07 novembro, 2008

Ricardo Tavares em entrevista exclusiva

Ricardo Tavares foi um dos jogadores que ficaram na história do andebol do FC Porto por ter feito parte daquela equipa que, em 12 de Abril de 1999, ganhou, no lotadíssimo Pavilhão Américo de Sá, ao ABC de Braga (17-16), conseguindo dessa forma o título Nacional que escapava aos Dragões há 31 anos.

Ricardo Tavares apontou 1 desses 17 golos do FCPorto enquanto os outros foram de Eduardo Filipe (5), Kavalenka (5), Ricardo Costa (3), Bogdanovic (2) e Rui Rocha (1). Nesse jogo, mais de 5 mil pessoas (também lá estive!) levaram a equipa até à vitória.

Este excelente pivot do FC Porto, esteve no clube 8 anos, conseguindo, além deste título já mencionado, um campeonato de juniores (88/89) e duas supertaças frente ao Madeira em 2000 (25-23) e diante do ABC em 2001 (28-25). Actualmente, é o técnico principal do São Bernardo que recorde-se, eliminou os Dragões no play-off do ano transacto. Ricardo Tavares, Portista desde sempre, disse-nos mesmo que, se pudesse, tinha escolhido outro adversário para eliminar. É um privilégio para nós esta entrevista que se segue.

ENTREVISTA EXCLUSIVA
Ricardo Tavares, ex-jogador de andebol do FC Porto


1. Como foi o seu percurso no FC Porto? Conte-nos um pouco sobre cada uma das épocas em que jogou no nosso clube?

Ingressei no Futebol Clube do Porto em 1988 para o escalão júnior e permaneci no clube durante 3 anos, ao fim dos quais saí para o ABC. a minha segunda passagem foi em 1996 e permaneci no clube 5 épocas.

2. Quais os troféus (campeonatos, taças e supertaças a nível sénior) ganhos por Ricardo Tavares ao serviço do FC Porto? E ao serviço de outros clubes?

No FC Porto ganhamos um campeonato nacional e duas supertaças; no ABC, fomos campeões três vezes e ganhamos três Taças de Portugal e duas supertaças; no Águas Santas, ganhamos uma Taça de Portugal.

3. O que pensa da equipa do FC Porto 2008/09? Quem é o favorito ao título? E o seu São Bernardo, até onde pode ir?

A equipa do FC Porto desta época é na minha opinião mais forte, pois contratou aquele que para mim foi o melhor jogador da época passada (Inácio Carmo), e desta forma, é como todos os anos um forte candidato ao titulo. Estão mais fortes e mais coesos, porém, há mais candidatos como o SLB, SCP e ABC.

O São Bernardo tem como ambição estar presente no Play-off. Se lá chegarmos, logo se vê quais são as nossas possibilidades de seguir em frente.

4. Qual o sete ideal da história do FC Porto? Qual o melhor jogador (Português ou não) de sempre do FC Porto? E do andebol Português?

Para mim é difícil dizer um sete ideal pois não conheci muito do Andebol Portista antes de eu próprio saber o que era Andebol, mas do que conheci, o sete é o seguinte:

GR - Sérgio Morgado
PE - Rui Rocha
LE - Carlos Resende
C - Dragan Bogdanovic
LD - Petric
PD - Ricardo Costa
Pivot - Dedu

O melhor jogador português de sempre não tenho dúvidas, foi o Carlos Resende; como tal, para mim, também foi o melhor do FC Porto.

5. O Ricardo esteve presente (era um dos pivots do FC Porto) no jogo do Américo de Sá em 12 de Abril de 1999 quando o FC Porto bateu o ABC por 17-16 e assegurou o título que lhe escapava há 31 anos. O que sentiu nesse dia?

Foi dos dias mais felizes da minha carreira de jogador. Foi realmente emocionante jogar perante tamanha multidão, e ainda hoje quando me lembro desse magnífico ambiente, fico arrepiado. Sinto enorme orgulho em ter feito parte dessa fantástica equipa (era o nº 14 da equipa) que deu ao Presidente Pinto da Costa o único título que ainda não tinha conquistado.

6. O Ricardo jogou uma final da Taça dos Campeões Europeus pelo ABC. O que se sente ao chegar a um jogo destes?

Se disser que não estava nervoso e ansioso estaria a mentir, mas o essencial é que nesse dia o sentimento era de que se tinha sido tão difícil chegar até ali, agora tínhamos que ganhar. Foi uma frustração imensa ter perdido por dois golos a hipótese de sermos Campeões da Europa, mas deu para perceber que se temos dois braços, duas pernas e uma cabeça, podemos bater-nos com quem quer que seja de igual para igual.

