28 março, 2009

As alcunhas

[actualização]

    “A alcunha tem raízes que se perdem nas brumas da memória e, logo, da consciência colectiva. A alcunha está ligada, fortemente, à vida social, laboral, ... do indivíduo na sociedade. Por exemplo, não é por acaso que comunidade baptizava, posteriomente, Ferreira, aquele que sabia trabalhar o ferro. A alcunha pode ter uma carga positiva ou negativa. Mas nunca neutra.

    Assim, a alcunha é ambivalente. Isto é: ela tem um sentido imediato ou único para quem não conhece a história do indivíduo que a carrega. Ela tem uma significação variada ou múltipla para quem conhece a história do indivíduo que a carrega.

    O FCPorto teve dois treinadores que foram campeões da Europa. Ambos tinham um nome: Artur Jorge e José Mourinho. Graças aos êxitos do FC Porto, foram alcunhadados, por esse mundo fora, respectivamente, “Rei Artur” e “Special One”.

    O FCPorto ofereceu-lhes um passaporte válido para correrem mundos.

    E de treinadores ficaram a ser personagens de folhetins de imprensa por esse mundo fora.

    Os dois falharam: o Rei Artur não conseguiu fazer do Matra-Racing um clube e Special não conseguiu fazer do Chelsea um Campeão Europeu. E, note-se, ambos tiveram à sua disposição meios que nunca tiveram no FCPorto.

    Porque é que, uma vez fora do rectângulo, os dois treinadores do FCPorto foram alcunhadados, pela imprensa estrangeira, nomeadamente, “Rei Artur” e “Special One”?

    Não me vou atardar sobre a significação da alcunha “Rei Artur”. Ela tem uma carga semântica muito positiva.

    Já a alcunha “Special One”, alcunha tipicamente norte-americana, adaptada pelos ingleses, tem uma carga semântica muito questionante. Ela dá que pensar. As familias e os pais norte-americanos utilizam-na, vulgarmente, para designar os meninos mimados, isto é, aqueles que não reconhecem o que lhes foi (é) dado, nem o quanto devem a quem tudo lhes deu (dá).

    Para quem sabe ler e para quem tem memória, a conclusão fica aberta!“
Este texto foi publicado, neste espaço, em Outubro de 2007. Foi um texto que me nasceu quase espontaneamente. Como se tivesse livre e própria vontade. Tive grande prazer em escrevê-lo.

Decidi actualizá-lo à luz de acontecimentos recentes.

Apesar de se ter transferido para o Inter de Milão, José Mourinho, continua sem nada ganhar no palco internacional desde que foi treinador do FCPorto.

Entretanto, há dias, José Mourinho recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.

E não deixa de ser curioso que José Mourinho se tivesse lembrado, subitamente, sem amenésia, que o FCPorto de 2003 e 2004 foi a melhor equipa que treinou.

Entretanto, (Jesualdo) Ferreira continuou e continua a trabalhar, humildamente, o ferro.

E Viva o Porto !

10 comentários:

  1. Porto Maravilha,

    Repara nestas palavras do platinado:

    "Em tudo o que fazemos, o jogo tem de estar primeiro e ser o mais importante elemento a tomar em consideração. É um jogo, não é um produto, é uma modalidade desportiva antes de ser um mercado, um espectáculo antes de ser um negócio", frisou o líder do entidade máxima do futebol europeu perante uma plateia composta por representantes das 53 federações inscritas na UEFA.

    Mas alguém acredita neste palhaço?

    Ver o FC Porto nos quartos-de-final da Liga dos Campeões deve lhe deixar cá com uma azia. E se o FC Porto for campeão europeu, vai andar três dias com caganeira. Até vai arrotar a arroz de polvo.

    ResponderEliminar
  2. Ainda me lembro dos jogos do FC Porto, às Quartas-feiras, às 21:30 para as competições europeias e o Estádio das Antas cheio.

    ResponderEliminar
  3. Bibó! Muita razão no que diz! Faz lembrar outra frase, que gosto muito: atrás de mim virá quem bem de mim falará! O "atrás" é o Chelsea e o Inter, o "mim" é o grande FCPorto!
    Eu gosto especialmente de ver reconhecido por quem de direito as qualidades do nosso grande clube, mesmo que anos depois! Vale mais tarde que nunca!

    ResponderEliminar
  4. O Jesualdo começou tarde a ganhar. Vei tarde para o FCP:)

    Os outros 2, mesmo não tendo sempre o sucesso q tiveram no FCP são dois nomes q merecem sempre a nossa admiração. Artur Jorge, é um nome q desde criança fixei e não mais esqueci. Uma adoração q tenho por um doutor q sabe muito de bola.

    O Special One (descontando aquelas frases infelizes em 2004) é o melhor treinador do Mundo. O MELHOR.

    ResponderEliminar
  5. Lucho,

    Sábias palavras em relação ao Special One. E ele, agora que é doutorado honoris causa, já fez o mea culpa. Aquela afirmação de que o Porto foi a melhor equipa que ele treinou é elucidativa do capital de importância que os Dragões tiveram na carreira meteórica dele.

    O Rei Artur, na sua época, marcou tam´bém a diferença, desde logo pelo facto de fugir ao estereotipo do treinador luso. Artur Jorge era culto, bem falante, intelectual, um caso à parte no mundo da bola. Um Senhor, com S máiúsculo.

    ResponderEliminar
  6. Off-topic:

    Mais uma tareia, e das grandes, do Porto em basquetebol. Derrota pesada na Figueira, por 81-64, notando-se claramente a falta de Nuno Marçal. Muito mal se anda quando se é derrotado inapelavelmente por uma das equipas com pior registo na 1ª liga.

    11 derrotas em 16 confrontos com equipas do escalão principal. Elucidativo!

    ResponderEliminar
  7. o crago! cliquem http://www.lipton.pt/linea/l.aspx?i=a967d673-c132-f68f-dfa8-687980b9cc6a

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Como sou palerma e não P/palermo, continuo a não entender porque Mourinho insultou a cidade do Porto e os Portistas do Continente até às Ilhas, sem esquecer os Portistas espalhados por esse Mundo fora.

    Como sou palerma e não P/palermo, continuo a não entender porque durante 5 anos, Mourinho, foi incapaz, na imprensa internacional, de articular uma palavra composta por cinco letras : Porto.

    Como sou palerma e não sei fazer explicação de texto, fico dubitativo quanto aos últimos dizeres de Mourinho. Será que ele quis dizer que é a equipa que faz o treinador ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. 2 treinadores que marcaram uma época no FC Porto (AJ e JM)... e 1 outro (JF) que vai pelo mesmo caminho, ainda que na Europa do futebol, apenas tem para mostrar BONS resultados e não um trabalho d'EXCELÊNCIA como os outros têm no seu curriculum.

    Engraçado como 2 deles de quem não gostava muito (AJ e JF), merecem o meu total respeito... 1 outro (JM), que apesar de ter sido para mim o melhor treinador que tivemos de que tenho memória, com conquistas inesqueciveis e glorificantes, não consigo, ainda hoje, ter-lhe um total respeito, pelo modo como escolheu sair e pelo modo como sempre nos tratou com desprezo e arrogância (basta ler as tantas e tantas "nunca" referências ao FC Porto), achando-se muito superior ao clube, como que querendo mostrar que não precisava do FC Porto para triunfar... os resultados, estão ai para desmenti-lo clara e totalmente!!! Portanto, não me canso de o dizer "embrulha, incha, amor!!"... ainda muito me continuarei a rir!!!

    ResponderEliminar
  10. O "Rei Artur"
    O "Special One"
    O "Professor"

    A primeira parece-me justa, a segunda (espero não estar a cometer nenhuma gaffe, mas julgo ter sido o próprio a intitular-se como tal, a terceira já vem de Braga, provavelmente até dos tempos errantes no slb, mas agora é nosso, e promete :)

    ResponderEliminar