12 novembro, 2008

Bitaites

E o primeiro bitaite da semana vai para dentro, mais precisamente para os prémios dos Administradores da SAD do nosso Clube. Importam-me mais os resultados desportivos e até se entende que um Administrador seja pago de maneira proporcional ao seu cargo, às suas responsabilidades. Da mesma maneira que entendo que um administrador de qualquer empresa não ande nos STCP.
Agora prémios ou incentivos para a medalha de prata ou de bronze enquanto que os sócios perdem tempo nas bichas das gasolineiras dos hipermercados para poderem poupar uns cêntimos e pagar as cotas soam a algo, no mínimo, desajustado à actual conjuntura.
Que se altere assim esta situação no mais curto espaço de tempo possível.

O segundo bitaite ruma na direcção do Exmo. Sr. Presidente da CD da Liga.
Após a divulgação do acórdão do Supremo Tribunal Administrativo que "declarou a ilegalidade da utilização em processo disciplinar das transcrições das escutas obtidas em processo-crime" no processo proposto pelo Sr. Bartolomeu afirmou coisas como: "Não há qualquer norma, constitucional ou legal, que proíba expressamente a utilização das escutas fora dos processos-crime… quem ler os acórdãos verifica que, além da prova que veio dos tribunais, há a que nós produzimos!".
Pois, até o Tône, que pouco percebe destas coisas pensaria que ao existir um acórdão de um Supremo existiria tb. jurisprudência, esperando até que o próximo acto seria a CD corrigir a ilegalidade sem sequer necessário pedir o recurso.
Pois, até o Bino concordaria que a "prova que veio dos tribunais" não seriam mais que certidões do MP, algumas já totalmente desmacaradas na fase de instrução.
E em relação à "que nós produzimos", o Rato fica na dúvida se seria baseada na única testemunha, omnipresente, capaz de estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Mas se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé.
Aguardem-se assim futuros episódios.

Como terceiro bitaite e na questão do "Fora o árbitro", não dá para entender muito bem a algazarra que se faz. Na partida de Alvalade a arbitragem esteve cheia de faltas e lacunas e os jogadores não ajudaram nada. Mas de que vale embarcar num chorrilho de críticas avulsas e encrespadas às arbitragens?
Desde que o silêncio em relação a este assunto impera no nosso clube que vimos amealhando títulos atrás de títulos. Contrariamente aos nosso adversários que, apesar do estardalhaço mediático que vêm fazendo nas últimas três épocas, pouco ou nada ganharam.
E alguém estava realmente à espera de outro tipo de arbitragem? Foi bem no seguimento desta, ou não?
A criticar que se critique quem o nomeou para esta partida.

Para finalizar espero sinceramente que a pré-época do nosso FC Porto tenha terminado.
Da malapata dos penúltimos jogos veio a ventura dos últimos.
Que não se durma à sombra destes e se arrume a casa de uma vez por todas pois no Sábado é já a doer.

Apoio incondicional!!!

12 comentários:

  1. "Para que não fiquem dúvidas, relativamente à minha perspectiva do último Sporting/FCPORTO para a Taça:
    O Sporting foi globalmente melhor e acabou por não ter - felizmente! - sorte nos pontapés de grande penalidade.
    Mas há mais para dizer; Até para contrabalançar as coisas; O ano passado, para o campeonato, demos um "banho" de bola - comparado com este em que apenas fomos salpicados! - e perdemos por dois a zero.
    Nessa altura não houve azia; Ou a haver - e houve! - foi nossa, mas sofremos calados!
    Os "viscondes" não conseguem perder sem descarregar a fúria no árbitro; Todos conhecemos - olha quem!! - a figura que apitou, mas para nós, que estamos habituados a ser espoliados até ao tutano por este "ser", até podemos considerar que foi uma boa arbitragem!! É verdade!!
    Desta vez prejudicou-nos mais que o adversário, mas acabou também prejudicando aquele, o que é manifestamente uma lufada de ar fresco, nas actuações do Paixão...
    E assim é, que sentindo-me nitidamente espoliado, podendo ter ganho sem ser nos penalties, ainda acho que ele foi menos mau que o costume o que dá uma - pálida, admito! - ideia das "obras" desta "peça"!!
    Posteriormente tivemos a intervenção "bentosa".Sentindo-se espoliado - duro quando nos toca a nós não é?!! - vá de desancar na "peça" e chegar ao cúmulo de dizer por outra palavras que é necessário ameaçar as arbitragens e criar-lhes mau ambiente sempre que vem apitar ao Alvalade XXI, como se alguma vez lhe houvessem criado bom ambiente...
    Mais grave! O antigo bastonário da Ordem dos Advogados Dr. Rogério Alves, acabou branqueando as palavras do Paulo Bento dizendo que ele não disse nada de grave!!
    Gravíssima a opinião do advogado; Incitar à violência sobre um "juíz" - apesar da toga trocada pelos calções, não deixa de ser juíz!! - não é grave?
    Depois, não mentindo, mas omitindo algumas verdades - os advogados são experts neste tipo de argumentos! - acabou dizendo que o sporting havia sido alvo de péssima arbitragem, mas "esquecendo-se" de referir que o adversário ainda tinha mais razões de queixa!! Lamentável, e confirmativo de que mesmo os mais sóbrios ficam cegos com a clubite aguda!!
    Acresce a cena do Dias Ferreira no programa da SIC onde visionando as imagens em que o Caneira atinge o Hulk, de propósito, com a bota na cara, perto do olho, teimava em dizer que lhe bateu no ombro!! Simplesmente inenarrável!! De tão óbvio que a situação era, que o moderador estava com cara de parvo visivelmente perturbado, ao ver alguém a não ver o óbvio. Só que o Dias Ferreira só olhava para o bico da bota e esta sim tocava o ombro do Hulk enquanto o meio do pé e o calcanhar raspava visívelmente na cara do Hulk. Fiquei com a nítida sensacção que o Dias Ferreira só considera chuteira o bico da mesma, sendo o remascente que sobre da bota, considerado tornozelo, canela ou mesmo joelho!! Só assim concebo aquela opinião; Um sujeito que tem uma visão tão distorcida daquele lance é capaz de dizer que os caracóis não se movem pachorrentamente mas antes deslizam na viscosidade!!
    Deve ser um problema genético! Eventualmente, o Dias Ferreira tal como irmã - Manuela Ferreira Leite - sofrem de Opacidade Ocular Desportiva que faz apenas ver o que querem, no que concerne ao desporto!
    Aquela, aquando da dívida do benfica para com as finanças aceitou acções do dito clube http://ww2.publico.clix.pt/print.aspx?id=148689&idCanal=undefined
    quando as mesmas não estavam, sequer, cotadas em bolsa.!!
    Faz lembrar a Rainha D. Isabel: Esta transformou o pão - com que alimentava os famintos - em rosas; Aquela transformou papéis sem valor algum em dinheiro "vivo"!!;
    Quando interpelada pela Assembleia da República - o D. Dinis da nossa rábula - apenas disse:" São lampiões, senhor! ...
    Em ambos os casos a semelhança óbvia: Ajudar os desgraçados!!"
    Vitor Mangas Ferreira
    (publicação autorizada pelo autor)

    ResponderEliminar
  2. Tanto mal se fala do árbitro (e com razão) quer de um lado, quer do outro, mas sejamos honestos, não haverá aqui outras "paixões"!...
    Não nos esqueçamos do objectivo final deste campeonato, e de quem tem poder de tomada de decisões.
    Eu explico, quem é que tem de ganhar este ano o Campeonato à força?
    Quem tem, deve-se aos avultados investimentos realizados, bem como à cruzada da imensa falta de títulos.
    Ah pois é, uma guerrinha fervosa entre o FCP e SCP, dá bastante jeitinho lá para os lados da Luz.
    Ou será que ando a ver muitos filmes!...

    ResponderEliminar
  3. Prontos!!!
    E o futebol português volta á normalidade...O nosso FCPorto de volta ás vitórias,os Bentos & Cª a
    extrebuchar,os Paixões ao nivel a que nos habituou(e já lá vão uns
    anitos!),a ausência de sumarissimos,etc,etc...
    Agora...temos de comer os afonsinhos
    do condado no sábado por mil e uma
    razões...!!!
    Força Mágico PORTO ...

    ResponderEliminar
  4. Meus Caros AMIGOS PORTISTAS:
    Cada vez mais acho que a força da nossa razão tem de residir na nossa união. União em torno da equipa com tudo que isso queira dizer. A começar pela Direcção até ao Porteiro.Este ano começou ainda antes do terminus da anterior epoca desportiva com toda a sereie de ataques que fomos vitimas e que ainda não terminaram. Depois e após a época se ter iniciado a corja lisboeta vai paulatinamente arranjando argumentos para ver se com a maior da virtude que os caracteriza tambem nos contagiam com essa doença. E por isso vai de publicar as remunerações quer de jogadores quer dos administradores de nossa SAD. Depois aproveitando-se do pior momento da nossa equipa tentam a todo o custo arranjar divisões internas no grupo para que o mesmo não se possa unir. E nós até lhes vamos dando materia (por exemplo os lenços brancos). Até mesmo a outro nivel Caso do BPN cheguei á conclusão que estes vaidosos e carbonarios de lisboa trataram de lixar a gente do norte, analisando as palavras de alguem num programa de TV. Por isso eu continuo a dizer que todos nós nos devemos unir e cerrar fileiras para que independentemente de algum menos bom resultado o nosso ORGULHO MAIOR se sentisse apoiado e fosse sempre dignificado e nunca fosse enxovalhado. Esse papel a nós cabe a todos os defensores do PORTO CIDADE e PORTO CLUBE, porque uma coisa é indissociavel da outra e as tentativas de denehrir e aviltar são tanto para o clube como para a cidade e suas nobres gentes.

    VIVA O PORTO VIVA A LIBERDADE SEMPRE PORTISTA SEMPRE FCPORTO

    Melhores cumprimentos
    276mqj

    ResponderEliminar
  5. Um texto do Estilhaço, motivador e que tem comentários muito bons.
    No comentário da Heliantia, do portistaalentejano, do jorge silva e do 276mqj, está tudo o que eu penso e portanto não vale a pena dizer mais nada.
    Agora é continuar a ganhar e mais nada!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. «Mas de que vale embarcar num chorrilho de críticas avulsas e encrespadas às arbitragens?»

    Pergunta do Estilhaço.

    Estejam atentos à arbitragem de Pedro Proença no SCP-Leixões. E depois disso obtêm a resposta à pergunta anterior. Coacção, pura coacção. Espero estar enganado mas o Leixões é q vai pagá-las.

    Quanto a Olegário Benquerença no Dragão... Já esta noite tive um pesadelo e recuei até à última final da taça no jamor apitada por... Benquerença.

    Desejo aos seus fiscais de linha, competentes e honestos, Bertino Miranda e José Cardinal, um jogo isento e ao nível elevado a q já estamos habituados. E peçam ao vosso chefe de equipa (Olegário) para ser isento. Mais nada!

    ResponderEliminar
  7. Arbitragens...


    Lucho, ontem vi pela primeira vez a "liga dos Ultimos" quase de principio a fim. Admito que não é programa do meu agrado porque passa a ideia do adepto de futebol como se de um homem das cavernas se tratasse..
    Adiante, ontem no jogo de alguém (esqueci-me do nome) contra o Canidelo, a equipa de arbitragem era composta por elementos femininos.
    Deixa-me que te diga que correu muito bem.
    Uma renovação nas arbitragens a nível nacional...

    ResponderEliminar
  8. bOAS,

    Reportando-me à questão da arbitragem, não sou ingénuo e, tal como o Lucho, julgo que o choradinho emanado de Alvalade terá a devida correspondência nas próximas partidas. E, o irónico disto tudo, é que eles foram beneficiados, e muito!

    O sr. Ricardo Costa já demonstrou inequivocamente ao que vinha. Com ou sem contrditório, com mais ou menos erros, o trabalho de sapa por ele efectuado é que interessava, na conjuntura que foi feito. Quanto ao resto, o que importa atrolepar as mais elementares leis, se isso significa linchar publicamente o presidente do FCP?

    A questão dos dinheiros: volto à minha ideia de base. Manifestar discordância sim, mas na altura certa. Agora, depois de uma vitória, ou noutra ocasião mais propícia. Nunca, como foi por alguns aqui efectuado, na hora da derrota, como justificador de sei lá o quê.

    Estilhaço, está on fire!

    ResponderEliminar
  9. As palavras do Risca-ao-Meio são pura e simplesmente coacção não sobre UMA mas sobre TODAS as equipas de arbitragem. Por causa de coacção foi o Boavista castigado com descida de divisão.

    Estaremos atentos à arbitragem do Oleadinho Proença no jogo dos lagartos com o Leixões mas, na verdade, estou muito mais preocupado com o jogo do Porto pois esse sim, temos de ganhar. E vamos para o Dragão sempre com o coração nas mãos para saber quais os disparates que o Pardal vai inventar desta vez. Espero que não me apareça lá outra vez o Mariano ou o Benitez. É que se ele resolver metê-los vai ser derrota pela certa.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  10. Quanto aos dinheiros, acho absolutamente escandaloso o que se paga aos administradores e ainda mais os prémios pelo 2º ou 3º lugar. Mesmo o primeiro só se distribuissem dividendos pelos acionistas. Ora, como dividendos para os acionistas nunca haverá pois o clube tem um passivo enorme, nunca devia haver prémios. Já têm um salário demasiado alto.

    Meu caro Paulo Pereira: se não se puser travão a este despesismo no clube, dentro em pouco temo que a situação vá ser muito complicada financeiramente quer pela crise internacional (que vai afectar e muito todos os clubes do mundo) quer pelos disparates cometidos ano atrás de ano nas contratações.

    É bom que se trave a fundo o despesismo e que os investimentos (compra de jogadores) sejam cada vez mais criteriosos sob pena de num futuro próximo as coisas serem muito negras.

    ResponderEliminar
  11. De bitaite em bitaite... até à glória final, obra e graça do Mestre Estilhaço.

    No primeiro caso, direi tb, tal como a generalidade, que é um caso escandaloso e que nem adianta dizer mais nada, porque é um assunto já mais que rabuscado e cinzento. Repito: escandaloso!!!

    Já no segundo caso, o Dr Rui Moreira (do qual admito, gostei mto da intervenção desta semana no TrioD'Ataque), não perdeu a oportunidade de meter a colherada neste tema e na SAD do FC Porto... tal como ontem em conversa com um Amigo, esqueceu-se foi de dizer que se o caminho tivesse sido outro, nesta hora, Liga dos Campeões era por um canudo e na Liga Sagres, com menos 6 pontos de inicio e os percalços que já levamos, estariamos onde? no fim da tabela, não? ou eu não seu fazer contas? assim fosse, e o que não se diria? de facto, muitas vezes, se se faz, é porque se fez... se não se fez, é porque se deveria ter feito. Pela minha parte, digo apenas que a estratégia, boa ou má, foi a correcta! O resto, são discussões do sexo dos anjos.

    Por fim, parafrasear o Presidente dos Calimeros, onde não posso deixar de estar em completo acordo: "foi uma arbitragem com muita Paixão"... se assim não fosse, talvez não tivesse que esperar até à meia-noite dentro do estádio, teria saido muito mais cedo para o regresso ao Norte... e de igual modo satisfeito com o resultado do meu FC Porto. Assim não quis essa tal arbitragem com muita «paixão».

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Gostei bem de ler.

    A foto com o senhor a fazer fila com a máquina de cortar a relva no meio dos carros está sensacional !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar