04 novembro, 2008

Fazer do Dragão Caixa, o inferno de Fânzeres

Pelas 17 horas de sábado, entrei confiante no pavilhão de Fânzeres. O ambiente, esse, já se podia adivinhar do lado de fora pois os incentivos da claque eram bem audíveis até no exterior do pavilhão onde aguardava a chegada do Estilhaço. Em Fânzeres é assim, o Porto entra a ganhar mal a equipa entra em rinque. O adversário sente a força da nossa gente, intimida-se e logo aos 8 segundos sofre um golo! Este magnífico ambiente terá que ser transportado de Fânzeres para o novo Dragão Caixa para que também as outras modalidades sintam este apoio, esta força extra, esta mística.

No final, saio sorridente e de peito «inchado», mais uma vitória dos nossos rumo ao octocampeonato. Uma referência ainda para a presença de Víctor Hugo e Cristiano Pereira na tribuna VIP, aliás, o mágico Victor Hugo foi mesmo homenageado pela FPP no início do encontro (ver foto relativa a esse momento). O Pavilhão gritou pelo nome do Victor Hugo deixando-o visivelmente emocionado!!!

Nas camadas jovens do futebol, o FC Porto voltou a ter um fim de semana em cheio, ganhando em todas as categorias. Nos juniores ganhamos em Vizela (4-1), nos juvenis triunfamos em casa do Pasteleira (6-0 com 4 golos de João Beirão) e nos iniciados demos 6-2 ao Salgueiros, no Olival. Nos juvenis e iniciados, lideramos com 3 pontos de avanço (100% de vitórias) enquanto nos juniores estamos em 2º lugar, a um escasso ponto do líder Leixões.

FC Porto reagiu a tempo e conseguiu vitória sofrida
(1º Ovarense - 12 pts/6 jgs; 2º Académica - 11 pts/6 jgs; 8º FC PORTO - 8 pts/5 jgs)

  • Galitos, 82 - FC Porto, 84
No Barreiro, o FC Porto encontrou sérias dificuldades para obter esta sua 3ª vitória pois só no 4º período conseguiu passar para a frente e obter uma vantagem que foi decisiva nos últimos segundos. Nesta partida, os Dragões já não contaram com o base Daniel Monteiro que se lesionou num treino, mas já tiveram Paulo Cunha que jogou os últimos minutos. Nesta partida, o poste Kevin Martin foi o MVP com 26 pontos, 10 ressaltos, 2 roubos de bola e uma assistência tendo mesmo sido eleito pela FPB como o MVP Global desta jornada cruzada. Sábado em Ovar (16.30h-sporttv2) iremos ter uma tarefa muito complicada.

FC Porto voltou a depenar a pobre Águia
(1º FC PORTO - 14 pts/6 jgs; 2º Oliveirense - 14 pts/6 jgs; 3º Viana - 13 pts/6 jgs )

  • FC Porto, 2 - Oliveirense, 2

Na última quarta feira, jogou-se mais uma jornada em Fânzeres, onde esteve o Estilhaço (ver fotos e vídeo), com o FC Porto a receber o seu mais directo perseguidor, a Oliveirense de Tó Neves. Ao intervalo perdíamos 2-0, mas na 2ª metade, Reinaldo Ventura com 2 golos prometeu uma reviravolta que acabou incompleta. O empate deixou tudo na mesma com o FC Porto e Oliveirense empatados no comando da tabela classificativa. Nesta jornada, o escândalo aconteceu na Luz com o Oeiras a bater o Benfica por 5-1!!!

  • FC Porto, 3 - SL Benfica, 2

Em Fânzeres um pavilhão quase lotado (também lá estive) assistiu a uma bela partida de hóquei com o FC Porto a entrar da melhor forma marcando por Ricardo Figueira logo aos 8 segundos! Depois apareceu Caio que em jogada fantástica assinou o 2-0 levando a multidão ao delírio. Os vermelhos reduziram, mas Caio com mais um grande golo fez o 3-1 que seria o resultado mais justo ao intervalo não tendo acontecido assim pois Edo foi batido nos últimos instantes de forma infeliz. Na 2ª metade, o FC Porto demonstrou porque é o (hepta)Campeão e geriu a vantagem sem grandes sobressaltos triunfando em mais este clássico atirando com o Benfica para o 9º lugar a já 7 pontos de Porto e Oliveirense. No último minuto, o pavilhão todo de pé cantando «allez Porto allez», perfeitamente audível nas imagens da RTP2, é um cenário fantástico e absolutamente motivador e que nada tem a ver com a triste e deprimente imagem que o nosso futebol deu 2 horas depois. Dois Portos de «casta» diferente, por certo... Se gosta de hóquei, esta semana terá mais dois belos jogos em Fânzeres, hoje às 21h acontece a recepção ao Candelária e sábado às 18h é a vez do Porto Santo SAD visitar o nosso pavilhão. Ainda sobre este clássico Porto/Benfica, pode ver aqui um resumo com os golos do encontro.



