mas no café!! Reclamar nos blogues e facebooks como se fosses o rei e senhor da razão, mas na altura de definir o ser Porto, vais com a maralha que se desnorteia porque um jogador lhe disse "olá" depois de ter cumprimentado metade da equipa adversária, não ter dado tudo no jogo, e ter demorado a sair.

E, o quanto eu agradeci estarmos no 3 anel! Estivéssemos nós lá em baixo, e ainda ia ver os pseudo ultra de casaco da moda a engalfinharem-se, quais Marias Chuteiras, para terem uma meia de um qualquer dito craque que por lá passava.

Noutros tempos. Os meus tempos de sempre. Aqueles que eu julguei que nunca acabariam! A equipa viria cabisbaixa à curva. Pedia desculpas. Assumia o erro. Sobre o grito de cobrança da curva. Noutros tempos, já antes teríamos um Bruno Alves a dirigir-se à curva a assumir o erro. Noutros tempos, já os teríamos educado.

E não me venham com os "comissionistas", com os "interesses", com as BMG's e as Doyen's. O problema aqui é outro. O problema aqui, és TU!

"Vieste-te" (desculpem meninas o Português, mas já estou por tudo) com o golo do Kelvin e ainda andas com a cara de menino à procura do guardanapo, excitado pelo acontecimento. Acorda. Kelvin já foi há dois anos e a história agora é outra. Esse golo destruiu-te. Deixaste de ser Portista. Exigente. Atento. Pensas sempre que "pode acontecer" e relaxas e apoias incondicionalmente. Tens que apoiar e exigir, só assim aumentas a concentração deles. Todos agora esperam que "mais tarde ou mais cedo" a coisa acontece. E os outros agora já não "reservam". Aprenderam. Com quem? Com os melhores. Nós! E nós? Que letargia é esta? Que passividade é esta? Que anormalidade é esta?

Vais receber a equipa depois do jogo no Galinheiro porquê?!? Para lhes dar ânimo? Eles fazem a exibição que fazem e ainda têm palminhas? Mas estamos onde?

Ahhhh... alto. Agora é o momento em que me mandas com o argumento - "os outros podem escorregar".

MAS SERÁ QUE AINDA NÃO ENCONTRASTE O GUARDANAPO!?

O Portista dá, mas exige. O Portista sofre, mas luta. O Portista exulta, mas cobra. O Portista não desiste, insiste. O Portista apoia, mas não é cego.

Sê Portista.

Arriscas-te a ir para o segundo ano sem ganhar o campeonato. Arriscas-te a não ganhar nada este ano, e a três jornadas do fim, andas a bater palmas à equipa depois desta ter empatado o jogo crucial na luz.

Volto a dizer. O culpado não é o Presidente. Não é a estrutura. Não é o treinador. Não é o jogador. Não é a claque.

És TU.

Como disse no título. Ainda que haja um milagre desportivamente. O campeonato que eu nunca quero perder. O da identidade. O da mística. O dos valores Portistas. Está neste momento perdido.

Espero que ainda vá, contigo, a tempo de recuperar o "tempo" perdido.

11 comentários:

  1. B-R-U-T-A-L!!!

    Juntando este post ao último do MM, não me ocorre MESMO mais nada que possa definir o estado actual do FCP!

    Tá difícil...

    Pedro Pinto

    ResponderEliminar
  2. Lapidar! Divulguem este artigo pelos facebooks por favor.

    Um Bem Haja ao seu autor.

    ResponderEliminar
  3. Caros Portistas,

    200% de acordo

    SEMPRE F.C.PORTO
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com muita coisa, mas quem mandou os adeptos ao P1 ao Aeroporto bater palmas???? Nao fui "EU", mas sim veio da direcçao e dos comissionistas.

    Antigamente apertava se os jogadores quando se empatava e agora essa exigencia acabou porque???

    Agora so podem aplaudir os jogadores, mas apertar com eles ja é mau.

    Gostava de saber a vossa opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então se não foste tu, só tinhas era que chegar lá e dizer BASTA! Deixem-se de merdas! Se não concordas cabe-te a TI mudar.

