27 novembro, 2008

Seja adepto de bancada, seja adepto VIP...

Adepto, é Adepto!

E quando entra no estádio, se senta no sofá comodamente, ou até tem tratos VIP´s, seja para assistir a um jogo do seu clube no estádio, seja como reconhecimento pelo público relativamente à "aquele" clube, pelo que diz ou escreve na imprensa, seja para navegar e blogar nestes novos meios de comunicação como o são as plataformas blogue, adepto é adepto.

Logo, enquanto adeptos que são, e nessa posição, não raro ocorrem excessos, a paixão fala, não raras vezes mais alto que a razão, e o mesmo sucede com a frustração, pode-se reagir menos com cabeça e mais com coração.

Agora que, e graças a Deus, também por benignidade do Espírito Santo (e não me refiro a Nuno, Guarda-Redes) ou se preferir o nosso Presidente, por Justiça Divina, voltamos a dias de melhores calmarias, as coisas parecem encarreirar, e a chama da bancada do Dragão a deixar de inflamar, é com desapontamento que rebobino a fita para aqueles dias recentes em que demos três (3) seguidas, e por isso houve orgasmos no país inteiro, orgasmos de êxtase, e orgasmos de frustração. Penso que finalmente descobri o porquê de se chamar a determinado comprimidinho de pílula "azul". É porque aquilo excita tanta gente, para o bem ou para o mal... tem de ter alguma coisa a ver com o facto de ser azul.

E quando falo que é de forma desapontada que retrocedo nas minhas memórias a esse passado recente em que demos três (3) seguidas, esse meu desapontamento tem um nome muito particularmente, no meio do que é a barafunda nesta altura entre os adeptos. Desapontamento esse de seu nome, Rui Moreira.

Retrocedamos então, até porque este é um episódio já
reincidente.

Um dos nossos colaboradores publica a crónica habitual após o terceiro desaire, este contra a Naval. Crónica essa mais uma vez lúcida como as que tenho conhecido por aqui sempre, intitulada "Não há duas... sem três!" . Já nada lúcidos são a maioria dos
165 comentários que dela constam entre os quais os seus, senhor Rui Moreira. São por um lado tão estupefactos ao ponto de haver pessoas a ficar em crer que apesar de assinados, não partiram de tal ilustre personalidade.

Nunca tive problemas em assumir o que escrevo ou digo, nem assumir as consequências quando erro, e ainda que fosse perante um hipotético caso de que alguém demonstrasse estar a ser injusto nas atribuições que faço, o que é facto, é que o perfil público de quem comenta, na altura disponível, e no dia seguinte indisponível, é o mesmo que continua exposto como ex-convidado e cronista que bem conhecemos do nosso blogue vizinho, "Portistas de Bancada", onde o senhor escreveu.

Ponto prévio, dizer que a julgar pelo que devem ser as certidões de nascimento, me considero tão garoto quanto os restantes autores a quem já dirigiu por aqui críticas em modos menos próprios, pois andaremos todos pela mesma idade, e é nesta nossa juventude, por aqui já desprezada em seus comentários e sapiência de 52 anos, que nos habituamos a ser livres de opinar, privilégios que obtivemos dessa democracia que tem o condão de nos ter dado alguns direitos que por vezes quando usados incomodam, sobretudo à velha guarda ou os velhos do restelo, e aqui refiro-me em abstracto, e já agora, muito importante pelo visto, não me esqueci de lavar os dentes, antes de vir aqui falar de sí, cumprindo este requisito de "higiene" que parece ser necessário segundo palavras suas, acrescentar ainda que não fui delegado em defesa de ninguém, nem tenho de o fazer. Também não imagino o que o levou a dirigir-se de tal modo, (o factor Cartaxana, parece-me insuficiente), a não ser a notável irritação que demonstrava, nesta e em mais caixas de comentários de blogues portistas de referência, como de resto a maioria dos adeptos por lá. Mas tenho, porque me sinto impelido, de expressar alguma indignação neste particular.