7. Quais os 3 melhores treinadores Nacionais da actualidade? E da história do andebol Nacional?

Não sei dizer-lhe quem são os melhores, mas posso dizer que tenho admiração pela capacidade de ganhar do Jorge Rito, pelos métodos do José António e pela capacidade de unir as equipas do João Florêncio.

Na história do Andebol português, haverá muitos que eu não conheci, mas do que conheci, temos o Donner, o José Magalhães, o António Cunha, o José Tomás, o Hernâni, entre outros que me desculpem se deles me esqueci de mencionar.

8. Na sua carreira, enquanto treinador, já eliminou o FC Porto nos play-off. O que se sente ao ganhar ao clube do nosso coração?

Na vitória sente-se sempre uma inundação de alegria e de sensação de dever cumprido. Eu sou profissional e quando jogo contra o FC Porto, não estou a jogar contra o meu clube do coração mas sim contra um adversário como qualquer outro, no entanto, nesse dia, se pudesse ser outro o adversário, se calhar tinha preferido (risos).

9. O que representou para si jogar com a camisola do FC Porto? É Portista?

Para mim foi sempre um orgulho vestir a camisola do FC Porto. Foi o atingir de um objectivo pessoal e que me deu a hipótese de sentir as tais sensações do dia 12 de Abril de 1999 no jogo do Américo de Sá. Só por isso, já tinha valido a pena, mas houve mais muito mais que fez com que a minha passagem pelo FC Porto me influenciasse no homem que hoje sou. E, sim, sou Portista.

10. O que pensa do nosso blog e do acompanhamento que fazemos às modalidades «amadoras»?

Do que vi, gostei, e penso que está bastante completo. Em relação ao vosso acompanhamento das modalidades (sem ser o futebol), o bom nunca chega, a excelência deve ser um objectivo e vocês estão no bom caminho.

Abraço e boa época.
Ricardo Tavares.

14 comentários:

  1. Seria muito especial para mim que, além de comentarem a entrevista do Ricardo, todos os que estiveram presentes nesse jogo em 1999, q acabou com o jejum de 31 anos do FC Porto no andebol, escrevessem aqui as emoções sentidas nesse dia no pavilhão Américo de Sá.

    Eu estive lá e esse jogo foi o mais memorável de todos os que lá assisti. Quando terminou as lágrimas escorregavam pela minha face de forma descontrolada. Foi uma noite inesquecível, o vingar de tantas frustrações de anos passados. Já era um doente do andebol e a partir dessa noite fiquei ainda mais ligado à modalidade.

    Felicidades para o Ricardo Tavares, um grande Dragão, mas não voltes a repetir a brincadeira do ano passado!

    ResponderEliminar
  2. Também estive no pavilhão e apesar de não ser um grande "amante" do andebol, vibrei com a vitória.

    Relembro-me perfeitamente do treinador do ABC (Donner) estar mesmo atrás de mim (ele estava no camarote e eu na bancada). Sempre que ele se levantava era uma assobiadela monumental. De repente ele começa a dar instruções em russo.

    ResponderEliminar
  3. Esse jogo de 1999 é daqueles que fica gravado aletras de oiro na memória de todos os portistas e que teve o previlégio de assistir atodas aquelas emoções não pode, ao recordá-lo, ficar insensível.
    R.Tavares era um bom pivot, muito abnegado e com muita raça.
    agora, como treinador do S.Bernardo, parece apostado em chatear-nos a cabeça, o que só lhe fica bem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. André:

    Lembro ainda q cheguei bem cedo ao pavilhão e estavas à entrada e ainda nos cumprimentamos. Já nessa altura tinham passado 2 anos depois de termos acabado o curso em Braga... Agora já passam 11...

    Vila Pouca:

    Gravei em VHS a transmissão da RTP2 desse jogo e dp em casa vi o nosso Presidente no final do jogo a ser entrevistado e tb ele se emocionou com tudo aquilo.

    ResponderEliminar
  5. É bem verdade!! O tempo passa rápido. Com o Dragão Caixa vou retomar estas modalidades.
    Não sei é se a minha mulher vai gostar...:)

    ResponderEliminar
  6. Lucho,

    Tu e as tuas «mordomices» com os VIPortistas dos nossos sonhos... desta vez, calhou em sorte o enormissimo, Ricardo Tavares, ex-jogador de andebol do FC Porto.

