17 março, 2009

O FC Porto é o orgulho da Nação!

Na última quarta-feira, a nossa equipa de futebol conseguiu o brilhante apuramento para os quartos-de-final da Champions League, entrando para o lote das 8 melhores equipas da Europa. Este sábado, em Fânzeres, a nossa equipa de hóquei em patins não quis ficar atrás e também ela se apurou para a «final eight» da Liga Europeia que se disputará em Bassano, Itália.

Portugal tem óbvios motivos para se orgulhar deste Clube, o único que nos representa ao mais alto nível no desporto, neste caso, no futebol e hóquei, curiosamente, à custa de adversários Espanhóis, Atlético de Madrid e Igualada, respectivamente. Existirão por certo, alguns «manhosos» que não se orgulham destas nossas conquistas, mas desses, nunca reza a história...

FC Porto termina fase regular do campeonato a ganhar
(O FC PORTO ficou em 1º da fase regular com 43 pontos, mais 5 que o Benfica, 2º classificado)

  • Sp. Horta, 25 - FC Porto, 27

O FCPorto terminou a fase regular com vantagem considerável sobre os seus adversários, conseguindo em 16 jogos, 12 vitórias, 3 empates e apenas uma derrota. Neste último jogo, Ricardo Moreira com 9 golos, foi o melhor marcador desta partida nos Açores. No play-off, o FC Porto poderá jogar os quartos-de-final (18 de Abril) com este mesmo Sp. Horta ou com o Águas Santas.

Na Taça de Portugal, depois da épica e dramática vitória dos Dragões diante do Sporting, segue-se uma deslocação complicada a casa do Belenenses nos quartos-de-final (1 de Maio). Inácio Carmo estará de baixa um mês após a lesão do jogo da taça.

Sobre esse jogo, aqui fica um desafio. Fui alertado pelo bLuE bOy para uma foto do blog dos ultra de Matosinhos onde apareço... vamos lá ver quem será capaz de me descobrir. É só clicar aqui.

Agora, segue-se a selecção com a recepção à França na Póvoa de Varzim, esta quinta feira (20.30h, RTP2), jogo onde vou marcar presença. Do FCPorto, estão convocados, Tiago Rocha, Álvaro Rodrigues e Hugo Laurentino. Também Inácio Carmo estava convocado, mas como se lesionou...

FC Porto vai subindo degrau a degrau e já está em 6º lugar...
(6º FC PORTO - 26 jgs/ 15v/11d/41pts.)

  • FC Porto, 94 - Física, 68

Com Nuno Marçal a ser novamente o melhor marcador (17 pontos), o FC Porto derrotou o lanterna vermelha deste campeonato com toda a facilidade. Foram também positivas as derrotas de Ginásio, Barreirense e Guimarães, que permitiram a nossa ascensão ao 6º posto. Sábado, às 17 horas, há que ganhar em casa de um acessível Seixal para continuarmos a escalada na tabela.

FC Porto está entre as 8 melhores equipas da Europa
(FC PORTO apurado para a «final eight» da Liga Europeia, 1º Noia-13 pts, 2º FCP-11 pts, 3º Igualada-10 pts...)

  • FC Porto, 3 - Igualada, 1

Era o tudo ou nada. Na tarde quente de sábado, o FC Porto precisava de ganhar aos Espanhóis do Igualada (última ronda da fase de grupos) para seguir para a fase final que se realizará em Bassano, Itália, de 30/4 a 3/5. Mais uma vez, fiz questão de estar presente nos grandes momentos, desta feita, com a companhia do bLuE bOy, Vila Pouca, Mafaldinha e Dragão Penafiel (que amavelmente me fez chegar algumas fotos da partida). Também por lá vislumbrei o antilamp, o sdvaladares e o Tripeiro.

Uma enchente que tornou a vida dos Catalães muito mais complicada. É este ambiente que o Dragão Caixa irá por certo proporcionar a todas as modalidades. Na tribuna VIP estavam, entre outros, o nosso Presidente Pinto da Costa, Rui Cerqueira e o Presidente da FPP, Fernando Claro. Também estavam nas bancadas do lotado pavilhão, o andebolista e grande capitão Manuel Arezes, e uma das grandes figuras do hóquei Nacional, Cristiano Pereira, ex-jogador e treinador do FC Porto e da Selecção.