Caro Rui Moreira, nada tendo contra si, pelo contrário, sendo seu admirador desde os primeiros momentos que o vi dar a cara pelo nosso FC Porto, como o sou do "Manel" Serrão, do Miguel Sousa Tavares, do Jorge Maia, do Miguel Guedes, do Álvaro Costa, e de tantos mais, que independentemente de divergirem publicamente nas vossas opiniões, cada qual no seu estilo e com a notoriedade que têm, reconheço-vos sobretudo que o fazem pela honra da nossa Dama que o é o Futebol Clube do Porto, penso de igual modo dever ser correcto o assumir daquilo que é por demais público, independentemente de virem ou não mais tarde a rever-se numa posição menos feliz anterior.

E é precisamente por ser seu admirador, que me digo desapontado, entristecido mesmo, por numa altura que - tudo bem, o (des)norte se apoderava de nós - lhe reconheci neste espaço da blogosfera, e agora com esta distância, o que para mim foi uma das suas mais tristes e pública (terá noção disso?) intervenções de sempre. Passo a citar alguns comentários por aqui trocados, outros continuam a constar nas respectivas caixas já mencionadas e que cada qual retire as suas ilações.
_________

Consta então:


Rui Moreira disse...
[Sua 1ª intervenção, após se sentir atingido pelo comentário de outro colaborador. Por respeito a pessoa que o escreve (RM), e a quem se dirige, e por ser "código de conduta" neste blogue o não mencionar termos considerados ofensivos em primeira página, não colo aqui este comentário que dá origem ao explicado, e de resto continua tal comentário na respectiva caixa.
À hora que se travava esta discussão, o perfil era público, deixou de o ser no dia seguinte, o mesmo perfil que continua a constar como ex-convidado cronista do blogue "Portistas de Bancada".]

02 Novembro, 2008
________
Rui Moreira disse...

o que mais me irrita ao ler estas lorpices é que estou furioso por termos perdido mais um jogo, estou a pensar que desculpas vou arranjar para explicar isto na terça feira, e ainda tenho que ler estas coisas...

02 Novembro, 2008

[Apesar do já expressado, preferi encarar a situação "pela positiva" tendo em conta que por aquelas horas os ânimos e comentários mereciam algum desconto, e não o lançar de mais achas na fogueria.]
___________
MrCosmos disse...

Caro Rui Moreira,
Primeiro saúdo-o por auscultar de alguma forma e por estes meios da blogosfera o que vai na alma dos adeptos, e nomeadamente, por ter a lucidez inclusive de não monesprezar este meio que é a blogosfega, para inclusive encontrar algumas das respostas que porventura suscite.
Segundo, faça o obséquio de ser igual a sí mesmo na terça feira. Penso inclusive que pode nos fazer o favor de dar o alerta vermelho pelos seus meios, que de facto por vezes incomodos, não deixam de ser uma realidade. e como bem vê, o estado de alerta está no vermelho...
Terceiro, na terça feira vai ter esta malta toda a gravar as suas intervenções cá com uma atenção, que até os seus ciclos respiratórios , mais ou menos intensos, não passarão despercebidos... :-D

Cumptos do Mr.

02 Novembro, 2008

********************

Pois meu dito, meu feito, acabei mesmo por estar MUITO atento ao que nos tinha a dizer na terça Feira. Que acabou por ser assim:

Do Senhor Rui Moreira, gostaria eu e se calhar outros mais, de continuar a poder a tê-lo em boa consideração, continuar a poder por estes meios a trocar opinião, de forma saudável, pois qualquer um se excede, mas se for o caso, e uma personalidade com tal notoriedade, certamente não terá problemas em assumir esses excessos como tal, aliás, já assim bem o fez anteriormente pelo que assim espero, que nos brinde, não apenas em alturas de (des)norte. E não se trata de dar demasiada atenção a um assunto que talvez não a merecesse, penso que se trata de uma questão de atitude.

Aceite as minhas saudações Portistas!