    Tal como tu, lembro-me de o ver muitas vezes vestido de azul-e-branco, lutando bravamente em cima da linha dos 7 metros, na defesa da nossa baliza, perante os ataques adversários.

    Tb eu recordo com muita saudade e euforia aquela vitória em 1999, após longo e imenso jejum de 31 anos no andebol. Não estive lá nesse dia, mas recordo-me de o ter visto na RTP2, naquelas tardes de desporto que ainda hoje são muito peculiares ao fds. Foi um enorme e festivo final de tarde no sempre saudoso, Pavilhão Américo de Sá.

    Pena que o seu (respeitado) profissionalismo nos tenha colocado borda fora na época passada... já no play-off. Há mais marés que marinheiros :)

    Bem, resta-me agradecer publicamente estes 5 minutinhos de atenção que o Ricardo Tavares nos concedeu para engrandecer (sempre) cada vez mais, este espaço de discussão do universo FC Porto.

    Finalizo, deixando os meus desejos de sucessos pessoais e desportivos para o Ricardo Tavares... desde que do outro lado da barricada, não equipem de Dragão ao peito :)

    ResponderEliminar
  7. no domingo vámos defrontar o Sporting.

    ResponderEliminar
  8. Ricardo Tavares um grande jogador e também um grande treinador. Na época passada lixo-nos bem, estive no primeiro jogo de sábado em Santo Tirso e vim de lá muito triste. Mas é a vida ..... apesar de no mesmo dia ir directo a Fnzeres ver o F C PORTO.Quanto ão jogo no Américo Sá não vi

    lucho mais uma grande entrevista .

    ResponderEliminar
  9. Excelente entrevista.

    E já que estão a falar de andebol, dizer que a equipa do FCP está de partida para Angola onde vai participar num torneio.

    ResponderEliminar
  10. Adiciona o meu blog aos vossos links sff que nós depois também vos adicionamos sff

    www.awp-vadalhoco.blogspot.com

    Ponham-no como AWP

    ResponderEliminar
  11. DRAGÃO PENAFIEL:

    tb eu estive nesse jogo no ano passado diante do S.Bernardo... Uma desilusão com o golo deles (decisivo) no último segundo!

    Espero q os jogadores do FCP tenham aprendido com a lição da última época.

    BLUE BOY:

    «lembro-me de o ver muitas vezes vestido de azul-e-branco, lutando bravamente em cima da linha dos 7 metros, na defesa da nossa baliza, perante os ataques adversários»

    Essa era a imagem de marca do Ricardo, sem dúvida... antes quebrar q torcer...

    Actualmente naquela equipa o AREZES simboliza bem esse espírito.

    ResponderEliminar
  12. Talvez tenha sido dos poucos momentos marcantes do Clube em que não estive presente desde que me conheço como adepto.
    Não vi o jogo, mas lembro bem de ver o Presidente Pinto da Costa a chorar na TV.
    Não me lembro porque não fui mas tenho pena de não ter podido comungar desse momento.

    ResponderEliminar
  13. Torneio de futebol de 5 dia 17 de Novembro na Afurada (Gaia).

    Inscreve-te já com a tua equipa!

    Mais informações em:

    http://www.youmatchit.net/EventDetail/tabid/62/ID/70/language/pt-PT/Default.aspx

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Muitos Parabéns !

    O teu labutar é colossal !

    Lembras a memória e o presente.

    Bravo !

    Continuo a pensar que o andebol será o desporto colectivo de ou do amanhã.

    Já o escrevi !

    O que não deixa de ser que prefiro o futebol !

    Se me permites :

    Comprei hoje o número cinco do diário "le 10 sport com". Este diário que custa só 50 centimos ( vamos dizer centavos/ Lol! ) de euro pretende fazer concurrência ao diário "l'Equipe".

    Pelo que vi e li é bem fraquinho ( cuidado não estou a defender o "l'Equipe" ).

    A maior parte dos artigos, exceptuando as iniciais, não tem assinatura.

    Falei com o livreiro. Ele disse-me que até hoje havia pouca saída.

    Todavia : O artigo assinado FS, na página 14, conta que Lucho é escaldante na liga Portuguesa( se a minha tradução não gelou ) . E o papelinho acaba dizendo que é um jogador " da raça dos grandes números dez".

    Não acredito muito que este jornal se mantenha. Não há artigos de fundo.

    Mas este país precisa mesmo de que se faça concurrência ao "L'Equipe".

    Desculpa estas observações.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar