24 março, 2009

Recordar 2002, o primeiro título dos heptacampeões

Alguma vez entrou num pavilhão por uma janela? Pois eu já. A 30 de Maio de 2002, numa tarde de intenso calor, uma quinta-feira, feriado Nacional, o FC Porto recebia em Fânzeres o Barcelos na penúltima ronda da fase final e se vencesse, sagrar-se-ia de imediato campeão Nacional de hóquei em patins (seria o 1º dos 7 títulos consecutivos ganhos até 2008 e que esperemos tenha continuidade já este ano).

Recordo que comprei o bilhete 2 dias antes e que cheguei ao pavilhão uma hora antes do início do desafio que a RTP2 transmitiria em directo (com comentários de Rui Cerqueira, nosso actual director de comunicação). Para meu espanto, já não deixavam entrar mais ninguém, dizendo que o pavilhão estava lotadíssimo. Confrontei-os com o meu bilhete (eu e muitos outros), mas disseram que nada podiam fazer. Alguns desistiram, eu fui aguardando a ver no que dava, até que… os ruidosos Super Dragões chegam com o seu líder à frente, entrando em confronto com a polícia, partindo as portas e as janelas, e eu, aproveitando a onda, vislumbro uma janela partida por onde alguns entram e também eu consegui fugir à polícia e entrar naquele pavilhão que, de facto, estava à pinha. Mas depois de mim, muitos mais entraram. Foi pedido aos espectadores para se colocarem todos de pé e por isso, cerca de 3500 pessoas (quase o dobro da lotação permitida, 2000 espectadores) terão visto um jogo que ficou na história do nosso clube e do hóquei em patins Nacional.

Antes da história do jogo, quero recordar-vos que o hóquei do FC Porto ganhou o seu 1º troféu oficial em 1982 (taça das taças frente ao Sporting na final), algumas semanas depois da chegada de Pinto da Costa à Presidência do FC Porto. No ano seguinte, fomos campeões Nacionais pela 1ª vez e ganhamos outra vez a Taça das Taças em penaltys diante do Benfica no pavilhão da Luz.

De 1983 a 1991, ganhamos 8 dos 9 campeonatos possíveis (escapou-se apenas o de 88 para o Sporting) e fomos campeões da Europa em 1986 (com Cristiano frente ao Novara) e em 1990 (com José Fernandes frente ao Noia), ganhando ainda a Supertaça Europeia (frente à Sanjoanense em 1986), além de diversas taças de Portugal e supertaças nacionais. Em 1992, a equipa só ganhou a supertaça (diante do Benfica) e no ano seguinte (1993), foi efectuada uma renovação na equipa que, mesmo assim quase ganhava o campeonato, perdendo em Paço de Arcos na penúltima ronda e oferecendo dessa forma o título ao Barcelos.

De 1992 a 1998, tivemos 5 campeonatos para o Benfica e 2 para o Barcelos, mas o FC Porto não estava adormecido. Continuava a ganhar (embora com um jejum de 7 anos no que toca ao campeonato), pois em 1994 ganhamos a taça CERS (com António Vale frente ao Vic), em 1995 fomos vice-campeões no euro-hóquei (competição oficiosa), em 1996 ganhamos a taça, supertaça e Taça CERS (com Vítor Hugo, frente ao Tordera), em 1997 (quatro dias depois do massacre violento aos nossos jogadores à saída do pavilhão da Luz) fomos à final da Taça dos Campeões e perdemos 4-3 em casa do Barcelona, após prolongamento, enquanto em 1998, ganhamos a taça e supertaça (ambas ao Benfica) já com Franklim ao comando da equipa.

Em 1999, finalmente, acaba o jejum no campeonato, e 8 anos depois, o FC Porto voltava a ser campeão (com Livramento que faleceu 2 meses depois) na época em que perdemos outra final da taça dos Campeões frente ao Igualada nos penaltys. Em 2000, fomos bicampeões com Cristiano e perdemos a final da taça dos Campeões no “Rosa Mota” após prolongamento diante do Barcelona, num jogo polémico e com muita violência no final.

Relativamente às provas Europeias, o FC Porto, o clube Luso com mais troféus a nível Internacional na modalidade (7), além dos momentos gloriosos atrás já referidos (2 taças dos campeões europeus, 2 taças das taças, 2 taças CERS e 1 supertaça europeia), perdeu ainda uma final da taça das taças (em 1989 frente ao Roller Monza), uma final da taça CERS (frente ao Voltregã em 2002), três supertaças europeias (em 1982 e 1983 frente ao Barcelona e em 1990 frente ao Liceo), além de termos sido 7 vezes vice-campeões da Europa! Perdemos 4 finais frente ao Barcelona (1985, 2000, 2004, 2005), uma frente ao Igualada (1999), uma frente ao Liceo (1987) e uma outra em formato de todos contra todos, ficando logo atrás do campeão Follonica (2006). Em 2007, ficamos pelas meias-finais da final four (que se realizou em Bassano, o mesmo local da edição deste ano), enquanto no ano passado (2008), fomos afastados da final-four após um jogo desastrado em Vic (o “Barça” ganhou as duas últimas edições).

Voltando às competições Nacionais, apenas acrescentar que em 2001 ficamos em 3º lugar, sendo campeão o Barcelos, até que chegamos à época 2001/02, tema principal deste post que contém um vídeo de 19 minutos desse inesquecível jogo de 30 de Maio de 2002 que nos deu o título Nacional mais inesperado da história do hóquei Português. É que nessa época, o nosso treinador começou por ser o Argentino Mário Aguero que viria a ser substituído pelo adjunto Franklim Pais (guarda-redes da fantástica equipa do FC Porto na década de 80).

Na fase regular, o FC Porto consentiu 6 derrotas e terminou a prova em 4º lugar a 12 pontos do líder Benfica. Para a fase final, só 50% dos pontos contam e o FC Porto começou essa fase a 6 pontos de Benfica (de Carlos Dantas) e Barcelos (de José Querido), um atraso que todos consideravam irrecuperável.