___________

[Publicado em simultâneo no bLOGUE gERAÇÃO rASCA]

35 comentários:

  1. Meu caro Mr Cosmos, o F.C.Porto é um clube especial e como tal, precisa antes de tudo, de ser bem compreendido: não podemos ou não devemos, ter respeito e consideração, por quem dirige o clube e depois, ao mínimo problema, colocar tudo em causa.
    Podemos e devemos, essa é a nossa cultura, ser exigentes e ter sentido critico, mas não achincalhar e insultar.
    O F.C.Porto é um grande clube e dirigir um grande clube, nos dias de hoje não é fácil: jogadores com egos enormes. Adeptos cada vez mais exigentes, muitas vezes sem noção das realidades, Desinformação permanente, de uma C.Social, que tenta quase sempre, amplificar os problemas, para confundir.Etc,etc.
    Se quem está ao leme não tivesse uma grande experiência e já não estivesse habituado a muitas situações semelhantes, a coisa podia descambar e passariamos a ser, como os outros, um clube sem rumo, sem estratégia, a nevegar ao sabor da onda e meu caro, não iamos a lado nenhum.
    Nota final: vai haver hoje, uma reunião com o empresário do Lisandro para tentar resolver a renovação do contrato.
    Como se vê, o clube está atento, mas para haver renovação é preciso que ambas as partes, estejam interessadas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Rui Moreira disse...
    o que mais me irrita ao ler estas lorpices é que estou furioso por termos perdido mais um jogo, estou a pensar que desculpas vou arranjar para explicar isto na terça feira, e ainda tenho que ler estas coisas...
    02 Novembro, 2008

    Aquando desta tirada, apenas me saiu um: "Sem comentários". E continuo com a mesma opinião. Continuo a pôr em causa a verdadeira identidade de quem assina. O insulto fácil e gratuíto não se identifica com a ideia que tenho do Dr. Rui Moreira.
    Num comentário a um post meu "Ser mais ou menos Portista" a 11 de Outubro, respondi de uma forma educada pois a duvida ainda se mantinha...
    Mas esta célebre de 02 de Novembro parece-me por demais elucidativa.

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho dificuldade em comentar assuntos q poderão criar divisões entre Portistas.

    O Rui Moreira, merece-me consideração e até o gostaria de convidar para assistir ao meu lado a um jogo do FC Porto de outra qq modalidade q não o futebol, deixando essa escolha com ele.

    Ao Rui Moreira só tenho a dizer q continue a defender o clube, se possível com mais vigor ainda. Aliás, devo dizer q Guilherme Aguiar nesta última edição esteve muito mais activo na nossa defesa q ultimamente.

    Quanto ao coments e afins vamos lá esquecer isso, de vez.

    Viva o FC Porto.

    ResponderEliminar
  4. Dragão Vila Pouca:
    Sabio comentário o teu.

    Helianta:
    Também duvidas que Rui Moreira foi colaborador e comentador de crónicas no Portistas de Bancada? O Perfil de utilizador, do qual se supõe, só ele deverá ter acesso, é do Próprio, desde esse tempo, e participação em demais blogues.
    Assumo as consequencias se assim não for, mas ninguem melhor que o próprio para o esclarecer, se assim se dignar.

    Lucho:
    "Quanto ao coments e afins vamos lá esquecer isso, de vez."
    Sim é preferível o que mencinas. Mas precisamente a titulo de exemplo, e na procura de esse objectivo, senti-me impelido em por Rui Moreira no Fundo.
    Mais, Acho que nós próprios, colaboradores do blog, que temos o cuidado de não ser insultuosos nos post publicados em primeira página, deveriamos ser os primeiros a manter a coerencia e não usar termos de baixo calão, ou insultuosos, aqui mesmo na caixa de comentários.

    Não interpretem como criação de divisões, mas se é "feio, incorrecto, e falta de bom tom fazelo em locais com mais visibilidade" porque fazelo acoberto da caixa de comentários.
    Defendo que deveria-os NÓS, ser um exemplo nisso. Coerentes.
    Com toda a franqueza e amizade, Como de resto nutro pela personalidade hoje visada no meu fundo.
    Quem anda a chuva, Molha-se!
    Eu as vezes ando todo encharcado :-)

    ResponderEliminar
  5. Olá, Mr.Cosmos
    Não duvido nem deixo de duvidar. Tirando o Bibó Porto e o do Vila Pouca não costumo ler outros blogs :)
    Mas os comentários - e em especial esse do ter de ler essas lorpices (alguém o obrigou ?!!) e ter de arranjar desculpas ( quem o incubiu ?!!), são totalmentes desfasadas da realidade.

    Quer dizer... e a ser verdade, parece um frete ter de ir ao programa enquanto comentador afecto ao FCP!
    Alguem daqui se lamentaria de tal ?!!

    ResponderEliminar
  6. Bem, este é um daqueles temas que só de pensar nele, até me sinto digamos que assim a modos de nem saber o que dizer ou por onde lhe pegar, não vá vir trovoada pelo caminho, atendendo ao que já foi mais que exposto por aqui em forma de post.

    No entanto, como quem não deve, não teme, medo do quê afinal?

    Tenho a minha opinião muito própria sobre o Dr. Rui Moreira, e em nada esta se alterou até hoje... se lhe reconheço créditos vários pelo discurso «positivo» que muitas vezes debita, e verdade seja dita, não sei se sim, não sei se não, mas o que tenho de fecto sentido, é que o discurso tem sido mais orientado nesse sentido nos últimos tempos, do que propriamente nos tempos mais idos, também não deixa de ser verdade que se há coisa que me irrita, é quando as pessoas falam por meias palavras e não concretizam o que querem dizer, não sem deixaram de levantar suspeitas e suspeições.

    É exactamente por aqui que eu próprio, enquanto com direito a ter opinião própria (penso eu de que!), encontro a minha única e exclusiva divergência com o Dr. Rui Moreira... porque quanto aos resto, os tais comments e afins, valorizo o que me interessa, o resto, caixote do lixo e cada um fica com as palavras que debitou!

    Hoje em dia, com tantos inimigos do lado de fora da barricada e que diariamente e sempre à mesma hora, nos tentam abater e derrubar, se há coisa para que já não tenho pachorra algum, são para piadas ou piadinhas dos «da casa» sobre coisas que se passam ou não, sejam elas verdades, inventadas, mentiras ou lá o que seja, não interessa!, no FC Porto, na SAD, nos gabinetes, no balneário, nisto ou naquilo, em que aparecem sempre umas suspeições, umas graçolas, umas provocações, mas depois dizer nomes ou apontar dedos, é no batalha!!

    Não faço com isto nenhum termo de comparação, nem de perto, nem de longe, porque até posso dizer que possa ser injusta, mas só para fazer uma analogia do que pretendo dizer com tudo isto, digo apenas que farto ando eu de «Octávios» que falam, falam, falam, insinuam, insinuam, insinuam, sabem tudo e mais alguma coisa, que isto e aquilo, aque acima e abaixo, mas quando é chegada a hora de faça o favor de concretizar, lá vem a ladainha do costume: "vocês sabem bem de quem eu estou a falar!"... quando assim é, só me apetece usar as palavras que o Tône dizia ao Rato em muitas das cenas do vídeo do Amigo Estilhaço: "óh Rato, olha, f******!".

    No entanto, volto a referir que não sei as razões, se coincidência ou não, não interessa para o acaso, mas que o discurso do Dr. Rui Moreira tem tido melhorias (mais que) significativas nos últimos tempos, tem e ainda bem, muito bem... e por aqui me fico.

    E se me é permitido um reparo apenas, assim em jeito de remoque final, pedir apenas que de uma vez por todas, bote cá para fora todo esse orgulho, raça e crença Portista e coloque no devido lugar mais a um do que a outro, um colega de bancada, um tal de APV que não perde nunca a oportunidade de mandar a bicada habitual no seu ódio de estimação, um tal de FC Porto. Já era tempo e mais que tempo de o colocar no seu devido lugar e que fosse mandar boca cá para um sitio que eu bem sei.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro MrCosmos,
    Discordo em absoluto deste post que considero, aliás, absolutamente escusado.

    Também eu, na altura, considerei muito exageradas as reacções dos adeptos (apesar de normais) e também eu me manifestei contra a forma como quer o Prof Pardal gere a equipa quer como a SAD tem vindo a gerir, especialmente nos últimos 4 anos o clube. Não sou nem mais portista nem menos portista por fazer críticas duras a estas entidades pagas a peso de ouro e para o qual eu contribuo como sócio e como frequentador assíduo do Dragão.

    Digo e repito que Jesualdo é um treinador fraco, medroso e com muita falta de rasgo na orientação no banco. Ao mesmo tempo não vejo nenhum português, tirando o grande MOURINHO a quem eu serei eternamente grato apesar de alguns disparates seus (errar é humano), com capacidade para treinar o F.C.Porto. E mesmo estrangeiro não conheço muitos. Digo também com convicção que quer o P.Bento quer o Flores não são melhores do que o Jesualdo.