Caio (Ricardo Oliveira)

O hoquista do FC Porto Caio foi mais uma vez, na minha opinião, o destaque da semana. Fiquei impressionado com a sua velocidade nesta partida diante do Benfica. Caio está em super-forma, altamente motivado e praticamente imparável no 1 para 1. Dois grandes golos a um excelente guarda redes e muitas outras jogadas a deixarem a plateia com água na boca!!! Quase que aposto que será esta a sua melhor época de sempre. Kevin Martin no basquetebol e mesmo o Reinaldo Ventura no hóquei em patins também merecem uma referência nesta rubrica de dragão de ouro da semana passada. Quanto ao andebol, só regressa em 16 de Novembro.


Saudações Portistas,
Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

17 comentários:

  1. Lucho, no Hóquei as vitórias são uma constante.
    No Basquetebol fico contente com o regresso do P.Cunha, que pelos vistos foi decisivo na vitória. Não estou muito optimista,mas quem sabe, não terei uma surpresa?
    Sobre o Dragão Caixa, não tenhas dúvidas o ambiente de Fânzeres vai ser o mesmo nas três modalidades.
    Embora os senhores do Basquetebol não gostem muito desse tipo de apoio.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. O jogo de hoje (21h) em Fânzeres (HÓQUEI) pode ser acompanhado em:

    www.radiopico.com

    No basket estamos sem bases e isso dificulta muito. O jogo em Ovar, nestas circunstâncias, vai ser extraordinariamente difícil.

    ResponderEliminar
  3. Que venha o Pavilhão rapidamente. O ambiente será de certeza de entusiasmo ao nível do antiguinho Am´werico Sá, só que mais pequenoo que lamento.
    Hóquei ... sempre a somar.

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    O hóquei é sempre a abrir. Vitória atrás de vitória, numa hegemonia que não tem, felizmente, fim à vista...

    No basquetebol, estivemos perto de nova humilhação, com a derrota a pairar frente ao Galitos. Caramba, é certo que as lesões em pedras basilares não têm ajudado, mas Julio Matos perdeu mesmo uma grande oportunidade de estar calado, quando criticou acidamente o seu antecessor. Com a deslocação a Ovar, a derrota é mais do que previsível. Vai ser uma época longaaaaaaaaaa...

    Quanto ao Dragão de ouro, ó Lucho,
    desculpa lá, mas o desta semana vai inteirinho pro Gomendy:)

    Caraças, aquele carro até voava. E com aquelas cores...

    ResponderEliminar
  5. A Champions está bonita, está...

    O CHelsea está a ser vulgarizado por um Roma em estado de coma. 5 derrotas seguidas e eis que espetam 3 aos de Scolari. Bem feita!

    Em Chipre escreve-se história em cada partida na Champions. O Famagusta está a 10 minutos de colocar o Special One em maus lençóis.

    ResponderEliminar
  6. Bolas, se escrevesse mais cedo...

    3-3, golo de Julio Cruz. Mourinho respira mais aliviado:)

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Grande semanário como sempre !

    Sou assinante. E gosto !

    Há uma observação dum amigo. E é para bem : Como não há datas devemos ler de baixo para cima ou de cima para baixo o quadro que apresentas ?

    Creio que seria importante pôr lá as datas que conjugam com o dia.

    Custou-me fazer esta observação porque cada vez mais me custa comentar quem produz.

    Ora tu produzes !

    Obrigado Lucho !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Paulo Pereira:

    O Gomendy esteve de facto muito bem com uma ponta final esplêndida.

    Mas o dragão de ouro só abrange andebol, basket ou hóquei:) É o meu critério:) eheheh

    ResponderEliminar
  9. Paulo:

    Respira o Mourinho e respiras tu:)

    Estilhaço:

    A 10 minutos do fim, 7-2 para o Porto:) Marcou Caio agora o 7º golo.

    pORTO Maravilha:

    Boa observação a levar em conta na px semana.

    abraço

    ResponderEliminar
  10. HÓQUEI:
    FCPORTO-7-CANDELÁRIA-2

    (R.Figueira-2, R.Ventura-2, J.Silva-2 Caio-1)

    Resultado final.

    ResponderEliminar
  11. é complicado, somos uma equipa em construção :)

    ResponderEliminar
  12. Na primeira foto está o homem com quem aprendi que o Hóquei era uma modalidade fabulosa: Vitor Hugo. :)

    Há quem diga que o Livramento foi o melhor de sempre. Como não me recordo dele, não os posso comparar, mas continuo a ter como referência o nosso número 4...

    ResponderEliminar
  13. Sinceramente, já estou por tudo. Estou com aquela "fezada", inexplicável atendendo às circunstâncias actuais, mas mantendo bem viva a crença numa vitória que sirva de tónico, para o futuro próximo...

    ResponderEliminar
  14. O Zporting nada fez, e teve a sorte dos laranjinhas em vez de rematar à baliza se entreterem a trocar bola e a fazer fintinhas dentro da grande área.

    É este tipo de sorte que tem faltado ao FCP. A nós as bolas não batem nas barras e postes da nossa baliza. Entram logo e com uma potência...que até mete impressão.

    Se falhamos uma vez, é a morte do artista.

    Amanhã isto vai mudar e vamos ganhar e quem sabe, com sortinha vamos passar aos oitavos.

    Força PORRRTTTTOOOOO.

    ResponderEliminar
  15. Blue,

    Dado que, o Paulo Pereira insinuou que fui eu que usei o nome do Dr. Rui Moreira no último Sábado e, dado que, o Dr. Rui Moreira afirmou no último Trio de Ataque que alguém andou a usar o seu nome em blogues, resolvi fazer uma investigação.

    Em 03.10.08, o Dr. Rui Moreira escreveu isto num comentário em resposta a um teu, depois de um troca de palavras mais acalorada entre vocês, na véspera do jogo em Alvalade, como te deves recordar. Podes confirmar aqui:
    https://www.blogger.com/comment.g?blogID=28334401&postID=1205797217807829541&isPopup=true

    «Vou continuar a apoiar e, no domingo, vou a Alvalade. Quer boleia? E depois vou fazer o domingo desportivo. E acho que vamos ganhar, porque acredito que temos os condimentos para ganhar. Mas, se assim não for, que se perca com alma de dragão e com glória.»

    O Dr. Rui Moreira fez o Domingo Desportivo, como se confirmou.

    Nº do profile de quem escreveu como Rui Moreira, em 03.10.08:
    http://www.blogger.com/profile/12687546492712881236
    Link dos comentários:
    https://www.blogger.com/comment.g?blogID=28334401&postID=1205797217807829541&isPopup=true

    Nº do profile de quem escreveu como Rui Moreira no último fim-de-semana:
    http://www.blogger.com/profile/12687546492712881236
    Link dos comentários:
    https://www.blogger.com/comment.g?blogID=28334401&postID=3244025948475874886&isPopup=true

    A mesma conta do blogger foi usada por alguém fazer os comentários nas duas ocasiões.

    Podes verificar que aparece o mesmo nº de profile.

    Em 23.11.2007, o Dr. Rui Moreira escreveu uma posta no portistasdebancada como podes ver em:
    http://portistasdebancada.blogspot.com/2007_11_01_archive.html

    Se vires os comentários relativos a essa posta, verificas que aparece mais uma vez Rui Moreira com o profile nº:
    http://www.blogger.com/profile/12687546492712881236
    Link dos comentários:
    https://www.blogger.com/comment.g?blogID=31355489&postID=1977813467457375842&isPopup=true

    Mais uma vez alguém usou a mesma conta do blogger como Rui Moreira.


    Uma coisa tenho a certeza. A cada conta do blogger é atribuído um número de profile que é único, a mesma conta foi usada nas três ocasiões. Logo, foi usada pela mesma pessoa. E essa conta já existe, no mínimo, deste Novembro.
    Analisando os comentários, que verificámos em Novembro, de alguém que se intitulou de Rui Moreira com o mesmo nº de profile do blogger, podemos perguntar: Esse Rui Moreira também não era o verdadeiro? Ou estará alguém a mentir?

    Cada um que tire as suas conclusões.

    ResponderEliminar
  16. Hurakatai:

    Isso do Rui Moreira e do q andam a escrever com o nome dele (ou não)nada tem a ver com este post das modalidades.

    Mais respeito por quem sua as camisolas do clube. Falem de andebol, basket, hóquei ou outra modalidade. Pelo menos neste post.

    ResponderEliminar