      Eliminar
  5. Concordo a 100% Caralho!!!! Os jogadores ainda tem lata de mandar mensagens "o nosso destino é vencer" ou "somos porto" no facebook como Maison ou o Leandro? Fodes pelo menos calam a boca. Custou me tanto ver os sorrisos e abraços ao fim do jogo. O árbitro apitava e era de sair logo do campo de cabisbaixo ! Mas eu já tinha referido aqui! Não entramos no jogo de alguns nessa forma de apoiar de forma incondicional. Somos porristas! Temos olhos na cara! Estamos habituados a excelência, a raça, a ver os nossos jogadores a comerem a relva! Isto faz parte do nosso ADN! Temos que apoiar o nosso clube nos momentos complicados mas não para eles (jogadores, direção) pensar que fizeram tudo o possível e impossível porque é mentira. Apanhamos 6 do Bayern e ainda vamos recebê-los? Mas quém somos nós? Um pequeno clube que chegava pela primeira vez nos oitavos de finais????! Fodes (descp mais uma vez) somos O PORTO! Mas parecia que tinha sido um clube da distrital a ser eliminado por um gigante! temos que ter cuidado porque os jogadores baseiam-se também no nosso nível de exigência! Porque se realmente eles soubessem o quanto eu estou fodido como muitos pelos jogos decisivos que fizemos, de certeza que não andavam com sorrisos e mensagens de motivação nas redes sociais. Somos aquilo que somos porque nós queremos mais é sempre mais. E é desta forma que avançamos na vida! O resto é treta. Eu quero lá saber se vão vender mais camisolas no seio das famílias ou se o museu vai ter mais visitas! Eu quero aquela "puta de garra" de volta. Que levem os jogadores dar um passeio mais acima do dragão e que alguém lhes explicam de uma forma por toda o que se passava no nosso velho estádio das antas! O medo que os adversários ressentiam de forma física antes de entrar no campo! Que o deco que tantas vezes vai ao dragão, explicam a esses Reis das redes sociais, a forma como corriam dentro do campo alguns com mais talento outros com menos mas com uma paixão semelhante. Para acabar deixei de respeitar alguns adeptos que já não sabem porque que cantam. Cantam da mesma forma que os nossos jogadores merecem ou não. A esses digo isto. Não se esquecem nunca que o clube está acima de tudo. Ele é que merece todo o apoio e não as os jogadores ou equipas quando não merecem. Peço desculpa se foi muito exausto mas é bom partilhar convosco porque sei que partilhamos o mesmo amor independentemente de concordar ou não comigo. MARIO

    ResponderEliminar
  6. Este texto para além de ridículo, é o que de pior pode acontecer ao porto. É óbvio que os grandes responsáveis vêm de cima e não do comum adepto, que passa a vida a trabalhar, com outro tipo de preocupações. Esta gente que ganha milhões, que movimenta milhões, que vive para isto, tem que ser alimentada por nos.
    Ridiculo isto, e até insultuoso para muita gente que se esforça imenso para ser sócio e poder acompanhar a equipa...
    Vergonhoso

    ResponderEliminar
  7. Acho que o texto não envolve todos os adeptos! Mas visa a apontar o dedo sobre uma certa atitude que se tem visto ultimamente e que é a margem daquilo que nos conhecemos do nosso clube e de alguns adeptos. Pelo menos ele tem a coragem de dizer o que muitos pensem. Se são sócios , então eles mais que ninguém haviam de exigir outra atitude. Quer dizer, se nós passamos por muitas dificuldades para acompanhar a nossa equipa, se nós sofremos como ninguém, pergunto eu! Como vc reagiu depois do jogo apático que fizemos na luz? Gostou dos sorrisos logo depois do apito final? Acho que o texto se refere a esse ponto! E claro acho que é mais um forma provocadora de chamar atenção a esses adeptos que temos o Dever de exigir mais .... Texto muito simples de perceber. Mario

    ResponderEliminar
  8. Mas acham que quem cantou depois do bayern e da luz não ganhou nada com isso? Esse é outro grande problema do clube, há muita gente a mamar à volta do clube. O grande problema é que a filosofia do clube mudou e passou a ser um negócio. Isso é que nos devia revoltar e não os pobres coitados, como eu, que ganho uma miséria e acompanho o clube sempre que posso e sofro a semana inteira quando ele não ganha...

    ResponderEliminar
  9. Ponham o dedo na ferida. A obrigação de fazer algo esta no adepto, se este ou parte está comprado, vive melhor que os jogadores profissionais será que vai fazer algo?!! Acordem amigos e nâo estejam a espera dos do costume porque esses ja deixaram de ser verdadeiros. Tenham coragem a começar neste blog. Andre Espinheira

    ResponderEliminar
  10. - Lopetegui é o primeiro treinador do FCPorto em 35 anos a terminar uma época e não ganhar nenhum titulo.
    - Lopetegui conseguiu a pior derrota do FCPorto em toda a nossa história em competições Europeias (65anos).
    - Lopetegui não conseguiu virar nenhuma desvantagem em toda a época, ou seja se sofressemos golo primeiro perdemos sempre ou empatamos no máximo.

    Chega de experiencias, paguem 3milhoes e tragam um treinador a sério comoSimeone, Villas Boas ou até Vitor Pereira ...

    ResponderEliminar