    Quanto à SAD, podemos dizer que tem sempre sabido apoiar incondicionalmente o treinador e jogadores e fazer grandes vendas. Só que, também temos de criticar, e muito duramente, uma política de contratações errática e a forma como se têm desperdiçado uma série de jogadores. O Porto este ano contratou 10 jogadores ao mesmo tempo que já tem 30 (TRINTA) jogadores emprestados quer nas ligas nacionais quer no estrangeiro. A juntar a esta estranha gestão de activos do clube temos a forma como tem sido tratado o caso "Apito Dourado", as transferências de Quaresma e Bosingwa e a saída de Paulo Assunção. Depois contrata-se o Rodriguez para chatear os GAYvotas e quase se entra em ruptura com o nosso abono de família: Lisandro Lopez.
    Para além disto ainda temos os famosos prémios dados aos administradores por classificações até ao 3º lugar (sim, eu sei que eles não aceitaram mas se não tivesse havido barulho já não tenho essa certeza) quando o clube continua a ter um passivo enorme.
    O que está aqui em causa é o futuro do clube numa altura em que a crise atravessa todos os sectores da economia nacional e o clube não podde assobiar para o lado.

    Quanto ao Rui Moreira, não sei se ele é efectivamente o ilustre Rui Moreira que eu continuo a gostar de ouvir umas vezes concordando outras discordando, acho que ataques pessoais não levam a nenhum lado e só faz perder a qualidade deste blog.

    Cada pessoa tem direito à sua opinião e ainda bem porque o tempo dos carneirinhos já passou vai para 35 anos.

    As críticas em tempos de vacas gordas são normalmente as mais difíceis mas, ao mesmo tempo, as mais importantes porque fazem assentar os pés no chão.

    Toda gente comete erros e o Presidente tem cometido muitos tal como o Rui Moreira, eu ou tu ou outro adepto qualquer. Errar é humano. Importante é saber reconhecer os erros e retirar ilações para não os voltar a cometer no futuro. Nesta parte, dou como relevante o facto de Jesualdo ter reconhecido uma série de problemas na equipa (defesas laterais e extremos) ter conseguido encontrar melhores soluções.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  8. Concordo com as palavras do Vila Pouca, as pessoas fervem em pouca água, se Jesualdo tivesse saído, como estaríamos agora? Igual, melhor ou em crise ainda mais profunda??? Parece-me bem que nos incluiriamos na ultima.
    Cabeça fria precisa-se entre os adeptos.
    Rui Moreira ... Tenho consideração por ele, acho que lhe faz falta realmente ser mais gladiador sobretudo para com o ,mas não tenho duvidas que é tão portista como todos nós.E tem as suas opiniões... como nós temos as nossas.
    Tal como o Lucho, não gosto mesmo nada destas divisões entre adeptos...
    Abraço e viva o nosso Clube.

    ResponderEliminar
  9. "sobretudo para com o ... triste cineasta"

    ResponderEliminar
  10. Caí o Carmo e a Trindade (ou a torre dos clérigos) por questionar a falta de autodóminio, mesmo quando provocado, de um dos nossos ilustres?

    Não o fazem eles constantemente e rigorosamente o mesmo na Tv e imprensa escrita? ou somos simples adeptos de bancada, portanto, chiu, essas dicussões é para os notáveis?
    Lamento, mas este post não foi ingénuo, nem irreflectido. Considerei grave os termos usados entre pares portistas, e pode-se dizer de parte a parte, se bem que de "um chouriço, retribui-se com um porco" um ditado usado na minha zona não sei se na vossa tem a mesma interpretação. Às de 3 de Outubro são para mim, ainda mais lamentáveis, e volta a ser a situação reincidente agora a 2 de novembro. Deram-se ao trabalho de as ler? Ou assume-se porque sim? Em ambas as situações acho que acabou por vigorar no fim algum bom senso.

    Dragão 66,
    se era escusado?
    Secalhar era para muitos, a mim faz-me confusão o tom que as caixas de comentários atingem por vezes, o baichismo, brejeirice, as lamurias tipo caixas de blogues benfiquistas, quando nos vimos ainda que temporariamente numa situação que eles bem conhecem... e depois ir-mos para a "rua" com cara de Senhores. E quando aponto um dedo se bem reparar-mos tenho outros três dedos virados para mim (constatem, façam lá o gesto...)

    Sou coerente comigo mesmo. Se tiver de dizer umas caralhadas digo-as, e quem me conhece melhor ou os meus textos sabe que sim, seja em primeira pagina, seja publicamente, a frente ou atrás das camaras, que em menor grau também se me aplica, ou numa simples caixa de comentário.

    Agora recorrer a esses termos, violencia verbal, com baixo calão ou não, ao desbarato e de forma gratuita, é o recurso dos fracos, de quem não tem outros argumentos lógicos para contrapor. Tudo bem, todos perdemos a cabeça volta e meia, mas se começamos a ser reincidentes...

    Sem querer assumir ares de paternalismos, faço por aqui um alerta a navegação, vale o que vale, e ponho um meu apreciado personagem Portista na posição de Fundo, porque mo mereceu.
    Sou adepto de bancada, mas, Posso?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Eu também acho que Adepto é Adepto.Seja qual for o nome ou profissão, vejam a foto do ANDEBOL será que são todos doutores ???
    São ADEPTOS gostam do F C PORTO tem a mesma doença que eu, GOSTAM do F C PORTO!!!! Vamos lá acalmar isto no fundo somos todos PORTISTAS ......
    Até ganhamos CARAGO !!!!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. A merda vermelha sofre o 2º golo. Valdemar Duarte, um portista fanático como é sabido, com as suas sábias palavras:
    «Isto assim não é nada!!!»

    A merda vermelha sofre o 3º golo. Valdemar Duarte, com mais sábias palavras:
    «Isto é inacreditável!!!»

    Bem-vindos à realidade.

    Será vamos aos 5? À mão amiga?

    ResponderEliminar
  13. Quanto ao assunto em causa, subscrevo e assino por baixo.

    ResponderEliminar
  14. Olympiacos 3-0 Benfica Como sabem eu sou do Olympiacos desde de pequenino.

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. A merda vermelha sofre o 4º golo. Valdemar Duarte, com mais sábias palavras:
    «Assim não!! É inacreditável!!!»

    Vamos aos 7-1?

    ResponderEliminar
  16. Este Valdemar Duarte na TSF. Está dar cá um gozo ouvi-lo relatar o jogo da merda vermelha.

    Ainda deu para ele grasnar como um desalmado na grafonola no golo da merda vermelha, mas já voltou a cair a na realidade.

    Tem sido bastante interessante.

    ResponderEliminar
  17. A merda vermelha sofre o 5º golo. Valdemar Duarte, com mais sábias palavras:
    «Tudo rasgadinho!! Parece papel vegetal!!!»

    Os famosos cinco já cá cantam.

    ResponderEliminar
  18. pessoal, assistam ao resto do circo aqui:
    http://www.veetle.com/viewChannel.php?cid=48d2e825bddab

    Quem não tiver tem de fazer e instalar o player do veetle, está tudo lá, é simples. e hoje os comentadores são ingleses, menos mal...

    E vão 5...
    Não calha sempre aos mesmos...

    ResponderEliminar
  19. http://pt.justin.tv/honducarlos2

    ResponderEliminar
  20. Isto está animado vamos ver o que vai dar no canal das COIVES .Talvez mais um episódio do CSI com o GATUNO de Londres.
    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Este avançado grego do Olympiakos, o "Ando-te a pô-los" é tramado.

    Está confirmado.

    O Porto ganha e os outros são goleados.

    O futebol português está mergulhado numa profunda crise.

    Amanhã, não haverá primeiras páginas.

    Ficará registado na história. O dia 27 de Novembro de 2008 nunca existiu.
    Assim, nos tratarão de convencer os escribas do regime.

    ResponderEliminar
  22. Esta semana, no Continente do Colombo, um lagartixa e um gayvota em plena charcutaria, em frente aos chouriços.
    Diz um:
    - Eu levo cinco. E tu?
    - Levo cinco também.

    E eles a gozam-se uns aos outros.

    ResponderEliminar
  23. A gasolina na capital hoje atingiu os valores mais baixos dos ultimos 6 meses..
    deposi de ontem ter atingido os 5.2 por cento, hoje desceu para os 5,1 percentuais..

    e biba PORTIOgal carago...

    sao mais pontos po ranking..

    força bracara..

    ResponderEliminar
  24. Não cesso de me surpreender com o sentido de Justiça do futebol. Aquela bola redonda, feita de couro, consegue fazer o papel de Deus, quando quer. Igualar as desgraças, fazer descer, de forma abrupta, do pedestal os pomposamente instalados.


    Teceram-se considerações pouco abonatórias quanto ao Porto e à qualidade do plantel, depois da noite negra de Londres. E as loas em redor de Quique, esse "special one" com sotaque espanhol, cresciam exponencialmente, numa imprensa sempre ávida por glorificar as gentes da margem sul.


    Dizia para mim mesmo: "deixa-os pousar". E eles iam-se divertindo. Sorrisos bonacheirões, rostos rubicundos de prazer, artigos cáusticos nas páginas dos jornais. Uma pândega. Uma festa de arromba, a cada novo desaire portista.


    À inicial apreensão, com a vitória em Kiev, seguiu-se a habitual tentativa de branqueamento de uma vergonhosa arbitragem na Taça, que quase impedia os azuis-e-brancos de seguirem justamente em frente. A apreensão passou para outro nível. Receio. A vitória na Turquia, no inflamado estádio do Fenerbahce, só serviu colocar uns sorrisos amarelos nos rostos de muitos. E aquele nó no estômago, a dificuldade em engolir, a espinha cravada na garganta não enganava. O receio tinha desaparecido. O pânico tinha chegado. Em força.


    O Record procurou, como sempre e ao arrepio do código deontológico que os devia nortear, menosprezar o êxito portista, com novo apuramento para os oitavos da Champions. Mas cometeu um erro capital. Na ânsia de achincalhamento, desprotegeu-se. E aquela capa, no pós-vitória do Porto, com Liedson e Messi em grande destaque, secundando o título de "a grande final" vai persegui-los até à eternidade.


    Pagaram caramente a incúria. Viram o Sporting, esse "colosso" que conseguiu pela primeira vez na sua história o apuramento para os oitavos da Champions, a ser cilindrado em casa por um Barcelona em traje de passeio. "A grande final" foi algo pífio. Uma demonstração tremenda do que vale a equipa leonina. Nada. Brindada por olés por uma turba desesperada por emoções, num espectáculo circense que provocou pena.


    José Delgado, esse paladino de tantas causas anti-portistas, deve ter tido uma premonição. Hoje, na Bola, conseguiu tecer uns elogios aos pupilos de Jesualdo. Tímidos, é certo, mas elogios. Afinal, aparentemente e nas suas sábias palavras, os outros grandes lusos estão a anos luz de distância da competitividade e qualidade que se encontra no Dragão.


    Premonitório, já o tinha dito. No Olimpo, esse lugar mítico onde apenas a elite tem acesso, o dream team encarnado, com as pérolas Suazo e Reyes, glorificadas ad nauseum como a nata, foram despertados para uma triste realidade. O futebol é cíclico. E, por cada risada com os passes mortíferos da equipa de Wenger, pagaram hoje os juros. Bem caros, por sinal. Bem vindos ao mundo real, meus caros. Sem colinhos. Sem paliativos.

    ResponderEliminar
  25. Dizem os comentadores que os deuses estão loucos. Nada disso, eles não sabem é jogar futebol .


    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Deve ser por ter formação em História mas sempre gostei da civilização Grega, das comédias de Aristófanes, das ruínas da Acrópole, do Porto do Pireu, do Zorba...
    E hoje reforcei esse gosto...Não sei mesmo porquê!!!

    ResponderEliminar
  27. Apoio os comentários aqui deixados pelo "Dragão66" e lamento a luta de portistas contra portistas a que neste blogue se assiste!
    Pode-se criticar os jogadores, o treinador, as táticas... mas... os actos de gestão da SAD... nem pensar!
    A SAD faz muita coisa bem feita mas existem aspectos que devem ser corrigidos! Dizer isto é ser menos portista? Estar preocupado com o futuro financeiro do FCP é ser menos portista do que os outros que não se preocupam com este problema?
    Respeito pela opinião de todos os portistas é que é preciso!
    Ninguem é dono de toda a verdade e também não existem verdades absolutas!
    E BIBA O PORTO... sempre e acima de qualquer pessoa! Seja ela quem for!

