12 maio, 2015

TRADUZINDO JULEN.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

“É um facto que o benfica é líder, mas a uma distância de 3 pontos. Se for a falar das situações claras que custaram mais de três pontos... São verdades como punhos. Seguramente não foram erros voluntários mas foram erros. É a realidade, podem não gostar, mas é a realidade. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho.” Julen Lopetegui
    4ª jornada - guimarães 1/1 FC Porto: “Aos 31 minutos Defendi impede Brahimi, isolado, de progredir. Penaltie por assinalar? Jorge Coroado: Seria grande penalidade. Ao agarrar Brahimi, Defendi desequilibrou-o, fazendo-o perder força e enquadramento. Pedro Henriques: Defendi agarra e desequilibra Brahimi que, embora continue a jogada, sofreu falta. Infração passível de grande penalidade. Aos 72 minutos foi bem anulado o golo ao FC Porto por fora-de-jogo de Brahimi? Jorge Coroado: No momento em que Jackson passou a bola a Brahimi, este estava no máximo em linha com o penúltimo defesa. Mal colocado o árbitro assistente precipitou-se e assinalou fora-de-jogo. Erro grosseiro. Pedro Henriques: (…) Brahimi está em linha com o penúltimo adversário. O jogador do FC Porto não está, portanto, em posição de fora-de-jogo.”
    6ª jornada - scp 1/1 FC Porto: “Aos 89 minutos bola na mão ou mão na bola de Maurício após remate de Jackson? Jorge Coroado: Incontestavelmente mão na bola. O jogador do sporting arqueou o braço com manifesta vontade de ocupar espaço indevido. Ficou por assinalar grande penalidade. José Leirós: Jackson, de calcanhar, remata e Maurício movimenta o braço dentro da área, jogando a bola. Falta por assinalar. Jackson viu, Maurício temeu a infração e Olegário Benquerença, erradamente, não assinalou a grande penalidade”
    30ª jornada – bosta 0/0 FC Porto: “Aos 43 minutos penaltie por assinalar por alegada falta de Luisão sobre Jackson? Jorge Coroado: Sub-repticiamente Luisão puxou Jackson. Fê-lo em angulo de difícil visão para o árbitro, mas justificava grande penalidade e exibição de cartão amarelo por comportamento anti-desportivo. Com o gesto efetuado, o capitão encarnado evidenciou toda a sua experiência. José Leirós: Jackson saltou no meio de dois jogadores, Luisão desinteressou-se do lance e deliberada e intencionalmente impediu Jackson de saltar à bola. O capitão encarnado fez, por isso, uma carga ilegal. Neste lance ficou por assinalar uma grande penalidade.”
Em 3 jogos onde o FC Porto perdeu 6 pontos, ou seja, o dobro da desvantagem pontual que neste momento tem para a liderança, vários comentadores, incluindo ex-árbitros que podem ser tudo na vida mas que não são seguramente adeptos do FC Porto, admitiram que em guimarães ficou um penaltie claríssimo por assinalar sobre Brahimi, bem como foi invalidado um golo limpo a Brahimi, que em alvalade ficou um incontestável (segundo Coroado, um lisboeta completamente “insuspeito”) penaltie por assinalar contra o sporting aos 89 minutos e que no galinheiro ficou mais um penaltie sobre Jackson por assinalar. Poderia falar noutros jogos que ganhamos mas em que também fomos prejudicados. Pronto, dou de barato que em Penafiel frente à pior equipa da Liga dos 3 golos que marcamos é provável que 1 ou 2 tivessem em fora-de-jogo, num estádio sem câmaras, nem linhas imaginárias em que não foi possível com certeza aferir da legalidade dos referidos lances.

Tudo isto que acabo de escrever não quer dizer que a perda do campeonato apenas se deve exclusivamente aos erros de árbitros. Também tivemos as nossas responsabilidades próprias em alguns momentos da época, o treinador errou e os jogadores também. A grande questão é que se juntarmos vários erros arbitrais nos jogos do FC Porto que custaram pelo menos 6 pontos (os lances referidos acima são claros e alguns deles factuais, nomeadamente foras-de-jogo) a outros tantos erros nos jogos do adversário direto o cenário torna-se escandaloso.

E quando me refiro a erros nos jogos do adversário direto refiro-me por exemplo, quando o sr. paixão invalidou um golo limpo a Marco Matias que dava o empate na Choupana a poucos minutos do fim. Por exemplo quando luisão fez o 2/0 em Coimbra mais de um metro fora-de-jogo. Por exemplo quando um fiscal-de-linha posicionado dois metros antes da linha defensiva descortinou um fora-de-jogo de “milímetros” que invalidou um golo ao Rio Ave que dava o empate no galinheiro. Por exemplo quando foi mal anulado um golo ao boavista na 3ª jornada por um fora-de-jogo que só existiu na cabeça do “bandeirinha”. Por exemplo quando em Moreira de Cónegos, a equipa da casa sofreu o golo do empate através de um pontapé de baliza transformado em canto ou quando a reviravolta total no marcador surgiu após um cartão vermelho direto (por palavras, esse motivo sempre muito “útil” em determinadas alturas) a André Simões que por acaso estava a ser dos melhores do Moreirense. Por exemplo quando o gil vicente perdeu tangencialmente no galinheiro com um golo em fora-de-jogo.

Não me lembro sinceramente de um campeonato com tantos erros, todos no mesmo sentido. Não me lembro de um campeonato tão equilibrado com erros em tantos jogos dos dois principais adversários na luta pelo título. Tantos erros e quase todos com o mesmo sentido. Deixar Lopetegui sozinho a enfrentar uma comunicação social anti-Portista até dizer chega, quando a sua única tarefa deveria ser treinar a equipa, é algo que continuo a não conseguir perceber. É verdade que a rubrica do Dragões Diário é um passo em frente na defesa do clube, mas tendo em conta tudo que se passou na presente época exigia-se uma defesa muito mais profícua e intransigente dos interesses do clube desde o início. Eles vão festejar histéricos um bicampeonato que já não cheiravam há 3 décadas, exatamente numa época em que nós devíamos ter estado com alerta máximo e atentos desde a 1ª jornada, mas em que pelo contrário tardamos a acordar. Mas agora já é tarde… Fomos bem comidos, tal como antigamente!

PS: Depois de um nojento de m**** ter chamado porco ao nosso clube por duas vezes em pleno noticiário, o mínimo que o FC Porto deveria fazer era obrigar a estação da qual esse nojento é jornalista a pedir desculpas públicas ao clube. Enquanto isso não acontecesse nenhum cabrão dessa estação colocava o cu nas instalações do FC Porto sob pena de poder sair de lá numa cadeira... de rodas. Continuemos cordeirinhos e simpáticos, que aquilo que tanto nos custou a conquistar durante 30 anos, perde-se num ápice. Depois queixem-se quando já for muito difícil dar a volta a isto tudo.

8 comentários:

  1. Não. Não sou mouro disfarçado. Sou Portista (sócio).
    O FC Porto NUNCA ganhou o campeonato por causa dos arbitros. Ao contrário do que diz a mourada sempre que o fazemos. Por uma questão de coerência, também não perde por causa dos mesmos.
    Em relação ao mister, não sei se é bom ou mau, a única coisa objectiva são os títulos. E eu, pela minha parte não sou um dos orgulhosos na derrota. Não sou 100% quando ganhamos e 200% quando não ganhamos. Porque assim mais valia não ganhar. E se os funcionários (treinador, jogadores) recebem o mesmo (dos sócios) na vitória e na derrota, então também se torna equivalente ganhar ou perder. Sempre tivemos que querer mais e trabalhar mais do que os outros para ganhar, mas agora parece que há uma diferença de atitude. Mas enfim, para o ano cá estaremos, independentemente dos funcionários, porque a única coisa que importa é o clube.
    Abraço Sérgio.

    ResponderEliminar
  2. Já eu, estou 100% solidário com Julen.

    Fez o papel de treinador e de dirigente pois a SAD do FCP continua passiva, ausente, enfim sem o tal ADN que tanto se fala agora.

    Força Mister

    ResponderEliminar
  3. Caro Sérgio,

    Escrevo neste blog desde meados de 2007. Ao longo desse período o FC Porto perdeu 2 campeonatos, 2009/2010 e 2013/2014.

    Pode ir ver os meus posts dessas alturas e posso garantir-lhe uma coisa: nunca imputei aos árbitros a responsabilidade do nosso insucesso.

    Em 13/14 a incompetência foi demasiada a várias níveis, começou tudo torto e acabou ainda pior. Em 09/10, apesar da suspensão de Hulk e respetiva ratoeira no galinheira, a verdade, e escrevi-o na altura é que o nosso rival jogou mais que nós, aliás jogou muito mais que nós.

    Em qualquer desses campeonatos perdidos (repare como eu consigo decorar os campeonatos que perco, nos últimos 10 anos foram apenas 2!), o FC Porto perdeu quase exclusivamente porque foi incompetente e porque o seu rival direto jogou mais e melhor na maior parte do campeonato.

    Em 14/15, num campeonato que estamos prestes a perder (é apenas uma questão formal), as coisas não podem ser necessariamente comparáveis ao que se passou nos 2 últimos campeonatos perdidos. Torna-se quase impossível não referir tantos erros em tantos momentos. Pergunto-lhe a si, que não duvido que é Portista, em todos os lances que referi há alguma dúvida do sentido único nas tomadas de decisão por parte do sr. árbitro? É normal haver quase uma dúzia de jogos, entre jogos nossos e do nosso rival, com erros graves nalguns deles em jogos com resultado tangencial? Não, não me parece que tudo isso seja normal.

    E atenção, é quase geral a ideia de que houve erros de arbitragem em número anormal neste campeonato. A diferença é que muitos, mesmo admitindo isto, tentam abafar o facto, outros tentam dar-lhe relevo como eu por exemplo neste texto. Termino fazendo-lhe uma pergunta: se em 3 ou 4 jogos o slb fosse gravemente prejudicado, não acha que Vitor Pereira já não tinha vindo dar uma conferência de imprensa sobre o estado da arbitragem em Portugal?

    Abraço

    PS: É verdade que temos de ganhar os últimos 2 jogos para acabar a 3 pontos da liderança e obviamente o peso das arbitragens ser ainda maior. Cumprindo-se esse cenário, aí sim um campeonato perdido por 3 pontos com TANTOS erros todos no mesmo sentido, a conclusão será incontornável.

    ResponderEliminar
  4. isto de dizer que "sou portista", e deixar o facto à crença de quem lê, tem muito que se lhe diga. O campeonato é um somatório de factos, e os factos dizem-nos que o treinador falhou na Madeira, onde perdeu 5 pontos, falhou em casa perdendo mais 5 pontos com "eles" e com o Boavista, o que daria uma apreciável vantagem. Mas "eles" de quantas manigncias não usufruíram? ^
    Damos de barato, e fazemos o "politicamente correcto", que como alguém disse, é a tentativa de pegar no lado mais limpo da merda!
    Com tais posturas é óbvio que a roubalheira desenfreada vai continuar.

    sócio 457

    ResponderEliminar
  5. Só por desconhecimento se pode colocar no mesmo saco a pouca vergonha que tem sido este campeonato ao nível das arbitragens, com campeonatos passados. Eu não me lembro de ver uma equipa tão beneficiada ao longo de uma época.
    A questão não passa pelos erros que prejudicaram o FC Porto ou pelos que eventualmente nos favoreceram, isso acontece em todos os campeonatos, a todas as equipas. O problema foram os constantes benefícios ao Benfica, à vista de toda a gente, à força toda para aquele clube se manter em 1º. Basta ver os árbitros que arbitraram esse clube ao longo do campeonato, foram quase sempre os mesmos a fazer o frete.

    Jorge Morais

    ResponderEliminar
  6. Jorge Morais,

    Sinceramente, para além dos constantes benefícios que o slb teve, não deixa de ser um facto notório que o FC Porto foi claramente mais prejudicado do que beneficiado. Até dando de barato que podemos ter sido beneficiados em Penafiel, foram 3 jogos em que perdemos 6 pontos e onde existiram graves erros de arbitragem.

    O normal e aquilo que acaba por acontecer na maioria dos campeonatos é uma equipa ser prejudicada em numero de jogos similar àquilo em que é beneficiado, claro que há sempre campeonatos com mais e menos erros de arbitragem.

    Mas este ano foi demais. Há aquele ditado que diz: "Mama mas não abuses"!
    E este ano tal nao aconteceu, houve quem mamasse e abusasse nas alturas em que mas precisava. Claro que agora estão a beneficiar dos juros de tudo o que aconteceu no inicio da época e a verdade é que nos últimos 2 meses a qualidade de futebol que têm exibido é boa... O problema é que um campeonato são 34 jornadas...E o tempo não pode apagar a memória do que aconteceu ao longo de TODO o campeonato.

    ResponderEliminar
  7. ESTE CAMPEONATO E O DO ANO PASSADO FOI ROUBALHEIRA DESCARADA, MAS, NÃO NOS PODEMOS ESQUECER, DE QUE, NOS OUTROS TÍTULOS DOS ENCORNADOS, OUVE SEMPRE, POLÉMICAS A BENEFICIAR O SUSPEITO DO COSTUME. FORAM,SÃO E SERÃO, SEMPRE SUJINHOS.
    EMBORA TENHA SIDO CRITICO DE JULEN, RECONHEÇO QUE FOI O ÚNICO A SER PORTO. PARABÉNS BASCO, POVO QUE SEMPRE ADMIREI.
    QUANTO AO JOÃOZINHO QUE VÁ LEVAR NOS ENTREFOLHOS E META O MANTO PELO CU ACIMA, QUE DEVE GOSTAR, ESSE TACHISTA.
    COMO DISSE NOUTRO COMENTÁRIO, EU, RECLAMEI DA TVI E DEVÍAMOS FAZER TODOS O MESMO. CONCORDO QUE NINGUÉM DESSA ESTAÇÃO, DEVIA ENTRAR NAS NOSSAS INSTALAÇÕES, ESTENDENDO A MEDIDA A TODOS OS JORNALECOS E COMENTADORES, ANTI-PORTISTAS E FACCIOSOS.
    SOMOS PORTO.

    ResponderEliminar
  8. Bravo post RCBC!
    E pode referir o episódio de Paços de Ferreira onde eles perdem por milagre.
    Falham um penalti (que não existiu e é marcado instantaneamente) e o que dá o golo ao Paços, (mais do que evidente) demora mais de 30 segundos a ser marcado.

    ResponderEliminar