O jogo começou mal com um golo Espanhol, mas o FC Porto por André Azevedo (grande golo) conseguiu rapidamente igualar, chegando-se ao intervalo com um empate que não nos servia. Na 2ª metade, dois momentos de magia absoluta fizeram com que as bancadas de Fânzeres «explodissem» de alegria. Dois golos do Argentino Emanuel Garcia (um a passe de Filipe Santos e outro após jogada de André Azevedo) deixaram o público em delírio e os Super Dragões em êxtase absoluto. Vejam este «mini-vídeo».

O jogo terminou com uma vitória justa do FC Porto que, mais uma vez, representará Portugal na fase final entre 5 equipas Espanholas (Barcelona, Reus, Vic, Noia e Liceo) e duas Italianas (Bassano e Follonica). Nos quartos-de-final, em Bassano, o FC Porto terá como adversário o Barcelona, o Réus ou o Follonica. Pode ver um vídeo deste jogo aqui, com todos os golos da partida.

Será desta que conquistamos a Taça dos Campeões de hóquei que tão brilhantemente vencemos em 1986 e em 1990? Bem, muito antes dessa fase final, temos outras competições, a começar pelos quartos-de-final do play-off com o FC Porto a receber amanhã (21h) o Portosantense, jogando sábado (21h), fora, a 2ª mão.

Emanuel Garcia

O FC Porto tinha 2 jogadores limitados, Pedro Moreira e Ricardo Figueira, mas outros se destacaram, entre eles o guarda-redes Edo Boch, o André Azevedo e principalmente, o avançado argentino Emanuel Garcia, autor de 2 belos golos que decidiram a vitória e o nosso apuramento para a fase final. Emanuel Garcia foi mesmo o melhor marcador do FC Porto nesta liga Europeia com 8 golos, mais 1 que Filipe Santos, o nosso grande capitão. O irmão de Emanuel Garcia também seguiu atentamente a partida, ele que joga actualmente, no HC Braga. Uma palavra para o nosso melhor jogador, Reinaldo Ventura: a sua atitude no minuto final da partida que provocou um livre directo, além de anti-desportiva poderia ter prejudicado imenso a equipa. Se eles marcam o 3-2, iriam ser 60 segundos de sofrimento desnecessário.

RESULTADOS DAS CAMADAS JOVENS

Destaco mais uma jornada vitoriosa dos nossos sub-19 em futebol (2-0 ao Rio Ave), com golos de Jakubov e Sérgio Oliveira. No andebol, os iniciados treinados pelo nosso ex-atleta, Mário Soares, continuam 100% vitoriosos, triunfando por 45-31 sobre o Espinho. No basquetebol, também são os iniciados que mais se destacam, ganhando os jogos todos e sempre por margens dilatadas, desta feita, 98-48 sobre o Bolacesto. Os juniores B ganharam 80-63 à Ovarense, enquanto os juniores A se deslocam a Ovar amanhã à noite. Os cadetes ganharam 63-93 na Figueira. No hóquei, nos 4 escalões, 4 vitórias com os juniores, treinados por Realista, a ganharem 5-0 à Oliveirense. Esperam-se esta época mais títulos nacionais nas camadas jovens nas várias modalidades, uma vez que na época transacta, apenas os infantis (em hóquei) o conseguiram.

Um abraço do Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

22 comentários:

  1. Foi um fim-de-semana perfeito, com vitórias em todas as modalidades, mostrando de forma contundente quem é o clube mais eclético.

    Se no futebol, pese a campanha contrária, continuamos de vento em popa, lutando por vários objectivos, no hóquei e andebol vamos iniciar os play-offs, assumidamente como grandes favoritos.

    Trocava bem o título nacional, em hóquei, pelo europeu que teima em nos fugir. Vamos lá a ver se é desta que trazemos o caneco para casa...

    No basquetebol, a recuperação está em marcha, beneficiando também de jogos de menor grau de dificuldade. Esta ponta final é crucial, para tentar obter o melhor lugar possível.

    ResponderEliminar
  2. Isto é a razão da inveja dos medíocres.
    Um clube que está em todas, para ganhar, porque é essa a sua cultura.

    Se a isto juntar-mos a formação - também nas modalidades e no futebol em particular, estamos a dominar -, significa o que ao contrário de outros, temos futuro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião o Reinaldo Ventura poderia ter evitado aquele gesto, pelo q vi posteriormente na tv, o azul q o afasta dos quartos de final foi justo (fiquei a saber agora q não podia levar nenhum azul, o que torna mais grave a sua atitude). Já era altura de aprender a auto-controlar-se.

    Entrevista a Reinaldo Ventura no Jogo de hoje:

    Ganhar contra... tudo
    PAULA CAPELA MARTINS

    Reinaldo Ventura, goleador oficial do FC Porto - e do campeonato, onde lidera a tabela, com 32 golos -, terá de cumprir um jogo de castigo na Liga Europeia por culpa do azul directo que viu, em Fânzeres, frente ao Igualada. Nesse jogo, decidiu-se a passagem à final-eight e, perto do fim, o avançado viu cartão. Recordando o episódio, Ventura esclareceu: "Fui empurrado contra a tabela e, com a intenção de me agarrar, toquei com o stique no stique do adversário. O árbitro entendeu isso como tentativa de agressão." Seja como for, no primeiro jogo de Bassano o FC Porto terá de o excluir das opções, mas o jogador desdramatizou: "Se o actual panorama das lesões se mantiver, a minha ausência pode complicar, mas nós temos muitos internacionais e, numa situação normal, não é pela minha ausência que se vai notar diferença na equipa."

    As lesões foram a maior dor de cabeça de Franklim Pais. Não pouparam quase ninguém. Aliás, Ventura foi um dos primeiros: fracturou um braço na pré-época, parando por dois meses. "Este foi um ano complicado. Não só disputámos um grupo com duas equipas espanholas como tivemos muitas lesões, obrigando o treinador a trabalhar com um plantel muito curto. O empate em Noia complicou-nos a vida. Acabámos com a pressão de ter de resolver tudo em casa", lembrou o jogador, acrescentando: "Sempre tivemos consciência de que, face ao número de lesões, ganhar ao Igualada seria um feito. Estamos em primeiro no campeonato, na final-eight da Liga Europeia e a disputar a Taça de Portugal. Não podemos querer mais."

    O último ataque à final eight teve ainda ajuda dos adeptos, cujo apoio Reinaldo Ventura sublinhou recorrendo a uma pequena crítica aos jornais e televisões: "A comunicação social anda distraída e não dá o devido valor a uma modalidade de tradições. Sem a Imprensa, ficamos apenas entregues aos adeptos. Precisamos muito deles. Jogar sem eles é mais complicado." Pinto da Costa foi um adepto especial, como reconheceu Ventura: "Esteve no balneário para desejar sorte. Representa muito para o clube, e a vitória também é dele."


    "Este modelo não mudou nada"

    O FC Porto recebe o Porto Santo SAD na abertura do play-off do Nacional, e Ventura lembra fragilidades: "Tivemos dois dias para recuperar do desgaste físico, enquanto o adversário teve duas semanas para se preparar. Não estava à espera dos 7-0 na Luz e também não esperava que o Oeiras vencesse em Viana, mas, como é play-off, acabam por ser surpresas normais. Isso prova que o nosso jogo com o Porto Santo não vai ser fácil, embora eles tenham o João Miguel lesionado." Numa altura em que se discute o fim do play-off, o jogador referiu: "Sou defensor do modelo do futebol. Introduziram o play-off para dar mediatismo, chamar público e a televisão, mas nada mudou. Acaba por não trazer vantagens e até é injusto."

    As razões de Reinaldo Ventura
    CARLOS FLÓRIDO

    O actual melhor marcador do hóquei em patins português diz-nos hoje algumas verdades, e nem vou pelas lesões do seu FC Porto ou pela dificuldade do grupo que superou na Liga Europeia, mas por outro facto igualmente comprovável em números: a sua modalidade perde em exposição mediática face a outras que possuem semelhante ou até inferior número de adeptos. Mas o problema do hóquei, e sabendo-se que em Portugal só o futebol assegura vendas de jornais ou audiências televisivas que rentabilizam os investimentos jornalísticos, é não fazer muito para justificar mais espaço. A informação que a própria modalidade fornece é escassa se comparada com as suas "concorrentes" e, mais grave, os jogos são agendados segundo interesses muito próprios de cada clube e contra todas as regras de quem pretende vê-los publicitados. Fica só um exemplo: no passado sábado, e tendo FC Porto e Oliveirense jogos decisivos nas competições europeias, também se iniciou o play-off do Nacional, "competindo" no mesmo espaço; já os "europeus" jogam amanhã para o campeonato... a horas impróprias.

    ResponderEliminar
  4. Duas pérolas verdadeiras:

    ESTA DE RECONHECIMENTO AO FCP:

    O treinador do At Madrid foi acusado pela imprensa espanhola de
    cobarde. Numa entrevista ao El Mundo Deportivo o referido treinador afirmou:

    «Podem pensar que o FC Porto não é o Barça nem o Real, mas nenhuma
    equipa do futebol espanhol, nenhuma!, tem a pujança do ataque do FCPorto. Nenhuma! Se tivéssemos atacado mais, o resultado final podia ser desastroso, catastrófico.»

    E ESTA PARA RIR, RIR, RIR:)
    AO QUE ELES CHEGARAM, JÁ SE ASSUMEM PEQUENOS:)

    "O Benfica tem vindo a demonstrar intranquilidade e irregularidade exibicional, fez um jogo ou outro jogo mais conseguido, nomeadamente com o Porto, talvez pela motivação dos jogadores, um pouco ao estilo das equipas pequenas".
    Gaspar Ramos, antigo dirigente do slb, em declarações à Antena 1.

    ResponderEliminar
  5. Soma e segue... e vambora lá pós comentários:

    no ANDEBOL, da linha dos 9 ou dos 7, é sempre a facturar... next stage.

    ps - não posso responder à pergunta, pois não? é que depois, vais no fim acabar a dizer que ai e tal, esta era fácil, pá próxima é que é :D só ainda não percebi para onde estavas tu a olhar, com a bola pó teu lado esquerdo e tu a olhar em frente assim mais prá direita... quem te despertava a atenção mesmo? não me digas que era de novo o Paulo Faria? :)

    no BASQUETEBOL, grão a grão... vamos subindo na classificação, o que se saúda e regista.

    no HÓQUEI, ganda fim de tarde em Fânzeres com um olé redobrado para outros espanhóis que deixamos pelo caminho... foi talvez um pouco mais complicado do que previa, mas estes nossos jogadores, são de uma raça e crença imensa... eles, e nós, merecemos!

    ps - agora percebo o que o Dragão Penafiel andou meio tempo da 2ª parte completamente desaparecido das bancadas... eu a pensar que ele andava à procura do vendedor de torresmos, mas afinal, ele estava era a fazer serviço público :D ahhh, e um abraço pó Tripeiro que finalmente conheci e cumprimentei e que tão bem ficou no resumo do site do FC Porto :D

    Nas CAMADAS JOVENS, vencer, vencer e vencer... mai'nada!!

    ResponderEliminar
  6. Mais uma grande crónica! Uma grande semana!
    Na passada quarta-feira estive no Dragão, no Sábado em Fanzêres onde me encontrei com o Lucho e o Blue e no Domingo mais uma vez no nosso palco das emoções! Continuamos na rota das vitórias e conquistas, enquanto outros se roem de inveja...

    No hóquei o jogo foi complicado, mas graças à postura dos nossos jogadores, conseguimos uma grande vitória. Temos uma grande equipa e espero que seja este ano que conquistemos aquele título que ganhamos pela última vez em 1990. O pavilhão esteve muito bem composto, e aqui fica um video (em que apareço) do apoio dado, já no fim do jogo, com a nova música:

    http://www.youtube.com/watch?v=v6i_66lw7qs

    Amanhã vou lá estar outra vez para o 1ºjogo do play-off.

    No andebol fizemos uma ecelente fase regular, e temos tudo para sermos campeões. Vamos começar o play-off no dia 18. O jogo da taça é complicado, mas é para seguir em frente.

    No basquete parece aparecer a "luz ao fundo do tunel"! Estamos a ganhar os últimos jogos e é assim que temos de continuar, para escalar na tabela e ficarmos na melhor posição possivel, será muito importante para a fase final..

    Abraço Portista :)

    ResponderEliminar
  7. Apenas para complementar a excelente informação do nosso amigo Lucho, no que diz respeito à nossa formação feminina do basquetebol.

    JUNIORES (Sub 19)
    – Campeonato Distrital 2ª Divisão
    ACR Vigorosa x FC PORTO – 26 / 48 – (7º Class. - 4J-1V-3D)

    CADETES (Sub 16)
    – Torneio Inter-Associações – Série A
    UAA Aroso/Aldoar x FC PORTO – 44 / 58 – (1º Class. - 5J-5V-0D)

    INICIADAS (Sub 14)
    – Torneio Nacional – 1ª Fase – Norte A
    GD Bolacesto x FC PORTO – 52 / 56 – (3º Class. - 9J-5V-4D)

    ResponderEliminar
  8. Blue:

    Exactamente, depois de ler a crónica no site oficial do nosso FCP, vi o video e apareço nos segundos finais com o tal estandarte, nos festejos do 3-1, carago! ;)

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  9. E o dragão penafiel qd estava a tirar fotos do outro lado apareceu largos segundos na transmissão da rtp2 q vi ontem quase de forma integral (gravação)...

    Se disse à patroa q tinha ido trabalhar e ela estava por acaso a seguir a rtp2, ai, Mário, Mário, que vais ter q as ouvir:)

    ResponderEliminar
  10. Parabéns ao Raúl Meireles q hj faz 26 anos!


    Tripeiro: amanhã não vou mas o Estilhaço acho q vai.

    Aper66: As meninas do basket com um fim de semana em grande tal como
    na natação (sobre este último assunto darei destaque na px semana).

    Blue: Nessa foto do andebol que me descobriste, nessa altura, devia estar a olhar para o árbitro q não parei de insultar durante quase todo o jogo:)

    ResponderEliminar
  11. qt à foto é fácil reconhecer-me, 1ª fila... patroa ao lado... :)

    ResponderEliminar
  12. Lucho,

    Mas não era suposto tu morderes a orelha ao árbitro que estava mais próximo de ti? aquele que corria junto à tua linha? aquele que está ali encostado ao poste do GR dos calimeros?

    Ai, ai, ai... cá para mim, estavas era a gostar do que estavas a ver ali prós lados da bancada em frente, era, era... :D

    ps - Eva, não ligues, isto sou eu a brincar... então eu não sei que ele estava a olhar pró Paulo Faria no banco do lado oposto? atão não estava? atão não era? era ou não era Lucho? :D

    ResponderEliminar
  13. Tripeiro,

    Sabes quem vai adorar esse link? vai uma aposta que vai ser o Vila Pouca? Olha ele que tanto queria saber a letra, e aqui aparece ela entregue em bandeja d'oiro:

    OLD version:
    Yeh Yeh yeh e força grande PORTO allez...
    Sim oh sim, serei TRIPEIRO até morrer...


    NEW version:
    Yeh yeh yeh e força grande PORTO allez.
    Sim oh sim, serei DRAGÃO até ao fim...

    ResponderEliminar
  14. Os árbitros no andebol vão mudando de posição mas acho q até tens razão, parece q o suspeito é mesmo esse junto à baliza.

    Então seria mesmo para o Faria:)
    q mais poderia ser? :)

    ResponderEliminar
  15. Ontem, no Porto Canal, o moderador do programa de debate desportivo disse que a partir de ontem o PORTO passava a ser o verdadeiro representante do futebol português na FIFA. Até ontem esse lugar era ocupado pelo slb. Alguém sabe onde se pode confirmar isto?

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. Ó Blue, não tenhas dúvidas, embora no vídeo não dá a pica do pavilhão e então no estádio, nem se ouve o que é uma pena.

    Amor, com amor se paga. Deixo aqui o link da Fifa para satisfazer a curiosidade ao TRSM86:

    http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=31015/index

    ResponderEliminar
  17. Mais um fim de semana á PORTO sempre a ganhar .

    No sábado fui ver o hóquei, grande jogo ,grande ambiente ....

    No basquete lá vamos devagar mas vamos a subir. Também já não era sem tempo .

    No Andebol sempre a ganhar mais nada!!!!

    No futebol mais uma vitoria, mais 3 pontos, e uma boa exibição.

    Mas meus amigos, não podemos começar a achar que esta tudo ganho, como eu costumo dizer não se pode levantar o Pé !!!!! e sempre a fundo mais nada.

    Agora já os comentadores todos trincam a língua cruzam os dedos e dizem que o F C PORTO é o melhor, e tal e coisa, mas é tudo táctica para ver se adormece-mos .....

    Estamos na frente temos de mater. este ritmo mais nada ..

    Quanto á santa minha patroa no sábado não ralhou comigo, ela sabe que eu sou um (santo)...........porto-me muito bem .



    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Lucho:

    Tudo bem, o Estilhaço sempre com a sua grande presença no hóquei :)
    Amanhã poderei deixar aqui o resultado do jogo, mal chegue a casa!

    Blue:

    É essa mesmo a letra, uma música nova "lançada" nesse jogo, que rapidamente contagiou o pavilhão quase todo! No Sábado foi cantada a "old version", mas pelo que ouvi dizer vai passar para a "new version".
    Por curiosidade digo que a música original é da Bandalusa.

    Vila Pouca:

    Também reparei nisso no Domingo. No pavilhão o ambiente foi de extâse completo. No estádio ainda nao deu a mesma "pica", talvez pelo facto de ainda nem todos saberem a música... tem de pegar !

    Saudações Tripeiras

    ResponderEliminar
  19. Viva !

    Sempre cinco estrelas !

    Lucho : Obrigado por teres rememorado o nome dos andebolistas do Porto que vão à seleção.

    Se houver cobertura, creio que haverá, eu mando traduzidas notas e análises, quanto ao jogo França-Portugal, dos jogadores do Porto.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  20. o link da fifa é este:

    http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=31015/index.html

    e o fcp passou a ser o maior, sim senhor:)

    ResponderEliminar
  21. No andebol, penso que temos equipa mais que suficiente para sermos campeões, embora haja vários e bons opositores na luta pelo título. No hóquei, além do mais que certo título nacional, o FC Porto já merece um título europeu, depois de tantas finais perdidas ingloriamente. Vamos ver se é este ano que alcançamos a glória suprema no Velho Continente.

    ResponderEliminar
  22. JOGOS SEMANA DE 17/03/09 A 23/03/09 (basquetebol)


    18/03/09 (4ª feira)

    Juniores A Ovarense X FC Porto 21h15 Arena Dolce Vita


    21/03/09 (Sábado)

    Juniores B FC Porto X Telecom Coimbra 16h00 CDC Matosinhos
    Juniores F FC Porto X Bolacesto 16h30 SR Coronado
    Seniores Seixal/SLIMCEI X FC Porto Ferpinta 17h00 Sede Seixal
    Cadetes B Olivais Coimbra-A X EB Porto 17h30 Engº. Augusto Correia

    22/03/09 (Domingo)

    Iniciados F FC Porto X SC Coimbrões 09h00 Nicolau Nasoni
    Iniciados B CB Penafiel X EB Porto “A” 09h30 Mun. Penafiel
    Cadetes A FC Porto X Básquete de Leça 11h00 SR Coronado
    Iniciados A BC Barcelos/Lipe X FC Porto 14h30 Esc. Sec. Barcelos
    Iniciados C CD Póvoa/MteAdriano “B” X EB Porto “B” 14h30 Mun. Póvoa
    Cadetes F Illiabum X FC Porto 18h00 Cap. Adriano Nor


    FUTEBOL JOVEM

    SÁBADO 15H JUNIORES SUB 19
    (FASE REGULAR)

    PENAFIEL-FCPORTO



    DOMINGO 11H INICIADOS SUB 15
    (1ª JORN.2ª FASE)

    SANJOANENSE-FCPORTO

    ResponderEliminar