O ponto de viragem terá sido a 1ª jornada da fase final com o FC Porto a triunfar em Oliveira de Azeméis (5-4), ganhando depois os 2 jogos seguintes em casa frente a Infante de Sagres e Gulpilhares. Na 4ª ronda, ganhamos 4-3 em Barcelos, numa exibição perfeita da nossa equipa e na última ronda da 1ª volta da fase final, recebíamos o Benfica em posição de subir ao 1º posto depois dos dois nossos principais adversários terem escorregado em jogos nos quais eram claros favoritos.

Foi esse o 1º jogo a que assisti em Fânzeres e o pavilhão apresentava uma moldura humana impressionante. Estivemos a perder 0-2, mas com uma 2ª parte de sonho demos a volta e humilhamos o Benfica (de Panchito e Gaidão), goleando por 6-2 (também tenho o vídeo deste jogo) com grandes exibições de Tó Neves (já com 36 anos, na altura), Edo Bosch, Pedro Alves, Paulo Alves, Alberto Orlandi, Filipe Santos e Reinaldo Ventura. E o impensável estava consumado. Subimos à liderança a meio da fase-final. Na 2ª volta, estive em Fânzeres a ver o FCPorto-Oliveirense (5-3) e desloquei-me aos recintos do Infante de Sagres e Gulpilhares (grande onda de entusiasmo com muita gente afecta ao FC Porto) onde assisti a duas vitórias convincentes do FCPorto (estive presente em 5 dos 10 jogos desta fase final).

E assim, chegamos à tal penúltima ronda recebendo o campeão do ano passado (com os perigosos irmãos Bertollucci). Ganhando, asseguraríamos de imediato o título Nacional. Ao Barcelos só a vitória ainda dava esperanças, enquanto o Benfica (que iria receber o FC Porto na última ronda) torcia por um empate. Depois de entrar no pavilhão, daquela forma invulgar e difícil que vos descrevi mais acima, o calor tornou-se insuportável para os adeptos, quanto mais para os jogadores.

O FC Porto começou bem chegando ao 2-0 (Orlandi e Pedro Alves) mas o Barcelos nunca se rendeu e ao intervalo ganhava por 2-3. Na 2ª metade, o 2-4 deixa o público em desespero mas 2 golos azuis e brancos (Tó Neves e Pedro Alves) num curto espaço de tempo devolvem a alegria a um pavilhão que rebentava pelas costuras e que mais parecia um forno. Com 4-4 no marcador, tudo era ainda possível. Os 2 árbitros de Lisboa, corajosos, nunca se intimidaram pelo ambiente infernal e não facilitaram nunca a vida ao FC Porto. É com o marcador em 4-4 (mais ou menos a 5 minutos do fim) que vos apresento este vídeo (uma vez mais, elaborado pelo Mr.Cosmos que «trabalhou» mais uma cassete de vídeo do meu arquivo) que tem a duração de 19 minutos, pois os 5 minutos finais foram muito longos, com muitas paragens e ainda vão usufruir de todas as imagens da grande festa que depois tomou conta do ringue invadido pelos adeptos, loucos de euforia querendo vitoriar os seus heróis, os homens que tornaram possível uma tarefa quase impensável de ser concretizada.

Nesse vídeo, podem ver o golo oportuno de Tó Neves (5-4) e os seus festejos a demonstrar toda a sua raça e amor ao clube, e depois o 6-4 que levou ao delírio a multidão num penalty transformado por Pedro Alves que provocou até que a rede de protecção aos adeptos, que estava por trás da baliza onde ocorreu o golo, cedesse e obrigasse ao improviso de uma solução de recurso. O Barcelos ainda reduziu para 6-5, mas os pupilos de Franklim Pais (era seu adjunto e preparador físico, Fernando Luís, que no ano anterior conquistou, como técnico principal do voleibol do Sporting de Espinho, a Top Teams Cup, aquele que é o único troféu europeu de clubes em voleibol ganho por uma equipa portuguesa) souberam segurar a vantagem nos últimos segundos, com o jogo a ser várias vezes interrompido pela precipitada entrada em ringue de alguns adeptos menos pacientes.

As batidas cardíacas estavam no máximo, os rostos e roupas dos adeptos não escondiam o calor excessivo que se sentia naquele palco, até que ao soar da buzina, a invasão deu-se por completo com os jogadores a não escaparem envolvendo-se nos festejos loucos de uma multidão que tudo quis levar de recordação, desde as camisolas às caneleiras... uma massa associativa em festa contínua que nesse ano também festejou o título Nacional no Andebol numa finalíssima ganha ao ABC na Póvoa de Varzim (onde também estive).

Os jogadores que fizeram parte desta conquista fantástica do hóquei do FC Porto, tão bem liderado pelos dirigentes Ilídio Pinto e João Baldaia, foram, Edo Bosch, Alberto Orlandi, Paulo Alves, Pedro Alves, Tó Neves (capitão de equipa), Filipe Santos, Reinaldo Ventura, Nuno Félix, Frederico Espinheira, Ricardo Figueira, Reinaldo Garcia e Paulo Solar (o treinador principal e vitorioso, e que só assumiu o cargo a meio da época, foi Franklim Pais, ele que, como sabem, não mais saiu desse posto tendo ganho entre outros troféus, os 6 campeonatos que se seguiram a esse, esperando-se que esta caminhada continue este ano).

Na última ronda, o FC Porto foi à Luz já campeão enfrentar o 2º classificado, Benfica, saindo de lá imbatível nesta fase final em que, em 10 jogos ganhou 9 e empatou este último a 5 bolas, não cedendo nenhuma derrota. Nesta época 2001/02 que marcou o início da senda gloriosa do heptacampeonato (para já…), o FC Porto foi à final da taça CERS ganhando em casa por 5-3 aos Espanhóis do Voltregã, mas na 2ª mão, 2 golos sofridos nos últimos instantes levaram ao prolongamento (4-2) e depois aos penaltys onde não fomos felizes. Espero que apreciem estes minutos finais emocionantes deste FC Porto 6-5 Barcelos (disputado a 30 de Maio de 2002) num pavilhão em ebulição e toda a festa que se seguiu com um público que neste jogo, mais do que nunca, levou a equipa às costas e toda esta sinergia de forças, terá resultado na recuperação mais espectacular da história do hóquei Nacional.

Depois do vídeo do andebol de 1999 (FC Porto 17-16 ABC Braga, que terminou com os 31 anos de jejum do FCP no campeonato), e do vídeo do basquetebol de 1996 (2º jogo da final do play-off, FC Porto 82-76 Benfica, que viria a contribuir para o nosso título, acabando com um jejum de 13 anos no campeonato), faltava somente um vídeo histórico para o hóquei em patins, que julgo não se vão arrepender dos 19 minutos necessários para visualizar este vídeo com a transmissão em directo na RTP2 dos momentos decisivos. É uma ocasião única para reviverem com muita emoção e saudade todos estes momentos, principalmente, quem esteve a «assar» toda aquela tarde no forno de Fânzeres. Há conquistas que jamais se esquecem!!!

Portugal continua na corrida mas a França é de outra galáxia
(Fase de qualificação para o Europeu de Andebol 2010, que se irá realizar na Áustria)

O FC Porto vencedor da fase regular, só inicia os play-off a 18 de Abril, tendo-se jogado esta semana 2 jogos de apuramento para o Europeu 2010 em Selecções A. Na 5ª feira, estive na Póvoa de Varzim onde assisti à derrota (24-31) natural de Portugal frente a uma França com outro poder físico e muito mais qualidade a todos os níveis. A actual campeã Mundial e Olímpica não vacilou mesmo perante a enchente que se efectivou no pavilhão onde habitualmente joga o FC Porto. Aproveitei para no final trocar umas palavras simpáticas com o pivot do FC Porto e da Selecção Tiago Rocha (na foto). No domingo, Portugal ganhou com tranquilidade (principalmente na 2ª parte) no Luxemburgo por 26-33, mantendo-se na corrida pelo 2º lugar (que também permite o apuramento) onde deverá ter como principal opositor uma forte República Checa (que ganhou em casa à França), mas que apenas defrontaremos em Junho deste ano.

FC Porto perseguido pelas constantes lesões...
(6º FC PORTO - 27 jgs/ 16v/11d/43pts.)

  • Seixal, 77 - FC Porto, 82

Com Nuno Marçal a lesionar-se ainda na 1ª parte (lesão muscular?), esta equipa do FC Porto demonstrou inesperadas dificuldades para derrotar um dos mais fracos oponentes da Proliga. Valeu a fabulosa exibição de Kevin Martin com 26 pontos e 16 ressaltos, bem auxiliado por Paulo Cunha (19 pontos). Agora, segue-se um jogo muito importante no sábado (15h, sporttv1), na Figueira da Foz, Ginásio-FC Porto. Com ou sem Marçal, isso terá o FC Porto que informar... se o FC Porto vencer, o play-off deixará finalmente de estar em perigo, embora a equipa também já saiba que não conseguirá ir além do 6º posto nesta fase regular, mas vencendo, o 9º lugar também deixaria, de vez, de nos causar aquela sensação de desconforto... e nos play-off, nunca se sabe.

FC Porto já está nas meias finais do play-off...
(FC PORTO apurado para as meias finais do play-off, venceu o Portosantense por 2 jogos a zero)

  • FC Porto, 5 - Portosantense, 2

  • Portosantense, 3 - FC Porto, 6

No 1º jogo (presenciado pelo Estilhaço em Fânzeres), o FC Porto teve uma fase complicada quando já na 2ª parte os Madeirenses empataram a 2. Mas aí, Reinaldo Ventura revoltou-se e com 3 golos consecutivos, decidiu o jogo (os outros golos foram de André Azevedo e Jorge Silva).

No 2º jogo em Porto Santo, o FC Porto venceu mais tranquilamente, chegando aos 0-4 e 1-6 com um bis de Ventura e Jorge Silva. Os outros golos foram de Emanuel Garcia e Pedro Moreira. Agora nas meias finais (também à melhor de 3 jogos, ou seja de 2 vitórias), vamos ter um FC Porto-Benfica, com o 1º jogo em nossa casa no dia 25 de Abril. Na outra meia-final, a Oliveirense espera ainda o desempate entre Viana e Oeiras (amanhã).

Já este sábado, para os oitavos-de-final da taça de Portugal, teremos um interessante FC Porto - Viana (18h) em Fânzeres.

O sorteio deste domingo relativamente à fase final (final-eight) da Liga Europeia que se irá realizar em Bassano (Itália), de 30 de Abril a 3 de Maio, não teve afinal quaisquer condicionantes, sendo que nos quartos-de-final, a 1 de Maio, o FC Porto defrontará a equipa da casa (Bassano), num jogo em que Reinaldo Ventura não poderá jogar, por castigo. Se nos apurarmos para as meias-finais, defrontaremos o vencedor do desafio Barcelona-Réus. Nos outros jogos, temos um Vic-Follonica e um Liceo-Noia. O site oficial desta fase final é este. Outro site muito interessante e onde se destaca todo o hóquei em patins Europeu, é o do meu amigo Pedro Antunes que está, actualmente, na Suiça (pode aceder aqui) e que até já fez um post sobre o nosso blog (aqui).

Kevin Martin

O poste do basquetebol Portista levou a equipa às costas com 26 pontos e 16 ressaltos. Uma exibição fabulosa. Sem o seu contributo, a vitória no Seixal não seria possível, por certo. A equipa continua a vacilar muito, mas, sábado há que triunfar na Figueira para afastar, de vez, os fantasmas que ainda nos atormentam. Se tal não for possível (Marçal pode não recuperar), há pelo menos que evitar perder por mais de 13 pontos, pois em casa ganhamos por 80-67.

No futebol, destaco a vitória por 2-1 dos iniciados do FC Porto em São João da Madeira no 1º jogo da 2ª fase do Nacional, enquanto os juvenis estreiam-se apenas no dia 5 de Abril, recebendo o Varzim. Os juniores somam e seguem (ganharam em Penafiel por 3-2), liderando a tabela com 13 e 15 pontos de avanço sobre os mais directos perseguidores. Na Liga Intercalar de futebol, o FC Porto vai disputar os quartos-de-final amanhã (16h) na Maia, frente ao Leixões. No andebol, só os iniciados jogaram e uma vez mais, venceram por 34-29 em Àguas Santas, continuando invictos. No hóquei, é sempre a abrir, com a maior goleada a vir dos infantis que ganharam em Valongo por 12-1. No basquetebol, os nossos juniores A ganharam em Ovar por 74-67 e amanhã (21h) recebem o Vasco em Matosinhos. Os Juniores B e Cadetes também ganharam, mas continuo a destacar mais a carreira dos iniciados, que desta feita, foram a Barcelos arrasar o clube local por 73-38, continuando a sua escalada triunfal. Nos escalões femininos do basquetebol, o destaque vai, desta feita, para as nossas cadetes que ganharam em Ilhavo por 57-38.

No passado fim de semana de 6 a 8 de Março, decorreu o Torneio Zonal Norte Infantis, na Piscina Municipal de Cantanhede (25m). A equipa do FC Porto/Império Bonança fez-se representar por 20 atletas (equipa com mais atletas), fazendo uns grandes campeonatos. Foram conseguidos 13 pódios, 2 de “ouro”, 3 de “prata” e 8 de “bronze”, e observou-se uma evolução muito positiva, quer nos tempos obtidos, quer na técnica de nado. Além disto, 6 atletas já conseguiram alcançar tempos de acesso para aos Campeonatos Nacionais em Julho.

Também no fim-de-semana de 13 a 15 de Março, decorreram os Campeonatos Nacionais de Juvenis na Piscina Municipal da Póvoa de Varzim (50m). Também aqui, a equipa do FC Porto/Império Bonança foi a mais representada, com 20 atletas. Foram uns campeonatos muito positivos, sendo a nossa equipa a mais medalhada com 14 pódios, 6 de “ouro”, 3 de “prata” e 5 de “bronze”, havendo apenas uma equipa que conseguiu mais um título do que nós (SFUAP com 7 "ouros"). O momento alto do campeonato foram os 400Livres femininos, onde obtivemos os três 1ºs lugares, com a Ana Neto em 1ºlugar, a Sílvia Soares em 2ºlugar e a M.ª Luís Amorim em 3ºlugar.

Os nossos novos Campeões Nacionais são:

Ana Neto (400Livres, 800Livres, 4x100Livres, 4x200Livres), Sílvia Soares (4x100Livres, 4x200Livres), Maria Luís Amorim (4x100Livres, 4x200Livres), Catarina Lopes Reis (4x100Livres, 4x200Livres), Miguel Ferraria (4x100Livres, 4x200Livres), Miguel Lemos (4x100Livres, 4x200Livres), Luís Fonseca (4x100Livres, 4x200Livres), Francisco Mangas (4x100Livres) e Bernardo Costa (4x200Livres).

Foram dois fins-de-semana que serviram para demonstrar toda a força da nossa Natação e da nossa Formação. Parabéns a todos.

Um abraço do Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

30 comentários:

  1. Este é um dos posts que nos faz pele de galinha. Só quem já esteve em Fânzeres pode ter a noção do que é o ambiente e o apoio ao F.C.Porto. Nessa época partimos para o play-off final com uma grande desvantagem, demos a volta por cima e fomos campeões. Grande jogo, grande espectáculo, grande festa.

    No Hóquei eliminamos o Porto Santo, cumprimos a nossa obrigação e esperamos pelo Benfica, onde o ambiente em Fânzeres vai ser semelhante.

    Também já sabemos que nos calhou o Bassano, equipa da casa, na final-eight, o que não vai ser nada fácil e para mais com R.Ventura castigado...Mas desta equipa tudo se pode esperar!

    No Basquetebol ganhamos à rasca contra uma equipa da Próliga, o que não abona muito a nosso favor...vamos lá ver se as coisas melhoram, mas não tenho muita fé.

    No andebol estamos preparados e prontos para lutar pelo título.

    Ah, parece que conheço essa Revista de qualquer lado...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Tem etiqueta e tudo, ao canto, Vila Pouca. Não engana. Muito obrigado pela colaboração. No meu arquivo também tenho a revista, não tinha era forma de a digitalizar, e por isso, uma vez mais o meu obrigado pela tua sistemática dispobibilidade. Abraço.

    Estiveste lá nesse dia Vila Pouca?

    ResponderEliminar
  3. Este é um blog fantástico. Este clube é muito mais do que o Futebol. Até me vieram as lágrimas aos olhos... lembro-me perfeitamente de ver este jogo pela TV... e nunca me esqueci daquela atitude final do capitão do hóquei de barceos, o sergio silva... espectacular! Gostava muito de ter este pequeno video e os do basquetebol e o do andebol contra o abc. Será possivel?

    ResponderEliminar
  4. DANIEL:

    Podes ver sempre que quiseres o vídeo do basquetebol de 1996 aqui:


    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2009/01/minha-primeira-vez-no-pavilhao-das.html


    Podes ver tb sempre q pretenderes o de andebol de 1999 aqui:

    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2008/12/noite-mais-bela-do-amrico-de-s.html

    e podes ver este de hóquei a qualquer momento aqui:

    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2009/03/recordar-2002-o-primeiro-titulo-dos.html


    Quanto a poderes gravar os vídeos para o teu PC isso já é com o Administrador do blog, envia-lhe um email para:

    blogdoblueboy@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Lucho, um constante obrigado por tudo o que aqui vais colocando, dando a verdadeira dimensão do que é nosso Clube.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. LUCHO lembro-me bem desse jogo na TV, e tenho-te a dizer que nesse dia as minhas unhas ficaram bem reduzidas :)

    Sabes aquela sensação de veres as tuas equipas de coração a defrontarem-se e embora digas: "Ahhh ganhe quem ganhar... ta tudo bem?" mas la no fundo estares a torcer pelo Porto? As minhas irmãs quase que me davam uma "tareia" sempre que eu gritava golo quando o Porto marcava... foram minutos finais muito angustiantes mas valeu a pena... a vitória teve mesmo um sabor especial.

    Ja tinhas comentado comigo essa tua "entrada" pela janela :) mas eu adorava ter visto :D

    ResponderEliminar
  7. No dia seguinte à final da Taça da Liga, de manhã, Lucílio Baptista passeava com os seus dois árbitros auxiliares junto à Marina de Portimão quando vislumbrou, ao longe, uma mulher bastante sensual que vinha em sentido contrário. Dizia o bom do Lucílio para o seus botões: "Este Domingo não está a ser fantástico e até estou chateado, mas aquela toura até marchava muito bem." Acelerou um pouco a passada, deixando os seus auxiliares para trás.

    Entretanto, uns vinte metros à sua frente, seguia um adepto com a camisola do benfica vestida, que não devia medir mais de um metro e meio, aparentava um ar atarrecado e uma barriga proeminente. Encontrava-se ainda visivelmente embriagado, resultado da ingestão de doses industriais de álcool do garrafão de vinho que transportava na mão esquerda e do pack de cervejas Carlsberg que trazia na mão direita. Este adepto repara então na voluptuosa mulher que se aproximava rapidamente. A mulher trazia um vestido semitransparente que deixava transparecer um biquini verde fluorescente e que permitia vislumbrar um decote bastante generoso de um peito farto. O adepto benfiquista acelera o passo e, no momento em que passava por ela, diz-lhe baixinho, quase sussurrando: "Ó boazona, se fosses uma lagartixa, comia-te o rabo. Tens cá um par de tetas!" Nesse momento, a mulher pára e olha, com desprezo, de cima abaixo para aquele homem desagradável com um cheiro a vinho e cerveja, durante uns momentos, e, de repente, enfia com a mama direita na cara do adepto benfiquista, provocando a sua queda para trás.

    Lucílio Baptista, apesar de estar longe, repara no sucedido e procura, sofregamente, o apito que trazia no bolso do casaco. Leva o apito à boca e dá uma longa apitadela deixando os seus auxliares surpresos. Aproxima-se de Luís Cardinal, procurando recuperar o fôlego, coloca a mão em frente da boca e pergunta: "Luís, disfarça. Não reparaste naquele lance ocorrido lá à frente? Do ângulo onde estava, tenho a certeza que foi com a mão que ela lhe acertou." Luís Cardinal coloca também a mão em frente da boca e responde: "Lucílio, acho que não. Acho que foi com o peito." Lucílio reitera: "Houve ali um desvio qualquer. Neste momento, tenho a certeza que foi com a mão. Mas..."

    Pais António que se encontrava mais atrás, correu um pouco e pergunta: "Lucílio, que se passa?" Lucílio, ainda algo indeciso, pergunta: "Pais António, viste o que se passou lá à frente? Foi com a mão ou com o peito?" Pais António responde: "Lucílio, eu estava lá atrás. Tinha o mesmo ângulo que tu e vi, claramente, que foi com a mão." Lucílio, agora mais confiante e respirando fundo, reafirma: "Sim. Foi com a mão..."

    Lucílio Baptista, sem ninguém esperar, avança com passada firme em direcção à mulher. Procura ansioso algo no bolso das calças. Retira um cartão vermelho e mostra-o à mulher. "Mas o que é isto?", pergunta a mulher bastante indignada. Ela abre um pouco mais os olhos e, sem querer acreditar no que via, pergunta: "Espera lá. Tu não és o cabrão do árbitro que roubou ontem o meu Sporting?" Lucílio, bastante perturbado, responde: "Roubar, não. Roubar, não. Não roubei ninguém. Eu vi que foi com a mão. Não foi com o peito." Já bastante exaltada, a mulher aproxima-se de Lucílio e pergunta: "Não foi com o peito??? Então tomá lá para ti" E dá-lhe uma peitada que quase o derruba e afasta-se, olhando de soslaio pelo canto do olho. Pais António aproxima-se de Lucílio Baptista e pergunta: "Vais pôr isto no relatório?" Lucílio, visivelmente nervoso, responde: "Não, António. Não me apercebo da gravidade da atitude dela. Não te preocupes. Foi só mais Uma peitada."

    O adepto benfiquista, ainda deitado no chão, sorria e, enquanto esfregava a face, ruminava entre os dentes: "Aquela matulona é bem boa. Ai, se tivesse aqui a minha Maria."

    ResponderEliminar
  8. Lady:

    Eu estava desesperado! Eu tinha bilhete, comprado 2 dias antes!
    Não sabia o q fazer, apareceram os SUPER e eu meti-me lá no meio (não contem a ninguém...) e quase apnahava de raspão mas fugi e lá consegui entrar pela janela... depois foi suar, suar até mais não, um calor tremendo, tanta gente ali naquele forno, nem nos podiamos mexer, e depois toda aquela emoção, os golos, a festa, um Mundo! Lindo, Lindo, Lindo... Vi dp pela TV mas não é a mesma coisa, lá dentro a gente vive um mundo à parte. Eu até pasmo quando conto isto a alguém e reagem com indiferença. O Porto para mim é isto. Tudo isto. É um clube, e eu respeito todos os q nos representam. Ganhem 200 mil euros por mês ou apenas 200 euros. Aquela camisola q o meu pai me influenciou a gostar é especial e não interessa qual o jogador q a veste, qual a modalidade q está em causa. É o Porto. E onde está o Porto, os meus olhos brilham.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Lucho. Já lhe enviei um mail. Abraço. FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  10. Carago Lucho, que sensação indescritível, mais uma vez, absolutamente fantástico!! :)

    De todas as modalidades amadoras, e apesar de apoiar qualquer uma onde o nome do nosso Mágico FC Porto entre, o hóquei é a minha preferida, e como tal esta tua história tem um grande sentimento! Grande emoção! Obrigado!

    Infelizmente não estive em Fânzeres neste jogo. Na altura era pequeno, já completamente doente por este nosso Clube, mas ainda não seguia com grande atenção as modalidades. Mas lembro-me do jogo, de o ver na tv, e da grande festa que já fazia! Sempre gostei muito d'hóquei, e tudo o que envolva este Clube!

    Temos uma grande história nesta modalidade e para além de renovarmos mais uma vez o campeonato e a Taça de Portugal este ano, espero, todos sonhamos com mais uma conquista europeia! Vamos acreditar...

    Na passada quarta-feira estive em Fânzeres onde assisti à primeira vitória no play-off. O Porto Santo ainda assustou, mas conseguimos ganhar graças a uma boa organização e um grande Reinaldo, mais uma vez, com um "hat-trick".
    E agora, meus caros, defrontaremos os lampiões onde espero ver mais uma vez, Fânzeres lotado!! É para lhe fazermos a vidinha negra e a final, provalvelmente com a Juv.Viana, sem deixar de valorizar a boa equipa da Oliveirense..
    Dia 25 de Abril já sabem!
    Este Sábado gostaria muito de estar presente no jogo da Taça contra a Juv.Viana, mas ainda não tenho a certeza se será possível.. vou tentar...

    No Basquet, parece que estamos a melhorar, apesar das notórias dificuldades em bater equipas de menor potencial. Continuamos a escalada na tabela, e será muito importante vencer na Figueira no Sábado para garantirmos a presença no play-off..

    No andebol, só jogamos dia 18 para o primeiro jogo do play-off. Já agora, Lucho, já se sabe quem é o adversário? Sp.Horta ou Águas Santas?
    Quanto à França, é de outro nível mesmo...

    E um último reparo também para o jogo de amanhã na Maia para a Liga Intercalar às 16h Porto-Leixões, quartos-de-final. Se vencermos, jogaremos contra o Toreense ou Mafra.

    Um Abraço,
    Tripeiro

    ResponderEliminar
  11. Mais um grande vídeo.....

    Na passada Quinta Feira estive a ver na TV o jogo de andebol na Póvoa de Varzim pareceu me que vi lá um cachecol do F C PORTO !!!!!!!

    Lucho

    Essa de entrar pela janela foi boa, gostava de ver . não há vídeo......

    Também destaco a grande exibição no Domingo do Hugo Laurentino.

    TINO !!!!!!!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Tripeiro:

    Sp.Horta e A.Santas vão disputar um play-out (à melhor de 2 vitórias) e quem ganhar jogará com o FCP (andebol) nos quartos de final(os jogos entre essas 2 equipas ainda não se realizaram mas a vantagem do factor casa é dos Açorianos, por isso os Maiatos não deverão ter grandes hipóteses).

    Dragão Penafiel:

    Viste um cachecol do FCP e viste muito bem. Voltei a estar sentado na 1ª fila e o meu amigo antilamp, sentado ao meu lado, fez questão de colocar bem visível dois cachecóis juntos, o de Portugal e o do FC Porto.

    ResponderEliminar
  13. A propósito de Hugo Laurentino (guarda redes de andebol da selecção e do FCP):

    Dragão está encantado com a ajuda de Mats Olsson

    GUARDA-REDES HUGO LAURENTINO AGARRA OPORTUNIDADE NA SELEÇÃO







    O guarda-redes Hugo Laurentino (FC Porto) já tinha jogado alguns minutos frente a Letónia e França, mas foi no Luxemburgo que, finalmente, pôde demonstrar as suas qualidades na Seleção em quase meia parte do duelo de qualificação para o Europeu da Áustria'2011. O triunfo categórico (33-26) frente ao adversário do Grupo 6 começou a ser desenhado com a sua entrada em campo, acabando em 20 minutos com 12 defesas e apenas 8 golos sofridos (60% de eficácia), depois de substituir o parceiro Hugo Figueira.

    "Fiquei muito contente com esta oportunidade concedida por Mats Olsson e, para melhorar as coisas, o jogo correu-me bem. Não foi confortável, porque o Luxemburgo colocou muitas dificuldades na 1.ª parte. Mas a nossa consistência veio ao de cima, num triunfo importante que mantém as nossas aspirações de qualificação para o Europeu", considerou Hugo Laurentino, cotado como o guarda-redes mais eficaz (37%) da fase regular do Campeonato da Liga, ganha pelo FC Porto.

    O guardião, de 24 anos, tem sido uma das revelações da temporada, contribuindo também para o sucesso dos dragões, que partem para o playoff com a vantagem do fator casa: "O segredo é o trabalho. Tenho uma vida complicada, porque treino e estudo Fisioterapia, mas os resultados aparecem e tudo vou fazer para continuar a ser chamado."

    ResponderEliminar
  14. Para recordarem e guardarem no vosso arquivo, esta é UMA ENTREVISTA A FRANKLIM PAIS, técnico do hóquei do FCP, 2 dias após esse jogo aqui recordado em vídeo (30 maio de 2002).

    Recordem então as palavras de FRANKLIM em 2002:

    Franklim Pais: «Estes jogadores só são velhos no B. I.»

    TREINADOR DO FC PORTO ENATECE DETERMINAÇÃO DOS SEUS ATLETAS

    – Que mudou desde que o Franklim assumiu os destinos do FC Porto?



    – Devolvemos os níveis de confiança à equipa. O Mário Aguero alterou o sistema de jogo, o que é sempre complicado, mas nós voltámos a dar liberdade aos jogadores para actuarem da forma a que estavam habituados.



    – O facto de se ter começado a falar que o clube não ia renovar os contratos de alguns jogadores contribuiu para essa quebra?



    – Sim, isso também criou alguma instabilidade porque os atletas não sabiam se ficavam. Comigo, nunca mais se falou nesses assuntos, e houve, inclusive, a renovação com alguns atletas que se falava que poderiam sair... Esta equipa ganhou três títulos nos últimos quatro anos e não foi em seis meses que deixou de saber jogar.



    – O FC Porto foi beneficiado pela forma de disputa do Campeonato, partindo para a fase final com metade dos pontos?



    – Aconteceu connosco como já aconteceu com outras equipas. O FC Porto fez uma segunda fase muito regular, somou todos os pontos possíveis. Essa questão nem se coloca.



    – Mas concorda com este sistema?



    – O "playoff" já existiu no hóquei. Se calhar é mais competitivo, mas quem está mal num jogo muito dificilmente consegue recuperar depois. Defendo que deve ser campeã a equipa mais regular, como foi o nosso caso.



    – Em algum momento pensou que não ia conseguir levar este barco a bom porto?



    – Pensámos jogo a jogo. Havia muita pressão e alguma ansiedade, não é por acaso que iniciávamos os jogos a perder... O mérito está no facto da equipa ter conseguido a motivação necessária para superar as dificuldades.



    – Estes jogadores estão velhos?



    – Só no B.I. No que toca à atitude e determinação penso que não. Têm muito ainda a dar ao hóquei português, mas precisam de ser apoiados. É injusto dizer-se que eles já estão ultrapassados. São jogadores com muito valor e a prova disso mesmo é esta conquista.



    – Julga que teriam lugar na selecção que vai ao Europeu?



    – Essas questões deixo para o seleccionador...



    – O Pedro Alves é o melhor jogador português?



    – Sim, é um dos melhores, mas há outros como o Tó Neves e o Filipe Gaidão.



    – Imagine que o FC Porto lhe dava recursos ilimitados. Que jogadores contratava?



    – Estou satisfeito com os atletas que estão no FC Porto. Merecem toda a confiança e só tenho de louvar a grande determinação e humildade que demonstraram neste Campeonato.



    «Tó Neves tem um enorme carisma»



    Quem vê Tó Neves em acção, rapidamente se apercebe que o capitão dos dragões desempenha um papel importante no seio da equipa, incentivando e imprimindo nos colegas a sua enorme vontade de vencer.



    Quando se fala neste jogador, Franklim só encontra elogios para classificar o seu pupilo. "É um atleta com um carisma enorme. Transmite agressividade e garra aos companheiros nos momentos em que eles mais precisam. A sua maneira de ser e de jogar empolga a equipa de uma forma extraordinária. Julgo que é o único hoquista em Portugal com estas características", explica o orgulhoso treinador.



    «Anteciparam a vitória do Benfica»



    Na análise à temporada dos principais adversários, Franklim Pais não tem dúvidas que o Benfica foi prejudicado pelo facto de ter sido considerado, antecipadamente, o melhor conjunto.



    "Anteciparam a vitória do Benfica e a equipa ressentiu-se disso. Todos diziam que era a melhor e, afinal, não era o que se pensava."



    Sobre o OC Barcelos, o técnico dos dragões acredita que o grupo foi vítima das transferências precoces. "Nós também passámos por isso, mas numa fase anterior. As notícias que surgiram nos jornais não trouxeram nada de bom. O Infante Sagres, por seu turno, acusou a mudança de treinador e, depois de perder três encontros consecutivos na fase final, já não conseguiu recuperar a tempo."

    ResponderEliminar
  15. Também se fala de futebol, por aqui, e com BOAS NOVAS:

    in JN:

    F.C. Porto não será castigado pela UEFA
    hoje às 14h00m

    O FC Porto ficará a salvo de qualquer sanção por parte da UEFA depois de terem sido reformulados, esta terça-feira, os critérios de admissão às competições europeias pelo Comité Executivo, reunido em Copenhaga.

    Fonte da UEFA confirmou à Agência Lusa que os novos critérios de admissão definem que um clube será suspenso por um ano das provas caso tenha estado envolvido, directa ou indirectamente, na manipulação ou viciação de um jogo, desde que os factos tenham ocorrido após 27 de Abril de 2007, altura da reformulação dos estatutos do organismo.

    Como os dois casos de tentativa de corrupção - pelos quais o FC Porto foi condenado pela justiça desportiva portuguesa - ocorreram em 2004, os tetracampeões nacionais ficarão a salvo de qualquer castigo da UEFA no que respeita às condenações no âmbito do Apito Final.

    in JN

    Embrulhem abutres!

    ResponderEliminar
  16. Obrigado Lucho!

    P.S- não me canso de ver o vídeo :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  17. O Lucho tem o dom de descrever as modalidades de pavilhão como eu nunca vi. A descrição que fazes deste jogo, contra todas as faltas de condições, dá vontade de lá ter estado.
    E acredito que o sentimento, o brio clubístico é muito mais vivido que num jogo normal de futebol.

    Simplesmente, adorei.

    ResponderEliminar
  18. Ai cum caraças!

    Mais uma recordação memorável, com direito a vídeo, permitindo recordar (e saborear) aqueles momentos de delírio.

    Sem dúvida, o início de um ciclo de brutal hegemonia, que terá continuação (estou certo) este ano...mesmo que coloquem o Lucilio a apitar:)

    ResponderEliminar
  19. Mais um must do Lucho. Obrigado.

    Quanto à notícia da UEFA, via Lusa/ JN..., já viram, no último parágrafo da notícia, que nos tratam por TETRACAMPEÕES?

    O subconsciente deles já sabe que fomos/somos e, normalmente, seremos sempre os M E L H O R E S!!!!! Força FCPORTO!!!!!

    ResponderEliminar
  20. Heliantia:
    «E acredito que o sentimento, o brio clubístico é muito mais vivido que num jogo normal de futebol».

    Não tenhas a menor dúvida. Sentes aquilo muito mais de perto, sentes-te mais dentro do jogo, mais próximo dos jogadores (até parece que podes intervir...) e quando a claque está em grande número aquilo é algo de extraordinário e motivante. Um sentimento de paixão e um som fabuloso.

    ResponderEliminar
  21. Lucho,

    again & again... FABULÁSTICO!!!
    não haja dúvidas, tu és mesmo o maior (da tua rua), carago!!!
    só nos trazes grandes e enormes recordações de momentos épicos e jamais inesqueciveis para quem os viveu... por isso, tenho-te inveja por não ter estado tal como tu, naquele célebre domingo na Póvoa, pa assistir in-loco áquela recuperação épica dos nossos andebolistas... que pena, como te invejo.

    Pois então que neste vídeo que aqui nos trazes, posso dizê-lo... não te invejo nadinha mesmo, porque eu tb lá estava, ainda que na última fila, na bancada dos SD, onde com aquele calor infernal, a desidratação era coisa obrigatória... tanta sede apanhei nesse dia... aquele pavilhão de Fânzeres parecia um inferno, um vulcão prestes a entrar em erupção, ou pelo ambiente, ou pelo calor insuportável.

    Ahhh, e tive melhor sorte que tu... entrei pela porta principal, já depois dos SD lá dentro e não precisei de me andar a armar em Zé do Telhado a arrombar portas, vidros, bater em policias e tudo :D tu, é que andas sempre metido no meio dessas coisas, já viste? qualquer dia, vais ser proibido de entrar nos pavilhões, é que tu pa armar desacatos, bem, armar nem rtanto, mas andar lá no meio, ai isso é que andas sempre... deves ter íman pás confusões, só pode :D

    Lucho, mais uma vez, parabéns carago por mais este momento blue-hard-core :)

    No andebol, só deu selecção...

    No basquetebol, vitória sofrida, e a continuação da névoa matinal no ar que nos faz duvidar de terem ou não estofo para chegar aos play-off e se lá chegados, com unhas pra tocar viola... aguardemos.

    No hóquei, internamente, soma e segue... lá fora, está a chegar a hora da verdade, se bem que o sorteio das 1/2 final, caso ultrapasse os da casa, não foi nada meigo, apanhando possivelmente o Barcelona. A ver vamos... i believe!!!

    Nas camadas jovens e natação, é uma formação e pêras, carago... de pequenino, se conquista o vicio das Bitórias, mai'nada!

    ResponderEliminar
  22. http://videos.sapo.pt/jJGSmnz5z6DO3hIzebZY

    Somos um blog do catano!!!

    ResponderEliminar
  23. Viva !

    Cinco estrelas como sempre.

    Não diz respeito, propriamente dito ao Porto, mas penso ser importante focar o assunto.

    O diário "L'Equipe" não saiu sexta-feira, devido à paralização do país devido às manifestações e greves de quinta. Pois é ! De que está à espera a periferia ?

    Na edição de sábado tem um comentário de Laurent Moisset sobre o jogo pt-fr. Aparece na página 24.

    Na página 24, ou seja , na penúltima. Aliás, o diário "L'Equipe" foi incendiado nos seus foruns pelo desprezo que tem pela modalidade. Tanto mais incompreensível que a França é campeã Olímpica e Mundial ( homens) de Andebol.

    Lucho : Contrariamente, ao que escreves, L. Moisset pensa que Portugal é o candidato natural ao segundo lugar se souber compensar as suas deficiências físicas.

    As notas técnicas dadas por L. Moisset mostram que não há grande diferença entre as duas equipas. Só um pt e um fr tiveram nota 7.

    Em contrapartida, é focado, no artigo, o grande viveiro que existe em Fr.

    Para mim, talvez seja o mais interessante : Se a França tem e começa a ter viveiro maior é porque cada vez mais nas escolas é dada prioridade ao andebol. Os adeptos não são racistas, não são homofóbicos, etc.

    O andebol ainda não foi assasinado pelo relanti !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  24. Lucho, mais uma vez, me deixas deliciada, dá um gozo bestial ler os teus posts!!!

    Para além disso também é um prazer ver um jogo de pavilhão ao teu lado, eu vibro com o nosso PORTO, mas tu consegues superar!!!

    Parabéns!!!!!!

    Natação... muitas saudades!!!!!!!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  25. Só uma correcção, o jogo foi transmitido em directo pela RTP1 e não pela RTP2. Os comentários são de Rui Cerqueira (ex-jornalista da RTP e nosso actual director de comunicação) e Vítor Bruno (nosso ex-jogador daquela equipa espectacular dos anos 80). A reportagem ficou a cargo de Hugo Gilberto, que actualmente é o apresentador do Trio de Ataque.

    ResponderEliminar
  26. Off-topic :)

    Mafaldinha disse...
    Natação... muitas saudades!!!!!!!

    Mafaldinha és do tempo do Belga e do filho dele, o Patrick ?

    ResponderEliminar
  27. Estive nesse jogo e tenho uma enorme recordação a camisola do meu grande amigo Tó Neves. Foi fantástico.

    ResponderEliminar
  28. Heliantia:
    Sim! Mas nunca tive aulas com ele, ele era treinador dos atletas federados, e o filho também era atleta do Porto, mas isso já foi há uns anos!!

    O filho, parece que agora é jornalista e ele já tá reformado, porque, na época em que nadei no Porto, ele já devia estar proximo dos 50 anos....

    Eu nadei, 8 anos no Porto, e tenho muito boas recordações, mas não era atleta!

    Porquê, nadas-te no Porto?

    ResponderEliminar
  29. Olá Mafaldinha, eu nadava com o Patrick, mas não cheguei a ser treinada pelo pai dele. O meu treinador era o José Mota. Fui atleta do Porto até aos 15 anos, depois passei para o CDUP. Mas do Porto e do Etádio das Antas guardo as melhores recordações :)

    ResponderEliminar
  30. Olá Heliantia, o José Mota, esse sim cheguei a ter aulas com ele e por isso conheci melhor!

    Talvez um dia a gente tenha a oportunidade de recordar esses tempos....

    ResponderEliminar