[ entrevista ao bLuE bOy originalmente publicada no blog do Dragão Azul ]
"Entrávamos já madrugada fora do dia 25 Maio de 2006, e enquanto navegava na internet ao sabor das ondas, sem rumo nem destino, eis que, odabreca, se gostava tanto de discutir e falar do meu FC Porto, se era já um habitué e assíduo visitante de alguns dos blogs alusivos ao meu clube, porque não também eu próprio criar um, onde pudesse em certa medida comemorar efusivamente, vociferar, espernear ou lamentar (dolorosa, mas terapeuticamente) as incidências da minha vivência clubistica?
No imediato saltou-me em mente um nome para o seu baptismo: BiBó PoRto, carago!! e assim foi… mãos a caminho do desconhecido, aqui e acolá chateando mais este do que aquele (obrigadaço Gil, és o maior carago!), altera d'aqui, muda d'acolá, até que tudo aquilo que hoje podem ver, e quando olho para trás, sinto um imenso orgulho no trabalho já realizado, sempre, mas sempre com o apoio inexcedível de Amigos/as que tal como eu sofrem deste vicio sem cura… com uma única certeza: ainda não conquistamos nada; há muito mais para conquistar! Portanto, siga a marcha e mai'nada!
E que podem já hoje por lá encontrar? Sem qualquer tipo de falsas modéstias: na minha óptica, um blog extremamente bem conduzido e organizado, procurando-se sempre e dentro da medida do possível, dar toda e qualquer informação alusiva ao universo FC Porto, seja o futebol, sejam as modalidades amadoras, sejam as entrevistas exclusivas, sejam as análises/opiniões dos vários colaboradores, etc etc… com uma única regra imposta desde a data de nascimento: actualizado diariamente.
O nosso lema de sempre?
"Há quem seja viciado em álcool, drogas, mulheres ou no jogo… nós, somos viciados no FC Porto!"
TRIaCuMpRiMeNtOs para todos",
1 - Quando começou a tua aventura na blogosfera e qual foi o objectivo, se é que ouve algum?
Como dizia na introdução, as origens deste blog remontam já na madrugada do passado dia 25 de Maio de 2006. Foi ali que «nasceu a criança», passe a expressão. Nunca tal tinha sequer feito parte dos meus objectivos naquele momento a criação do blog, razão pela qual digo que este surgiu do nada, se me faço entender.
A partir dali sim, o objectivo passou a ser um único: ou é, ou não é, agora, faz de conta, nem hablar! Nada mais fiz do que seguir as linhas orientadoras do meu modo de estar na minha e encarar as novas realidades que me surgem: cabeça erguida, cara alegre, arregaçar as mangas e mãos-à-obra. Assim pensei, assim fiz… e continuarei sempre a fazer, enquanto me sentir motivado para tal.
Costumo dizer muitas vezes, e quem comigo lida, sabe do que falo… este blog, encaro-o como se de um 2º filho se tratasse, que na verdade, não tenho (a legítima, essa, é a minha linda bebé de seu nome, Leonor Sofia "Alma de Dragão", já no alto dos seus 18 meses de Portismo incondicional) … portanto, ou o respeitam, respeitando-me (e ao mesmo tempo a pura carolice de todos os colaboradores deste espaço), ou então meus caros, é bom que se preparem porque a brincadeira acabou-se ali naquele instante.
2 - Neste momento, o blog tem 11 colaboradores. É fácil de gerir quem escreve e a que dia escreve? Não se pode cair no erro de escrever mais do que uma vez sobre o mesmo assunto, tendo opinião diferentes ou até mesmo iguais? O lápis AZUL já alguma vez riscou algum texto?
Não direi que é fácil, nem difícil… é o que é, e o que é, tem muita força. Se dá trabalho? Muito! Mas é um trabalho que a mim, diariamente e sempre ao final da noite, desde o tal dia 25 de Maio de 2006, me dá um imenso e especial prazer estar ali a inventar, procurar imagens/vídeos ou outros para juntar aos textos, dar aqui e acolá uns retoques de pormenor nos textos, isto e mais aquilo, etc etc… como dizia, é daquelas carolices que se fazem com todo o prazer do Mundo… afinal, o meu (nosso) FC Porto, essa paixão que me consome a alma, merece isso e tudo o mais.
Semanalmente, a cada 2ª feira, envio para todos os colaboradores um email com a agenda de trabalho para os próximos 7 dias. Grande parte deles, tem dia fixo para publicação, outros, menos, publicam intercaladamente numa cadência quinzenal de acordo com as suas disponibilidades pessoais.
Dentro da medida do possível, procuro aqui e acolá deixar umas dicas para assuntos a discutir por parte deles, aproveitando as deixas de agenda do Universo FC Porto para essa semana, havendo um cuidado em parte de toda a equipe de trabalho, de procurar não repetir temas que já estão mais que discutidos e dissecados.
Resumindo e concluindo, sempre funcionou maravilhosamente bem toda esta esquemática delineada para a organização do blog, mas também verdade seja dita, apenas e só por um único motivo: desde a primeira hora, entre os que estão e os que por outros motivos já não estão, que sempre me soube rodear de GRANDES, ENORMES e RESPONSÁVEIS colaboradores, que a todos olhos hoje como AMIGOS/AS para comigo trilharmos este caminho em prol e sempre a favor d'uma religião, d'um vicio, d'uma droga: o mágico FC Porto!
Quanto ao lápis AZUL, nunca houve, não há, nem nunca haverá pela minha parte… desde o momento em que cada um entra neste grupo de trabalho, só peço e exigo duas coisas: que saiba honrar e respeitar a palavra/compromisso que assumiu perante este espaço, mas também, total e inequívoca liberdade para opinar sobre o que muito bem entender. De outra forma, este deixaria de ser um grupo de trabalho em prol d'um objectivo bem definido, para ser apenas e só um grupo de escravizados e oprimidos. Neste espaço, e sobre esta questão, só existem duas regras: Portismo a 101% e jamais se admitindo má-educação ou falta de respeito para quem está, nos visita ou connosco colabora. A partir dali, cada cabeça, sua sentença… se opinam, que se defendam.
3 - Como defines a escrita de cada um dos colaboradores numa única palavra?
Estilhaço – mordaz
RCBC – calma
Lucho – sentida
Paulo Pereira – poesias
Teixeira – fresca
PortoMaravilha – experiente
Heliantia – fantasias
Sodani – irreverente
Mr. Cosmos – provocador
Bruno Pinto – ponderada
Bruno Rocha – estudiosa
Se me é permitido, vou dizer algo mais para além do que me foi inicialmente pedido, porque estes/as, merecem algo mais do que uma única palavra para os descrever. Mesmo que entre todos iguais, todos diferentes, admito com enorme orgulho e ponta de vaidade, mesmo que a alguns ainda não tenha tido o prazer de conhecer pessoalmente (RCBC, PortoMaravilha, MrCosmos e Bruno Pinto), ver em todos eles como GRANDES AMIGOS/AS que tal como eu, se empenham de uma forma totalmente gratuita e diariamente neste projecto que mais não é que pessoal, e que sempre souberam ser dignos e honrados da sua palavra perante o compromisso que assumiram perante este espaço. A todos vocês, que considero como AMIGOS/AS, o meu especial e sentido obrigado (prontos, vá lá, deixem-se agora de limpar a baba e toca mas é a ir trabalhar no vosso próximo post, que a hora do recreio, já se acabou )
4 - Dos colaboradores que deixaram o blog, qual foi a maior perda para o blog? Porquê?
Não vou dizer quem foi mais ou menos importante em determinado momento deste blog, porque cada qual, à sua maneira, tiveram todos eles a mesma importância para este espaço de opinião. Também eles fazem parte da história deste espaço, e essa, nunca se apagará. Por isso, e todos aqueles que já não estão: o Meireles Portuense, o Sr_António, a Fokinha e o CJ, tal como acima dizia, a todos também considero como AMIGOS/A e só tenho mesmo é que agradecer publicamente por em determinado momento das suas vidas pessoais, terem dispensado um bocadinho do seu precioso tempo para se juntarem a este projecto… serão para mim, sempre AMIGOS/A e saberei sempre honrar os laços de amizade que com eles criei e pretendo manter.
5 - Qual é a média de comentários e visualizações do blog? Achas que o trabalho realizado no blog é reconhecido por quem visita e comenta o blog? No futuro poderão existir mudanças no blog? Num futuro próximo, poderá ser criado um fórum relacionado com os assuntos abordados no Blog?
Na actualidade, temos uma média diária de cerca de 1.100/1.200 pageviews, com natural quebra aos fins de semana (principalmente quando não há futebol para discutir), onde a média baixa para as cerca de 600/700 pageviews.
Já no que diz respeito aos comentários, de há uns tempos para cá, tem ocorrido um aumento simpático no nr de comentários em cada um dos posts publicados, naturalmente com maior incidência no post que serve de capa ao blog. Quanto a médias de comentários, pois, não faço a mínima ideia. Posso apenas dizer que temos posts com 160 comentários… outros com 0 comentários! É tudo muito variável.
Muito sinceramente, acho que o trabalho, o esforço e a dedicação que cada um dos colaboradores empresta a este espaço é reconhecido, não direi publicamente em forma de medalhas, condecorações, prémios ou borlas, mas de uma outra forma que é para mim, sintomática. Basta para tal perceber que o número de pageviews diários vai aumentado a cada dia/semana/mês que passa, o que é um claro e inequívoco sinal que o trabalho que está a ser feito, é porque é bem feito, pois de outra forma, tal constatação não seria passível desta leitura, até bem pelo contrário. Portanto, resumindo e concluindo, o que tem sido feito, bem feito está a ser... e pelos vistos, recomenda-se, ponto final, parágrafo.
Mudanças no futuro? Claro que sim, ora essa… nada é estanque, nada é eterno, afinal, o mundo não está em permanente mudança? Se assim é, porquê olhar para este espaço e pensar que já não há mais nada para inventar? Nada disso… a cada dia, saltam ideias novas, projectos novos, isto e aquilo… como diz o ditado, "muda que Deus ajuda". É preciso saber cativar a clientela, se me faço entender. De outra forma, é impossível, não há volta a dar. É óbvio que nem todas as ideias resultam na perfeição ou como esperado, mas só erra, só falha quem tenta, certo? Portanto, medo do quê? Mudemos, alteremos, arrisquemos… depois, temos cá os nossos «provedores» diários da leitura para nos avaliar. Se funcionou, óptimo… se não funcionou, há que virar o bico ao prego e inflectir, sem nunca perder o sentido crítico e imaginativo das coisas. Para já, neste momento, por ora, o que está, bem está. Vamos indo, analisando e alterando quando necessário.
Quanto ao fórum para comentar assuntos do blog, sinceramente, na minha visão, não está dentro dos meus planos, porque penso ser uma duplicação dos modelos, ou seja, ou existe o blog ou existe o fórum… um fórum, serve para as pessoas comentarem certos temas, certo? Mas se o podem fazer no blog e não o fazem, é porque não querem certo? Se até anónimos podem comentar neste espaço, para quê mais trabalho com criação de um fórum? Sinceramente, pela minha parte, está fora de questão. Trabalhinho com o blog, já temos que chegue, para dar e vender se preciso for.
6 - As modalidades amadores ganharam uma grande importância no blog, pois havia pouca informação e a que havia, era via comunicação social. Num clube da dimensão do FC Porto, o clube não deveria dar mais atenção às modalidades amadoras?
É justo reconhecer que todo o mérito deste trabalho em prol das modalidades amadoras do FC Porto no que a este espaço diz respeito, tem um nome: Lucho. Digo até várias vezes em tom de brincadeira que bendita a hora que ele encerrou o espaço dele e eu fui logo a correr contratá-lo para o BiBó PoRtO… para mim, hoje não é, claramente que não é, porque até fico por vezes meio parvo com os conhecimentos que ele demonstra em tudo o que são modalidades amadoras, mas no inicio da colaboração, tudo isso era uma total e completa surpresa, pensando muitas vezes para comigo, "c'um carago, este Lucho foi um achado... tenho mesmo é que o capitalizar a favor do blog". Assim pensei, assim fiz… depois, o mérito, o trabalho, o esforço e a dedicação quase doentia ao tema, tem um único nome: Lucho!
Quanto à atenção que o clube dá ou não dá, sinceramente, penso que deveria dar muito mais do que aquela que dá, mas essa é meramente a minha opinião… agora, ninguém se pode esquecer que o FC Porto é maioritariamente futebol, os adeptos são maioritariamente do futebol e a nossa cultura desportiva em Portugal, é maioritariamente do futebol. Como tal, penso estar ali uma boa explicação para esta situação de menor visibilidade. Mas uma coisa não invalida a outra, ou seja. os outros são os outros, nós somos nós, como tal, é óbvio que deveria ser dada maior atenção… se não dão, temos cá o Lucho para assumir esse papel com todo o gosto e prazer.
7 - Que tipo de parceria existe entre o blog BiBó PoRtO, carago!! e o FC Porto Planeta Portugal?
Digamos que é uma parceria «amigável» se me faço entender… li, escutei e gostei do modo de abordagem do moderador do portal, fomos falando, discutindo e acabamos por chegar a um entendimento que poderia ser bom para ambas as partes estabelecermos por ora uma parceria que a todos agradasse… pela nossa parte, o interesse baseia-se grosso modo em fomentar a passagem da palavra, ou seja, fazermos chegar ainda mais longe a nossa voz, o nosso espaço, o nosso endereço na blogosfera. Por ora, está tudo a funcionar normal e tranquilamente. Amanhã, veremos.
8 - Que opinião tens sobre o site oficial do FC Porto? Não te parece que os conteúdos deixam um pouco a desejar?
Tenho notado umas pequenas melhorias nos últimos tempos, mas continuo a pensar que a qualidade deste deixa muito a desejar, muito mesmo… mas ao que julgo saber e penso não estar enganado, não é o FC Porto propriamente que gere o site oficial mas sim a quem cedeu esses direitos.
Mas mantenho que é pobre, muito pobre o conteúdo… e basta atentar para meia-dúzia de blogs que existem na blogosfera, que são geridos por meros anónimos de uma forma completamente gratuita e sem outros interesses que não o amor ao FC Porto, e até nos pasmamos ao equiparar o grau de informação e de conteúdos com os existentes no site oficial do FC Porto.
9 - Todas a derrotas custam, mas qual é a que mais custa: perder com o FC Tirsense ou perder com o SL Benfica? Para ti é mais importante ganhar ao SL Benfica e não ganhar o campeonato ou perder com o SL Benfica e ganhar o campeonato?
Aqui que ninguém nos ouve, todas custam, é verdade, mas há umas que custam mais que outras. Quem me conhece, sabe que o meu ódio de estimação vai para tudo o que equipa de cor de GAYvota… tanto faz ser em futebol como seja nas caricas. Com aqueles, nem a feijões, passe a expressão. E nem adianta hablar, porque esse tal ódio, é mais forte do que eu… por vezes, nem me reconheço, mas que fazer? Coisas do futebol.
Claramente, prefiro ofertar com uma migalha os GAYvotas e deixá-los gozar o seu momento sexual… mas onde no final, o CAMPEÃO, seja o suspeito do costume. Agora, se der para os «aviar» e ao mesmo tempo, conquistar mais títulos, então, melhor ainda. É o chamado «ouro sobre azul».
10 - Eras capaz de entrar dentro do campo e apertar o pescoço ao árbitro? Já alguma vez andaste à porrada por causa do futebol? Sentes-te seguro dentro dos estádios de futebol?
Nunca entrei e agora que perguntas isso, penso que não, acho que não, mas quem sabe um dia destes até que não acontece? É que por vezes, não há paciência que aguente suportar tanta, mas tanta roubalheira e à descarada, onde já nem a vergonha faz mossa.
Eu, andar à porrada no futebol? Não, nunca andei, ou seja, nunca bati em ninguém, nunca me bateram, e digo-te até, já tive mais perto de se calhar levar no toutiço por me intrometer para tentar «defender» de agressões bárbaras um ou outro desgraçado que era apanhado sozinho no meio da maralhada que não sabe sequer o que é viver em sociedade, do que propriamente o contrário.
Agora, também te digo que já foi tempos em que me armava em herói, entendes? Quando ainda tinha o sangue a ferver na guelra, lembro-me de tantas e tantas viagens com as claques do FC Porto, em idas ou regressos mais que atribulados, chegando até a acontecer ter feito uma viagem de regresso ao Porto desde Faro, nos tempos em que o Farense ainda estava na 1ª divisão, sem os vidros do autocarro que tinham sido completamente estilhaçados pelas garrafas, pedras, bolas de golfe e até bolas de bilhar com que nos tinham presenteado à saída do estádio. São momentos que ainda hoje recordo com muita piada à mistura, se bem que na altura, naqueles momentos, o que menos apetecia era rir, pelos motivos mais que óbvios.
Lembro-me tb de uma saída do Bessa, onde éramos esperados cá fora com barrotes de madeira para nos acertarem o passo… ou nas saídas da Luz, onde me lembro até de sair com a camisola e cachecol amarrado à perna, por baixo das calças, em tronco nú, para não ser reconhecido como «inimigo», se bem que, naqueles meus trajes, tb não era muito difícil… ou aquelas correrias pela 2ª circular, furando entre os carros, para fugir às esperas do inimigo, etc etc… tantas e tantas aventuras. Bons velhos tempos, mas como dizia atrás, nunca bati em ninguém, e posso dizer com ponta de orgulho, ou sorte, ou lá o que seja, nunca ninguém me acertou o passo.
Sentir-me seguro dentro dos estádios, sinto em parte. Hoje em dia, quase já só acompanho o FC Porto nos jogos fora quando são ao Galinheiro, ao WC XXI e ao Estádio Municipal de Oeiras e pouco mais… em primeiro lugar, porque já não tenho idade para maluquices, depois, porque a vida está difícil e o futebol extremamente caro e por fim, porque há muito que não há respeito por ninguém no futebol, sejam adultos, velhos, novos, mulheres ou crianças. Sempre que vou a Lisboa, até à entrada no estádio (porque também já não tenho muita pachorra para acompanhar os cortejos das claques, senão, lá tenho que andar 2 horas a caminhar a passo de caracol), circulo pela zona discretamente e anonimamente e só quando em zona de segurança, retiro as coisas da mochila e então sim, venham eles, quantos são? Depois na saída, porque também não vou no cortejo das claques no regresso, retiro tudo e passo a ser um perfeito anónimo novamente. Infelizmente, tem mesmo que ser assim... mas não deveria ser!
Como digo muitas vezes, o cemitério, está cheio de heróis, entendes? Já foi tempo em que achava até alguma piada estas aventuras… hoje, juízo, é coisa que já tenho em dose qb, como tal, para quê me esticar e sujeitar-me a ficar com elas no corpo?
11 - Qual seria a tua reacção se o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa comunicasse hoje mesmo aos sócios que ia demitir-se e não se candidatava? Estás preocupado com o futuro do clube depois de Jorge Nuno Pinto da Costa? Não tens receio que depois de Jorge Nuno Pinto da Costa venha por aí um abutre qualquer?
Demitir-se? O meu Presidente? O nosso Presidente? Pela minha parte, tudo faria para o convencer do contrário, até porque comungo de que não adianta escamotear a verdade dos factos… há um FC Porto antes do PdC e outro bem diferente, para muito melhor, com PdC. Querer esconder isto, é fantasiar com irrealidades. Sei que hoje, não é igual a ontem, mas para mim, PdC continuará a ser sempre o meu Presidente, o Presidente de todos os Portistas.
Se estou preocupado com o pós-PdC? Mas é claro que sim, ora essa… afinal, alguém consegue imaginar ou pensar que o próximo que vier, conseguirá manter o nível de excelência a que o FC Porto de há umas décadas para cá nos habituou? O que se seguir, acredito, vai passar por muitas dificuldades, porque a comparação vai ser (quase) obrigatória.
Abutres no meu FC Porto? Claro que sim, mas como também já disse em muitos lugares, Presidente do FC Porto que lá esteja, se tiver sido eleito democraticamente, será sempre o meu Presidente, seja ele Manuel ou Joaquim. Agora, não tenho dúvidas que muitos dos profetas da desgraça que nos últimos tempos só sabem falar mal, encontrar defeitos e mais isto ou aquilo, estão mortinhos por ir ocupar o lugar… não sei é se algum dia conseguirão, porque isso, já são contos de outro rosário.
Vamos guardar serenamente e quando essa transição tiver que acontecer, cada qual, cada um de nós, saberá ter a inteligência suficiente para se pronunciar e opiniar. Afinal, vivemos ou não em democracia?
12 - Define em poucas palavras:
FC Porto – uma paixão, um vicio!
Pinto da Costa – único e insubstituível!
Blog BiBó PoRto, carago!! – o meu 2º filho!
Espinho – a minha «ilha paradisíaca»!
Reinaldo Teles – a sombra do «boss», não?
Família – a base da pirâmide.
Justiça – varia de côr para côr, certo?
Presidente da Liga – quem? Nunca me foi apresentado!
Presidente da Federação – quem? Não conheço!
Vítor Baía – eterno nr. 1!
João Pinto – não era o nr. 2?
- fim -
No imediato saltou-me em mente um nome para o seu baptismo: BiBó PoRto, carago!! e assim foi… mãos a caminho do desconhecido, aqui e acolá chateando mais este do que aquele (obrigadaço Gil, és o maior carago!), altera d'aqui, muda d'acolá, até que tudo aquilo que hoje podem ver, e quando olho para trás, sinto um imenso orgulho no trabalho já realizado, sempre, mas sempre com o apoio inexcedível de Amigos/as que tal como eu sofrem deste vicio sem cura… com uma única certeza: ainda não conquistamos nada; há muito mais para conquistar! Portanto, siga a marcha e mai'nada!
E que podem já hoje por lá encontrar? Sem qualquer tipo de falsas modéstias: na minha óptica, um blog extremamente bem conduzido e organizado, procurando-se sempre e dentro da medida do possível, dar toda e qualquer informação alusiva ao universo FC Porto, seja o futebol, sejam as modalidades amadoras, sejam as entrevistas exclusivas, sejam as análises/opiniões dos vários colaboradores, etc etc… com uma única regra imposta desde a data de nascimento: actualizado diariamente.
O nosso lema de sempre?
"Há quem seja viciado em álcool, drogas, mulheres ou no jogo… nós, somos viciados no FC Porto!"
TRIaCuMpRiMeNtOs para todos",
1 - Quando começou a tua aventura na blogosfera e qual foi o objectivo, se é que ouve algum?
Como dizia na introdução, as origens deste blog remontam já na madrugada do passado dia 25 de Maio de 2006. Foi ali que «nasceu a criança», passe a expressão. Nunca tal tinha sequer feito parte dos meus objectivos naquele momento a criação do blog, razão pela qual digo que este surgiu do nada, se me faço entender.
A partir dali sim, o objectivo passou a ser um único: ou é, ou não é, agora, faz de conta, nem hablar! Nada mais fiz do que seguir as linhas orientadoras do meu modo de estar na minha e encarar as novas realidades que me surgem: cabeça erguida, cara alegre, arregaçar as mangas e mãos-à-obra. Assim pensei, assim fiz… e continuarei sempre a fazer, enquanto me sentir motivado para tal.
Costumo dizer muitas vezes, e quem comigo lida, sabe do que falo… este blog, encaro-o como se de um 2º filho se tratasse, que na verdade, não tenho (a legítima, essa, é a minha linda bebé de seu nome, Leonor Sofia "Alma de Dragão", já no alto dos seus 18 meses de Portismo incondicional) … portanto, ou o respeitam, respeitando-me (e ao mesmo tempo a pura carolice de todos os colaboradores deste espaço), ou então meus caros, é bom que se preparem porque a brincadeira acabou-se ali naquele instante.
2 - Neste momento, o blog tem 11 colaboradores. É fácil de gerir quem escreve e a que dia escreve? Não se pode cair no erro de escrever mais do que uma vez sobre o mesmo assunto, tendo opinião diferentes ou até mesmo iguais? O lápis AZUL já alguma vez riscou algum texto?
Não direi que é fácil, nem difícil… é o que é, e o que é, tem muita força. Se dá trabalho? Muito! Mas é um trabalho que a mim, diariamente e sempre ao final da noite, desde o tal dia 25 de Maio de 2006, me dá um imenso e especial prazer estar ali a inventar, procurar imagens/vídeos ou outros para juntar aos textos, dar aqui e acolá uns retoques de pormenor nos textos, isto e mais aquilo, etc etc… como dizia, é daquelas carolices que se fazem com todo o prazer do Mundo… afinal, o meu (nosso) FC Porto, essa paixão que me consome a alma, merece isso e tudo o mais.
Semanalmente, a cada 2ª feira, envio para todos os colaboradores um email com a agenda de trabalho para os próximos 7 dias. Grande parte deles, tem dia fixo para publicação, outros, menos, publicam intercaladamente numa cadência quinzenal de acordo com as suas disponibilidades pessoais.
Dentro da medida do possível, procuro aqui e acolá deixar umas dicas para assuntos a discutir por parte deles, aproveitando as deixas de agenda do Universo FC Porto para essa semana, havendo um cuidado em parte de toda a equipe de trabalho, de procurar não repetir temas que já estão mais que discutidos e dissecados.
Resumindo e concluindo, sempre funcionou maravilhosamente bem toda esta esquemática delineada para a organização do blog, mas também verdade seja dita, apenas e só por um único motivo: desde a primeira hora, entre os que estão e os que por outros motivos já não estão, que sempre me soube rodear de GRANDES, ENORMES e RESPONSÁVEIS colaboradores, que a todos olhos hoje como AMIGOS/AS para comigo trilharmos este caminho em prol e sempre a favor d'uma religião, d'um vicio, d'uma droga: o mágico FC Porto!
Quanto ao lápis AZUL, nunca houve, não há, nem nunca haverá pela minha parte… desde o momento em que cada um entra neste grupo de trabalho, só peço e exigo duas coisas: que saiba honrar e respeitar a palavra/compromisso que assumiu perante este espaço, mas também, total e inequívoca liberdade para opinar sobre o que muito bem entender. De outra forma, este deixaria de ser um grupo de trabalho em prol d'um objectivo bem definido, para ser apenas e só um grupo de escravizados e oprimidos. Neste espaço, e sobre esta questão, só existem duas regras: Portismo a 101% e jamais se admitindo má-educação ou falta de respeito para quem está, nos visita ou connosco colabora. A partir dali, cada cabeça, sua sentença… se opinam, que se defendam.
3 - Como defines a escrita de cada um dos colaboradores numa única palavra?
Estilhaço – mordaz
RCBC – calma
Lucho – sentida
Paulo Pereira – poesias
Teixeira – fresca
PortoMaravilha – experiente
Heliantia – fantasias
Sodani – irreverente
Mr. Cosmos – provocador
Bruno Pinto – ponderada
Bruno Rocha – estudiosa
Se me é permitido, vou dizer algo mais para além do que me foi inicialmente pedido, porque estes/as, merecem algo mais do que uma única palavra para os descrever. Mesmo que entre todos iguais, todos diferentes, admito com enorme orgulho e ponta de vaidade, mesmo que a alguns ainda não tenha tido o prazer de conhecer pessoalmente (RCBC, PortoMaravilha, MrCosmos e Bruno Pinto), ver em todos eles como GRANDES AMIGOS/AS que tal como eu, se empenham de uma forma totalmente gratuita e diariamente neste projecto que mais não é que pessoal, e que sempre souberam ser dignos e honrados da sua palavra perante o compromisso que assumiram perante este espaço. A todos vocês, que considero como AMIGOS/AS, o meu especial e sentido obrigado (prontos, vá lá, deixem-se agora de limpar a baba e toca mas é a ir trabalhar no vosso próximo post, que a hora do recreio, já se acabou )
4 - Dos colaboradores que deixaram o blog, qual foi a maior perda para o blog? Porquê?
Não vou dizer quem foi mais ou menos importante em determinado momento deste blog, porque cada qual, à sua maneira, tiveram todos eles a mesma importância para este espaço de opinião. Também eles fazem parte da história deste espaço, e essa, nunca se apagará. Por isso, e todos aqueles que já não estão: o Meireles Portuense, o Sr_António, a Fokinha e o CJ, tal como acima dizia, a todos também considero como AMIGOS/A e só tenho mesmo é que agradecer publicamente por em determinado momento das suas vidas pessoais, terem dispensado um bocadinho do seu precioso tempo para se juntarem a este projecto… serão para mim, sempre AMIGOS/A e saberei sempre honrar os laços de amizade que com eles criei e pretendo manter.
5 - Qual é a média de comentários e visualizações do blog? Achas que o trabalho realizado no blog é reconhecido por quem visita e comenta o blog? No futuro poderão existir mudanças no blog? Num futuro próximo, poderá ser criado um fórum relacionado com os assuntos abordados no Blog?
Na actualidade, temos uma média diária de cerca de 1.100/1.200 pageviews, com natural quebra aos fins de semana (principalmente quando não há futebol para discutir), onde a média baixa para as cerca de 600/700 pageviews.
Já no que diz respeito aos comentários, de há uns tempos para cá, tem ocorrido um aumento simpático no nr de comentários em cada um dos posts publicados, naturalmente com maior incidência no post que serve de capa ao blog. Quanto a médias de comentários, pois, não faço a mínima ideia. Posso apenas dizer que temos posts com 160 comentários… outros com 0 comentários! É tudo muito variável.
Muito sinceramente, acho que o trabalho, o esforço e a dedicação que cada um dos colaboradores empresta a este espaço é reconhecido, não direi publicamente em forma de medalhas, condecorações, prémios ou borlas, mas de uma outra forma que é para mim, sintomática. Basta para tal perceber que o número de pageviews diários vai aumentado a cada dia/semana/mês que passa, o que é um claro e inequívoco sinal que o trabalho que está a ser feito, é porque é bem feito, pois de outra forma, tal constatação não seria passível desta leitura, até bem pelo contrário. Portanto, resumindo e concluindo, o que tem sido feito, bem feito está a ser... e pelos vistos, recomenda-se, ponto final, parágrafo.
Mudanças no futuro? Claro que sim, ora essa… nada é estanque, nada é eterno, afinal, o mundo não está em permanente mudança? Se assim é, porquê olhar para este espaço e pensar que já não há mais nada para inventar? Nada disso… a cada dia, saltam ideias novas, projectos novos, isto e aquilo… como diz o ditado, "muda que Deus ajuda". É preciso saber cativar a clientela, se me faço entender. De outra forma, é impossível, não há volta a dar. É óbvio que nem todas as ideias resultam na perfeição ou como esperado, mas só erra, só falha quem tenta, certo? Portanto, medo do quê? Mudemos, alteremos, arrisquemos… depois, temos cá os nossos «provedores» diários da leitura para nos avaliar. Se funcionou, óptimo… se não funcionou, há que virar o bico ao prego e inflectir, sem nunca perder o sentido crítico e imaginativo das coisas. Para já, neste momento, por ora, o que está, bem está. Vamos indo, analisando e alterando quando necessário.
Quanto ao fórum para comentar assuntos do blog, sinceramente, na minha visão, não está dentro dos meus planos, porque penso ser uma duplicação dos modelos, ou seja, ou existe o blog ou existe o fórum… um fórum, serve para as pessoas comentarem certos temas, certo? Mas se o podem fazer no blog e não o fazem, é porque não querem certo? Se até anónimos podem comentar neste espaço, para quê mais trabalho com criação de um fórum? Sinceramente, pela minha parte, está fora de questão. Trabalhinho com o blog, já temos que chegue, para dar e vender se preciso for.
6 - As modalidades amadores ganharam uma grande importância no blog, pois havia pouca informação e a que havia, era via comunicação social. Num clube da dimensão do FC Porto, o clube não deveria dar mais atenção às modalidades amadoras?
É justo reconhecer que todo o mérito deste trabalho em prol das modalidades amadoras do FC Porto no que a este espaço diz respeito, tem um nome: Lucho. Digo até várias vezes em tom de brincadeira que bendita a hora que ele encerrou o espaço dele e eu fui logo a correr contratá-lo para o BiBó PoRtO… para mim, hoje não é, claramente que não é, porque até fico por vezes meio parvo com os conhecimentos que ele demonstra em tudo o que são modalidades amadoras, mas no inicio da colaboração, tudo isso era uma total e completa surpresa, pensando muitas vezes para comigo, "c'um carago, este Lucho foi um achado... tenho mesmo é que o capitalizar a favor do blog". Assim pensei, assim fiz… depois, o mérito, o trabalho, o esforço e a dedicação quase doentia ao tema, tem um único nome: Lucho!
Quanto à atenção que o clube dá ou não dá, sinceramente, penso que deveria dar muito mais do que aquela que dá, mas essa é meramente a minha opinião… agora, ninguém se pode esquecer que o FC Porto é maioritariamente futebol, os adeptos são maioritariamente do futebol e a nossa cultura desportiva em Portugal, é maioritariamente do futebol. Como tal, penso estar ali uma boa explicação para esta situação de menor visibilidade. Mas uma coisa não invalida a outra, ou seja. os outros são os outros, nós somos nós, como tal, é óbvio que deveria ser dada maior atenção… se não dão, temos cá o Lucho para assumir esse papel com todo o gosto e prazer.
7 - Que tipo de parceria existe entre o blog BiBó PoRtO, carago!! e o FC Porto Planeta Portugal?
Digamos que é uma parceria «amigável» se me faço entender… li, escutei e gostei do modo de abordagem do moderador do portal, fomos falando, discutindo e acabamos por chegar a um entendimento que poderia ser bom para ambas as partes estabelecermos por ora uma parceria que a todos agradasse… pela nossa parte, o interesse baseia-se grosso modo em fomentar a passagem da palavra, ou seja, fazermos chegar ainda mais longe a nossa voz, o nosso espaço, o nosso endereço na blogosfera. Por ora, está tudo a funcionar normal e tranquilamente. Amanhã, veremos.
8 - Que opinião tens sobre o site oficial do FC Porto? Não te parece que os conteúdos deixam um pouco a desejar?
Tenho notado umas pequenas melhorias nos últimos tempos, mas continuo a pensar que a qualidade deste deixa muito a desejar, muito mesmo… mas ao que julgo saber e penso não estar enganado, não é o FC Porto propriamente que gere o site oficial mas sim a quem cedeu esses direitos.
Mas mantenho que é pobre, muito pobre o conteúdo… e basta atentar para meia-dúzia de blogs que existem na blogosfera, que são geridos por meros anónimos de uma forma completamente gratuita e sem outros interesses que não o amor ao FC Porto, e até nos pasmamos ao equiparar o grau de informação e de conteúdos com os existentes no site oficial do FC Porto.
9 - Todas a derrotas custam, mas qual é a que mais custa: perder com o FC Tirsense ou perder com o SL Benfica? Para ti é mais importante ganhar ao SL Benfica e não ganhar o campeonato ou perder com o SL Benfica e ganhar o campeonato?
Aqui que ninguém nos ouve, todas custam, é verdade, mas há umas que custam mais que outras. Quem me conhece, sabe que o meu ódio de estimação vai para tudo o que equipa de cor de GAYvota… tanto faz ser em futebol como seja nas caricas. Com aqueles, nem a feijões, passe a expressão. E nem adianta hablar, porque esse tal ódio, é mais forte do que eu… por vezes, nem me reconheço, mas que fazer? Coisas do futebol.
Claramente, prefiro ofertar com uma migalha os GAYvotas e deixá-los gozar o seu momento sexual… mas onde no final, o CAMPEÃO, seja o suspeito do costume. Agora, se der para os «aviar» e ao mesmo tempo, conquistar mais títulos, então, melhor ainda. É o chamado «ouro sobre azul».
10 - Eras capaz de entrar dentro do campo e apertar o pescoço ao árbitro? Já alguma vez andaste à porrada por causa do futebol? Sentes-te seguro dentro dos estádios de futebol?
Nunca entrei e agora que perguntas isso, penso que não, acho que não, mas quem sabe um dia destes até que não acontece? É que por vezes, não há paciência que aguente suportar tanta, mas tanta roubalheira e à descarada, onde já nem a vergonha faz mossa.
Eu, andar à porrada no futebol? Não, nunca andei, ou seja, nunca bati em ninguém, nunca me bateram, e digo-te até, já tive mais perto de se calhar levar no toutiço por me intrometer para tentar «defender» de agressões bárbaras um ou outro desgraçado que era apanhado sozinho no meio da maralhada que não sabe sequer o que é viver em sociedade, do que propriamente o contrário.
Agora, também te digo que já foi tempos em que me armava em herói, entendes? Quando ainda tinha o sangue a ferver na guelra, lembro-me de tantas e tantas viagens com as claques do FC Porto, em idas ou regressos mais que atribulados, chegando até a acontecer ter feito uma viagem de regresso ao Porto desde Faro, nos tempos em que o Farense ainda estava na 1ª divisão, sem os vidros do autocarro que tinham sido completamente estilhaçados pelas garrafas, pedras, bolas de golfe e até bolas de bilhar com que nos tinham presenteado à saída do estádio. São momentos que ainda hoje recordo com muita piada à mistura, se bem que na altura, naqueles momentos, o que menos apetecia era rir, pelos motivos mais que óbvios.
Lembro-me tb de uma saída do Bessa, onde éramos esperados cá fora com barrotes de madeira para nos acertarem o passo… ou nas saídas da Luz, onde me lembro até de sair com a camisola e cachecol amarrado à perna, por baixo das calças, em tronco nú, para não ser reconhecido como «inimigo», se bem que, naqueles meus trajes, tb não era muito difícil… ou aquelas correrias pela 2ª circular, furando entre os carros, para fugir às esperas do inimigo, etc etc… tantas e tantas aventuras. Bons velhos tempos, mas como dizia atrás, nunca bati em ninguém, e posso dizer com ponta de orgulho, ou sorte, ou lá o que seja, nunca ninguém me acertou o passo.
Sentir-me seguro dentro dos estádios, sinto em parte. Hoje em dia, quase já só acompanho o FC Porto nos jogos fora quando são ao Galinheiro, ao WC XXI e ao Estádio Municipal de Oeiras e pouco mais… em primeiro lugar, porque já não tenho idade para maluquices, depois, porque a vida está difícil e o futebol extremamente caro e por fim, porque há muito que não há respeito por ninguém no futebol, sejam adultos, velhos, novos, mulheres ou crianças. Sempre que vou a Lisboa, até à entrada no estádio (porque também já não tenho muita pachorra para acompanhar os cortejos das claques, senão, lá tenho que andar 2 horas a caminhar a passo de caracol), circulo pela zona discretamente e anonimamente e só quando em zona de segurança, retiro as coisas da mochila e então sim, venham eles, quantos são? Depois na saída, porque também não vou no cortejo das claques no regresso, retiro tudo e passo a ser um perfeito anónimo novamente. Infelizmente, tem mesmo que ser assim... mas não deveria ser!
Como digo muitas vezes, o cemitério, está cheio de heróis, entendes? Já foi tempo em que achava até alguma piada estas aventuras… hoje, juízo, é coisa que já tenho em dose qb, como tal, para quê me esticar e sujeitar-me a ficar com elas no corpo?
11 - Qual seria a tua reacção se o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa comunicasse hoje mesmo aos sócios que ia demitir-se e não se candidatava? Estás preocupado com o futuro do clube depois de Jorge Nuno Pinto da Costa? Não tens receio que depois de Jorge Nuno Pinto da Costa venha por aí um abutre qualquer?
Demitir-se? O meu Presidente? O nosso Presidente? Pela minha parte, tudo faria para o convencer do contrário, até porque comungo de que não adianta escamotear a verdade dos factos… há um FC Porto antes do PdC e outro bem diferente, para muito melhor, com PdC. Querer esconder isto, é fantasiar com irrealidades. Sei que hoje, não é igual a ontem, mas para mim, PdC continuará a ser sempre o meu Presidente, o Presidente de todos os Portistas.
Se estou preocupado com o pós-PdC? Mas é claro que sim, ora essa… afinal, alguém consegue imaginar ou pensar que o próximo que vier, conseguirá manter o nível de excelência a que o FC Porto de há umas décadas para cá nos habituou? O que se seguir, acredito, vai passar por muitas dificuldades, porque a comparação vai ser (quase) obrigatória.
Abutres no meu FC Porto? Claro que sim, mas como também já disse em muitos lugares, Presidente do FC Porto que lá esteja, se tiver sido eleito democraticamente, será sempre o meu Presidente, seja ele Manuel ou Joaquim. Agora, não tenho dúvidas que muitos dos profetas da desgraça que nos últimos tempos só sabem falar mal, encontrar defeitos e mais isto ou aquilo, estão mortinhos por ir ocupar o lugar… não sei é se algum dia conseguirão, porque isso, já são contos de outro rosário.
Vamos guardar serenamente e quando essa transição tiver que acontecer, cada qual, cada um de nós, saberá ter a inteligência suficiente para se pronunciar e opiniar. Afinal, vivemos ou não em democracia?
12 - Define em poucas palavras:
FC Porto – uma paixão, um vicio!
Pinto da Costa – único e insubstituível!
Blog BiBó PoRto, carago!! – o meu 2º filho!
Espinho – a minha «ilha paradisíaca»!
Reinaldo Teles – a sombra do «boss», não?
Família – a base da pirâmide.
Justiça – varia de côr para côr, certo?
Presidente da Liga – quem? Nunca me foi apresentado!
Presidente da Federação – quem? Não conheço!
Vítor Baía – eterno nr. 1!
João Pinto – não era o nr. 2?
- fim -
As palavras para os colaboradores deste espaço são bonitas. Mas o inverso tb se aplica. O líder deste espaço COM O SEU TRABALHO rigoroso, organizado, dedicado é a grande alma deste blog. E sem um grande líder nada funciona. Abraço, Blue Boy.
ResponderEliminarQuero mandar um grande abraço a todos, agradecer-vos com o meu «muito obrigado», por tudo o que fazem por este clube, em prol dos adeptos.
ResponderEliminarA dedicação e o esforço dispendido em torno deste projecto, reflectem-se em muitas horas de trabalho, em prejuizo da vida familiar e social. Mas por favor, continuem por muitos e longos anos... Nós, os portistas, merecemos!!!
Por não querer particularizar, o que gosto mais, acho que o quadro de colaboradores deste blogue agrada a gregos e a troianos.
Saudações azuis e brancas
Carlos Pinto
Da Silllllllllllva, este Blue vai longe!
ResponderEliminarGrande presidente: ideias claras, paixão, amor, dedicação, eis o Blue, o portista Blue.
Um abraço
esquece muito a quem nao sabe e esqueces-te tambem quem ergueu este blog nao foste tu sozinho, mas afinal ja se viu que pessoa es depois de sair de c###.......
ResponderEliminarCaro anónimo, só o facto de assinares como «anónimo» já diz tudo da tua falta de carácter... mas não te vou dar essa importância, como é óbvio, porque essa, nunca a terás enquanto assim assinares.
ResponderEliminarNo dia em que deres a cara, em vez de te refugiares na penumbra da escuridão, fazer esse papel de rato d'esgoto, de lavador de tanque, de velhaco, de badamerdas, que é o que sempre serás, nesse dia, quando deres a cara, então sim, eu respondo-te com todo o prazer para que toda a gente saiba o falta de carácter que sempre foste... e sempre serás.
ps - escusavas era de deixar as palavras a meio... eu não vou completá-la, deixo isso para ti, só para ter o prazer de te deixar ter esse teu orgasmo mental e ficares bebâdo de felicidade por continuares a fazer mal às pessoas que tanto te deram... esta noite, aposto, já vais dormir melhor, não? de certeza, que pelo menos esta, já não vais sofrer de insónias e vais dormir que nem anjo só porque realizaste a tua «boa acção» do dia. passa bem. nunca te esqueças é d'uma coisa: desejo-te o dobro do que me desejas, sempre!!! ahhh, e só mais uma coisa, nunca te esqueças que os teus amigos, são tb meus amigos, logo, todas as tuas movimentações/investigações se sabem e na hora, entendeste? ou precisas d'um desenho?
Parabens e continuem. Sou um assiduo leitor e apreciador.
ResponderEliminarArmando Pinto
Flg
Venho só para agradecer ao Blue Boy por ter aceite fazer esta entrevista e por ter perdido um pouco do seu tempo preciosos a rersponder.
ResponderEliminarO meu muito obrigado não só esta entrevista mas também pelo magnifico trabalho que toda a equipa do blog tem feito em defesa do F. C. Porto.
Sou um leitor assíduo deste blog e gostei bastante da entrevista!
ResponderEliminarAcompanho o blog praticamente desde a sua fundação! :) E tenho a dizer que é um espaço de referência no universo azul e branco! Continuem !
Abraço
Caro Blue Boy caga no anonimato!
ResponderEliminarSó quero deixar aqui expresso a minha gratidão por tudo quanto têem
feito pelo nosso Mágico PORTO ...
Obrigado e continuação !!!
Só agora pude cá vir e qual o meu espanto ver o "Mister President" ser entrevistado na 1ª pessoa :D
ResponderEliminarParabéns BlueBoy por no dia 25 de Maio de 2006 teres a brilhante ideia de criares este espaço e permitires juntar a ti, estes/as mentes brilhantes que tão bem soubeste descrevê-las e que no dia-a-dia colaboram contigo para que tenhamos um blog sempre actualizado no que toca à nossa paixão comum - o incomparável F.C.P.
Concordo contigo quando dizes que o site oficial fica aquém das espectativas, por isso, nunca percas essa garra de fazer bem e a cada dia melhor, porque quem está deste lado... agradece!
Beijinhos às riscas azuis e brancas :D
Fantástico blog e fantástica entrevista ao presidente.
ResponderEliminarÉ uma referência na blogosfera quer pela sua pluralidade (na defesa do Porto) quer pelos colaboradores e ainda pela informação sempre actualizada.
PARABÉNS!
P.S. Ao anónimo: Os cães ladram e a caravana passa!
És sempre uma possibilidade para suceder a Pinto da Costa.
ResponderEliminarBlue,
ResponderEliminarRecordo a tuas palavras "...só existem duas regras: Portismo a 101% e jamais se admitindo má-educação ou falta de respeito para quem está, nos visita ou connosco colabora."
Quem visita este blog sabe a verdade e não precisas de responder a provocações dessas. Balde do lixo com elas.
Imagino que saibas de quem se trata, mas seja quem for, só tem a importância que tu lhe deres.
Pessoalmente, fiquei desapontado com o teu comentário que contraria os valores que promoves.
Um triabaço e mais cabeça fria.
Caro Hurakatai:
ResponderEliminarEu já respondi a quem tinha que responder (que é óbvio que sei quem é!)da forma mais tranquila, discreta e por meias-palavras, porque não tenho que as explorar mais... eu sei que essa figurinha de presépio vai entendê-las e perceber que é mesmo para ele que estou a falar, porque ele sabe que eu sei (o que ele pensa que eu não sei).
Não mais vou contribuir pó peditório pa esse pobre de espirito, invejoso, rídiculo e medíocre.
A partir daqui, quem quiser ou a isso estiver disposto, que o ature...
Blue,
ResponderEliminarSabes muito bem que quem vem por bem a este blogue te tem em alta estima e consideração. Não é preciso ser nenhum génio para perceber a quantidade de trabalho que implica manter um blog com a qualidade deste.
O resto são uns invejosos que não deves valorizar minimamente.
Tens tanta gente que te quer bem e te valoriza, que não deves perder as estribeiras com quem não interessa.
Lápis azul neles. Já o fizeste (e bem) a mim por muito menos.
Força nisso.