    ResponderEliminar
  28. Estou muito curioso por ver as manchetes dos jornais de Lisboa e dos telejornais.

    O Porto, é verdade, fez uma figurinha muito triste mas foi em Londres contra o ARSENAL enquanto o Sporting foi em casa e o GAYvotas foi contra o colosso Olympiacos. Pior do que isso é que enquanto o Porto podia ter começado na frente e o resultado ter sido diferente, os mouros começaram logo a levar na pá e ainda podia ter sido bem pior.

    Só foi pena o Braga não ter sido capaz de ganhar mas, Jorge Jesus tal como Jesualdo, apanha-se a ganhar e a equipa recua logo. É um problema dos treinadores portugueses que não são capazes de assumir a melhor qualidade de jogo.

    ResponderEliminar
  29. Eu sou da tua opinião Mr. Cosmos. A mim Rui Moreira nunca me convenceu que fosse capaz de defender o FCP. A subsmissão a Carlos Daniel e principalmente ao realizador, parecendo por vezes seu assistente, fizerem-me ver o programa como uma tertúlia benfiquista realizada no Norte com um sportinguista a assistir. Até nem vou muito ao futebol com Jesualdo Ferreira, mas as criticas à SAD e os elogios ao principe deixaram-me atónito. Já cá ando há dezenas de anos e vou às Antas desde os 9. Já vi muito jogador de qualidade e outros sem qualidade nenhuma. Não vejo que o plantel do Porto seja tão manco como Rui Moreira diz, nem as estrelas contratadas pelo principe se aproximam sequer do valor que semanalmente nos querem fazer crer. Até pensei que já estivesse a ficar velho e já não sei distinguir um bom jogador dum ferro de assento. Felizmente o Olympiakos deu-me razão. Obrigado Olimpiakos e quero ver e ouvir o que vai a tertulia benfiquista dizer na próxima terça-feira. Provavelmente passam ao de leve sobre o assunto. Um portista diria que os vermelhos só ganham algo cá em Portugal com a roubalheira pegada que os Proenças, Lucilios e companhia fazem semanalmente a favor dos batoteiros e guardadores de "mercadoria" no estádio.

    ResponderEliminar
  30. Hulk Onze Milhas:

    "...luta de portistas contra portistas a que neste blogue se assiste..."

    Permite-me discordar em absoluto, porque se há coisa que entendo que nunca ouve neste espaço, direi mais, de uma forma declarada, foram as «guerras frias» entre Portistas de opinião díspare sobre um tema qualquer, seja ela a SAD, seja o plantel, seja o treinador, seja o que for.

    Democraticamente e tentando-se pelo menos manter algum nível, são rarissimas as situações em que se fez "tempestado n'um copo de água" neste espaço entre todos nós, os Portistas... ou pelo menos, os que aqui vêm por bem e de forma cordial.

    Se me permites essa discordância, é claro, acho que falhaste completamente o alvo neste ponto... aqui, no BiBó PoRtO há as facções como em toda a parte... mas o respeitinho mútuo é muito bonito e que assim impere.

    Eu próprio discordo muitas vezes da opinião que circula sobre um ou outro tema, e não é por isso que insulto ninguém, rebaixo o Portismo de ninguém, nem tão pouco me arboro em mais Portista que ninguém.

    Nunca ninguém me ouviu dizer que a SAD faz tudo bem, nem de perto, nem de longe... agora, criticar por criticar, falar mal por falar mal, enxovalhar por enxovalhar, estar sempre desconfiado até da própria sombra, desculpem lá, não contem comigo para esse peditório porque de «Octávios» anda o mundo cheio.

    Apenas tenho 2 certezas absolutas: não sou mais Portista que ninguém... como ninguém é mais Portista do que eu!

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  31. a única coisa que eu sei é que o rui moreira disse num trio de ataque, há pouco tempo, que havia pessoas a entrar em blogs com o nome dele e a usar inclusivé linguagem menos própria. concluiu dizendo que quando entrasse em algum blog toda a gente iria saber que era ele. ou seja, não me parece que seja ele a comentar.

    ResponderEliminar