13 março, 2009

2 comentários:

  1. Pois então que, hoje...

    ... o'Jogo, virou-se pró 5p0r71ng.
    ... os outros, pró Ben71ca e o novo salvador da pátria que poderá juntar-se à v1378 da equipa maravilha.

    Ok, tudo normal, nada pa estranhar!

    ResponderEliminar
  2. Uma semana normal...

    TIVEMOS uma semana normal. No fim-de-semana, os três grandes ganharam os seus jogos. A acreditar nas capas dos jornais desportivos e nos comentários televisivos, não houve grandes polémicas acerca da arbitragem.
    É verdade que o treinador da Naval reclamara que o golo decisivo do Benfica resultara de um livre inexistente, e viu-se que o jogador da Naval jogou a bola com a cara, e não com a mão, e até tinha os braços bem abertos e longe da cara. Só o árbitro que para lá olhava não viu que Maxi Pereira entrara a pés juntos sobre um adversário, ainda na primeira parte, no limite da grande-área.

    Todos os especialistas em arbitragem concordaram que houve esses erros de João Ferreira, um dos favoritos do presidente benfiquista, segundo as escutas telefónicas bem conhecidas e nunca investigadas. Mas, tudo isto é normal, não é notícia.

    O golo não foi falso como Judas. O resultado não foi adulterado por esses lances.

    Em vez disso, questionou-se a verdade desportiva a propósito da vitória do FC Porto, e insinuou-se que comprou o resultado. Enlamearam-se os atletas do Leixões, o que não acontecera na Luz na jornada anterior, onde um deles fizera um erro semelhante permitindo o cruzamento ao qual um outro, correspondeu com um corte que resultou num auto-golo.

    Nada disso ocorreu em Alvalade, onde o frango do guarda-redes visitante no primeiro golo foi tratado como um mero incidente do jogo.

    Diz-se que o campeonato está irremediavelmente viciado, o que é sinal de que o FC Porto é favorito.

    Terça-feira, o Sporting saiu da Europa pela porta da vergonha.

    Na quarta-feira, o FC Porto eliminou o Atlético de Madrid e apurou-se para os últimos oito da Liga dos Campeões.

    Alguém consegue imaginar uma semana mais normal do que esta?

    Rui Moreira n' A Bola.

    -----

    Estofo têm Porto e... Braga

    Alta qualidade exige forte mentalidade. Sem esta, descalabros à Benfica e Sporting...
    Porto: mais potencial do que há um ano...

    ESTOFO. É nisso – tão essencial! – que, também na Europa, o tricampeão português voltou a colocar-se bem acima da concorrência... nacional. Na alta competição, o nível de estofo avalia-se pela soma de várias competências: a capacidade técnica, os índice físicos (robustez, velocidade, resistência...), a consolidação de estrutura táctica (desejavelmente versátil) e, importantíssima, quiçá ainda mais que todas as outras!, a força... mental. O FC Porto tem muito bons atributos técnicos, físicos e tácticos, mas a mais substancial (decisiva) diferença que habitualmente impõe chama-se... mentalidade. Porque a construção de força mental há muito foi feita no clube, enraizou-se na estrutura e dela é pilar – por isso resiste a momentâneas crises, rapidamente as ultrapassando...
    Exceptuado o ano da saída de Mourinho, o futebol portista não navega à vista... Tem bússola, continuidade, persistência, não muda de rumo ao jeito de, se assim não deu, vamos lá ver se assado dará... Aí construiu o estofo que acaba de recolocá-lo entre os 8 melhores na Liga dos Campeões. O estofo de reagir a 4-0 em casa do Arsenal com ultrapassagem do mesmo Arsenal... conquistando o 1.º lugar no grupo. O estofo de dar banho de futebol em casa do Atlético de Madrid (deveria ter sido goleada...), o que nenhuma outra equipa portuguesa seria capaz de fazer.

    Polémica opinião: este FC Porto é potencialmente superior ao da época passada. Em tempo escrevi que, face às perdas de Bosingwa, Assunção e Quaresma, a mais fácil de ultrapassar era a de... Quaresma. Rodriguez não tem idênticos rasgos mirabolantes, mas é muitíssimo mais consistente e... tacticamente versátil; ataca e defende em grande ritmo, extremo e centrocampista, raçudo, pujante e hábil como poucos a transportar a bola (pois é, Benfica, pelo menos em consistência, Reyes não chega lá...). Bem pior era substituir Assunção, pêndulo da linha média, grande equilibrador da equipa, e Bosingwa, capaz de sair de acções defensivas com imediata e enorme aceleração atacante. Exemplo de Jesualdo Ferreira ser mesmo professor de futebol aí está: pegou no menino Fernando e, passo a passo, levou-o até muito próximo do nível que Assunção adquirira em 3 anos... – anteontem, frente a frente, Fernando pareceu cópia de Assunção...; ambos jogaram em cheio! Para Bosingwa, não há cópia...; houve que moldar outro jeito de fazer transições ofensivas. Mas o perdido sem as explosões de Bosingwa foi ganho, ainda mais, com a descoberta do hiperexplosivo Hulk... O novo trio da frente, somando o poder de aceleração de Hulk e Rodriguez ao de Lisandro, é um caso muitíssimo sério em contra-ataque... E a lacuna de lateral esquerdo de raiz e bom parece, súbita e surpreendentemente, colmatada com a aquisição de Cissokho ao V. Setúbal em Janeiro... Eis como o potencial deste FC Porto se tornou ainda superior ao da época passada.

    A propósito de Cissokho (e não só...), tudo indica que o FC Porto regressa à primeira regra da era Mourinho: preferência por adquirir jogadores portugueses, ou estrangeiros já testados em Portugal. Depois de Rodriguez... e Cissokho, Miguel Lopes (não serviu ao Benfica...) e Varela (dispensado pelo Sporting...) contratados para a próxima época; e Beto (outro ex-Sporting...) estará a caminho...; aposta-se que também o avançado revelação Orlando Sá?

    ESTOFO; eis o que ontem voltou a ver-se no Sp. Braga revelação europeia. Qualidade assumida com forte mentalidade: é algum papão o PSG, mesmo em Paris? E vão 13 jogos, com um só percalço (1-0 em casa do Milan...) e também aí jogando taco a taco.

    Terríveis contrastes em estofo europeu: Benfica e Sporting! Um na curta passagem pela Taça UEFA, outro à saída da Champions, e até antes, face ao Barcelona, que descalabros! Altos défices de qualidade futebolística e ainda maiores na mentalidade... Atenção: com nada disto tem a ver Polga, em Muniche atingido por nunca visto contágio!

    Santos Neves n' A Bola.

    -----

    Todos os caminhos vão dar a Roma

    É apenas um ângulo, mas importante: entre os oito apurados, só o Villarreal se pode comparar ao FC Porto em termos de inexperiência na rodagem de Champions. Se calhar é por isso que os adeptos, no inquérito online, o apontaram como adversário ideal. Opção discutível, mas adiante, porque o tema é outro. Garantir o apuramento, como o FC Porto garantiu, encavalitado num onze cheio de estreantes - Rolando, Sapunaru, Cissokho, Fernando ou Hulk, só para citar titulares do último jogo - é um facto relevante. Por graça, mas também para reflectir um pouco, vale a pena espreitar o exercício comparativo que O JOGO propõe, algures por aqui: é certo que Giggs ou Scholes já são jurássicos, mas note-se Fàbregas, com apenas 21 anos, tem quase tantos jogos como Pedro Emanuel, o portista mais experiente. E tudo isto para assinalar o quê? O verdadeiro dois em um deste FC Porto: amadurece jogadores sem comprometer resultados, internos e externos. Enfim, faz rodagens com destino. Mas, desde que Cavaco Silva chegou à liderança do PSD, e por arrastamento ao cargo de Primeiro-ministro, fazendo coincidir a rodagem de um modesto Citroen com o congresso do partido, na Figueira da Foz, que o tema da quilometragem ganhou outra leitura...

    Hugo Sousa n' O Jogo.

    -----

    fonte:
    http://www.portistaforever.blogspot.com/

    ResponderEliminar